Apistogramma Rotpunkt/Alacrina


Recommended Posts

Olá comunidade de aficionados pelos apistogramma,

 

Tenho reparado que este sub-forum anda um pouco desanimado, deve ser das compras natalícias: :naughty: , vai dai que decidi começar um tópico meu com o desenvolvimento dos meus apistogrammas no meu aquário comunitário de 250l.

 

Para já tenho 2 fêmeas com postura, com uma diferença de 4 dias, alvins em natação livre tenho por volta dos 40, tentei pelo menos 2 vezes contar mas eles não param quietos :crazyeyes: , portanto devo ter mais uns quantos a caminho :sign_welcome: com a outra fêmea.

 

Vou tentar colocar fotos, mas aviso já que sou um péssimo fotógrafo e a minha máquina é pior que a câmera do telemóvel.

 

Sobre a espécie posso dizer que adoro, é muito sociável e bastante activos, mas muito territoriais aquando das posturas, metade do aqua é deles :medieval_mace: os machos são muito bonitos com cores muito suaves.

 

Vai ficar aqui a minha experiência com esta espécie, já tive outras espécies de apistogrammas mas nunca gostei muito do comportamento deles, mas penso que muitas vezes é uma questão de sorte na escolha dos animais :alberteinstein:

 

Nos próximos dias coloco o setup completo do aquário com flora e fauna, mas posso adiantar que é um biótopo amazónico na sua essência, água escura as fotos não vão ser grande pincel :photo: .

 

Até breve

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bem verdade, tem andado bastante parado, eu não ponho fotos dos meus apistos e do aquário porque a minha máquina é uma bela caca, como diria o nilton. Tenho de pedir emprestada uma máquina :)

Parabéns pelas criações, é sempre glorificante quando algo assim acontece, é um troféu de boa aquariofilia, sem duvida.

Fotos o mais rápido possivel que a malta quer ver! :D

Um abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, boa, venham de lá essas fotos, tens toda a razão isto por aqui anda mesmo morto, eu o que tenho para mostrar são os meus jovens cacatuoides em crescimento mas deixei de postar fotos porque tinham muito poucas visitas e comentários, não sei se por ser a espécie que é ou se pela qualidade das fotos, aliás cada vez que postava qualquer coisa num tópico esse tópico morria, sou o chamado Topic Killer :2gunfire: ehehe. Vamos ver o que vai acontecer a este.

Cumps e vamos lá por isto a andar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Parabéns AntonioPedroPinto pelo feito, que não é tão fácil quanto isso, ainda mais em comunitário.

Então e quantos dias de natação livre têm eles?

Bem lá vou eu ser mais um a dizer para colocares as fotos da bichesa :D

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Obrigado pelos comentários, vou tentar colocar o máximo de fotos possiveis sobre os apistogrammas, ainda hoje irei tentar tirar umas fotos e talvez ainda hoje as coloco aqui no tópico.

 

Posso adiantar o setup do aquário:

 

Biotopo amazónico com 250l brutos 230l reais

 

- dimensão: 100x50x50

- filtragem: eheim classic 2217 e JBL profi e900

- matéria filtrante: turfa sera, turfa jbl, esponjas, eheim mech, eheim substrat pro, siporax sera, denerle bio filterpro, denerle microfilter mat

- aquecimento: jaeger 300w - temperatura actual 27º

- iluminação: 2x39w 1-10.000k e 1-6500k - 8h/dia

- substrato fertil: elos terra

- substrato inerte: jbl manado e areia de filtro amarela e castanha

- hardscape: red moor, rocha volcânica, cocos para os apistogrammas, folhas de amendoeira da índia

- fertelização liquina: apenas micros e potássio da easy life

- acondicionadores: aquatan e aquatan black water, saechem discus trace

 

Flora:

 

- echinodorus ozelot green

- echinodorus ozelot red

- echinodorus amazonicus

- Nymphea tigerlotus

 

Fauna:

 

- 5 apistogrammas rotpunkt/alacrina, 2 machos adultos 1 é o dominante, 1 macho juvenil e 2 fêmeas com posturas

- 5 cardinais, "já os tenho 2 anos e meio", morreram 5 mas de velhos :character0050: já os comprei adultos

- 5 coridoras julii

- 7 otocinclus

- 2 trichopsis pumila

- 2 discus, 1 pigeon blood com 15cm e 1 azul turqueza com 10cm

- 8 caridinas japónicas

- 8 red cherry, no inicio, agora estão mais

 

Penso que só faltam as fotos :photo:

 

Então e quantos dias de natação livre têm eles?

Penso que tens 4 dias e a outra fêmea devem estar a aperecer.

A alimentação é com jbl nobilo fluid

 

Até logo com fotos :blink:

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal consegui tirar algumas fotos que dão para ver a fêmea com as crias.

 

 

 

gallery_39240_2623_921159.jpg

 

gallery_39240_2623_1006592.jpg

 

Esta mostra o layout do meu aquário nesta fase, alguns elementos apenas estão para permitir a criação dos apistogrammas, portanto não liguem muito á confusão omg

 

gallery_39240_2623_724680.jpg

 

Vou colocando fotos nos próximos dias para actualizar o crescimento dos mini apistos.

 

É perfeitamente seguro colocar as caridinas e os red cherries? Os apistos (ou outros) não os tentam papar?

Seguro não é, basta que um dos apistogrammas se lembre de provar um, que os outros vão logo a seguir :scarerun:

 

Até breve

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo feito. Num comunitário isso é fantástico. Como conseguem eles defender as crias dos Discus e até dos cardinais. Pensei que à noite isso seria impossível.

 

Parabéns também pelo layout do aquário. Acho que tens aí um belo biótopo. Essas folhas no chão são de amendoeira-da-India ?

 

Cumprimentos e felicidades para os alevins :transport027:

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns.

A fêmea fica com um padrão entre o amarelo/preto espectacular.

Boa sorte com os pequenos. Já agora deixo-te uma dica que te poderá ser útil, relativamente à alimentação só o JBL pode ser insuficiente.

Muito boa sorte com os teus pequenos e como já te foi pedido, se puderes colocar uma foto do macho era porreiro ;)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo feito. Num comunitário isso é fantástico. Como conseguem eles defender as crias dos Discus e até dos cardinais. Pensei que à noite isso seria impossível.

 

Parabéns também pelo layout do aquário. Acho que tens aí um belo biótopo. Essas folhas no chão são de amendoeira-da-India ?

 

Cumprimentos e felicidades para os alevins :transport027:

Como se pode ver numa das imagens, as fêmeas mais o macho dominante apenas deixam ficar os camarões na área do lado esquerdo, todos os outros são expulsos, mesmo os discus e o pigeon tem 15cm :surrender:

É fantástico o fenómeno, porque quando os discus se aproximam para comer mais perto do território as fêmeas juntam-se para expulsa-los, algo fora do normal para quem conheçe os apistogrammas ainda para mais quando as fêmeas estão com crias.

Assim que puder coloco um video com a situação.

 

Muito bem, belo aquário!

E muitissimo bonita essa fêmea, os meus parabéns mais uma vez!

Não conheço a espécie, não tens fotos do macho?

Obrigado pelo comentário.

 

Podes ver que existem 2 machos nas imagens mas são, o juvenil e o macho dominado, o dominante anda sempre perto das crias e fêmeas, mas assim que conseguir apresento imagens.

 

Esta espécie quer o macho quer a fêmea apresentam várias colorações:

 

Os machos:

- na luta territorial

- na corte ás fêmeas

- quando não são dominantes

 

As fêmeas:

- antes da postura ou acasalamento

- depois da postura ( é a coloração que aparece nas imagens )

 

Vou tentar apresentar imagens com as diferentes colorações par dar a conhecer um pouco esta espécie pouco divulgada, mas muito interessante.

 

Outro aspecto que ainda não tinha referido, são os parâmetros da coluna de água:

- pH - 6.8

- kH - 1

- gH - 4

- NO3 - 10

- No2 - 0

- NH3 - 0

- PO4 - 1

 

Amanhã vou tentar fazer uma sessão fotográfica com o macho dominante, tem cores magnificas...

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As imagens montram os 2 machos não dominantes, porque o dominante não sai perto das fêmeas e por isso ainda não consegui tirar fotos dele.

 

Mas já podem ver 2 colorações dos machos.

 

gallery_39240_2623_60025.jpg

 

Aqui vê-se o macho juvenil em cima e o macho adulto em baixo, e ambos apresentam colorações bem diferentes ( submisso/juvenil e dominante/adulto )

 

 

Mais algumas imagens:

 

gallery_39240_2623_798105.jpg

 

gallery_39240_2623_1140446.jpg

 

 

Espero que gostem, mas é o possivel, fiquem sem pilhas na máquina :puppydogeyes:, vou ver é se arranjo uma máquina em condições mas ainda faltam os aerios :thumbdown2:

 

 

Até breve

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos,

 

Para continuar a dar o feed-back deste tópico posso dizer que infelizmente morrem no espaço de uma semana os 3 machos que tinha no aquário :puppydogeyes: , ainda estou para saber o porquê. Estavam muito bem começaram a ficar muito parados, pensando eu que era por causa da demarcação dos territórios, mas afinal não...

Parâmetros da água dentro do normal e estas foram as únicas fatalidades para mais de 6 meses :bs_quesexclaim:

 

As fêmeas continuam muito bem, agora já não ligam muito ás crias, como é normal, e as crias agora muito menos que no inicio, mas seguramente mais de 15. Tenho já alguns com um tamanho consideravel, e juntaram-se todos, por forma a garantir maior protecção, visto que é um comunitário.

 

Agora tenho de arranjar 1 macho, e não sei onde.... em breve terei um novo aqua de 60l e gostaria de ter lá 1 macho e 2 fêmeas...

 

Vamos ver!

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo.

Lamento o que te aconteceu. Infelizmente os Apistogrammas têm este "pequeno" problema... Quando é para morrer não avisam, simplesmente morrem sem dar grandes sinais.

Quanto ao arranjares um macho, o melhor que tens a fazer é aguardar por um macho da tua criação, nascido nas nossas águas corres menos o risco de acontecer o que aconteceu..

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É do caraças, lamento muito a tua perda António :/

O meu antigo agassizii tefé Bauana foi assim, de um dia para o outro deixou de nadar, e olha...

Fabio, isso não é a melhor solução, por problemas de consanguinidade!

Experimenta falar com o Ricardo.Fonseca, ele tem um casal à venda...

Agora é não desanimar, o pessoal está aqui sempre a actualizar com apistos novos, e tens que contribuir com os teus! :D

Um abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou esperar para ver quantos sobrevivem da 1ª criação.

 

Por outro lado tenho já tenho uma troca de um macho por uma fêmea, pode ser que tenha mais sorte.

 

De qualquer forma vou actualizando o post, para dar noticias dos pequenitos, que andam sempre muito escondidos nas plantas, pode ser que dentro de algum tempo já arrisquem mais a sair.

Nesta fase já tem mais de 1cm, o que me parece muito bom. Assim que tiver oportunidade para captar imagens coloco aqui para verem a evolução.

 

Bom 2011

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais