VINAGRE / KALKWASSER


Jpbp

Recommended Posts

Alguem usa vinagre juntamente com o kalkwasser?

 

É aconselhavel?

 

Como se faz? Dosagens? quando se mistura, etc?

 

Tem que ser algum vinagre especial ou pode ser vinagre do supermecado, vinagre de vinho?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... antes de mais nada a função do vinagre serve apenas para aumentar a solubilidade do kalk em solução aquosa.

Sendo o kalk hidróxido de cálcio (????), ao dissociar-se em solução aquosa origina os iões Ca2+ e dois iões OH-. Como bem sabemos o OH- aumenta-nos o pH. Mas para que serve afinal o vinagre. Um dos componentes do vinagre é o ácido acético CH3COOH, que em solução aquosa se dissocia originando H+ e CH3COO-

Os iões H+ e OH- ao verem-se um ao outro nem pensam duas vezes, juntam-se para formar água :wink:

Ficando assim em solução Ca2+ e o ião acetato CH3COO-

Como o Ca2+ está na forma iónica, está dissolvido na água, ou seja, é nesta forma que os nossos corais o captam (???).

Resumindo e concluindo, a adição de vinagre (ou outro ácido qualquer) promove a dissociação do kalk em solução aquosa. Outra vantagem na adição de ácidos é o controle do pH, pois o Ca(OH)2 é uma base forte (conseguem-se pH's superiores a 8.5, salvo erro) e com a adição de ácido conseguimos baixa-lo para não causar grandes choques de pH no aquário.

 

Em termos de adicionares vinagre ao kalk, apenas te posso dar a minha opinião: Eu não faria isso. Não sei se o ião acetato é prejudicial aos peixes, logo se adicionares vinagre vais ficar com isso, e outras coisas mais em solução.

 

Em termos de dosagens, axo k umas 2-3 gotas de vinagre para uma colher de sopa de kalk já devem contribuir bastante para a sua dissolução.

 

vinagre é vinagre... venha ele donde vier. O componente que nos interessa é mesmo o ácido acético. Obviamente, que um vinagre de vinho é capaz de trazer mais umas coisas atrás, mas isso agora deixo ao teu critério (eu usaria o mais claro possível, o ácido acético é incolor).

Só uma curiosidade química, toda a gente deve saber: o etanol (álcool etílico) CH3CH2OH é oxidado pelo ar a CH3COOH, daí o vinho ficar ácido (a saber a vinagre)

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente explicação a do Zezinho :)

De facto a utilização do vinagre (ou ácido acético) em kalkwasser ajuda a uma maior dissolução e saturação da kalkwasser, além de que poderá ajudar a reduzir ligeiramente o pH em aquários de pH elevado que utilizam normalmente kalkwasser.

O vinagre de vinho poderá ser utilizado embora acredite que contribua com alguns nutrientes para o aquário.

Quando utilizo vinagre, compro aquele mais básico do supermercado e o mais transparente. A dosagem poderá ser 40 ml de vinagre para 5 litros de água de osmose com 3 colheres de chá de hidróxido de cálcio.

Nunca me aconteceu qualquer crescimento de algas ou cianobactérias motivado pelo vinagre.

Também não tenho conhecimento do ião acetato provocar quaisquer efeitos negativos.

Atenção que o vinagre na kalkwasser não provoca a descida do pH, apenas ajuda, tal como disse o Zezinho, a reduzir o impacto do pH excessivo da kalk (superior a 10).

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho algumas dúvidas relativamente ao uso de vinagre:

 

1 - deve-se evitar o contacto da mistura de kalwasser com o CO2 do ar, certo? para que o kalkwasser não perca as suas propriedades... Então porque é que adicionar CO2 na forma de vinagre já é benéfico?

 

2 - o kalkwasser tem propriedades purificantes... ou seja... alguns constituintes indesejados da água da mistura são eliminados, por precipitação, como é o caso de alguns metais pesados ou mesmo fosfatos... Então adicionado um ácido (vinagre) para além de ajudar a tornar mais soluvel o cálcio não provocará também que esses constituintes permaneçam dissolvidos levando-nos a introduzi-los no aquario? não ficaremos assim com uma água de mistura não tão pura? Não será por isso o vinagre indesejavel?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

1 - deve-se evitar o contacto da mistura de kalwasser com o CO2 do ar, certo? para que o kalkwasser não perca as suas propriedades... Então porque é que adicionar CO2 na forma de vinagre já é benéfico?
Acho que te enganaste numa coisa. Não querias antes dizer: "Então porque é que adicionar ácido na forma de vinagre já é benéfico?"

É assim, a razão pela qual as pessoas advertem para não por a kalkwasser em contacto com o ar é que sendo uma solução básica muito forte, o CO2 ao reagir com a água forma ácido carbónico H2CO3:

 

CO2 + H2O -> H2CO3

 

Este, sendo um ácido, nem pensa duas vezes. Reage logo com a base (neste caso com o ião OH-). Geralmente, a pH's entre 6.5 e 8.0 a maior parte do ácido carbónico está sobre a forma de ião bicarbonato HCO3-, segundo esta reacção química:

 

H2CO3 + OH- (ou outra base qualquer) -> HCO3- + H2O

 

O grande problema aqui é que a solução final de kalkwasser é muito básica (pH=10 +/-), e consegue retirar também o 2º protão à molécula de bicarbonato:

 

HCO3- + OH- -> CO3(2-) + H2O

 

Ou seja, vai ficar em solução, o ião carbonato. Ok... até aqui tudo bem... mas falta-nos ver o que está a contrabalançar as cargas em solução: Ca2+

Este bicharoco ao ver um ião CO3(2-) nem pensa duas vezes (acho que nem meia vez pensa.... :D) forma logo CaCO3, que é um sólido muito pouco solúvel, ou seja, precipita logo (agora não me lembro do Kps disto, se me apetecer um dia mais tarde ponho aqui).

Resumindo e concluindo. Ao deixares a kalkwasser (entenda-se solução de kalk, Ca(OH)2), apanhar ar, vai induzir a precipitação de CaCO3 deixando assim menos cálcio em solução. Se o ácido que utilizares não for CO2 o que fica em solução é Ca2+ mais a base conjugada do ácido utilizado (no caso do vinagre, o ião acetato) que já não precipita (pelo menos tão bem como o CaCO3)

 

2 - o kalkwasser tem propriedades purificantes... ou seja... alguns constituintes indesejados da água da mistura são eliminados, por precipitação, como é o caso de alguns metais pesados ou mesmo fosfatos... Então adicionado um ácido (vinagre) para além de ajudar a tornar mais soluvel o cálcio não provocará também que esses constituintes permaneçam dissolvidos levando-nos a introduzi-los no aquario? não ficaremos assim com uma água de mistura não tão pura? Não será por isso o vinagre indesejavel?

Essa de ter propriedades purificantes é fixe :lol: , não que seja treta, mas qualquer base ou ácido forte é bom para retirar impurezas. Porquê??

A grande particularidade dos ácidos e bases fortes é que se dissociam muito bem em solução aquosa. Sendo assim, ficamos com uma solução com muito iões em solução (chama-se a este tipo de solução, um electrólito forte). Se temos muito iões em solução, ao verem metais ou outros iões, como tu referiste: o fosfato; a probabilidade de haver precipitações é muito maior. Por exemplo: se tiveres uma solução que tenha Bário dissolvido, adicionas-lhe ácido sulfúrico (H2SO4) que precipita logo o sal BaSO4 que é extremamente insolúvel. Outra: tens uma solução de Fe2+, deitas-lhe H2O2 que vai oxidar o Fe2+ a Fe3+ e por sua vez forma Fe(OH)3 que é das coisas mais insolúveis que existe (tem um Kps da ordem dos 10^-56, ou seja, por cada 10^56 moléculas de Fe(OH)3, apenas uma está dissolvida em solução aquosa) é também um dos componentes da ferrugem (ferro metálico oxidado).

 

Bem... deixemo-nos de histórias... ao adicionares vinagre à solução de kalk é óbvio que vais de certa forma facilitar esse "dissociar" da "porcaria" que não te interessa. Mas tal como o João Cotter disse, a adição de vinagre não baixa muito o pH, ou seja, como o ião maioritário em solução é o OH- todo o ácido (vinagre) vai reagir primeiramente com o OH- e não com os precipitados que se possam ter formado (a reacção ácido-base, em termos de cinética química é a mais rápida de se dar, antes dos iões todos pensarem, já uma molécula de base e uma de ácido reagiram e viveram felizes para sempre ;))

 

Espero que ninguém adormeça a ler este post.

Fiquem bem. Cumprimentos.

Luís Fortunato

 

PS: Desculpem as histórias tipo para putos, mas costumo fazer divulgação de química/física para pessoal do secundário, e às vezes só inventando coisas assim é que conseguimos chamar à atenção.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais