Hemiancistrus subviridis ou Baryancistrus demantoides


tat

Recommended Posts

Boas,

 

Num impulso precipitado, acabei por sugerir que me oferecessem um L-200 no Natal.

Ja me arrependi, pois não me sinto nada á vontade em ter uma reliquia destas no aquario.

 

Seja como for, vou tentar proporcionar as melhores condições possíveis ao rapaz.

 

Para começar, o meu primeiro problema, começou logo na identificação da especie. Veio da loja, simplesmente identificado como L-200.

No entanto, vi no planetcatfish, que existem 2 especies bastante semelhantes.

 

Alguem me pode ajudar a perceber de que especie se trata?

 

Imagem1: imagem1

Imagem2: imagem2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes bichinhos são a minha segunda paixão na aquariofilia, a seguir aos apistos. É muito bonito!

Parece ser um pouco pequeno para ser já identificado, mas penso ser o Hemiancistrus subviridis. Repara que o baryancistrus tambem tem pintas nas barbatanas que equivalem às peitorais nos ciclideos, as que ficam na lateral, perto da cabeça, e o teu não.

Bela prenda ;D

 

Edit : Esquece o que disse, depois de ver esta foto o que disse está errado

http://www.planetcatfish.com/catelog/image.php?species=baryancistrus+demantoides&image_id=8309

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

umas fotos mais "direitas" ajudavam, eu acho que a forma mais fácil de diferenciar é pela barbatana dorsal, um tem a barbatana em V e o outro em U(visto de lado lol), na foto que o Daniel postou dá para ver bem.

 

mais um exemplo:

http://www.planetcatfish.com/catelog/image.php?species=baryancistrus+demantoides&image_id=6955

 

cumpz

L's e mais L's

Procuro L's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também me parece um Hemiancistrus subviridis, ou seja, L200

 

Boa sorte

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também me parece um Hemiancistrus subviridis, ou seja, L200

 

Boa sorte

 

Hummm? Mas o Baryancistrus demantoides, também aparece catalogado como L200. L200, eu não tinha a duvida que era.

 

Obrigado pela explicação da barbatana dorsal.

Parece de facto ser um Hemiancistrus subviridis.

 

Infelizmente nao consigo melhores fotos (e ainda bem que tirei estas antes de o colocar no aqua). O malando leva todo o dia debaixo de um tronco.

Creio que apenas sai á noite. É um pouco frustrante, acabo por não poder desfrutar da beleza do bicharoco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente nao consigo melhores fotos (e ainda bem que tirei estas antes de o colocar no aqua). O malando leva todo o dia debaixo de um tronco.

Creio que apenas sai á noite. É um pouco frustrante, acabo por não poder desfrutar da beleza do bicharoco.

 

isso é "problema" da maioria os L's, os meus fazem o mesmo

L's e mais L's

Procuro L's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm? Mas o Baryancistrus demantoides, também aparece catalogado como L200. L200, eu não tinha a duvida que era.

Tens razão... Eu pensava que o Hemiancistrus subviridis era o L128 mas afinal tmb não é.

 

Infelizmente nao consigo melhores fotos (e ainda bem que tirei estas antes de o colocar no aqua). O malando leva todo o dia debaixo de um tronco.

Creio que apenas sai á noite. É um pouco frustrante, acabo por não poder desfrutar da beleza do bicharoco.

Para veres o gajo, coloca Moonlight. Não é tão caro como o peixe e é muito interessante ver o comportamento dos peixes de noite, especialmente os que são nocturnos :wink:

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para veres o gajo, coloca Moonlight. Não é tão caro como o peixe e é muito interessante ver o comportamento dos peixes de noite, especialmente os que são nocturnos :wink:

 

É precisamente isso que penso fazer.

Já agora, tens sistema moonlight? No que é que consiste?

Eu comecei por comprar uma daquelas tiras de leds azuis que se vendem nos chineses. Para ver o efeito. Mas para já, não me convencem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Os L200 não sao das especies mais timidas.

Os meus passeia-se muitas vezes com a iluminação ligada, principalmente o Baryancistrus demantoides.

Eles esconden-se principamente quando sentem movimento a volta do aquario, exprimenta parar perto do aquario e ficar a ve-los.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joao,

 

Tens mais que um L200 no mesmo aquario?

Nao andam á pancada?

 

Já agora, que tipo de alimentação recomendam para o rapaz?

 

Até ao momento, nao tenho dado nada além dos flocos "normais".

 

Boas tat.

Tenho 1 de cada, 1 Baryancistrus demantoides e 1 Hemiancistrus subviridis. Entre outros loricarideos que por la andam.

O importante e dar-lhes boas condições, esconderijos, principalmente troncos e muita movimentação de água. Até a pouco tempo tinha-os num aquário de 150lt agora passaram para 1 de 450lt, em nenhum deles andam a "pancada", têm os territórios defenidos, só quando algum se aventura no território de outro noto disputas, mas nada de especial, ate porque se habituam uns aos outros.

Em relação a a alimentação eu os meus alimento com pastilhas da hikari e NlS, mais a alimentação que dou aos discus, tipo granulado, flocos, papa, artemia, larvas, etc.... mas se tens só o Hemiancistrus subviridis eles são hervivoros se não estou em erro, por isso convem umas pastilhas de algas, mas e sempre importante uma alimentação variada e de preferencia de qualidade.

Qualquer dúvida que possa ajudar dispõe.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais