Evocação 70L


Diogo HC Matias

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Fazer aquapaisagismo é um dos meus passatempos favoritos. Se o tempo o permitisse, dedicaria muito mais tempo a este hobby, mas estando eu a terminar a universidade e depois de vários meses a estagiar e a fazer a tese de mestrado (o que implica trabalhar e estudar ao mesmo tempo) esse tempo para o aquapaisagismo desapareceu e o meu plantado caiu num estado de “automanutenção”.

 

Actualmente limito-me a repor água, a podar esporadicamente e acabei por retirar grande parte do hardscape ficando com uma mistura de frágeis plantas e lamentaveis algas resultado da minha incompetência. Culpo a incompetência e não a falta de tempo, uma vez que após desmanchar o Ephesus a nova montagem foi mal concebida e não tive em conta a dificuldade de cuidar de um aquário com plantas de crescimento rápido quando não tenho a possibilidade de estar sempre de tesoura em punho.

 

É com pesar que olho para o estado actual do aquário e tenho-me lamentado fortemente por não o ter em melhor estado. Por isso tenho começado gradualmente a preparar nova montagem, tendo já reunindo parte do material que vou necessitar de substituir ou que vou introduzir no inicio da montagem.

 

O objectivo primário para esta montagem é uma duração de médio-longo prazo (6 meses a 1 ano) num regime de baixa-média manutenção (1 intervenção semanal). Pretendo também com ela entrar nuns quantos concursos de aquapaisagismo entre os quais o IAPLC 2011.

Editado por Diogo HC Matias

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Farei de seguida uma descrição do novo setup:

 

Setup Provável

 

Titulo: Evocação

 

Aquário: 62 x 31 x 36 (69 L)

 

Iluminação: Calha iluminação de 2 x 24W t5 com T5 HO Radium SKY 8000K e T5 HO Radium 6500K

 

Filtração: Eheim Classic 2213 PLUS (440 L/h)

Matérias Filtrantes: Lã de vidro, Esponjas, Cerâmica, Turfa e se necessário Carvão activado

Termostatização: Interno 100W

 

Sistema de substratos: Tropica Plant Substrate + Turfa Granulada Fluval + ADA Aquasoil Amazonia

 

Fertilização: Macronutrientes caseiros (Cloreto de potássio, Hidrogenofosfato de Potássio, Nitrato de Potássio), Seachem Iron, Seachem Flourish e Seachem Flourish Excel

Injecção de CO2: Botija CO2 V2 575 mg com conta bolhas e difusor de vidro

Monitorização CO2: Indicador visual do tipo “Drop Checker”

 

Hardscape: Dragon Stone, Troncos de Urze e ADA Bright Sand

 

Agora descreverei brevemente mas com algum detalhe cada ponto da nova montagem:

 

Aquário: 62 x 31 x 36 (69 L)

 

Um aquário mais alto que profundo. Não obtive o aquário em função do layout, mas compus o layout em função dos centímetros a mais que me tenho disponíveis em altura que me permitem jogar com a disposição do hardscape a diferentes alturas mais do que a sua disposição a diferentes profundidades.

Os travamentos superiores no aquário são de lamentar em termos estéticos mas são úteis em termos de estabilidade do aquário e para o encaixe da calha de iluminação. Poderia tentar retira-los, mas prefiro não arriscar.

O volume é em minha opinião muito razoável para quem não tem o tempo adequado para a manutenção de um aquário maior, conseguindo ser suficientemente grande para permitir algum trabalho com o hardscape, mas não exigindo no entanto muito tempo (e dinheiro) com as manutenções (TPA, poda, fertilização, injecção CO2).

 

Iluminação: Calha iluminação de 2 x 24W t5 com T5 HO Radium SKY 8000K e T5 HO Radium 6500K

 

A minha velhinha calha SUNSUN ainda ai está para as curvas. Estou a ponderar substituir algum equipamento interior a esta, mas a estrutura está impecável. Só tenho pena de não ter espaço para mais uma lâmpada, porque me poderia ser útil com plantas mais exigentes, mas para uma manutenção mais "lowtech" como pretendo, este valor é adequado. Actualmente estou a utilizar 2*24W T5 HO de 8000K. Irei substituir uma delas por uma lâmpada mais amarela que creio contribuir para uma cor mais natural e mais fácil de fotografar (mais próximo da cor da luz solar).

 

Filtração: Eheim Classic 2213 PLUS (440 L/h)

Matérias Filtrantes: Lã filtrante, Esponjas, Cerâmica, Turfa e se necessário Carvão activado

Termostatização: Interno 100W

 

Não irei mexer no meu sistema de filtragem. O filtro Eheim é realmente um filtro para uma vida! E estas matérias filtrantes estão já muito bem maturadas e arrancar com a ciclagem já feita é uma vantagem enorme em termos de estabilidade e de combate a algas. Usarei cerca de 2/4 de filtragem biológica, 1/4 de filtragem quimio-biológica e 1/4 de filtragem mecânica, na seguinte ordem de cima para baixo: Esponja – Ceramica -Esponja – Turfa/Carvão/Resinas – Lã filtrante.

Os sistemas de termostatização externos são ainda muito caros, mas ponderarei fazer um DIY de modo a passar o termostato para o exterior do aquário. Não me preocupei muito com este ponto uma vez que o novo layout que tenho em mente permitirá esconder o termostato sem dificuldades.

 

Sistema de substratos: Tropica Plant Substrate + Turfa Granulada Fluval + ADA Aquasoil Amazonia

 

Já utilizo como substrato principal o Aquasoil Amazonia da ADA há quase 2 anos e estou muito satisfeito com ele. No entanto trata-se de uma argila, que, como tal, se vai dissolvendo na coluna de água ao longo do tempo e que forma poeira quando manuseada e acumula detritos devido às suas propriedades adsorventes. Irei reaproveitar tanto Aquasoil quanto conseguir desta montagem, e sujeita-lo-ei a uma boa lavagem. Mas creio que perderei muito substrato neste processo e por isso irei adquirir mais um saco de 3L para completar uma razoável altura de substrato.

Se fiquei muito satisfeito com o substrato principal da ADA, o mesmo não posso dizer em relação ao substrato fértil. O Power Sand Special que utilizei nas ultimas montagens não correspondeu às minhas expectativas e como tal vou tentar um novo substrato. Optei pelo Tropica Plant Substrate, um substrato muito rico e que me parece ter uma relação qualidade-preço muito aceitável.

O substrato fértil vai ser complementado pela adição de turfa, uma experiencia que fiz nas montagens anteriores e que conduziu a bons resultados na manutenção do pH num valor óptimo para a maioria das plantas.

 

Fertilização: Macronutrientes caseiros (Cloreto de potássio, Hidrogenofosfato de Potássio, Nitrato de Potássio), Seachem Iron, Seachem Flourish e Seachem Flourish Excel

Injecção de CO2: Botija CO2 V2 575 mg com conta bolhas e difusor de vidro

Monitorização CO2: Indicador visual do tipo “Drop Checker”

Desde que aprendi a fertilizar com o método estimativo que nem sequer penso em optar por outro qualquer método. No entanto é necessário dedicar-lhe um mínimo de dedicação para que resulte. Assim, irei associar ao processo de fertilização e manutenção, uma checklist que me permita identificar as minhas falhas em termos de manutenção e fertilização assim como todos os testes realizados ao aquário.

Utilizo como macronutrientes, químicos que fornecem à coluna de água aquilo que as plantas mais necessitam para o seu crescimento e maior facilidade têm em captar: NPK. Deste modo poupo algum dinheiro nestes fertilizantes que utilizo em maior quantidade, sem perder eficácia porque uso químicos com qualidade farmacêutica. Para os micronutrientes uso fertilizantes de marca, neste caso escolhi a Seachem por ser mais fácil de adquirir e pela boa relação qualidade-preço. Outra marca poderia ser melhor mas estou satisfeito com estes, pelo que não irei mudar. Uso ainda o Seachem Flourish Excel que é um excelente booster para o crescimento das plantas e é útil contra determinados tipos de algas.

Durante os últimos anos nos aquários plantados sempre usei CO2 de produção caseira por fermentação com leveduras, mas esse sistema conduz a muitas irregularidades nos níveis de CO2 na coluna de água e exige fazer nova receita a cada duas semanas. Por isso finalmente investi algum dinheiro no sistema de CO2. Falta ainda a solenoide, mas ficará mais para a frente. Por agora este kit de 575 g adequa-se ao que pretendo e tem a vantagem de encaixar no móvel.

 

Hardscape: Dragon Stone, Troncos de Urze e ADA Bright Sand

 

Pedras bonitas, troncos ramificados e adequados ao tamanho do aquário e uma areia neutra. Uma combinação que abordarei em maior pormenor quando falar do design do layout.

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Inspiração

 

Pretendo seguir neste aquário a linha de inspiração da montagem que enviei para o IAPLC 2010, mas adicionando um pouco mais de elaboração e de densidade vegetal, um pedido feito pelos mais frequentes apreciadores deste aquário: familiares, namorada e amigos.

 

O Ephesus teve muita inspiração no tipo de terreno onde costumo recolher madeiras, uma zona de pinhal bastante isolada e com menor toque humano que a maioria dos bosques desta zona, onde o mato chega a ser serrado em muitas zonas e existe abundante crescimento de musgos e fetos. Esta nova montagem mantém essa inspiração, mas acrescenta inspiração que fui buscar a alguns locais que visitei ao longo deste ano dos quais destaco os parques naturais da Serra da Arrabida e da Tapada de Mafra.

 

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Assim pretendo representar um bosque caducifólio em que ocorre desenvolvimento de massa vegetal junto ao solo, nomeadamente arbustos, fetos e musgos.

 

Uma foto em particular, daquelas que tirei na tapada de Mafra, corresponde exactamente ao que fui criando na minha imaginação.

 

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Ramos despidos, eventualmente com alguns musgos crescendo sobre eles, começando a ceder o seu espaço ao tapete de fetos e mato invasor. Na sua traseira a restante floresta permanece serena. O resto é aquapaisagismo...

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Design do layout

 

Todo o layout começa com uma ideia. Há sempre aquele momento em que juntamos uma pedra a outra e concluímos que será dali que irá partir a construção de novo layout. Este momento comigo ocorreu ainda quando nem sabia muito bem o que iria montar. Começou quando me deparei com um dos troncos de urze mais cativantes que alguma vez encontrei. Uma peça inteira, com ramos razoavelmente grossos e perfeitamente seca, coisa que geralmente não ocorre: ou encontro peças bonitas que ainda não estão totalmente secas e portanto não estarão prontas para emergir antes de pelo menos seis meses ou então as peças já bem secas geralmente não apresentam mais do que uma ou duas ramificações e tenho de juntar várias peças para fazer agrupamentos de troncos interessantes.

Tem 60 cm de altura, sendo portanto feita à medida do aquário e quando a comecei a tentar juntar às dragon stone que tinha por casa, eis que o que acontece é isto:

 

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Um encaixe perfeito! Tinha a primeira peça da nova montagem consumada. A partir desta a disposição não foi difícil. Como tenho outro aquário desta medida exacta, mas que está quebrado, aproveitei-o para ir ensaiando algumas disposições de rochas e troncos ao longo do último mês. Ainda sem estar perfeito, este é o primeiro esboço do layout que pretendo compor:

 

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Desde que fiz este esboço já arranjei mais algumas peças de madeira e já consegui jogar melhor com a conexão entre os dois lados do layout. Algumas ideias na minha cabeça também já diferem das que aqui passei para o papel, mas não vou fazer novo esboço porque as mudanças a ocorrerem têm de ocorrer já dentro do aquário e o esboço, assim como as fotos de inspiração, apresentam apenas um papel orientador, sendo que a partir dai têm de ser os nossos olhos a guiar a composição.

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Step by Step

 

Nas anteriores montagens fiz sempre um pequeno relatório fotográfico do processo, mas nunca ficou muito completo. Desta vez vou tentar fazer um mais elaborado que possa servir de apoio a quem está a começar nestas andanças. Para tal, vou imitar os relatórios fotográficos da montagem dos aquários ADA, adicionando notas pessoais onde achar necessário.

 

Colocação do aquário

 

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A montagem começa pela mais básica mas essencial actividade de me certificar se o aquário está bem colocado sobre o móvel, se há necessidade de estabelecer medidas adicionais de protecção do aquários e se o móvel apresenta resistência suficiente para suportar o peso do aquário.

