Alteração de calha de iluminação


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Boas,

 

quando comprei (a um user daqui, há uns anos atrás) o pequeno aquário que actualmente uso para ter alguns Red Cherrys e meia dúzia de plantas, achei graça à solução encontrada para o iluminar.

Tratava-se de um cano em PVC, cortado ao meio, que tinha um casquilho E27 e que servia as necessidades mínimas.

DSC_0161.jpg

 

Contudo, era preciso melhorar um pouco. A lampada de 20W estava 'cansada' e sendo só uma dava origem a zonas de sombra nos cantos traseiros.

Assim, decidi instalar dois casquilhos (um em cada lateral) e melhorar a calha já existente.

Eis o seu aspecto anterior:

img107.jpg

 

Comecei por furar cada um dos topos:

img108.jpg

 

Depois, para poupar espaço e poder meter duas lâmpadas economizadoras de 11W, passei os casquilhos pelos buracos, ficando assim a maior parte dos casquilhos do lado de fora:

img110.jpg

 

Eis uma das lâmpadas usadas (6.400K):

img111.jpg

 

Podia ter corrido tudo bem mas não tinha graça, não é?

Ou seja, passo o ano todo sem precisar de papel de prata (daquele de cozinha). No dia em que preciso dele para fazer de reflector, não há... Acabou...

Por isso, por agora, ficou assim:

img112.jpg

 

Depois de colocada no aquário, eis o resultado:

img113.jpg

 

Quer parecer-me que melhorou mas, amanhã, depois de colocar o papel de prata a fazer de reflector, julgo que ainda ficará melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, passo o ano todo sem precisar de papel de prata (daquele de cozinha). No dia em que preciso dele para fazer de reflector, não há... Acabou...

 

boas

 

tenta colocar fita de prata, daquela utilizada em ar-comdicionado, na colocaçao das condutas

em qq loja chines encontras, verás que será bem mais facil a colocaçao

é = a fita cola, mas sera pelicula de aluminio, com cola

 

cumps

Emanuel

Editado por emfbe

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha nao ficou mal o aquario ficou com uma iluminaçao fixola,tenho um aquario parecido e tenho um filtro interior mas queria por de mochila como tu tens ocupa menos espaço.

sao dois que tens?

podes tirar uma foto da maneira como fica colocado o filtro para eu ter uma ideia?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ oportunidade: não foi grande trabalho da minha parte. A concepção e construção foi obra do anterior dono do aqua. Só me limitei a idealizar algo que aproveitasse melhor o espaço disponível.

 

@ emfbe: agradeço a dica mas já tinha comprado o papel de prata para cozinha. Acredito que possa resultar bem mas não uso dessa fita, por isso, se a comprasse, ia ficar o resto do rolo aí parado em casa starwars

 

@ catxafire: aqui ficam as fotos. Se ainda ficares com alguma dúvida, dispõe!

Eu tenho dois, um em cada lateral do aqua, porque achava que não havia movimento suficiente da água. Notava a superfície da mesma muito parada.

Acho que estes filtros não fazem milagres mas... em dimensoões pequenas como estas, podem ser uma opção válida...

Só mais umas dicas, tive de cortar peços da tampa para os filtros poderem ficar ali e tenho as entradas dos filtros revestidas com meia de senhora para que os bebés Reds não sejam sugados.

img118.jpg

img119.jpg

 

 

Hoje ainda vou colocar o papel de prata. Depois meto nova foto.

Nota-se bem a diferença. Dantes tinha plantas cujas folhas tocavam o fundo. Agora estão todas bem viradas para cima!

 

 

Cpts a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos então à colocação do papel de prata:

 

Recapitulando, antes da alteração, estava assim

DSC_0161.jpg

 

depois da alteração, estava assim:

img113.jpg

 

A calha sem o papel de prata:

img112.jpg

 

com o papel de prata:

img120.jpg

img121.jpg

 

e o resultado final!

img122.jpg

 

Acho que valeu a pena :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é da img, 'vizinho' :lol:

Na verdade está mesmo fixe. Acho eu LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Um pequeno update:

 

Os Reds continuam a reproduzir-se a bom ritmo e os jovens estão cada vez maiores.

A título de curiosidade deixo a 2a img que mostra uma femea ENORME! Só ao vivo é que se pode ter a noção do seu tamanho.

Novidades dentro do aqua, há a registar a introdução de uma pequenina bomba de circulação e de um casal de popondetta furcata. São muito bonitos e o macho não pára. Daí só ter fotografado a femea (ainda por cima com o Tlm...).

Estou um pouco preocupado pois não manifestam qualquer interesse pelos flocos... não lhes auguro grande futuro, apesar de serem muito bonitos.

Aqui ficam as fotos.

 

img128.jpg

 

img127.jpg

 

img131.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Obrigado!

Vou aproveitar para fazer um update.

O musgo tem crescido bem e as restante plantas também, ainda que com crescimento muito reduzido (mas tb não é essa a função deste aqua :snipersmile: ).

Cheira-me que vou ter de desfazer a 'parede' brevemente pois estou a notar que o peso do musgo está a fazer com que se solte da rede. Vamos ver até quando aguenta...

Deixo uma foto geral e algumas de um dos momentos que mais gosto: Carrot Caos!!!

Ao contrário dos meus pseudo-greens LOL, os reds gostam de cenoura que se fartam!

 

img146.jpg

img150.jpg

img166.jpg

img171.jpg

img172.jpg

img177.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado mas o maior mérito pertence a quem pensou a forma inicial da pseudo-calha.

Pegou em tubo, cortou-o, usou tampas para fazer as laterais e meteu um casquilho E27.

Eu limitei-me a fazer um pequeno upgrade :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Que engraçado. Tb tenho um aqua desses com Red Cherrys (lol.. ambos temos o Ambiance 101 da aquatlantis tb).

Coincidências.

 

Os meus red tb criam mt bem... começei com 14 à uns 4 meses e já devo ter para cima de 150.

Está mt fixe o teu.... o meu nem por isso... agora com tanto juvenil tb n posso mexer mt.

Tenho lá um Octto para a limpeza... e acho q se tem safado bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Nãããããã... aliás, até o estou a vender todo! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Obrigado!

 

Aqui fica uma foto actual:

DSC_01372.jpg

 

Estou a experimentar HZ a ver se se aguenta com esta luz. Meti tb dois pezinhos de Matogrossense (que não se devem safar) e a rotala lá está à volta do aquecedor, com pequeníssimas folhas por causa do défice de iluminação.

As pedras de xisto estão completamente cobertas de musgo, tanto que tenho de o podar!

 

Meti bolas de fertilizante JBL no areão para ver se ajuda as plantas de caule.

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem, tudo o que tem início também tem fim.

O dia de hoje marca o fim deste aquário em minha casa pois acaba de ser vendido a um colega do fórum.

Serviu para desfrutar dos Reds e assim iniciar-me nos camarões.

Também me diverti com o pequeno upgrade na iluminação mas agora já não era a mesma coisa.

 

Como nota final, fica a indicação de que as bolas JBL resultaram bem e as HZ, mesmo com luz insuficiente, cresceram de forma visível.

 

Fica também o tópico. Pode ser que o DIY seja útil a alguém.

 

Obrigado a todos pela vossa atenção ao longo do tópico.

 

SIGA! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais