ciano bacterias penso!


Miguel_Maia_

Recommended Posts

boas eu tenho ummodesto plantado de 100l de capacidade e de a um tempo para ca começei a notar o aumento de algas !

andei a informar me e ao que descubri trata se de uma ciano bacteria!

faço tpa's semanais e disseram me para reforçar esse aspecto. o problema e que nem sempre estou perto do aquario pois estudono ensino superior longe de casa e so me encontro perto do aqua nos fins de semana!

alguem me pode dar uma soluçao para erradiar estas aalgas que têm como aspecto uma pelicula que se vai propagando e nao adere as superficies, ou seja, se sacudri ela sai! ahh e cheira e verdete "pantano"!

abraço e espero sugestoes!

 

obrigado e desde ja desculpem pela ignorancia!

 

Miguel Maia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Deves melhorar a circulação da água dentro do aquário, deves aspirar as algas a quando das TPA's.

 

Em último caso podes utilizar eritromicina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Deves melhorar a circulação da água dentro do aquário, deves aspirar as algas a quando das TPA's.

 

Em último caso podes utilizar eritromicina.

boas hugo desde ja obrigado pela ajuda e concelhos!

ja me tinham falado na eritromicina mas existem dois pontos!

primeiro nao sou apologista de usar quimicos no meu aqua respeito ao maximo a natureza e meio ambiente, especies e diversidade e depois a eritromicina e considerado um antibiotico e como tal so pode ser comprado sob entrega de receita medica certo?

quanto a circulaçao de agua eu tenho um filtro ate mais forte que o que manda as regras em relacao a filtragem\hora!

e a saida deste é em cascata, tens algum truque para aumentar acirculaçao da agua?

abraço e mais uma vez obrigado mesmo!

 

Miguel Maia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Como já foi referido é necessário aumentar a circulação para que as cianobactérias não se alojem e reduzir o tempo de iluminação do aquário durantes uns 3 ou 4 dias. As lâmpadas que estás a usar têm muito tempo? A deficiência da iluminação também pode ajudar. estou a seguir-me pelo que acontecia nos salgados onde a certa altura também me deparei com esta situação, de qualquer forma penso que a forma das eliminar seja idêntica. provavelmente os silicatos e fosfatos estão um pouco altos também.

De qualquer forma vê opiniões de usuários mais experientes.

Abraço

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Como já foi referido é necessário aumentar a circulação para que as cianobactérias não se alojem e reduzir o tempo de iluminação do aquário durantes uns 3 ou 4 dias. As lâmpadas que estás a usar têm muito tempo? A deficiência da iluminação também pode ajudar. estou a seguir-me pelo que acontecia nos salgados onde a certa altura também me deparei com esta situação, de qualquer forma penso que a forma das eliminar seja idêntica. provavelmente os silicatos e fosfatos estão um pouco altos também.

De qualquer forma vê opiniões de usuários mais experientes.

Abraço

Nuno

Boas Nuno obrigado desde ja pela ajuda!

sim vou seguir o teu conselho e de mais uma ou duas pessoas no que toca a luz efectuando um apagão total de 3 a 4 dias!

tenho medo e que isso me prejudique os peixes que penso eu vao estranhar!

e o CO2 convem desligar ? pois durante esses dias nao vai haver consumo deste por parte das plantas certo?

abraço

e mais uma vez obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o apagão prejudica mais as plantas do que as cianobactérias,

 

Filtro de cascata traz normalmente alguns problemas e um deles pode ser mesmo esse, deficiente circulação de água, podes até teres L/H a mais mas se não chegar a todo o aquário vais ter zonas paradas, água estagnada que tem esse cheio característico a pântano.

 

Eu evito usar químicos quando não são necessários mas se uma coisa eu aprendi é com cianos não vale a pena perder tempo, ataca-se com Eritromicina e estamos livres delas de vez, e feito correctamente não prejudica nada.

 

Sim é preciso receita apesar de ser vendido sem tal, depende da farmácia e da tua explicação para o seu uso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Hugo...por experiencia propria, vais andar...andar, andar, até ja não aguentares mais e usares eritromicina. :medieval_mace:

 

Remédio Santo

 

A ciano são bactérias bem chatas e resilientes (dos seres mais antigos conhecidos ainda hoje existentes), todos os métodos "naturais" como diminuição de luz, melhor arejamento e circulação apenas são eficazes (tendo apenas em conta aquilo que ja experienciei) no impedimento que elas retornem, instalem e invadam de novo o aquário.

 

 

Ps- Na farmácia se exlicares qual para qual o destino, em principio vendem-te. A mim nunca me negaram o antibiótico.

 

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Hugo...por experiencia propria, vais andar...andar, andar, até ja não aguentares mais e usares eritromicina. :medieval_mace:

 

Remédio Santo

 

A ciano são bactérias bem chatas e resilientes (dos seres mais antigos conhecidos ainda hoje existentes), todos os métodos "naturais" como diminuição de luz, melhor arejamento e circulação apenas são eficazes (tendo apenas em conta aquilo que ja experienciei) no impedimento que elas retornem, instalem e invadam de novo o aquário.

 

 

Ps- Na farmácia se exlicares qual para qual o destino, em principio vendem-te. A mim nunca me negaram o antibiótico.

 

 

Abraço

 

Boas desde ja a todos os membros que me têm vindo a ajudar. vou seguir o vosso conselho da eritromicina! têm toda a razao no que dizem!

abraço e desejem me boasorte !

agora e tentar comprar a eritromicina!

pois na unica farmacia que fui ate agora negaram me logo!

senao vou as urgencias do centro de saude!! heheheh!

a brincar!

va abraço a todos obrigadissimo desde ja por tudo e mais uma vez desculpem ter chateado! :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Antes de mais saúdo-te, por não quereres utilizar medicamentos e outros químicos semelhantes no teu Aqua.

 

Neste caso todavia, como muito bem aconselhou o Hugo R. Silva, abrevias muito e prejudicas menos o teu ecossistema, utilizando este antibiótico.

 

Se não o conseguires arranjar, apita que eu dispenso-te um ou dois comprimidos.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desdde ja muito obrigado Hugo R. Silva, Ptuga, Babyhan nunojf. e a todos que me ajudaram!

 

sim babyhan tento nunca usar quimicos no controlo de parametros ciclos e etc. tento sempre ir pelo caminho natural das coisas com a introduçao e materias naturais como troncos para ph, plantas para concentraçoes de elementos etc.

e eu como ignorante neste mundo aceito os conselhos e é verdade que nem sempre da para evitar. mas quando uso quimicos faço o sempre de modo racional apsar de ja nem me lembrar da ultima vez que o fiz!

mas bom desta vez e contra este ser primitivo e como ja foi dito muito resistente vai ter de ser!

eu vou tentar mesmo fazer com que me vendam o antibiotico mas de qualquer modo agradeço desde ja as pessoas que me disseram que me poderam arranjar! eu pago o antibiotico serio caso eu nao o consiga arranjar!

 

 

muito obrigado mesmo!

um abraço a todos!

 

Miguel Maia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais