Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

A rede até é boa ideia. A minha fauna é que é mais esperta do que o dono....

 

estou a ficar sem ideias....

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e se for uma rede muito fina,como as que se usam nas redes mosquiteiras de casa que sao feitas com fibra de vidro. A malha e' muito fina mas a flora deve conseguir passar atraves dela.A fauna nao deve conseguir fazer estragos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui

 

agradeço a sugestão mas tenho dúvidas sobre se a malha tão fina não irá impedir, em certa medida, a luz de chegar à cuba assim como impedir que a corrente traga nutrientes e CO2. Eu agora meti uma grelha daquelas de jardim que são de metal plastificado verde. Parece que está a impedir a fauna de atacar a cuba pois em apenas um dia, consegui que os molhos separados se aproximassem mais do que no mês inteiro anterior. Particularmente, o molho do lado esquerdo, já lançou novos rebentos hoje e está a menos de 3mm de se juntar à massa principal de cuba.... a este ritmo e posicionando estrategicamente a rede nos sítios em que quero que haja crescimento, será relativamente rápido de atingir o objetivo.Pelo que também pude observar, uma vez fechada determinada área, as corydoras já não conseguem arrancar pedaços significativos da planta. É nos rebordos dos molhes que os estragos provocados pela fauna impede que o tapete se forme.

 

Claro que posso estar enganado e o progresso que vi hoje ser meramente uma ilusão ótica mas terei certezas daqui a uma semana.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já temos apostas e tudo é? :)

 

Eu não vou apostar porque tudo ainda é muito incerto. A rede realmente protege mas as corys não são parvas e as minhas até bastante inventivas. Vamos ver o que isto vai dar. Era lindo se conseguisse fechar aquele tapete...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda hei de ver uma abocanhar e levantar a rede enquanto que as outras duas se metem por baixo... trabalho de equipa :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização

 

É oficial! Os meus ancistrus "bebés" já são maiores do que um oto adulto! :) Coloquei uma fatia de courgette esta noite para poder vê-los melhor e esta manhã contei 6 cabeças enormes a deliciar-se com a courgette e mais 2 pequeninos (concerteza os últimos a serem introduzidos). Não sei onde anda o resto. Tenho a certeza que devem ter morrido alguns (lei da sobrevivência) mas esperava ter mais dos 20 que coloquei lá... talvez alguns ainda andem escondidos no meio das rochas.

 

Abraços

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já tinha ouvido mas os meus não lhe pegam lá muito bem (mesmo depois de cozida). Acho que supostamente eles comem de tudo o que seja vegetal mas para os bebés... penso que apenas vegetais é muito pouco calórico para eles desenvolverem bem. Dou-lhes granulado da aquatic nature que dou aos meus outros peixes (32% proteínas) e eles estão a engordar a força toda. daqui a um mês já tenho ancistrus juvenis decentes :)

 

Ah, pelas minhas contas, os ancistrus bebés no aquário nano comem 3x mais do que os peixes todos que tenho no aquário principal... e esta hem?

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a ler o teu problema com a rede, não percebi se ja tentaste fazer assim ou não.

 

Se tiveres uma rede com as bordas dobradas para baixo, com 1 ou 2 cm, talvez dê para cobrires a cuba enterrando ligeiramente a rede no areão, assim é provável que nenhum peixe consiga se enfiar por baixo. Só se escavarem um túnel.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Heheh

 

Eu fiz exatamente isso da primeira vez e as sacanas fizeram alavanca com o focinho e enfiaram-se por baixo. Agora tirei as pernas e deitei a rede por cima da cuba e já não se metem por baixo (parece-me pelo menos). Hoje de manhã tinha uma cory e uma ancistrus deitada em cima da rede mas não a escavacar.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony boy,

 

Isso da rede realmente também acho que já tinha falado, mas agora uma pergunta sábia ( ou não): depois?

 

Depois da cuba fechar, e teres que tirar a rede. As corys não vão arrancar a cuba à procura de alimento?

 

Outra questão: a rede não devia ser em inox? Se for em ferro mesmo isolado é capaz de enferrujar, não sei até que ponto é aconselhável.

 

Abraços e boa sorte com isso, já merecias esse tapete formado só pela dedicação.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero não manter a rede o tempo suficiente para criar ferrugem. Quanto às corys, realmente não sei. No entanto, pelo que tenho visto, elas atacam os rebordos e não o centro da cuba... pode ser que tenha sorte?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização

 

Há tempos que não atualizo isto (quase três dias!). Bebés ancistrus continuam bem. Já estão a ficar grandotes e já comecei a notar lutas ferozes entre eles. Se isto continuar assim, vai ser lindo. No aquário principal fiz uma mudança que consistiu em mover a saída do filtro para a frente do lado direito e manter a entrada atrás, também do lado direito. A ideia era fomentar uma circulação mais homogénea, mas falhou redondamente. Amanhã vou voltar a por a saída no sítio mas vou fazer mais uma pequena alteração que consiste em inverter o tubo em U da entrada do filtro de forma a colocar o cesto mais alto e por cima da tenellus. Neste momento vejo partículas a passarem por cima da tenellus e outras a ficarem presas no matagal. Ao subir a entrada um pouco (ao estilo ADA) o filtro vai reter as partículas mais eficazmente e pode ser que já não haja tanta a ficar presa na tenellus.

 

A cuba lá vai mas podia ir melhor. Estou a ficar farto da planta... sinceramente...

 

Agora a minha dúvida é se hei de meter lá glosso ou deixar a tenellus tomar conta de tudo. Ideias aceitam-se

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A natureza deve querer acabar com a cuba.... LOL

 

De qualquer das maneiras, como toda a gente anda a pedir fotos dos meus rams, cá vão mais umas quantas.... a número 7 está desfocada mas foi uma rara ocasião em que se consegue ver bem a crista do macho e notar-se que a segunda "espinha" é maior que todas as outras.

 

fotos-05-06-2012-01.jpg

 

fotos-05-06-2012-02.jpg

 

fotos-05-06-2012-03.jpg

 

fotos-05-06-2012-04.jpg

 

fotos-05-06-2012-05.jpg

 

fotos-05-06-2012-06.jpg

 

fotos-05-06-2012-07.jpg

 

fotos-05-06-2012-08.jpg

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony, que planta é essa esbranquiçada que cresce aos quadrados? Requer muita iluminação?

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma espécie rara de "quadrata latifundiata" é uma planta guardião que se espalha por estolhos e que tapa outras plantas para tentar protegê-las. :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.