Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

@eliezer

 

"A inveja é uma coisa muito feia..."

 

@felipa

 

Esforcei-me por tentar imaginar todos os sentidos menos próprios relacionados remotamente com a palavra macros mas não me consegui lembrar de nenhum. Bolas. :P

 

Na fertilização, designamos macro nutrientes para qualquer nutriente que é consumido em grandes quantidades. Neste caso N (azoto ou compostos de azoto tipo nitratos), P (fosfatos) e K (potássio).

Os micro nutrientes são todos aqueles consumidos em muito pouca quantidade como é o caso do Ferro, boro, zinco, cobre, manganés, etc.

 

Fertilizamos em dias diferentes as macros e as micros por causa do ferro que se encontra em estado quelado (liquido) e que tem tendência para reagir com o fosfato de potássio (macro) o que causa a precipitação do ferro em ferrite que cai ao fundo e ja não fica imediatamente disponível às plantas.

 

Posso dar uma explicação mais detalhada do fenómeno mas estou a conduzir (outra vez) portanto só mais a noite.

 

cump

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony, obrigada :)

Onde arranjamos esses macros e micros?

Para mim, macro e micro são macroeconomia e microeconomia, respectivamente ;) daí a associação.

Ah, e aqui no Norte, é Filipa, e não felipa lol

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também gostava de saber o significado menos próprio, que isso das fertilizações não interessa nada lol. Macros... não estou a ver.

 

O Eliezer de certeza que arranja já um.

 

Filipa esclarece-nos...

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tony acredita que se eu na fosse um adepto do que a equipa que está fica ja tinha um casal de ramz :D...

mas tinha de me ver livre dos meus rc...e na quero...fico só a ve-los nos vossos e a torcer que cresçam grandes e fortes :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também gostava de saber o significado menos próprio, que isso das fertilizações não interessa nada lol. Macros... não estou a ver.

consigo ver uns quantos...mas é melhor nem falar...

O Eliezer de certeza que arranja já um.

Não posso... :cry4:

Filipa esclarece-nos... economia pois claro....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@eliezer

 

Eles comem RC's é? Tens que me arranjar alguns para eu variar a dieta deles heheh :)

 

@Filipa

 

Sorry, foi o corretor automático do telemóvel. Macroeconomia e microeconomia? Tive isso quando tirei gestão de empresas... Gosto de esquecer as coisas más da vida lol.

 

Quanto às macros e micros tens 4 hipóteses

 

1. Compras os pós na vitrilab cá em Portugal (são

Um pouco caros e não tens micros);

 

2. Compras na fluidsensoronline no reino unido (mais em conta)

 

3. Compras na plantedtanks.co.uk. Também em conta e tem logo kits de iniciação

 

4. Compras já misturados a membros do fórum. claro que nesta ultima hipótese tens sempre que contar com margens de lucro entre 100 e 500% que ninguém trabalha de borla mas é muito mais barato que as margens de 5000% que a maioria das empresas metem e o produto é melhor.

 

 

Pessoalmente, dependendo do tamanho do aquário claro, recomendo que aprendas a fazer as mistelas tu própria e vás ajustando.

 

No caso do eliezer, forneci-lhe eu pois o aquário dele não é assim tão grande (sorry eliezer, não fiques ofendido) e duas garrafas de 250ml chegam-lhe para 4 meses. Não compensa o investimento inicial nem daqui a 8 anos.

 

No caso do jposr creio (com 500l de aquário), se não for ele a meter os pós, mais vale pedir um empréstimo bancário para a fertilização :)

 

Cump

 

Tony

 

 

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não fico ofendido...:D eu tb na tinha juiso para um maior...

quanto aos rams...cabe na boca? come-se...e embora agora eles estejam timidos isso não irá durar e eu acho que iria teer dificuldades com eles no aqua :D...mas enfim...agora tenho outros peixes para fritar :D as minhas cabombas estão a morrer e tenho de resolver a situação na me parece que seja tudo luz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

queres mesmo que eu comente?

 

AHAHAHAH

 

PS: Filipa, tens alguma foto no teu tópico onde se veja a "tua" areia? Não me apeteceu ir procurar 11 páginas, compraste 25kg ao Sr. Emanuel? Quanto custou? OBRIGADO

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estas a seguir o plano diário (nem que seja metade da dose de um plantado) não é falta de nutrientes. Falta de CO2? Estas a injetar quantas bolhas por segundo durante quantas horas?

 

Isto não é um bicho de 7 cabeças. Plantas precisam de nutrients, luz e co2. Basta falhar 1 e pára tudo. É a lei dos mínimos.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim sei...

para as plantas que tinha estava a injectar 1 bps...não me parece que seja falta de carbono...isso daria outros sintomas...as valls crescem que nem malucas as cabombas estão a ficar amarelas por baixo mas crescem que nem malucas ja terei de realizar outra poda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se podes excluir o co2. Eu injeto 3x mais num aquário mais pequeno. Se estiveres no fundo de uma piscina com falta de ar, o que fazes? Ficas quieto para o ar que ainda tens durar mais um pouco ou dás umas braçadas em direcção à superfície mesmo gastando as tuas ultimas reservas sabendo que te safas lá em cima?

 

Com as tuas cambodas pode ser o mesmo só que, em vez de procurar oxigénio, procura co2 e luz... Está a transferir os nutrientes todos das folhas velhas para as novas mais acima na tentativa de chegar ao "topo".

 

É uma teoria...

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois que tive a inundação não injectei mais co2...vou ver se arranjo carbono liquido...o meu problea é que eu estive a estudar as cabombas e elas começam sempre a morrer por baixo por isso sei que estão a morrer...alem disso só começo quando comecei a injectar o co2...primeiro vou acreditar na luz...amanha vou por uma t8 para remendiar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm

 

Excel é bom. Eu uso 1ml por dia só para precaver aquela staghorn.

 

Quanto ao CO2, o introdução desse pode ter despoletado a falta de outro elemento... Luz?

 

Epa, fora de brincadeiras, essa fertilização, quando seguida à risca, não te pode povocar deficiência. Alias, para ser sincero, a dose de elementos que aquilo mete no aquário é a recomendada para aquarios densamente plantados (acima de 80% de área coberta) e para níveis de luz que ultrapassam 1w por litro. Não estou mesmo a ver.

 

As minhas plantas até se replicam demais. Tiro tufos inteiros todas as semanas para manter as coisas sob controlo.

 

Qual o nome cientifica dessa planta? para eu procurar lá fora e coloca uma foto de uma delas onde se possa ver a parte amarela.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu li bem? Colar Vinil? De que cor? é bom saber que pelo menos algum conselho meu é válido lol.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

Eu gostava bem de macroeconomia e microeconomia (muito mais da primeira, que belos tempos... :( )

Entretanto em relação à fertilização onde compraram os vossos pós? ao pessoal do fórum? Nos sites? Desculpem a ignorância, mas eu de peixes ainda percebo umas coisas, agora de fertilização sou uma autêntica nabiça :P

 

JP, sim, comprei, ao todo 40kg lol Ao todo ficou... Hm... 25€ se não me engano, mas não tenho 100% certeza. O meu aquário é a real besta. E tem areia na parte de trás do que na parte de cima. A areia é bem amarela, linda (na minha opinião, só tive de lava-la bem antes, é inerte). Para veres fotos, vê a minha página 4.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto em relação à fertilização onde compraram os vossos pós?

 

Lê a msg nº 784

 

Cá no Algarve usamos óculos quando temos falta de vista :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey HEY não me venhas roubar o único conselho útil que eu dei neste fórum.

 

Útil/Utilizado

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, assim está bem melhor...

 

Ele não percebe nada de pós. Eu tive lhe a explicar por mp, que o produto do Pingo Doce que ele comprou com 50%, não presta, disse-lhe que tinha de comprar Pronto.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.