Eu opto sempre pela colocação de uma esferovite à medida do interior da calha inferior do aquário. Diminui assim o stress exercido pelo conteúdo do aquário sobre o vidro inferior, mas a esferovite tem de ser lisa, caso contrário estaremos a aumentar a força exercida pelo aquário em alguns pontos do vidro inferior podendo conduzir à sua quebra.

É também conveniente verificar se o aquário está bem nivelado, uma vez que falhas neste ponto podem comprometer a estabilidade a longo prazo do conjunto aquário + móvel.

Apesar de parecerem óbvios estes pontos não devem ser descurados, porque podem realmente prevenir grandes complicações ao longo da vida útil da montagem.

 

Substrato e aditivos

Começo a montagem propriamente dita por encher a traseira do aquário com cerca de 4 cm de substrato fértil.

 

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De seguida adicionei todo o aquasoil “reciclado” da montagem anterior. Lavei-o abundantemente com água proveniente do próprio aquário por isso creio ter conseguido remover a maior parte dos detritos que lá ficaram acumulados, mantendo algum nível de colónias bacterianas. Também algumas pedras porosas provenientes da power sand que usei nas montagens anteriores foram introduzidas misturadas com o aquasoil. Estas têm uma estrutura que lhes permite o óptimo desenvolvimento bacteriano e conto com elas para acelerarem a maturação do novo substrato.

 

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Hardscape

 

Iniciei a colocação do hardscape antes do enchimento com o restante aquasoil. Esta montagem já estava a ser preparada há algumas semanas, por isso os troncos já estavam todos tratados e hidratados de maneira a não flutuarem e também fetos e musgos já haviam sido colocados sobre as pedras e troncos.

Dispus a peça principal do hardscape segundo a regra de ouro, sendo que espero que esta zona seja uma das de maior destaque do aquário.

 

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Coloquei as restantes pedras do lado esquerdo para a adequada separação entre os substratos, criando um efeito “linha de costa”. Não existe uma técnica específica para a criação deste efeito, mas a observação do modo como a nossa costa atlântica serpenteia, cheia de baias abrigadas e arribas escarpadas penetrando pelo mar, serviu-me de inspiração.

 

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Nesta montagem quis testar um efeito que vi ainda em poucos aquários que é o de um “falso Canyon”. Um rio que atravessa o layout mas apenas até cerca de 2/3 da profundidade, zona onde o final do rio fica oculto atrás do restante hardscape. A ilusão de óptica funciona porque o observador fica com a sensação que o rio se prolonga por trás do hardscape, contribuindo para uma interessante noção de profundidade.

Criei este efeito usando as rochas do lado direito para ocultarem o final do rio de vai estreitando à medida que se oculta.

 

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O hardscape fica completo pela adição dos troncos restantes. A sua disposição foi feita tendo em conta a criação de similaridade e ligação entre as duas metades do aquário divididas pelo falso rio. Após essa disposição pude adicionar o restante aquasoil nivelado pela altura a que ficaram as rochas e criando algum declive. Para terminar esta fase adicionei a areia decorativa na frente do aquário.

 

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Postarei amanhã a fase de plantação e as primeiras fotos do aquário cheio. :wink:

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Estava a espera que o aquário limpasse totalmente mas isto está difícil, resultado provavelmente do aquasoil novo e de usar o resto de um saco de Bright Sand (Nuno, ainda não acertamos contas da areia!!).

 

No que toca às plantas que estou a utilizar actualmente no aquário, proviram quase na sua totalidade da montagem anterior, com excepção da HC 'cuba' que tinha conservada no estado emerso. No entanto a maioria delas estavam em muito mau estado com excepção das plantas de mais baixa manutenção como cryptocorynes, eleocharis e marsilea. Por exemplo, a hemianthus micrantemoides que é uma planta sensível a uma série de carências estava reduzida a 6 pezinhos que encontrei num canto da selva que estava o aquário e por isso vou levar algum tempo a conseguir ter a quantidade de planta que necessito.

