Sem quarentena


lalmeida

Recommended Posts

Caros amigos,

Gostaria de saber que medidas se devem tomar aquando da colocação de peixes novos num aquário quando não temos um aquário de quarentena.

Eu tenho um comunitário. A única coisa que tenho feito é colocar um pouco de sal sempre que tragos peixes novos para casa. Sei que algumas espécies não se dão muito bem com o sal como por exemplo os cascudos e as coridoras. Aos meus nunca lhes aconteceu nada....mas se houver alternativas é bem melhor que prejudicar os peixinhos!

Cumprimentos,

Luís Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

metes o saco na agua. esperas uns 20 minutos. para a o peixe se ambientar a temperatura. depois metes +/- um copo de agua do teu aquario para dentro do saco e deixas tar mais vinte minutos. depois tiras o peixe com uma rede e metes no aquario. atenção, nao metes a agua do saco dentro do aquario. nao precisas de por sal.

espero ter ajudado

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

Gostaria de saber que medidas se devem tomar aquando da colocação de peixes novos num aquário quando não temos um aquário de quarentena.

Eu tenho um comunitário. ..

Acredita, a melhor medida é mesmo um aquário de quarentena, mesmo um dos pequenitos com 20L...

Não queres de certeza imaginar o custo de medicar um comunitário por causa de um peixe doente pois não?

Já tive que medicar um aquário de 120L por causa de um peixe... demorei uma semana inteira, gastei praticamente um frasco de medicamento e o numero de mortes foi elevado. Além disso a doença voltou uma semana depois.

 

Só não tive mais prejuizo porque a maioria das mortes foram alevins, e os peixes eram guppies mas foi muito desagradável.

Assim que pude libertar o aquário de 60L ficou logo para quarentena... impecável.

Desde peixes a plantas tudo passa por lá. Pelo menos dá para verificar se estão bem antes de os colocar nos comunitários.

Nas plantas tens o bonus de não levar caracois para o aquário principal.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou dizer nada de novo, mas...

 

Por não ter um aquário de quarentena, coloquei neons que se apresentaram doentes passados uns dias, num aquário comunitário. Quem é que morreu? Os neons (já num aquário de quarentena que comprei à pressa) e obviamente os 3 peixes mais caros e por sinal que eu mais gostava na altura.

 

Como não aprendi a lição decidi usar o aquário de quarentena para reprodução de mollies. A reprodução correu bem, mas comprei cardinais... é verdade... estavam doentes. Morreram uns quantos com os mesmos sintomas que se apresentaram mais tarde numa colisa lalia que morreu também.

 

Conclusão. Mal ofereça os alevins todos... o aquário de reprodução volta para aquário de quarentena.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... :o

 

humm... isso de comprar um aquário de quarentena tem muito que se lhe diga... kem não tiver € disponível no momento como faz? decerteza que pôr os peixes recém adquiridos no comunitário é um erro (também ja tive esse problema de medicar um aqua de +-10L) nunca podemos ter a certeza que eles estão saudáveis... mas porque não inovar e desenrascar-se com o que tem? penso que não faz mal arranjar-se uma caixa de plástico... e servir de aqua de quarentena durante uns tempos... inova-se quando se pode :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Concordo com o Rui André.

Por vezes não é necessário a compra de um aqua só para quarentena. Basta colocar a nossa massa cinzenta a funcionar: existem as caixas de plástico e outras coisas que podem-se tornar em aquas hospital ou quarentena. É muito melhor realizarmos esta criação ( de um aqua hospital/quarentena) do que correr o risco num aqua comunitário já estabelecido: leram o que aconteceu aos colegas Darius e Vlad ? Tanto pode acontecer, como podemos ter sorte. Na loja os animais podem estar muito bem, mas existem certas doenças que não se manifestam logo, e por vezes o tempo em que os peixes estão na loja não é suficiente para que possa ser revelada alguma anomalia. Por isso todo o cuidado é pouco. Eu comecei com um recipiente em plástico e agora tenho já um aqua pequeno de 20 litros equipado com tudo para uma emergência ou uma nova aquisição.

Fiquem bem. :idea:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à massa cinzenta e a uma caixa de plástico... tenho uma caixa de um telemovel da Optimus à espera que eu lhe ponha um bocado de silicone a fechar uns buracos. Se descobrir como posso pôr aquilo a flutuar, consigo fazer um hospital, mas falta um bocado de tempo, carolice e boa vontade da minha parte para pegar nisso.

 

Tudo isto porque é óbvio que dá para fazer um hospital/quarentena, etc com um bocadito de imaginação. Se não tivessem falado disso, já nem me lembrava que tenho a caixa a apanhar pó.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho duas dessas caixas de telemóveis a servir de aquário de reprodução para os meus malawi, ficam lá até chegarem a 1 cm.

Quanto ao aquário de quarentena, é essencial para evitar problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais