E se..


  

31 votos

  1. 1. Será mais interessante e benéfico um grupo especializado em apistogrammas apenas, ou um que abranja todos os ciclideos anões?

    • Apistogrammas apenas
    • Todos os ciclideos anões
  2. 2. Quanto ao nome:

    • Associação Portuguesa de Apistogrammas
      0
    • Associação Portuguesa de Ciclideos Anões
    • Núcleo Português de Apistogrammas
    • Núcleo Português de Ciclideos Anões
    • Núcleo Português de Divulgação de Apistogrammas
      0
    • Núcleo Português de Divulgação de Ciclideos Anões
    • Amigos dos Apistos


Recommended Posts

Então e criarmos um grupo para apistogramma breeders/keepers, na secção dos grupos aqui do fórum? A ideia consistia em criar um grupo de divulgação do género, onde para se entrar era necessário ter apistogrammas, com uma espécie de base de dados (talvez, porque aqui no fórum também há um pouco isso) e tabém um sitio onde os membros podem trocar ideias mais aprofundadas e trocarem/emprestarem peixes entre si?

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 162
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A ideia é boa. Em breve, ainda este mês, vou dar inicio a uma tentativa séria de criar Dicrossus Filamentosus. São poucos os casos em que aconteceu, mas acho que tenho as condições para tal.

Dicrossus não é Apisto, mas é "anão".

 

Abraço

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

É uma ideia, alargar-se aos ciclideos anões em geral, tenho medo é que não fique um grupo tão.. não sei, 'unido', com menos em comum, porque depois vão haver os dos apistos, os dos ramirezis, e de outros dwarfs. Atenção que eu não tenho nada contra a ideia e acho boa e por mim está aceite! Gostava de saber a opinião dos outros membros.

Um abraço, e fica atento ;)

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel.

Acho uma boa ideia ;) além de que seria um grupo um pouco pequeno (por enquanto) visto que há pouca gente a explorar/reproduzir esta espécie.

Mas por mim, estou lá!

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

Eu tambem acho uma excelente ideia, e mesmo que poucos podemos sempre fazer valer a maxima " poucos mas bons" :thumbup3: .

e manter este grupo activo. A ideia da base de dados é muito boa.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio

Sabia que podia contar contigo, e com mais uns quantos que sei que devem querer alinhar nisto. E ainda bem! Quanto a sermos poucos, provavelmente seremos no inicio, mas a ideia é criar um pequeno grupo onde expomos, entre 'criadores', as nossas experiências, métodos, truques, onde apuramos entre todos o ideal para tratar destes peixes, entre outras coisas, e depois quando tivessemos qualquer coisa mesmo boa, podiamos escrever 'artigos' de excelência para serem depois publicados na secção dos ciclideos anões! E depois era a parte da criação de várias espécies, e a divulgação pela comunidade! Se tiverem mais ideias, força, um grupo é um grupo :D

 

Boas Ricky (ricardo?)

Então aprovas a ideia?

Que apistos manténs? não vi ainda nenhum tópico teu de apistos, daí perguntar.

Com base de dados queria dizer o que expliquei no post acima, reunir o máximo de informação dos vários membros do grupo, fotos, experiências, parâmetros a que os manteem, reproduzem, uma coisa muitíssimo importante e que ainda não vi por aqui, que é as diferentes colorações dos peixes nas mais diversas situações :alimenteção, reprodução, stress, confrontos de machos, cortejar do macho à fêmea, etc.

 

Há imensas coisas que podemos fazer de forma a dinamizar esta área, e conto com a melhor informação e experiências da vossa parte, porque não interessa sermos muitos se não formos bons :)

 

Um abraço

 

D

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não concordo,

já há uma área do forum destinada aos ciclideos anões, e ao criar-se um grupo exclusivamente para owners com as especificações que referiste, vai-se estar a "tirar" informação aos novos membros do forum que queiram aprender com alguém mais experiente.

 

a única finalidade em que eu acho que seria positivo a criação do grupo seria para trocas entre os membros para evitar consanguinidade e/ou procurar novas espécies

 

não vejam este post como um ataque ao grupo por favor

 

Cumprimentos

L's e mais L's

Procuro L's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LyGen

Obrigado pela tua opinião.

A ideia é precisamente o contrário, juntar as experiências de todos os do grupo, e criar fichas sobre cada espécie com várias fotos de vários membros, com muito detalhe, e depois publicar neste sub-fórum, como disse acima. É mesmo por uma questão de organização,e por sairem coisas de melhor qualidade se houver esse conceito de grupo. Não sei se me fiz entender bem...

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel

 

Eu aprovo a ideia, pois como dizes sera mais facil a troca de informação mesmo no caso de "novatos" nos apistos que queiram informação e essa estara mais disponivel nas fichas tecnicas das especies.

Eu neste momento possuo cacatuoides (com ninhada cerca de 1 mês :smile2: ), um casal de rotpunkt e um casal de boreli opal (que desconfio terem feito ontem uma postura :priere: ) e vou hoje buscar um casal de viejitas. Quanto aos topicos ainda não os criei por falta de tempo e maquina fotografica de qualidade :blush:. Vou ver se consigo boas fotos este fim de semana para criar os topicos.

 

abraços

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel ;),

 

conta comigo rapaz, avança com isso! ;)

acho que a ideia é boa mas há que fazer um esforço para não criar um grupo 'monotono'.

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo L.,

Eu também penso assim, acho que seria uma mais valia para os que estão a pensar iniciar-se nos apistogrammas terem uma informação muito mais completa do que se vê por ai na net, muito dispersa e vaga.

 

Ricardo G.,

Obrigado pelo apoio, também conto contigo!

Acho que não vai haver monotonia num grupo onde todos partilham o mesmo interesse! Ainda mais com as várias 'funcionalidades' que iremos ter. Basta haver empenho e interesse da parte de todos os intervenientes, e acredito que será um grande grupo! Quem sabe se se estreará ainda a tempo do concurso em salvaterra, onde possamos fazer até exposição com os nossos apistos. É só uma ideia...

 

Se tiverem ideias, força, gostava de 'ouvir' o que gostavam de ter no grupo!

 

Um abraço !

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já expliquei em cima muito resumidamente, mas é basicamente uma 'comunidade'/grupo de criadores de apistos, com experiências em várias espécies, que contribuem para a criação de fichas e artigos informativos sobre estes, por exemplo, se vários membros tiverem a mesma espécie, contribuem com várias fotos, dados importantes, trocam experiências e apuram-se as informações e dados de observações mais importantes e criam um bom artigo, completo, para quando alguem ler não precisar de colocar mais nenhuma questão acerca das espécies. Depois há a parte da troca de espécies, podem ser casais (embora isso seja arriscado, emprestar os casais principais de cada um) ou então descendentes de posturas. Qual a vantagem? proporcionar a todos os membros do grupo experiências pessoais com o maior numero de espécies, embora isto fique limitado pelo nº de aquários que cada um tem. Normalmente não temos a possibilidade de ter um aquário para cada casal de cada postura. Assim eram trocados casais ou trios entre membros, e esse membro que receberia ia reproduzi-los e assim haviam 2 pessoas com 2 ninhadas, facilitando e melhorando a divulgação da espécie em questão, através de venda aqui no fórum ou a lojas, ou doação, isso cabe a cada um decidir. O grupo teria um nome, um logotipo, e uma área aqui no fórum se possível. Agora quero ouvir as vossas ideias também!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, aqui vai a minha opinião...

Concordo com praticamente tudo o que foi dito pelo Daniel... Deviamos criar um grupo de criadores de Apistos para recolher e expôr o máximo de informação relativamente a estes meninos. É um tipo de peixes bastante atractivo, com cores e formas para todos os gostos, de uma beleza e comportamento excepcional, mas pouco divulgado, não só a nivel de quem reproduz como de quem mantém. Será inicialmente um grupo restrito, como já foi dito, e isso vê-se por quem participa na área dos Ciclideos Anões... Mas como também já foi dito, seremos poucos mas de preferência bons, sempre com o intuito de fazer crescer o grupo de admiradores e curiosos desta especie.

Concordo também com a parte da cedência (entre criadores/membros do grupo) de casais de estirpes diferentes, ou seja, das criações de cada um. Contudo discordo com a troca de casais reprodutores. É bastante arriscado e acho que ninguém está disposto a que se perca um casal, eventualmente único dentro do grupo, principalmente o dono do próprio casal. Isso iria envolver aquário diferente, águas diferentes, alimentações diferentes, manutenções diferentes, quando secalhar o casal passou maior parte da sua vida sempre com o mesmo "dia-a-dia", mais vale prevenir! Isto será tudo um processo lento e demorado, bem como trabalhoso.

 

PS: Olhando assim mais além, quem sabe se um dia não se organiza um evento apenas de Apistogrammas... ;)

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi exactamente por isso acerca dos casais que escrevi aquilo entre parêntesis, eu dificilmente confiaria um casal, não por não confiar em algum membro porque se estão no grupo para contribuir é porque sabem bem sobre isto, mas sim pelo que tu referiste, parâmetros, alimentação, etc.

Não vejo é mais ninguém a aderir, isto agora está na conversa aquática pode ser menos visto...

Então e ninguem dá sugestões?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tambem concordo que a parte dos casais é um pouco arriscada, no entanto temos sempre as opções de troca de descencia é uma ideia a ser desenvolvida.

Penso que o que seria boa ideia desenvolver era de facto fichas o mais completas possivel das especies de modo a qualquer um que se queira iniciar no hobby ter o maximo de informação possivel nas fichas bem como a colaboração dos membros do grupo de modo a poder-se iniciar com segurança nos apistos. Penso que o grupo a ser bem criado com valores e principios bem definidos sera uma mais valia para a aquariofilia e para os amantes de apisto portugueses.

Outra ideia a ser desenvolvida seria a colaboração com grupos de outros paises (por ex. Noruega e Estados Unidos) onde os apistos estão mais desenvolvidos de modo a conseguirmos efectuar algumas trocas de informações e quem sabe de especimens com eles de maneira a desenvolvermos mais os apistos no nosso pais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo isto devera ser bem pensado e desenvolvido antes de passarmos a pratica e sem fazer as coisas em cima do joelho de maneira a que isto não seja mais um grupo ou vontade passageira, mas sim algo para ficar e anjudar quem vier no futuro.

 

Desculpem o testamento :blush:

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa ideia de trocar informações com outros aquariofilistas de outros paises, amantes de apistos é muito boa!

Conheces algum grupo ou fórum estrangeiro sobre isso?

A ideia de trocar especimes é capaz de ser um pouco complicada, acho eu, nunca importei de outro pais portanto não sei muito bem como funciona, mas era uma excelente ideia, e óptima para manter sangue novo nas nossas criações.

Podíamos começar por aqui as espécies que mantemos, para termos uma ideia...

 

Eu tenho Apistogramma Baenschi e Apistogramma Agassizii double red, com espaço para mais uma ou duas espécies.

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel,

 

Sim, existe um forum estrangeiro apenas sobre apistogrammas com moderadores e membros com excelentes conhecimentos sobre o assunto.Em relação a contactos, a uns 15 dias enviei um mail com uma questão ao Mike Wise (estados unidos)que segundo li em alguns foruns estrangeiros é um dos maiores experts mundiais em apistos e ele respondeu-me prontamente e muito simpatico e prestavel segundo sei ele pertence a varios grupos de estudo e criação de apistos. Outro contacto que em principio consigo é o Tom C (noruega) que é outro dos experts mundiais em apistos que tem um site bastante interessante e segundo sei ja enviou alguns peixes de sua criação F1 para Portugal.

Penso por isso que ajuda externa conseguiremos ter. Falta agora membros activos e com vontade de andar com isto para a frente.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conheço o fórum de que falas, mas os membros não. Isso é excelente, se conseguíssemos levar isto para a frente era uma mais valia!

Eu acredito que podemos mesmo levar isto para outro nivel, faltam é pessoas com a mesma vontade!

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então é melhor pensar-se isso, acho que se é pra ir para a frente é já começar a fazer tudo! é de aproveitar enquanto há disposição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá conheço-me a mim e a vocês xD tenho um amigo que também tem apistos vou falar-lhe.

 

mas para mim seria algo simples A.D.A. - Amigos dos Apistos xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais