Iluminação


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho um aqua de 100x30x40, onde coloquei 2 anubias nana, 1elodea e 2 plantas mais altas com folhas largas e caula grande, cujo nome não sei, para tapar o filtro e termómetro. Adicionei substrato fértil e coloco fertilizante uma vez por mês consoante as instruções deste.

Com 2 semanas as plantas " sem nome" começaram a ganhar umas pintas castanhas e as anubias encorrilhadas. Fui a Portugal passar 2 semanas de férias e trouxe uma T8 sera daylight precision de 30w, pois tinha uma lâmpada manhosa de 30w das que colocam os construtores de aquas para pouparem dinheiro. Como o meu candeeiro só tinha uma lâmpada fui ao electricista e comprei um balastro electrónico para adicionar a lâmpada da cera á “manhosa”. Quando cheguei a casa em vez de pintas já tinha as pontas das folhas castanhas, então meti mão á obra e redimensionei o meu candeeiro, quando chego ao fim da instalação a lâmpada “manhosa” já só dava rosa, (a cera daylight tem de facto uma iluminação fantástica), então pensei, tanto trabalho para ficar novamente com uma lâmpada? E fui á loja de aquariofilia onde costumo comprar as coisas, (é que aqui em Andorra só há 2 lojas de aquariofilia, em que uma tem aquários sem peixes com água á 30 anos, dito pelo Sr. da loja, e a outra até é credível com peixes jeitosos e saudáveis, bem tratados, só é pena o Sr. achar que sabe tudo mas pronto, menos mal), para comprar uma lâmpada, este só tinha T8 denominada por Supral accent light de 30w que nem alusão faz aos kelvins, Diz ele: (aqui usa-se disto pra tudo).

Com 2 lâmpadas reduzi de 8h para 6h e agora parece-me ter iluminação a mais para as plantas que tenho e para as dimensões do meu aqua, principalmente á altura e largura. Acham que deveria remover a supral e deixar a cera ou fica assim?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Em principio o problema não é a iluminação, estás muito abaixo do recomendado.

O facto de terem aparecido algas é porque existe algum desequilibrio que se manifesta com a alteração das lampadas.

Vai á secção das plantas-algas! existem lá topicos detalhados sobre a materia e o que fazer nestas situações. É necessário conhecer o tipo de alga que surge para conhecer a causa e a solução a adoptar.

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"O facto de terem aparecido algas é porque existe algum desequilibrio que se manifesta com a alteração das lampadas."

 

Algas? Não me parece, não vejo nada no aqua que me leve a pensar que tenho algas. Tenho é pontas castanhas de secas como quando as plantas começam a morrer.

Este problema não tem nada a vêr com a alteração das lâmpadas, já estava assim antes de ter mexido,

 

"Em principio o problema não é a iluminação, estás muito abaixo do recomendado."

 

Depende, agora tenho 60w, sem co2 e se considerar a teoria dos aqua low tech, logo 100l dá 39w, até tenho a mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As folhas com manchas castanhas pode ser falta de potássio!

 

Mas o fertilizante é para isso, tem todos os nutrientes que as plantas necessitam, ou não? é aque a elodea está bem, bonita a crescer e bem enrraizada.

 

Vou ver se era da iluminação, a minha duvida é se tenho luz artificial a mais, uma vez que o meu aqua é mais virado para low tech.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai a secção que te foi recomendado e ver se tens lá a solução para o teu problema. eu tb aponto para falta de algum nutriente..

 

em todo o caso uma foto ajuda bastante a seres ajudado.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei porque motivo pensei que estavas a falar de algas... Desculpa o equivoco!

O problema pode estar realmente na fertilização.

Quanto ás contas de luz: Para começar nunca mencionaste na descrição inicial que se tratava de um low tech.

Tudo depende das plantas em causa e das necessidades de cada uma, o facto de ser low tech não lhes retira necessidades; há que escolher as plantas adequadas. Mas se estã tudo bem eu aconselhava a manter e apostava na fertilização. Podes sempre experimentar depois da fertilização retirar uma lampada e ver como se portavam as plantas...

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai a secção que te foi recomendado e ver se tens lá a solução para o teu problema. eu tb aponto para falta de algum nutriente..

 

em todo o caso uma foto ajuda bastante a seres ajudado.. ;)

 

 

Já fui Rui, mesmo antes de abrir este tópico, e as situações identicas que lá vi era iluminação. Contudo vou ver se consigo colocar uma foto.

Gostava de saber a vossa opiniao em relação á iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei porque motivo pensei que estavas a falar de algas... Desculpa o equivoco!

O problema pode estar realmente na fertilização.

Quanto ás contas de luz: Para começar nunca mencionaste na descrição inicial que se tratava de um low tech.

Tudo depende das plantas em causa e das necessidades de cada uma, o facto de ser low tech não lhes retira necessidades; há que escolher as plantas adequadas. Mas se estã tudo bem eu aconselhava a manter e apostava na fertilização. Podes sempre experimentar depois da fertilização retirar uma lampada e ver como se portavam as plantas...

 

 

Ora essa, não tens nada que pedir desculpa, eu estou aqui para aprender porque entendo que ninguem sabe tudo, e além do mais equivocos são perfeitamente naturais.

 

Não disse nada Ruy poque na minha maneiro de vêr não é um low tow puro, ou seja não segue á risca o conçeito de low tech, mas está mais pra í virado porque só tem substracto fertil e fertilizante, sem co2 e outras coisas, e a iluminação agora também tá mais longe do low tech com 60w longe do 39w de low tech, entendes, mas desculpa se te confundi de alguma maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As folhas com manchas castanhas pode ser falta de potássio!

 

Mas o fertilizante é para isso, tem todos os nutrientes que as plantas necessitam, ou não? é aque a elodea está bem, bonita a crescer e bem enrraizada.

...

 

Nem todos os fertilizantes têm os nutrientes todos. Alguns têm apenas micronutrientes e outros macronutrientes.

Qual é o que usas?

 

A elódea está a crescer bem porque é a menos exigente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Alguns fertilizantes da SERA e da TETRA não têm potássio, apenas Micros. Vê na composição se tem potássio, apesar da carência deste nutriente normalmente manifestar-se com a presença de buracos nas folhas.

 

Essa planta que não sabes o nome é uma Echinodorus aquartica ou Echinodorus bleheri. Essa planta retira a maior parte dos nutrientes do substrato, portanto se não tens substrato fértil convinha colocares uma pastilhas fertilizantes perto da raiz. E a Anúbia não deve estar enterrada no substrato, deve estar amarrada a algum tronco ou pedra.

 

Eu deixava os 60W de luz.

 

As plantas necessitam de algum tempo de adaptação. Muitas chegam mesmo a definhar, para depois rebentarem adaptadas às novas condições.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua "planta sem nome" é quase de certeza da família das echinodorus. Para ser assim tão grande deve ser uma Echinodorus barthii (confirma aqui). Ou talvez uma Echinodorus foxtail.

 

Se a introduziste há pouco tempo no aquario é mais ou menos compreensivel ela estar assim. Eu tambem tenho uma echinodorus (uruguayensis ou cordifolius) q é parecida com a tua e quando a pus no aquario perdi quase metade das folhas. 3 das folhas que sobreviveram estão 2 delas amarelas e a desfazerem-se e a outra está a ficar como a tua, castanha nas pontas e a alastrar. Suponho que passam por uma fase sensivel de adaptação. Mas entretanto já nasceram o dobro de folhas novas e mal estas folhas mais velhas se decompuserem ou cairem fico com uma planta linda!

 

Aliás, pelo que vejo das tuas fotografias nem todas estão mal... Podaste as raizes antes de as enterrar?

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi a tua descrição que me confundiu, eu é que andava a ler vários tópicos...

Como o Homosapiens referiu, alguns fertilizantes da Tetra e Sera não contêm potassio porque se trata de um kit, isto é, no caso da Sera tens que comprar o Florena, Flore Plus, Florenette A/Florenette(pastilhas), Daydrops.

Apenas com todos estes produtos poderás obter uma fertilização completa, adquirindo um ficas com uma carencia em tudo o resto. È necessário ter muita atenção na descrição da composição dos fertelizantes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos,

 

Então é assim:

 

O substracto é fertil,

Pode não parecer mas as anubias estão amarradas a pedras, tem é um pouco de substracto por cima das raizes,

Não podei as raizes pois eram pequenas e tive medo de fazer asneiras, é a primeira vez que tenho plantas naturais,

As plantas tem tres semanas,

O fertilizante, bem... É Tetra Plant Flora Pride, não faz alusão no rotulo aos nutrientes, só tem as instruções de utilização e diz que tem oleo elementos e substancias nutrirtivas essenciais, também já fui ao site deles mas o produto não existe, que banhada e o pior é que aqui não há mais nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como referi isso funciona por kits...

Manda vir, nem que seja do ebay.

Aconselho no teu caso um fertilizante tudo em um, experimenta:

Tropica Plant Nutrition Liquid para uma fertilização semanal ou diaria

Tropica Plant Nutrition Capsules + para uma fertilização mais espacada no tempo

Não te vais arrepender!

 

Há contudo outras marcas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como referi isso funciona por kits...

Manda vir, nem que seja do ebay.

Aconselho no teu caso um fertilizante tudo em um, experimenta:

Tropica Plant Nutrition Liquid para uma fertilização semanal ou diaria

Tropica Plant Nutrition Capsules + para uma fertilização mais espacada no tempo

Não te vais arrepender!

 

Há contudo outras marcas...

 

 

Então um deles é completo certo? com um deles fico servido sem precisar de mais nada? e o que tenho vai pro lixo.

Estando tu a falar deste negócio: http://www.pet4you.net/index.php/peixes/ag...ion-liquid.html

Editado por nazarethy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os da Tropica que referi são completos, os chamados tudo em 1.

1 é liquido e o outro em capsulas, é aconselhado de acordo com a frequecia de fertilização que pretendes: http://www.tropica.com/aquacare.aspx

O que tens (Tetra) só funciona se comprares o resto do kit, ainda assim não chega aos calcanhares da tropica.

Outra marca conhecida pela sua qualidade é a Seachem com o seu flourish: http://www.pet4you.net/index.php/peixes/ag...m-flourish.html

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os da Tropica que referi são completos, os chamados tudo em 1.

1 é liquido e o outro em capsulas, é aconselhado de acordo com a frequecia de fertilização que pretendes: http://www.tropica.com/aquacare.aspx

O que tens (Tetra) só funciona se comprares o resto do kit, ainda assim não chega aos calcanhares da tropica.

Outra marca conhecida pela sua qualidade é a Seachem com o seu flourish: http://www.pet4you.net/index.php/peixes/ag...m-flourish.html

 

 

Bom, então qual deles me aconselhas no meu caso, é que não conheço nenhum dos 2, este: [http://www.pet4you.net/index.php/peixes/agua-doce/plantas/fertilizantes-liquidos/tropica-aquacare-plant-nutrition-liquid.html],

ou

 

[ http://www.pet4you.net/index.php/peixes/ag...m-flourish.html]?

 

Sem querer abusar sabes se a pet envia isto paa andorra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te quero influenciar na escolha da marca, mas os da tropica são mais concentrados.

Não faço ideia se a pet4you envia, não sou cliente deles. Mas provavelmente enviam, isto se pagares os portes. Procura num site espanhol ou françês, fica mais perto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te quero influenciar na escolha da marca, mas os da tropica são mais concentrados.

Não faço ideia se a pet4you envia, não sou cliente deles. Mas provavelmente enviam, isto se pagares os portes. Procura num site espanhol ou françês, fica mais perto.

 

 

Vou mandar vir isso. Obrigado Ruy e aos outros também, contudo fos-te uma grande ajuda, não tinha a noção que tenho agora sobre fertilizantes e a sua composição, depois posto aqui o resultado com fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fertilização não é fácil, mas o maior problema a meu ver é a informação deficiente (ou a falta dela) que circula... È dificil ficar informado de forma esclarecida, é tudo muito confuso porque todos dão a sua opinão e muitos não percebem que não passa disso mesmo, a sua opinião. Espero ter ajudado a simplificar a coisa.

Os fertilizantes que referi têm a vantagem de conter já tudo, bem mais fácil que comprar os nutrientes separados e achar a quantidade correcta a introduzir... Cada aquario é um caso particular que tem necessidades unicas o que pode levar a que seja necessário adicionar mais quantidade de algum nutriente porque existem plantas mais exisgentes que outras... mas isso verificas pelo comportmaneto das mesmas...

Mas devo dizer já que a fertilização separada em pó é mais barata, faz toda a diferença para aquarios acima dos 200litros.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.