Ajuda


filipe149

Recommended Posts

Boa noite caros colegas, sou novo por aqui.

 

Chamo-me Filipe, tenho um aqua de aproximadamente 100lts, e aquando da sua montagem, aconselhado por um dono de uma loja da especialidade la o fui montando.

 

So que agora, pesquisando mais e mais, interessando-me mais e mais, apercebi-me que fui mesmo enganado. Isto e, montei o aquario esta bonito e tudo so que o fulano nao me indicou que tinha que colocar substrato (fertilizante) por baixo do areao.

 

O que eu pretendo agora e saber como posso resolver o meu problema, sem desmanchar o aquario como e obvio

 

Obrigado desde ja e desculpem a delonga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso não significa que te mentiram... podes muito bem manter aquários plantados sem substrato fértil. Quem te disse o contrário é que te mentiu.

 

Não digo que seja o melhor para um iniciado em aquários plantados, mas que é possível, é... E nem é complicado, tens é de ser bastante rigoroso. caso contrário podes-te dar muito mal com as algas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Antes de mais nada, trata-me por tu... aqui no Fórum não ligamos a idades, currículos ou número de posts. Somos todos iguais.

 

Mas a que se refere quando fala em muito rigoroso?Ha soluçao?

Rigoroso... depende do aquário. Se for um aquário em que o consumo de nutrientes seja muito elevado, terás de fertilizar praticamente todos os dias.

 

Em aquários com menos luz ou plantas menos exigentes, poderás não ter que fertilizar tão regularmente. Mais uma vez... depende do aquário.

 

Se é possível... claro que é possível. Podes ver muitos aquários aqui no Fórum, alguns meus até, em que o pessoal não usa substratos férteis.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem meter o bedelho.

 

Estou numa situação semelhente á tua.

 

Estive imenso tempo a planear o aquario, a fauna, flora, filtragem e tudo o resto.

Mas infelizmente, descurei o papel do substracto, de tal maneira que apenas tenho substracto inerte (areão).

 

Na minha opiniao, devido a isso, fiquei com um aquario onde as plantas têm muito mais dificuldades (as minhas echinodorus que o digam), e onde me estou a ver grego para tornar o meu PH acido, como pretendo.

 

Esta é a minha (curta) experiencia). Se fosse a ti, não descurava a possibilidade de voltar a montar o aquario, com substracto.

 

Isto não invalida que existam alternativas ao substracto activo, mas tenho a sensação que acabam por ser "workarounds", mais trabalhosos e com piores resultados, especialmente sendo executados por iniciantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as echinodorus e outras podes sempre por optar por colocar pastilhas de fertilizante junto ás raízes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais