Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

A minha ideia inicial antes de me meter nesta aventura era encher o aquário com óleo johnson baby e mergulhar lá o meu computador (sem caixa claro)... Acho que não há caveira ou barco que me consegue chocar depois disso :)

 

Tive uns alunos que acabaram por concluir o projeto. Ficou muito giro.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@jplonga

 

Quanto ao conta gotas, só precisas de uma torneirinha, um metro de tubo 6x4mm, uma ventosa ou duas para segurar o tubo no sitio e pronto.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia inicial antes de me meter nesta aventura era encher o aquário com óleo johnson baby e mergulhar lá o meu computador (sem caixa claro)... Acho que não há caveira ou barco que me consegue chocar depois disso :)

 

Tive uns alunos que acabaram por concluir o projeto. Ficou muito giro.

 

estou a tentar o tipo de projecto e o bonito que deve ter ficado....ainda na consegui....ainda não....continu-o a não conseguir xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relacao ao vinil,eu arranjei uma chapa de aluminio,colei o vinil la com cola de tubo e ficou bom e quando eu quiser 1fundo branco 'e so virar a chapa pois ela e branca e assim nao foi preciso colar nada no fundo do aqua,foi so encostar a chapa com o vinil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está uma coisa de que já posso falar lol

 

Eu mandei fazer umas placas de PVC do tamanho do vidro, uma branca e outra preta! Fita cola para prender ao aquário e pronto, fundo removível!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está uma coisa de que já posso falar lol

 

Eu mandei fazer umas placas de PVC do tamanho do vidro, uma branca e outra preta! Fita cola para prender ao aquário e pronto, fundo removível!

 

Abraços

Esta foi muito bem planeada

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço Rui mas agora já está feito. Também não me estou a ver arrancar o vinil depois da trabalheira que me deu (se não fosse o conselho da banheira do Longa não ia lá).

 

Aproveitando para uma atualização...

 

Tudo parece ok. O vinil parece realçar o verde das plantas e até da cuba :) Os ancistrus no aquário do puto estão a crescer a olhos vistos. Vi agora um que juro já ter 2.5-3cm. No aquário principal nem vê-los... ontem ainda apanhei um e transferi-o para o nano mas de resto não vejo nada... ou estão escondidos ou foram aspirados pelo filtro... da próxmia vez já sei... vai tudo para o nano der por onde der... desapareceram-me 25 ancistrus :(

 

Os meus ramirezis estão com as cores lindas agora mas estão a stressar um pouco com o CO2 pois ao contrário dos outros habitantes, não estão habituados os meus níveis altissimos... há bocado nem vieram comer... Agora não sei muito bem o que faça... espere que se habituem ou reduzo o CO2? Se reduzir, daqui a 3 dias tenho algas por todo o lado, se não reduzir, stresso mais os Rams...

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém por aqui com neons? Se sim... os vossos costumam lutar? É que agora estou a ver dois neons à porrada, mas a porrada à sério... parece tirado do Matrix ou do dragonball Z... estão a lutar pelo aquário todo. parecem relâmpagos a chocarem um contra o outro.... :S

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí um bom dilema...

 

Eu cheguei a casa vi um L meio parado, nem fugiu quando passei ao pé do aquário... Estou a ficar preocupado... Tenho a superficie um bocado esbranquiçada. Vou ver se encontro o que poderá ser... já li aqui no fórum algures.

 

abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

superfície meio esbranquiçada é o biofilme que se forma quando a superfície está muito parada. Desligaste o wavemaker ontem não foi?.... ah pois é....

 

Se está muito parada, os níveis de oxigénio começam a descer. Convém sempre mexer um pouco da superfície. Eu até já preparei um sistema DIY para emergências... é só ligar ao tubo de saída do filtro e o ar começa a ser misturado com o caudal de água e a entrar diretamente no aquário... fica tipo água das pedras mas de ar e não de CO2. Preparei isso quando me apercebi que a minha agulha era muito sensível...

 

Epa... os neons já me estão a provocar náuseas... espero que não seja epilético que observar flashes azuis a chocarem à alta velocidade e a afastarem-se para novo impacto já me está a deixar preocupado... mas que raios será isto? Ainda por cima é um deles que vai escolhendo os companheiros e depois desata à porrada com eles...

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desliguei, mas mal vi o panorama voltei a ligar. Mas não era nada de mais, já vi por aqui situações catastróficas de superfícies esbranquiçadas.

 

Mas pelo sim pelo não voltei a ligar...

 

Isso dos neons deve ser giro de se ver loool

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que não se magoem, tudo bem por mim :)

 

Pois esse bico de pato é engraçado mas está muito em baixo o que faz com que não remexa a superfície. Eu meti um pedaço de tubo por baixo da minha saída para levantar o tubo um bocado

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até tem movimento na superficie , o bico está direccionado para cima. A ver vamos se amanhã está igual...

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

quanto aos neos....isso é psicologia animal...ve se descobres qual...pista (função basica das hormonas) xD

os meus limão tambem andão aos encontrões :D mas só 2 deles...dps vai incomodar o outro mas a dança é diferente xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Os meus ramirezis estão com as cores lindas agora mas estão a stressar um pouco com o CO2 pois ao contrário dos outros habitantes, não estão habituados os meus níveis altissimos... há bocado nem vieram comer... Agora não sei muito bem o que faça... espere que se habituem ou reduzo o CO2? Se reduzir, daqui a 3 dias tenho algas por todo o lado, se não reduzir, stresso mais os Rams...

 

Se tivesses CO2 a mais eles estariam ofegantes e junto à superfície. Se não for este o caso é porque não é CO2. Como tens uma boa circulação também deduzo que não seja falta de O2 e como têm cores bonitas deve ser só capricho... mas vai prestando atenção...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello a todos,

entretanto ontem acabei por não conseguir tirar uma foto, mas desconfio que aquilo que falei seja coisas que o tronco larga... é prejudicial? os meus peixes lá andam, contentes, no meio daquelas coisinhas castanhas... parecem flocos de comida de grande dimensão.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não creio que seja prejudicial alem de inestetico...

pela cor deverá ser mesmo algas mas como o meu problema de algas resumem-se ao vidros e que os caracois deixam pistas e os ancistos lambem aquilo tudo não estou mt preocupado alem do efeito inestetico no vidro frontal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temp do aquário esta manha 26.3C

 

Os ramirezi estavam ofegantes mas no fundo. Não em cimam so a minha clea Helena é que ja estava do topo do vidro a respirar com o tubérculo fora de água... Ou seja, no limite dos peixitos.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização no dia

 

Hoje não vou colocar fotos senão vocês fartam-se depressa demais do meus peixes :)

 

Bem... hoje aprendi várias lições que me vão servir para a vida.

 

1. Retirar todos os bebés ancistrus do aquário principal na primeira oportunidade que surgir. Deixá-los lá é má ideia a não ser que não queiramos que sobrevivam. Eles morrem à fome ou são sugados pelo filtro... perdi 19 ancistrus no aquário principal. Hoje retirei o único que consegui encontrar e coloquei-o junto dos outros 17 que estão no aquário nano... quando o coloquei é que vi a diferença... os que estão no nano, já são 3 vezes maiores que os que retirei do aquário principal.

 

2. QUando desconfiar de uma postura de ancistrus ou vir o primeiro bebé, colocar uma rede no filtro para não serem sugados e ter tempo de removê-los do aquário principal.

 

3.Não subestimar ramirezis... hoje uma corydora começou a chatear o meu ramirezi macho... na brincadeira a empurrá-lo com o focinho, meter-se por baixo dele... até me pareceu que ela estava a abusar um pouco do ramirezi (que é metade do tamanho dela). Então não é que passados uns 3 minutos, o ramirezi farta-se da brincadeira, levanta a crista e ataca a corydora? A cory fugiu com o rabo entre as pernas (se as tivesse) e o ramirezi continuou atrás até lhe conseguir dar uma segunda marrada que quase a fez saltar fora do aquário... escusado será dizer que ela continua escondida atrás da rocha principal.... eh valente :P

 

E pronto... de resto nada de novo. Gostei muito de ver os rams juntos sem andarem à luta. Já andam em par e quase sempre próximos um do outro sem andarem à luta. A fêmea é mais corajosa. Já se põe a 2cm dos meus dedos quando ponho a comida. O macho espera um pouco mais em baixo... mais uma semana e chegam lá :)

 

O vinil fez muito bem aos meus neons. Já nem me lembrava que os tinha. Agora estão sempre na parte da frente do aquário. Pena que ainda estejam a lutar mas já os vejo. Andei a ver e não é sempre o mesmo a iniciar a luta. Há bocado até uma fêmea andou a perseguir um macho a dar-lhe marteladas. Espero que não se magoem. Os meus ancistrus adultos parecem vacas e lá vão pastar na minha cuba. Hoje tirei outra palma cheia de ramos de cuba....é frustrante... tenho que experimentar o glosso um dia.

 

Abraços a todos

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.