Jardim da Cláudia


jcas

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Apesar de pertencer a este fórum à bastante tempo tive sempre preguiça de partilhar convosco os meus projectos.

 

Venho apresentar-vos o meu primeiro aquário. Entretanto já mudou de decoração, de distrito e de aquáriofilista mas nunca saiu da família.

 

Desde que cheguei à casa nova em 2007 a minha esposa quis que tivesse-mos um aquário, algo simples. Claro que fui maturando a ideia e como adoro bricolage pelo gozo que dá resolvi projectar o móvel, o aquário e a iluminação. Com já passaram anos da montagem perdi muitas fotos (DIYs, Instalação, Evolução) restam apenas as dos dias seguintes às montagens.

 

As primeiras fotos são da montagem aqui em casa (Gaia), tenho pena de não ter mais pois houve uma fase em as plantas cresceram tipo "BOOM" estava extraordinário. A HQI de 150w fazia corar de vergonha o meu candeeiro da sala de 240w...

 

Depois temos as fotos da montagem que fiz na aldeia (Celorico de Basto), com uma iluminação bem mais modesta (3 lâmpadas economizadoras de 15w). Para meu espanto continua muito bonito apesar de ser um low-tec.

 

Jardim da Cláudia

 

Tanque:

-Aquario 55x55x40

-120 Litros brutos.

-Vidro de 8mm com aros em inox 0.75mm DIY

-Móvel em cerejeira DIY

 

 

Substrato:

-15 litros de Akadama normal

Hardscape:

-Tronco de Videira (oferecido por um membro do fórum)

-Vários kg de basalto (recolhido na Serra do Marão)

 

Iluminação:

-1 HQI 150W Sylvania 5200 Kelvin com balastro electrónico Osram

Estrutura DIY em aço inox

 

Filtragem:

-1 Filtro externo SERAFIL 1100

Deveria rondar os 500l/h por causa do estrangulamento das tubagens.

Temperatura:

-26º com Aquecedor de 125W

 

 

Flora:

Na primeira montagem

-Anubias barteri var. nana (inserida depois da montagem)

-Echinodorus 'Ozelot' (inserida depois da montagem)

-Echinodorus bleheri

-Limnophila sessiliflora

-Cabomba caroliniana

 

Na segunda montagem

-Microsorum pteropus

-Anubias barteri var. nana

-Vesicularia dubyana 'Christmas'

 

Fauna:

-Muitos Tetras (Serpae, Silver Tiped, Neon, Cardinal, Nariz de Bêbado, Viúva Negra)

Na altura ainda estavam no aquário muitos peixes de importação da Aquainvent-Malásia à espera de serem entregues aos seus donos.

-Corydoras Bronze e Albinas

-Ramirezis

 

 

Passemos às fotos...

 

 

Desenho em CAD para ter um ideia do que estava a construir.

Ainda devo ter o esboço à mão, se o encontrar coloco aqui.

 

12aqua3IsometricNW.jpg

 

 

2 ou 3 dias montagem (algures em Dezembro de 2008)

 

DSCN9974.jpg

 

DSCN0066.jpg

 

DSCN0064.jpg

 

DSCN0063.jpg

 

DSCN0052.jpg

 

DSCN9958.jpg

 

DSCN9957.jpg

 

DSCN9956.jpg

 

DSCN9954.jpg

 

DSCN0090.jpg

 

DSCN0089.jpg

 

DSCN0088.jpg

 

DSCN0078.jpg

 

DSCN0077.jpg

 

DSCN0076.jpg

 

DSCN0073.jpg

 

DSCN0062.jpg

 

DSCN0061.jpg

 

DSCN0053.jpg

 

 

Pormenores do DIY

 

DSCN9973.jpg

 

DSCN9970.jpg

 

DSCN9968.jpg

 

DSCN9965.jpg

 

DSCN0083.jpg

 

 

Com novo aspecto em Agosto de 2010.

Tenho de pedir à minha cunhada mais nova para se inscrever no fórum e ir postando as actualizações uma vez que é ela quem cuida dele neste momento. A anubia duplicou e os fetos e o musgo encheram o aquário...

 

DSCN1161.jpg

 

DSCN1179.jpg

 

DSCN1216.jpg

 

DSCN1209.jpg

 

DSCN1191.jpg

 

 

E um intruso...

 

DSCN1223.jpg

 

 

Em breve colocarei um post com o meu novo projecto (390l)...

 

Até breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com novo aspecto em Agosto de 2010.

Tenho de pedir à minha cunhada mais nova para se inscrever no fórum e ir postando as actualizações uma vez que é ela quem cuida dele neste momento. A anubia duplicou e os fetos e o musgo encheram o aquário...

 

então queremos ver essas fotos. ;)

 

Promenores DIY brutais, a iluminação e a entrada e saida do filtro 5*. Só falta mesmo uma pequena modificção nesse movel para acomodar e esconder o filtro eo restante material. Umas portas tlv?

 

 

Abraços e continua o bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

O Móvel foi desenhado para ficar à altura do braço do meu sofá, o filtro estava escondido na outra ponta. Quase não se via o equipamento. Na altura coloquei um post que motivou discussão à cerca do afastamento horizontal do filtro, tinha mais de 5m de mangueiras… No entanto como era muito potente manteve sempre um caudal aceitável mas é uma experiencia que não aconselho.

 

Entetanto, na nova montagem, avariou. Foi substituído por um de cascata e as tubagens inativadas.

 

Assim que puder atualizo o post.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se está tudo bem....a nivel de fauna é sinal que o filtro de cascata é suficiente. Obriga-te é a um pouco de mais cuidado. Mas é quase um crime, não utilizares um sistema que ficou tão "clean"...ehehehehe

 

Abraços e mete la uma foto recente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.