 

A lista completa das plantas que tenho no aquário é esta:

 

Cryptocoryne undulata

Cyperus helferi

Eleocharis acicularis

Hemianthus callitrichoides 'cuba'

Hemianthus micranthemoides

Hygrophila pinnatifida

Ludwigia arcuata

Marsilea hirsuta

Microsorium pteropus 'narrow leaf'

Proserpinaca palustris 'cuba'

Rotala rotundifolia 'pink'

 

Creio que numa fase inicial o aquário irá parecer ter apenas duas plantas: Rotalas e Fetos, uma vez que eram as que dispunha em maior quantidade e que achei que as devia aproveitar para compor o aquário enquanto as restantes não se multiplicassem.

 

Quanto à plantação propriamente dita, numa fase inicial coloquei os restantes fetos que tinha disponíveis, presos entre os troncos e pedras, adicionei crypts imediatamente atrás desses misturados com pinnatifida que espero gerem uma boa combinação de texturas de folha e cores.

 

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Nessa zona coloquei também apontamentos de marsiela. Aprecio muito esta planta de tapete, mas não tanto para ocupar a frente do aquário. Utilizo-a para gerar pequenos apontamentos sob a forma de trevos de três ou quatro folhas que surgem habitualmente quando estas são colocadas numa zona com pouca luz (como por debaixo de uma aglomerado de fetos).

 

De seguida preenchi a traseira de ambos os lados com rotalas mais atrás, HM nas zonas mais laterais e mais à frente e arcuata mais na zona central. Na zona imediatamente atrás do "falso rio" coloquei eleocharis.

 

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Depois de encher lentamente o aquário com 15L de água da anterior montagem e o restante com água nova, coloquei ainda algumas plantas flutuantes que espero que ajudem a consumir os nutrientes em excesso resultantes de um substrato fértil novo!

 

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Há poucos momentos o aquário estava assim:

 

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A foto não está o melhor possível, mas também a água ainda não está totalmente translucida. Provavelmente alguns troncos ainda vão ser mexidos, especialmente sob o lado esquerdo, porque estou bastante satisfeito com o lado direito. Mas por agora é deixar crescer e estabilizar.

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Esta ultima foto está bem mais reveladora... Parece que vais ter aí um aquário muito bonito...

Só não gosto muito da areia branca mas sou suspeito porque não sou grande adepto dos "Rios".

Talvez com umas pedritas no meio do rio fosse possível dar uma maior ideia de movimento, aí provavelmente já conseguiria ver o rio com outros olhos

 

Seja como for parabéns e votos para que tudo corra bem durante a evolução

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Vais inserir algum tipo de fauna, ou ficas-te pelas plantas?

 

A fauna está lá, transitou do aquário anterior e é visível na ultima foto. Cheirodon axelrodi, Gymnocorymbus ternetzi, Otociclus sp., Neocaridina heteropoda 'red' e Caridina babaulti 'stripes'. Mas em principio vou tentar muda-la quase por completo. Ainda ando à procura dos candidatos certos: shrimp safe, pequenos e coloridos.

 

Esta ultima foto está bem mais reveladora... Parece que vais ter aí um aquário muito bonito...

Só não gosto muito da areia branca mas sou suspeito porque não sou grande adepto dos "Rios".

Talvez com umas pedritas no meio do rio fosse possível dar uma maior ideia de movimento, aí provavelmente já conseguiria ver o rio com outros olhos

 

Seja como for parabéns e votos para que tudo corra bem durante a evolução

 

Obrigado, o rio ainda está um bocado "verde", faltam pedras para dar outro detalhe, mas não tinha cá nada apropriado quando o deliniei por isso tenho de acrescentar mais para a frente. Estou a pensar em algo deste estilo, uns seixos pequeninos a ocuparem toda a divisória de substratos.

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Olá Diogo,

 

Antes de mais quero dar-te os parabéns pela iniciativa, está uma montagem muito bem conseguida e desejo-te muita sorte no seu desenvolvimento e nos concursos, claro ;)

 

Gosto bastante da disposição das pedras e dos ramos. Mas... Esta montagem, para mim tem um pequeno ponto fraco... O lado direito tem areia a mais. Naquela foto que tens antes da colocação da areia, o efeito que o lado direito provocava exactamente o que querias: a sensação de o rio desaparecer entre as pedras.

Depois da colocação da areia esse efeito perdeu-se um pouco, na minha opinião, por ser areia de mais...

 

Espero que não leves a mal esta pequena "critica", mas como adorei a ideia que tentaste criar, gostava que a conseguisses tornar realidade ;)

 

Bom trabalho.

 

Grande abraço

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Não levo nada a mal, até agradeço! Todas as criticas construtivas são úteis. E tenho de concordar com a critica que me fazes... a areia não está assim muito alisada ainda. E tenho de assumir mea culpa. É que ainda não me apeteceu ir à procura de onde tenho o pincel que habitualmente uso para alisar a areia :girlhitboy:

 

Quando postar a próxima foto, espero já ter isso corrigido. Também tenho a sensação que vou ter de tentar puxar uma das dragon stone do lado direito mais para cima, porque a parte que queria que ficasse à vista ficou parcialmente enterrada na areia :thumbdown2:

 

Um abraço!

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  • 2 semanas depois...

Olá Diogo,

 

Muito melhor, sem dúvida. É um pequeno pormenor que acaba por fazer toda a diferença ;)

Agora gostava muito de ver uma foto actualizada, eheh. Já lá vão uns dias e a flora já deve ter crescido um pouco.

 

Já agora, que plano de fertilização fazes?

 

Abraço

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Ora boas!

 

Há por aqui algumas novidades, umas más outras boas...

 

Em primeiro lugar, tenho que divulgar umas novas aquisições. Andei a correr as lojas da zona de Torres Vedras a ver se desencantava mais uns 10 cardinais para compor o meu cardume, mais alguns otos para a equipa de limpeza e umas corys anãs para fazerem companhia a uma única cory solitária que tenho no aquário... não encontrei nenhuma destas coisas, mas trouxe estes meninos:

 

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Um belo casal de Ramirezis já bem adultos, gordinhos e emparelhados. Não resisti e vieram comigo.

 

Logo no próprio dia que os introduzi me começaram a dar trabalho. Pois os meninos nem 10 minutos levaram a perceber que eu tinha Red's no aquário e mostraram desde logo um apetite particular por comida viva. Portanto passei o resto do dia depois de os introduzir a caçar a maior quantidade de camarões que consegui e passa-los para um aquário de reserva.

 

Mas o pior ainda estava por vir... com estas temperaturas oscilantes que se fazem sentir um pouco por toda a europa estes meninos devem ter apanhado uma constipação e nos dias seguintes à sua introdução comecei a repara nuns pontinhos brancos ao longo do corpo do macho. São visíveis nesta foto:

 

Ramctio.jpg

 

Diagnóstico fácil: Íctio.

Terapêutica não farmacologica inicial: aumento de temperatura para 29-30ºC.

 

Os pontos brancos começaram a regredir e pensei que não seria necessário introduzir químicos. Pois quando chega uma das recentes vagas de frio repentinas e a temperatura do meu aquário (55L úteis e 100W de termostato) baixa para 19ºC apesar de ter o termostato programado para 29ºC. O íctio regressou com maior força, a fêmea começou a ter também pontos brancos e ambos não saiam de perto do termostato, ofegantes e sem comerem. Fui imediatamente buscar Esha 2000 e fiz uma dose inicial segundo a bula. Mas o íctio alastrou aos cardinais dos quais um viria a morrer... dupliquei a dose inicial e mantive 3 dias de tratamento com dose máxima e o íctio finalmente regrediu, mas ainda não totalmente. Hoje é o 4º dia de tratamento com dose máxima (60 gotas por 100L) e a temperatura já está a 27ºC, espero que consiga levar a temperatura até aos 31ºC e assim mate definitivamente o parasita.

 

Claro que as plantas não gostam muito destes tratamentos, e ainda gostam menos se durante o periodo de tratamento lhes cortar o CO2 e a fertilização (o primeiro provoca stress desnecessário nos já fragilizados peixes e o segundo interfere com a disponibilidade do Esha na coluna de água) mas isso é outra história.

 

Numa fase inicial (1ª semana) não fertilizei de todo. Julgo que os nutrientes do substrato fértil que transitaram para a coluna de água seriam mais do que suficientes para plantas ainda em adaptação. Nas duas semanas seguintes apenas doseei 20 ppm de K+ de dois em dois dias. Nesta semana estava a contar iniciar o método estimativo mas este imprevisto não o permitiu ainda... começarei na semana seguinte.

 

Entretanto já realizei uma poda e as plantas começam agora a crescer já mais compactas. Aqui fica foto de 14-12-2010 antes e depois da primeira poda.

 

14-12-10antespoda.jpg

 

14-12-10depoispoda.jpg

 

As podas nesta fase inicial têm de ser o mais abaixo possível para que formem ramificações logo junto ao substrato e assim cresçam compactas. A próxima poda deve ocorrer para a próxima semana e será apenas ligeiramente mais alta que a anterior. Só depois vou começar a tentar moldar as moitas.

 

O estado actual do aquário (21/12/10):

 

21-12-10FTS.jpg

 

Claro que estes dias sem fertilização numa fase critica do aquário (se isto fosse tourada, digamos que era a altura de agarrar o boi de frente) tiveram algumas consequências:

 

BBAeFilamentosas.jpg

 

Mas nada que umas TPAs e H2O2 não resolvam :rolleyes:

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Viva....

Meus parabens, não ainda pelo aquário em si(a montagem é recente e ainda não atingiu toda a sua grandiosidade e vou esperar para ver ;) ) mas pelo BD que estás fazer. Tudo muito bem explicado e detalhado. Às vezes pergunto-me o pq de muito pessoal que se qer iniciar nestas andanças não dá uma leitura a tópicos como estes.

 

Ictio é sempre um problema no inverno, com as oscilações da temp...mas n escapas sem a explicação....

 

"Claro que as plantas não gostam muito destes tratamentos, e ainda gostam menos se durante o periodo de tratamento lhes cortar o CO2 e a fertilização (o primeiro provoca stress desnecessário nos já fragilizados peixes e o segundo interfere com a disponibilidade do Esha na coluna de água) mas isso é outra história"

 

Se com a primeira parte concordo em parte ...com a segunda, fiquei curioso? qual é a justificação, vem descrito na bula tal fenómeno?

 

Abraços e continua o excelente trabalho

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Desde já obrigado pelas palavras de inventivo :wink:

É mesmo meu objectivo deixar um diário mais ou menos completo dentro das possibilidades de tempo que vier a ter.

 

 

"Claro que as plantas não gostam muito destes tratamentos, e ainda gostam menos se durante o periodo de tratamento lhes cortar o CO2 e a fertilização (o primeiro provoca stress desnecessário nos já fragilizados peixes e o segundo interfere com a disponibilidade do Esha na coluna de água) mas isso é outra história"

 

Se com a primeira parte concordo em parte ...com a segunda, fiquei curioso? qual é a justificação, vem descrito na bula tal fenómeno?

 

 

Vem... especifica mesmo que qualquer tratamento de fertilização deve ser interrompido. A explicação que dei é especulativa, mas uma enorme percentagem dos tratamentos antibioticos / antiparasitários humanos sofre de interação com a presença de sais e metais pelo que extrapolei a explicação.

 

cumprimentos

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  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Há uns valentes meses que não actualizo este aquário. Em parte porque não tenho tido muito tempo, mas também porque ele não tem evoluído muito por ai além. O planeamento com vista à montagem de um aquário de manutenção baixa-média cumpriu razoavelmente os objectivos... isto apesar de ter tido muitos problemas com BBAs nos últimos meses, provocadas por oscilações no fornecimento de co2 (deixei o aquário quase 1 mês sem co2, o que comprometeu severamente o seu desenvolvimento). Nas ultimas duas semanas optei por uma manutenção mais cuidada e estou já a começar a conseguir ganhar a luta às algas, muito graças ao meu amigo Flourish Excel e à água oxigenada.

 

Sem mais texto, fica apenas uma foto tirada à pressa, espero apresentar outras nas próximas semanas.

 

Evocao-26-04-2011.jpg

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  • 4 meses depois...

Esta montagem sofreu fortes alterações, e embora o hardscape e vivos sejam sensivelmente os mesmos, o aspecto geral é bastante diferente. A evolução também tem sido muito lenta uma vez que faço manutenções espaçadas, apenas alimento os peixes diariamente e faço 2-3 fertilizações semanais, com TPAs bimensais.

 

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