Aquario aquapor 60cm


TelmoPereira

Recommended Posts

Boas,

 

Antes de mais, e como é o meu 1o post devo referir que o forum está bastante bom e ja aprendi muito a le-lo.

 

Ja tenho este aquario - aquapor 60x30x30 - 54L brutos - ha muitos anos, no entanto só agora tou a fazer um plantado. Neste momento tenho uma anubia e um feto de java, plantas pouco exigentes pois a minha iluminaçao nao dá para mais -> Calha de 15W (50cm). Este topico prende-se com o facto de pretender alterar a iluminaçao mas estar com bastantes duvidas quando á melhor iluminaçao. A tampa do aquario tem uma "janela" no centro com 50x11cm onde cabe a calha que tenho. De momento as hipoteses que estou a considerar sao:

 

A) Manter a tampa:

1) DIY 36w

2) DIY 46w com 2x 23w de lampada economizadora E27

B) Tirar a tampa e meter calha com apoios laterais:

1) 2x 24w T5

2) 2x 36w PLL

3) 1x 55w PLL

 

O meu objectivo é nao estar limitado na escolha de plantas por falta de luz, pelo que li é aconselhado ter em volta de 1w/L e como tal gostaria da vossa opiniao para avaliar estas escolhas. O factor $ tambem é importante, no entanto se claramente a melhor hipotese for uma comercial nao hesitem em dizer.

 

Agradeço desde de já a vossa disponibilidade! obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é por serem comerciais que são melhores, mas sim pelo tipo de lampadas que podem levar.

As t5 são sem duvida a melhor escolha devido ao grande leque de lampadas especializadas disponiveis, o que é uma grande vantagem.

A segunda melhor escolha para mim será as 2x36pll, desde que utilizes 2 lampadas diferentes.

A solução das e27 é boa, o problema é que não tens possibilidade de escolha, ficas muito limitado ao nivel espectral. Se conseguisses conjugar com uma t5 com um espectro indicado para plantas seria optimo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

 

Realmente ha bastante mais T5, portanto é mesmo essa que vou comprar. Agora fiquei indeciso entre 3:

 

3x 14w = 42w

2x 24w = 48w

3x 24w = 72w

 

Aquario = 54L brutos

 

Nao sei se posso por a referencia mas sao dos nossos patrocinadores, em termos de preço as duas ultimas sao semelhantes, a primeira é mais barata mas será que a iluminação chega? A vantagem das 3 lampadas será usar 3 espectros diferentes, serão 42w suficientes para nao ter luz insuficiente? Serao 72w demais?

 

Obrigado mais uma vez.

Editado por science
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que podes colocar preços e origens, não há nada que o impeça. Nunca percebi esse receio das pessoas em revelar preços.

Foste ver á Aquaeden, certo?

 

A resposta pode não ser a que esperavas, mas a luz de que necessitas depende das plantas em causa.

Com 42 ou 48 watts ficas já com uma boa iluminação, 72w é já muito intenso para os peixes. Se fosses montar um verdadeiro plantado fazia sentido, mas apenas para ter algumas plantas penso que não vale a pena.

Já que o preço é quase igual, valeria a pena comprar a de 72w caso fosse possivel manter apenas 2 lampadas ligadas (isso depende da forma como foram concebidas, balastros e afins...), pergunta antes. Desta forma terias uma boa base caso pretendesses aumentar a iluminação mais tarde, não tinhas que comprar uma nova calha.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez :)

 

Optei pela 2x24w T5 e comprei tambem um starter kit da aquagro de CO2 para me ir iniciando.

 

Tenho andado a ver filtros pois o meu interno para alem do dificil acesso, penso que ja nao está nas melhores condiçoes de filtragem. Os filtros externos dao para regular o caudal? Tenho andado a ler o forum e sao muitas vezes aconselhados os Eheim 2211 e 2213, a diferença para alem do caudal, sao as "torneiras duplas", qual é a funçao das mesmas? Se comprasse o 2213 seria ja a pensar no futuro (ex. aquario novo), mas nao queria criar um "furacao" no aquario caso nao dê para regular o fluxo.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Allo, eu tenho um 2211 num comunitário de 60 litros e podes regular o fluxo pondo rede na ponta do tubo que mete a água dentro do aqua assim como na que puxa, desde que o atrito seja "confortável" para a bomba do filtro.

 

 

Isto na minha simples opinião

 

fica bem :alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 anos depois...

Este tópico tem mais de 9 anos... se precisa de ajuda deve criar o seu próprio tópico. Neste caso sugiro a secção de iluminação.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.