Areao vulcanico - pra futuro plantado


Fábio.R

Recommended Posts

Boa noite pessoal

 

Desde já nao sei se é aqui que devo colocar a minha duvida e se nao é desculpem!

 

Ora bem, eu estou inscrito em vários foruns e ja coloquei esta duvida la mas nao me sabem responder e talvez voces me ajudem.

 

Ou seja, o aquario que irei ter terá 80x40x55 e eu queria um plantado, e foi a uma loja onde o senhor me indicou areao vulcanico, pois ele disse que era muito bom, fertil e podia entrar em contacto com a agua, ele tambem disse que tinha no aquario dele!

 

Agora as perguntas sao as seguintes:

 

Voces conhecem o areao vulcanico?

 

É bom?

 

Recomendao?

 

Como é fertil e pelo o que o senhor diz é apenas preciso colocar o areao vulcanico...

 

Mas será que nao tenho de colocar nada por baixo dele para o crescimento das plantas?

 

Desde ja obrigado e deculpem alguma coisa!

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bem... vai aí alguma confusão. O areão vulcânico não é de todo fértil. Nem nada que se pareça ;)

 

É bom para o desenvolvimento das plantas, sim, mas é por ser poroso, o que permite a criação de zonas mais anaeróbias e com pH's mais baixos, propícias à absorção de nutrientes por parte das raízes das plantas. Mas de fértil não tem nada... é basalto, pura e simplesmente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Eu já mantive aquários plantados densos, só com areão vulcânico de granulometria de 2 a 3 mm de diâmetro, e com turfa gasta no fundo. Tens é de ter alguma experiência a fertilizar com líquidos.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Luis mas eu sou iniciante alias é o meu primeiro plantado!Seria melhor utilizar outro tipo de areao?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá fabio!

 

Olha eu tambem sou maçarico, ando nisto só á anito.

 

Tenho um aqua de 70lt (com silica), e 1 de 20lt que montei á pouco tempo com o dito basalto ou «rocha vulcanica» que temos muito aqui na Madeira.

 

Posso te dizer que para plantas é muito bom, ou pelo menos eu assim acho, mas é claro que só ele não faz milagres,

como disse, e bem, o luís.

 

Eu uso um fertelizante da Sera (liquido), mas da proxima vez que mexer no meu aqua de 70lt, digo-te já que vou mudar de silica para basalto.

Vou por o controverso «humos de minhoca», uma camada de silica, e depois o basalto, um pouco de co2 e Bum...Chocapic loool (brincadeirinha) - e fico com um aqua para um bom plantado...ou pelo menos assim espero.

 

Mas...isto é apenas a opinião de «maçarico»!loool

 

Um Abraço

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno, eu tambem estava a pensar usar o humus de minhoca e depois com a camada inerte e depois o areao vulcanico assim nao teria que usar fertelizantes ne?

 

Pelo menos por algum tempo certo?

 

O aquario terá 160L brutos mais ou menos e 142L liquidos e eu precisava mesmo de saber essas coisas porque pelo que parece so mesmo na nossa terra (PORTUGAL) é que ha o areao vulcanico!

 

Acho que vou seguir o teu conselho Bruno!

 

PS: alguem tem mais alguma opiniao sobre o areao?

 

Obrigado

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

Pois Luis mas eu sou iniciante alias é o meu primeiro plantado!Seria melhor utilizar outro tipo de areao?

Sim... mas eu quando disse que andava aí uma confusão, não é por tua culpa, é mesmo na cabeça da pessoa que te disse isso :)

 

Quanto a usares outro tipo de areão, como estás a iniciar-te em aquários plantados, o que posso sugerir é Akadama ou um substracto específico de marca, tipo da Elos, ADA ou JBL. Todos eles são argilas expandidas como a Akadama, mas têm a vantagem de ser um pouco mais rijos e já virem lavados. A Akadama suja um pouco a água nos primeiros dias devido à infinidade de partículas mais pequenas, que podes entender como sendo akadama desfeita. Outra grande vantagem, é que ,regra geral, todos os substractos de marca têm granulometris mais pequena que a Akadama, o que faz com que seja mais fácil para plantar.

 

Obrigado Bruno, eu tambem estava a pensar usar o humus de minhoca e depois com a camada inerte e depois o areao vulcanico assim nao teria que usar fertelizantes ne?

Terás sempre que utilizar fertilizantes... obviamente que não em tão grande quantidade como num aquário sem substracto fértil. Porquê? As pessoas quase sempre se esquecem que apesar das plantas poderem absorver nutrientes pela raíz, se houver um desequilíbrio dos nutrientes na coluna de água, a probabilidade das algas aparecerem é maior. Ou seja, as plantas continuam a absorver pela raíz pois têm todos os nutrientes disponíveis, mas na coluna de água falta qualquer coisa, o que faz com que apareçam algas...

 

Pelo menos por algum tempo certo?

Ao início não tens que te preocupar muito... mas passado 1~2 meses, talvez possas ter que fertilizar a coluna de água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luis, vou tentar fazer isso mas eu estou desempregado logo o dinheiro para isto é muito pouco!

 

Entao vamos esclarecer as coisas

 

Para substrato akadama ou areao vulcanico com fertelizantes...posso colocar algo como tetra floradepot em baixo do areao vulcanico ou nao será necessário?

 

Outra questao que coloco ja aqui que é para nao andar a criar muitos topicos.

 

Tenho um bonsai da minha namorada, que morreu, posso coloca-lo no aquario?

 

Com que tratamentos?

 

Em media quanto é que gastam para um aquario de 142L liquidos 80x40x55?

 

Obrigado

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pessoal aqui está o meu aquario e o areao vulcanico!

 

37842903.jpg

Acho que ele é muito bonito!

 

E agora o famoso areao vulcanico:

64192347.jpg

 

O que acham do aquario mas principalmente do areao vulcanico?

 

So irei colocar o areao vulcanico para as plantas...será que da?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal se poderem ajudar o mais rapido possivel agradecia porque irei á loja amanha e queria saber a vossa opiniao!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao "novo" forum.

 

Isso parece-me areão de rio e dará para plantares as tuas plantas, no entanto não é fertil, pelo que necessitarás de fornecer às plantas todos os nutrientes necessários, tal como até já te foi respondido.

 

Lembro ainda que não só de substrato fertil vivem as plantas, pelo que a iluminação desempenha um papel funcamental para o desenvolvimento das tuas plantas.

 

Atenção, pois ás plantas que compres, pois podem ter exigências acima do normal no que diz respeito à iluminação.

 

Tenta planificar o máximo daquilo que queres para depois veres a disponibilidade na tua loja bem como se o teu aquário está preparado para receber as plantas.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aquario so tem 3 lampadas de 20W o que da num total 60W e ainda tem refletores mesmo assim irei optar por um low-tech, com plantas pouco exigentes na media de 0,2W a 0,6W por litro!

 

Aqui está a minha lista de plantas low-tech de momento:

 

ELEOCHARIS ACICULARIS

HYGROPHILA POLYSPERMA

BACOPA AMPLEXICAULIS

 

e ainda queria colocar a cabomba caroliniana mas acho que é um pouco exigente...quanto ao areao vulcanico irei tirar uma foto mais de perto para verem como ele é.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Queria saber se o areao vulcanico consegue tapar a TETRAPLANT COMPLETE SUBSTRACT sem deixar que venha para a coluna de agua pois o areao vulcanico tem os graus muito pequenos, 2mm a 4mm...isso dá para tapar a tetraplant complete substract?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal aqui está duas fotos de perto do areao vulcanico para me ajudarem a responder se da para o tetra plant complete substract...

 

86107704.jpg

 

87374484.jpg

 

Acham que isto tapa aquilo da tetra?

 

Ou posso so optar pelo o areao e depois ir fertelizando?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais