contruçao de sump , ajuda


Recommended Posts

boa noite a todos

é a primeira vez que vou construir uma sump

 

ja muito li e pesquisei e ideias nao me falta

pra começar pensei em aproveitar um aqua pequeno que tenho pra fazer a sump

o que me leva a algumas questoes

 

poderei colar vidro ou acrilico no interior do aqua pra fazer as separaçoes?

peno em fazer algo deste genero e com 3 compartimentos

1 pra colocar termometros e afins evitando assim tanta tralha dentro do aquario ja que so 3 ou 4 meses por ano utilizo termostato , assim como evota mexer muito dentro do aqua , tpa, e afins tb , e ainda serve de maternidade se tudo correr como previsto

outro pra saida com a bomba de circulaçao

e o outro pras materias filtrantes ao centro

 

 

este é o aquario

 

img00091201010080030.jpg

 

 

e este é o que se pretende adicionar em vidro ou podera ser acrilico?

 

 

sump.jpg

 

 

 

e sera mais ou menos isto

 

 

refugiumeq1.gif

 

o circuito sera basicamente uma destas , aguardo a melhor opçao e vossas opinioes ( fotos retiradas de um outro diy de um dos memrbos que agora nao me recordo quem foi :D espero nao haver incoveniente de ter copiado a foto pra servir de exemplo pra mim )

 

assim?

of2hd2.png

 

 

ou antes assim?

 

of2hd2.png

 

 

sera pra um aqua de ciclideos de :

110 cm largura

60 altura

50 comprimento

 

 

uma ajudinha aqui ao noob na materia ;)

 

cumps

 

nelsomsdias

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Qual é o débito que estás a prevêr utilizar para a bomba de retorno ? O teu aquário terá um volume bruto e água de 330 litros... Dizes que é um aquário para ciclideos... Vou assumir que serão Africanos. Nesse caso, a tua bomba deverá ter um débito, no mínimo, 5 vezes superior ao volume bruto, ou seja, ~ 1.500 ltr/h. Recomendo-te que, no mínimo, consideres uma bomba de 2.500 ltrs/h ou mesmo 3.000 ltrs/h, isto porque, como sabes, as bombas ao elevar água perdem causal. Mesmo que a bomba eleve água a 1 metro de altura (a distância entre a sump e o aquário), por exemplo, irá sempre perder algum caudal.

 

Esse aquário parece-me um daqueles kits Aquapor de 60 cms, correcto ? Se sim, isso leva ~ 54 ltrs de água, o que é muito pouco para servir de sump. A primeira sump que construí foi com um aquário desses e não chegou, pois a bomba ficava "seca" na sump. Vai por mim... Isso não vai chegar.

 

Agora, tentando responder às tuas perguntas:

 

poderei colar vidro ou acrilico no interior do aqua pra fazer as separaçoes?

 

Usa vidro colado com silicone. Sai mais barato que o acrílico. Pode ser vidro de 2 ou 3 mm de espessura.

 

sump.jpg

 

Bom, quanto aos "layouts" das sumps, cada um tem a sua opinião... Uns dizem assim, outros dizem assado... Não há fórmula mágica... Posso dar-te a minha opinião sobre o teu "layout"... Esse compartimento da direita não vai ter utilidade nenhuma assim como está... Para mais, vai trazer-te problemas na manutenção do nível da sump, principalmente se a sump for pequena... Em vez da "parede" começar por baixo, começa-a por cima (como a divisória do meio) mas 2 cms abaixo do topo do aquário, percebes ? Assim forças a água que entra na sump a passar por baixo da 1ª divisória, onde podes logo meter no fundo uma esponja grossa para a 1ª filtragem mecânica. Porquê os 2 cms de margem da divisória desde o topo da sump ? Se a esponja entupir, o nível de água no compartimento da direita vai subir... Se colasses a divisória mesmo à face do topo da sump, transbordaria. Com a divisória colada 2 cms abaixo do topo, a água vai passar para o compartimento do meio, não transbordando, topas ?

 

Deixo-te aqui um site com ideias para "layouts" de sumps... lê com atenção toda a secção... o homem percebe de sumps.

 

http://www.melevsreef.com/allmysumps.html

 

assim?

of2hd2.png

 

 

ou antes assim?

 

of2hd2.png

 

Bom, outra questão transcendental... Uns vão dizer-te que é a primeira opção... outros vão dizer-te que é melhor a 2ª opção. A segunda opção faz escumação à superficie, pois a água é recolhida na superficie do aquário. É boa para evitar o "efeito gordura" (superficie da água com uma película que parece gordura) no aquário, mas não é tão bom para recolher os dejectos dos peixes que têm tendência a acomular-se no fundo. Para isso é melhor a 1ª opção. Para mim, é melhor a 1ª opção, se a combinares com uma bomba de fluxo (daquelas que se usam agora no aquário só para movimentar a água) estratégicamente colocada para "empurrar" os dejectos para a zona do tubo "chupador" de água para a sump... Mas isto é a minha opinião. Haverá outras.

 

Dá uma olhada no site e depois trocamos mais umas ideias sobre o assunto.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Filipe Almeida

 

obrigado pela opiniao

 

o aqua tera cerca dos 250 a 280 litros agua e sera um malawy , inicialmente tenho 2 bombas preparadas pro efeito que debitam a volta dos 2000 l\h a sump ira ficar quase ao nivel da agua do aqua , num movel mesmo ao lado do aqua logo ira exercer menos pressao .

sim é um aqua de cerca de 60 litros

humm, o facto de nao chegar estes 54 ltrs , achas ouco pra um aqua desta litragem ou pouco pra uma sump? ja vi sumps de 30 litros e funcionavam dai tentar aproveitar este aqua , como disse o que sei de sumps foi por ler foruns afora e sites do genero , relativamente a sump ficar seca , nao entendi a coisa mas sera que aumentar a zona de saida de agua nao evita a sump ficar seca? sempre deixando a margem tanto pra sump nao encher ao maximo como o aqua em si pra nao haver transbordamento em nenhum dos dois

 

 

relativamente ao compartimento da direita e vendo a gravidade a funcionar presumo que tenhas razao ,e sim topo , boa visao :) quem sabe sabe :?:

 

e das fotos que apresentei tb pensei na 1º como melhor opçao mesmo pelo facto de aspirar directamente mais proximo do fundo , mas é smepre bopm ter opinioes de quem tem pratica na coisa.

 

depois de ir ao site indicado fiquei curioso!! o homem na sabe fazer coisas simples? mas la que tem jeito pra coisa , isso tem ...

 

 

noto que o autor do site deixa semrpe a area do centro rpa saida de agua pro aqua e a area de entrada de agua na sump como refugio

baralha me as contas

eu pensava em algo do genero:

 

3 divisoes

1ª da esquerda -de saida

2ª -centro - filtragens

3ª direita entrada de agua

 

o refugio pra filhotes seria ou na 1ª ou na 3ª divisao

 

finalizando

 

a entrada de agua da primeira divisao , à esquerda ficara como referiu acima vidro\acrilico com 2 cm acima do fundo e 2 cm abaixo do topo do vidro

 

assim como os outros tb irao mudar de local

devo deixar uma area maior pra entrada de agua ? ou manter a divisao da saida de agua com um tamanho maior?

 

 

ja agora se um filtro externo de 1000 lt/h era suficiente neste aquario pra manter a agua limpida este aqua nao sera suficiente pra manter a agua limpa assim como guardar todos os utensilios que pretendo? fiquei a pensar na frase em que refere que este s 54 litros nao sejam suficientes...

 

cumps

 

 

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Filipe Almeida

 

obrigado pela opiniao

 

o aqua tera cerca dos 250 a 280 litros agua e sera um malawy , inicialmente tenho 2 bombas preparadas pro efeito que debitam a volta dos 2000 l\h a sump ira ficar quase ao nivel da agua do aqua , num movel mesmo ao lado do aqua logo ira exercer menos pressao .

sim é um aqua de cerca de 60 litros

 

Bem... agora ainda me deste mais peso aos meus argumentos... com um tamanho desses para a sump que, para mais, não vai ficar ao nível do chão mas sim quase ao nível do aquário, é que nem penses que chega! vai por mim! vais gastar dinheiro a fazer isso tudo e depois vais-me dar razão. É muito pouco volume de água. Lembra-te que, quanto mais alta está a sump menor é a força exercida pela gravidade na queda de água, resultando numa redução drástica do fluxo de saida do aquário para a sump. Na minha opinião, podes esquecer... Acho que nem com uma sump com capacidade para o dobro da água te safavas. ;)

 

humm, o facto de nao chegar estes 54 ltrs , achas ouco pra um aqua desta litragem ou pouco pra uma sump?

 

Acho pouco para uma sump a dar suporte a um aqua dessa litragem.

 

ja vi sumps de 30 litros e funcionavam dai tentar aproveitar este aqua , como disse o que sei de sumps foi por ler foruns afora e sites do genero , relativamente a sump ficar seca , nao entendi a coisa mas sera que aumentar a zona de saida de agua nao evita a sump ficar seca? sempre deixando a margem tanto pra sump nao encher ao maximo como o aqua em si pra nao haver transbordamento em nenhum dos dois

 

Repara, uma bomba de 2.000 ltrs/h suga 50 ltrs enquanto o diabo esfrega um olho ;) para que a bomba não fique a trabalhar em seco (ou seja, não falte a água no compartimento da sump onde está a bomba) é preciso que, nessa unidade de tempo, venham os 50 ltrs de volta do aquário para a sump. Em normal funcionamento da sump, duas coisas acontecem:

 

1) Para que o débito de saída do aqua para a sump seja suficiente, a água no aquário tem de estar uns centimetros acima do nível do sifão, para que o seu "peso" e a força da gravidade se encarreguem desse fluxo. Esses "centimetros a mais" são, nesse aquário, mais do que 54 litros, seguramente.

2) Se acrescentares água ao aquário para que o sifão tenha "força" suficiente para a sump não secar, vais inundar a sump quando faltar a electricidade, pois, se a bomba deixar de tirar água, os "centimetros a mais" do aquário vão fazer transbordar a sump.

 

De qualquer forma, tudo depende muito do layout interno da sump. Mas não creio que consigas construir nada eficáz (em termos de filtragem biológica e mecânica) com uma sump desse tamanho. Já que já tens as bombas, faz o seguinte teste antes de gastares dinheiro:

 

Não faças divisão nenhuma na sump. Coloca a bomba lá dentro com o tubo de volta para o aquário. Liga o aquário à sump com um tubo sifão (não precisa de ser um sifão como o sifão dos teus bonecos, basta uns bocados de mangueira "ferrados" entre os dois. Coloca este sifão a funcionar. Quando a sump estiver quase cheia, liga a electricidade da bomba.

Algo mágico vai acontecer... Vais dar-me razão ;):) Vais ver que a bomba tira água mais rápidamente do que a que o sifão trás do aquário. Este teste prova-te o que te digo. O tamanho da sump é insuficiente.

 

 

depois de ir ao site indicado fiquei curioso!! o homem na sabe fazer coisas simples? mas la que tem jeito pra coisa , isso tem ...

 

Sim, para mim é complicado demais... Mas ele explica os conceitos e dá para tirar boas ideias.

 

eu pensava em algo do genero:

 

3 divisoes

1ª da esquerda -de saida

2ª -centro - filtragens

3ª direita entrada de agua

 

o refugio pra filhotes seria ou na 1ª ou na 3ª divisao

 

Preferencialmente na 3ª divisão (entrada de água). Na 1ª divisão (saída de água) ainda tinhas de arranjar maneira dos peixes não serem sugados pela bomba.

 

 

 

 

devo deixar uma area maior pra entrada de agua ? ou manter a divisao da saida de agua com um tamanho maior?

 

Lá está... tudo depende da capacidade e layout da sump. No teu caso, eu apostaria em deixar maior a divisão de saída de água, onde fica a bomba.

 

 

ja agora se um filtro externo de 1000 lt/h era suficiente neste aquario pra manter a agua limpida este aqua nao sera suficiente pra manter a agua limpa assim como guardar todos os utensilios que pretendo? fiquei a pensar na frase em que refere que este s 54 litros nao sejam suficientes...

 

Se conseguires fazer passar 2.000 ou 3.000 ltrs/h por essa sump sem problemas, é suficiente. O que digo é que não vais conseguir :)

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pronto

desta que me matas te

 

tenho opçao de colocar a sump no chao , debaixo do aqua assim como ao lado

pensei na melhor opçao ao lado num a bancada que aguenta o peso mesmo cheio de agua , mas ca esta tenho hipotese de colocar por baixo do aqua

vou testaa com agua e ver no que da entao hehe

nao que eu seja teimoso mas na pratoica irei entender melhor os senaos da coisa

 

entao a questao prende se a eu nao conseguir um fluxo de cerca de 2000 l\h e a agua de entrada na sump ser nesse memso nivel , pelo que percebi

pois se conseguir esse fluxo penso que seja suficiente

agora se for esse o caso é so chegar a um esquema ideal , se existir lol

o que um gajo faz pra poupar uns trocos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testa lá isso e depois diz o resultado.

 

Esqueci-me de te referir uma coisa... tenho um aquario de 120x40x60 (aprox. 280 ltrs/brutos) onde testei a primeira sump que fiz (a tal com o kit aquapor de 60 igual ao teu). a sump está colocada no chão, por baixo do aquário. Como te disse, depressa concluí que o kit aquapor não dava. Actualmente o aquário está a funcionar com uma sump feita por mim e que leva cerca de 100 ltrs de água. E olha que, mesmo assim, se me descuido e não reponho água evaporada, no verão a sump seca-se em 3 ou 4 dias! parece impossível mas é verdade. Também conta o facto de eu não tapar os aquários, claro! a evaporação é maior.

 

Há quem diga que, como regra, a sump deve ser capaz de levar cerca de metade do volume total da água do aquário... Não sou tão radical, acho que depende do seu layout interno.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se tudo depende do tamanho poderei fazer a sump num aqua de 80 litros que tb ca tenho ai ganharia mais litragem e tb poderei optar por coloca lo ao lado ou debaixo do aqua , sao hipoteses validas

a ideia ao abrir este topico é de os entendidos , como o Filipe , que me ajudem na melhor opçao possivel dentro das minhas hipoteses , logico que aceitarei todas as opinioes e te las ei em conta , e pelo que o Filipe me diz creio que tenha a sua cota parte de experiencia :P

nada me valia pedir aqui opinioes e nao as ter em conta seria um absurdo e arrogancia minha lol , sendo que ja que vou investir uns trocos e algum tempo pra fazer a coisa que seja como deve ser e que aprenda tb com os erros e experiencias de outros . assim sendo vou pensar seriamente em fazer o aqua de 80 litros

em principio hoje ainda irei comprar tubagens pra começar a trabalhar a coisa mais a serio .

 

 

obrigado pelas dicas Filipe Almeida

bom dia a todos

 

Nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

conforme reparei aqui numa situaçao neste topico o problema que ocorre foi o compartimento de saida de agua da sump ficar seco por ser pequeno

 

link

 

como podemos nos equacionar a litragem minima necessria pra uma sump nao ficar vazia ou transbordar?

 

o sistema de overflow é realmente fiavel?

e qual dos dois , por sistema ladrao ou por sifao?

 

 

ja que so retorna ao aqua , a agua que vem da sump e e so entra na sump a agua ate ao nivel escolhido por nos diria que o ladrao é viavel e a escolha acertada

mas sera mesmo?

 

e qual das 2 opçoes é a mais viavel e fiavel?

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver se te consigo ajudar...

 

ola

 

conforme reparei aqui numa situaçao neste topico o problema que ocorre foi o compartimento de saida de agua da sump ficar seco por ser pequeno

 

link

 

Cá está o efeito que te descrevia... A bomba seca porque o débito da bomba é maior que o débito aquário->sump. Até pode nem ser um problema de diferença de débitos, mas sim um problema do layout interno da sump. Tens que pensar que cada divisória ao alto, das que começam de baixo e vão até cima limita o nível de água na sump e retarda o circuito de água dentro da sump... Espera, isto é difícil de explicar sem fotos... ora aqui vai um exemplo da minha 1ª sump que ainda hoje funciona (mas não a tomes como exemplo):

 

Pic_4802_8.jpg

 

Ora vamos cá... à esquerda é a entrada de água vinda do aquário. Passa por esponjas grossas, cerâmicas e leca. Sai pelo fundo para a parte central. A parte central é o refúgio, onde agora até tenho um peixe de castigo :). O refúgio tem coral moído (bom para aumentar o PH nos aquarios de CA's). O vidro da direita parte do fundo... a altura do vidro dita o nível no refúgio, claro! Encavalitado no vidro tenho lã filtrante.. Foi um estrategema que arranjei e que dá bons resultados... como fica à superficie limpa muito bem particulas. Mas é um método pouco ortodoxo. :D No compartimento da direita está a bomba de retorno de água ao aquário.

 

Esta sump é muito simples... Quando a fiz não percebia patavina do assunto e queria que tivesse um refúgio com dimensões razoáveis. Apesar de ser simples, vês onde está o erro de concepção ?

 

Pois é... na altura do vidro do compartimento da direita. Ficou muito alto. Quando mais alto fôr mais alto será o nível no refúgio (consequentemente mais água no refúgio) e mais tempo vai demorar a água a chegar ao compartimento da direita, secando a bomba. Na foto, vês onde está o nível de água à direita ? A margem é mínima... vai secar a bomba, e isso não queremos. Percebes porque digo que não é um problema de débitos, mas sim um problema de layout interno ? No meu caso, bastaria que o vidro tivesse 1 ou 2 cms a menos e já minimizava o problema.

 

E repara que estao quase 100 litros de água na sump... não é pouco!

 

como podemos nos equacionar a litragem minima necessria pra uma sump nao ficar vazia ou transbordar?

 

Não sou cientifico nisto, não te consigo responder. A malta diz que a sump deve ser capaz de levar metade da água...

 

o sistema de overflow é realmente fiavel?

 

Bom, vou dar-te uma resposta que reflecte a minha opinião... haverá quem te dê outras... Eu não gosto de overflows... Se são fiáveis ? feitos como deve de ser, são! Mas têm sempre um limite em relação ao débito de água que proporcionam... Sinceramente, prefiro o furo no aquário ou uma coluna seca...

 

e qual dos dois , por sistema ladrao ou por sifao?

 

Estás meio baralhado... ora vamos lá tentar explicar... Por sifão ou queda funciona qualquer transporte de água do aquário para a sump... O que nós chamamos de Sistema ladrão ou "tubo ladrão" é um sistema redundante destinado a evitar que o aquário transborde se o furo pelo qual está a passar a água do aquário para a sump entupir (lixo, sujidade, folhas, etc).

Vou tentar procurar uma foto na net para te ilustrar...

 

Ora cá está um exemplo perfeito... Agradecendo ao autor e mantendo os créditos, cá vai:

 

aquario850L014.jpg

 

 

Este é um exemplo de uma coluna seca que fica fora do aquário na parte de trás do mesmo... A agua passa do aquário para aqui pelos rasgos no acrilico (chamado "pente") na parte de cima... Quando a água chegar ao nível do tubo grosso da esquerda, "cai" para a sump... O tubo fino do meio é o tudo de retorno de água, vindo da bomba da sump... Esta solução é interessante porque permite que o tubo passe dentro da coluna, concentrando entrada de água e saída de água no mesmo sítio, poupando espaço e Furos). Vês o tubo grosso da direita ? É o tubo Ladrão... Repara que é bem mais alto que o tubo da esquerda... porquê ? Se o tubo da esquerda, por alguma razão entupir, a água na coluna vai aumentar de nível... Se este tubo não existir, pode transbordar o aquário... Quando o nível chega ao tubo ladrão, a água "cai" para a sump... simples e eficáz, não ?

 

É um sistema redundante... o tubo ladrão, em normal funcionamento, está sempre seco... só escoa água quando o da esquerda entope.

 

Já tive uma coluna seca exactamente assim... Agora dou-te a minha opinião... normalmente não uso Tubo ladrão... na foto, a tubagem PVC que vês (tubos grossos) é tubo de 50 mm... 50 mm de diámetro é uma brutalidade... Para fazer entupir um tubo de 50 mm é preciso muito!!!!!! Com tubagem deste diámetro, sinceramente, o tubo ladrão é um exagero! Mas, na teoria, as boas práticas dizem que se deve fazer exactamente assim.

 

Espero que a minha descrição tenha sido útil!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entendo : )

basicamente quanto mais se le mais confuso se fica quando se trata de algo que uns dizem assim outros assado , como referis te

 

no caso da tua sump

digamos que a minha ideia era mais ou menos essa , era nao , aidna +e lol

zonas de filtragem

zona de refugio onde possa colocar alevins

olhando pra tua sump verifica se de facto que a area de saida onde esta a bomba é bem pequena comparado com o restante talvez venha dai o factomde ficar rapidamente com pouc agua , nao sera?

 

pelo que li p overflow funciona por sistema ladrao ou por sifao

sifao ja li que complica caso o sifao entupa e ai da bronca portanto encostei me a ideia por ladrao que so envia a agua que esta acima desse nivel controlado pelos tubos ( altura de um dos tubos conforme :

 

sistema tubo

mas ai abaixo falas que sifao ou queda( overflow) o que ja me começa a baralhar as definiçoes que vou lendo lol

 

basicamente o meu desenho sera esse do llink que refiro acima

tentarei controlar o nivel da agua atraves deste pequeno detalhe aqui

 

 

suponhamos que do aqua deixarei 4 divisoes

entrando agua no sump pela direita com perlon ou o algodao e a agua ira dirigir se pro proximo compartimento por baixo deixando o vidro a 2 ou 3 cm do fundo e o mesmo do topo da sump

o proximo sera ja oposto a esse começando do fundo do aqua , levando aqui mais material pra filtragem , pedras , biobolas ou aifns do genero , no proximo compartimento levara vidro tb a 2 ou 3 cm do fundo e o mesmo no topo e outro vidro ao lado deste com uma diferença de uns 3 cm pra deste lado deixar como refugio e por fim uma area ai de 1\3 ou 1\4 do aqua pra zona de retorno da agua com bomba e os afins

ficando assim com 1 divisao entrada de ag8ua logo com filtragem pela la

outra divisao com filtragem pelas pedras\biobolas\ceramincas e afins

uma zona protegida pra refugio

e outra zona final pra saida da agua

 

as tubagens serao basicamente como estao nas fotos acima

estarei perto de estar corecto?

é que pelo que me dizes , filipe almeida, e pelo que li soa me que este pode funcionar e ter uma boa filtragem

agradecido pela paciencia hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olhando pra tua sump verifica se de facto que a area de saida onde esta a bomba é bem pequena comparado com o restante talvez venha dai o factomde ficar rapidamente com pouc agua , nao sera?

 

Foi um dos meus erros... Sim, o compartimento da direita é pequeno de mais, tendo em atenção que lá tenho uma Sicce Multi-4000 ltrs/h, aquilo seca num instante. Planeia um compartimento de saída maior, sim.

 

 

pelo que li p overflow funciona por sistema ladrao ou por sifao

sifao ja li que complica caso o sifao entupa e ai da bronca portanto encostei me a ideia por ladrao que so envia a agua que esta acima desse nivel controlado pelos tubos ( altura de um dos tubos conforme :

 

sistema tubo

mas ai abaixo falas que sifao ou queda( overflow) o que ja me começa a baralhar as definiçoes que vou lendo lol

 

LOL! Agora percebi a tua ideia... O que tú chamas de overflow por sifão é o que eu chamo de Overflow box... isto:

 

http://www.reefinglife.com.au/image.php?type=P&id=16487

 

certo ?

 

O tubo que apresentas e que funciona por níveis, eu não sei como se chama, mas o pessoal, por norma, não lhe chama overflow... Não interessa como se chama, acho que, das duas soluções, o tubo é a melhor. Nunca construí um mas já os vi a funcionar... lê e pergunta qual o diâmetro do tubo aconselhado... se o diámetro for pouco, isso depois não vai ter o débito de água que precisas...

 

basicamente o meu desenho sera esse do llink que refiro acima

tentarei controlar o nivel da agua atraves deste pequeno detalhe aqui

 

uhmmm! brilhante! nunca me tinha passado pela marmita! ;) :D Simples e eficáz! O único senão que vejo é o de poderes ter dificuldade em isolar a rosca para que não pingue, mas com bom bocado de fita de teflon dos canalizadores, deves vedar isso bem!

 

 

suponhamos que do aqua deixarei 4 divisoes

entrando agua no sump pela direita com perlon ou o algodao e a agua ira dirigir se pro proximo compartimento por baixo deixando o vidro a 2 ou 3 cm do fundo e o mesmo do topo da sump

o proximo sera ja oposto a esse começando do fundo do aqua , levando aqui mais material pra filtragem , pedras , biobolas ou aifns do genero , no proximo compartimento levara vidro tb a 2 ou 3 cm do fundo e o mesmo no topo e outro vidro ao lado deste com uma diferença de uns 3 cm pra deste lado deixar como refugio e por fim uma area ai de 1\3 ou 1\4 do aqua pra zona de retorno da agua com bomba e os afins

ficando assim com 1 divisao entrada de ag8ua logo com filtragem pela la

outra divisao com filtragem pelas pedras\biobolas\ceramincas e afins

uma zona protegida pra refugio

e outra zona final pra saida da agua

 

as tubagens serao basicamente como estao nas fotos acima

estarei perto de estar corecto?

 

Parece-me bem! Assim à primeira vista, não tem como não funcionar... só não funcionará se, como temos discutido, a sump for demasiado pequena... fora isso, parece-me que as divisórias da sump garantem uma boa filtragem... Dou-te só de conselho no compartimento da direita (entrada da água na sump, vinda do aquário), coloca logo em primeiro lugar uma esponja grossa cortada à medida... A esponja grossa vai logo reter as particulas maiores, evitando que elas prossigam para a zona da filtragem biológica... coloca a lã de filtragem mais à frente no circuito da água (talvez no 2º compartimento e imediatamente antes das ceramicas), para reter as particulas mais pequenas.

 

Parece-me bem! força aí no projecto e vai dando noticias dos resultados!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois a que falas é modelo comercial do overflow box

eu ano quero em box e sim em tubagem

o termo que tenho lido é de overflow , mas o sistema vai dar ao memso penso eu de que

a tubagem ira ter 4 cm e a que entera na sump ira ter 5 cm

pra ter a tal diferença e entrar ar e nao ferrar caso algo aconteça e pra ter o maximo de entrada de agua possivel na sump tb possivel ( a que estiver acima da linha de agua

o tal controlador manhoso

 

 

a ver vamos e ver se corre bem lololol

 

vou testar ja amanmha o primeiro aquario que falei o mais pequeno ao laod em em baixo do aqua e ver como se comporta em termos de caudal e depois com o maior e ver realmente a melhor opçao , eu preferoia o piqueno porque tenho planos pro maior mas o que tiver de ser sera :

 

obrigado ati pela grande ajuda que me tens dado

embor atenha pesquisado bastante muitas duvidas ficma sempre hehe

mais uma vez agradecido

irei postar aqui o que for fazendo pra ver se ta ok ou se correu mal hehe

 

abraço

 

Nelsom Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Nelson,

 

Não tens de agradecer. É para isso que cá estamos no forum, para partilhar o que sabemos e as experiências que temos.

 

Por muito que se leia sobre o assunto e por muitas explicações que nos dêem, enquanto não virmos as coisas a funcionar não entendemos a fundo como funcionam.

 

Deixo-te outra dica de que me lembrei agora... No overflow, planeia o tubo que entra na sump para ficar com a extremidade debaixo de água... diminui o barulho...

 

Outra solução é planeares a colocação de uma torneira em PVC o mais próximo possível da ponta final do tubo (lado da sump)... Assim, abrindo ou fechando a torneira consegues regular o débito da água aquário->sump e reduzir o barulho.

 

Outro pormenor que faz toda a diferença na dedução de ruído... no overflow, o tubo que colecta água no aquário, planeia-o com a "boca" virada para baixo e para ficar debaixo de água... Assim:

 

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS...YkpRfp6nzmOc2Q=

 

Força com o projecto!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

parece que canalizadores nesta zona ou estao cheios de trabalho ou entao quando sabem o que é pra fazer mandam me dar uma volta

so me falta a &)%&=&/ da chave pra fazer roscas no tudo

o tubo nao seria de pvs , iria ser daquele tubo de esgotos mais forte e grosso pra poder enroscar os t' e os joelhos

sera que posso fazer em pvc normal? nao estava a querer fazer desse modo com pvc ...

o tubo que colecta a agua esta planeado ficar dentro de agua mesmo e no fundo do aqua pra recolher a agua do fundo memso :) e sim ja li sobre isso e tens razao , vou deixar o tubo que chega a sump dentro de agua , pra reduzir o barulho

acho que sao as unicas alternativas que retiram ruido

se bem que o barulho da agua a cair me relaxa e bastante :)

 

 

hehe em breve novidades :)

 

ja fui a praia buscar areia , ja colei duas travessas no aqua que nunca levou , o quanto eu pedi pra nao estoirar hehe ,agua a ciclar com um filtro pequeno mas sempre da pra ir ciclando , e ja amanha ou durante o fim semana sera pra ir ate a praia buscar pedras , montes de pedras de todas as maneiras e feitos lol pra fazer 2 montes nos lados do aqua

como o tamanho nao é o ideal pra um malawi parece que tenho de fazer imensos espaços fechados aka tocas lol se bem que estou mais virado pra um mono especies ou poucas especies diferentes :)

e entretanto tentar achar um canalizador ou uma loja com a maldita chave de roscas :)pra terminar a sump e siga pra bingo hehehe

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisas da chave de roscas para aquela tua engenhoca do nível de água, não é ?

 

Porque para o resto, fica o conselho... Tubagem de PVC de colar (nada daquelas tubagens de esgoto de junção com uma anilha em borracha... nunca veda bem) e cola para PVC... depois de aplicar a cola e unir os materiais, ao fim de uns minutos está seco e aguenta uma pressão brutal! nunca descola nem dá dissabores!

 

Podes é ter dificuldade em encontrar tubagem de PVC de colar... normalmente só em lojas especializadas em tubagens de PVC.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem aqua ja cicla

fiz a engenhoca que falas de ligar pra testar o aqua pequeno dos 54 litros e sinceramente nao cheguei a conclusao nenhuma lol

fiz o meu limite com a mangueira de entrada na sump a altura da linha de agua , bomba pequena a trabalhar , mas so me da ideia de como funciona parcialmente , enfim , depois trabalho a sump melhor lol,

 

entao os tubos pvc que aceitam cola servem perfeitamente ? se sim amanha compro ja e faço a engenhoca porque sei onde ir buscar essa tubagem e ate ma cortam hehe drogarias familiares da nisso , afnal o comercio tradicional tem destas vantagens entre vendedor e consumidor banana rock

 

:twisted: humm uma luz ao fundo do tunel porque canalizador .. ta quieto lol

 

e sim a rosca essencialmente necessaria é pra tal engenhoca mas se for so mesmo essa rosca , o dono da loja faz me isso com uma mini chave

a diferença duma rosca pra 8 é muita heheh

 

grazie mais uma vez

acho que salvas te me o fim semana hehehhehehe

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HA HA HA HA HA HA AH HA

 

Malta, o que eu ja me ri com este topico !!!!

 

Bom, agora fora de brincadeiras, aprendi umas coisas valentes sobre sumps! Obrigado.

 

So ha uma coisa que nao entendi... na primeira sump do Filipe Almeida!

 

Caro Filipe, nao entendo porque e que diz que, colando o vidro de divisao da sump 2 cms mais a baixo, lhe ia resolver o problema de falta de caudal !?

A agua a passar seria sempre a mesma (o mesmo caudal)!? Portanto....

Desculpem, mas nao entendi mesmo. :)

 

Seja como for, este topico esta bom! Ou melhor, desculpem ter-me metido na vossa discussao ! :o

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem , pela hora do post da se lhe um desconto ,sr andre allen

riu se e aprendeu com este topico

imagino so ainda era mais basico que eu entao , é bom saber que ajudamos alguem , apareça semrpe

como ainda se fala aqui em " projecto" , " plano " esboços" seria dificil colocar aqui fotos mas deve haver por ai umas maquinas topo de gama que posam tirar fotos de algumas ideias que me veem a cabeça

ou neste momento é melhor nem tirar nenhunma pois daria confusao !!

apareça sempre , seria util acrescentar tb algo util mas desde que sirva pro sr aprender algo va aparecendo e divirta se !!

 

 

 

att

NELSOM DIAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao os tubos pvc que aceitam cola servem perfeitamente ? se sim amanha compro ja e faço a engenhoca porque sei onde ir buscar essa tubagem e ate ma cortam hehe drogarias familiares da nisso , afnal o comercio tradicional tem destas vantagens entre vendedor e consumidor icon_smile.gif

 

Nem penses noutra solução... PVC de colar! é a melhor coisa do mundo! lembra-te é que nunca mais dá para desmontar! LOL! Usa uma cola própria para PVC, ahhnn! Uma das mais conhecidas é a Tangit PVC-U. Aqui tens:

 

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT...rDqT77MsLfR4XA=

 

HA HA HA HA HA HA AH HA

 

Malta, o que eu ja me ri com este topico !!!!

 

Teve graça o tópico ? explica lá porquê :)

 

Caro Filipe, nao entendo porque e que diz que, colando o vidro de divisao da sump 2 cms mais a baixo, lhe ia resolver o problema de falta de caudal !?

A agua a passar seria sempre a mesma (o mesmo caudal)!? Portanto....

Desculpem, mas nao entendi mesmo. icon_sad.gif

 

Tens razão. A água a passar seria a mesma MAS o compartimento da direita teria mais água. Se reduzir a altura do vidro reduzo o nível de água no compartimento central, certo ? Ora, para a mesma quantidade de água na sump, o compartimento da direita teria mais água... Não digo que resolvesse por completo o problema, mas minimizaria-o. Esta sump está estruturalmente errada... Mas agora com tudo a funcionar tenho preguiça de desmontar e descolar aquilo tudo para fazer como deve de ser. :o

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Obrigado pelo esclarecimento.

 

No entanto, acho que em vez de baixares o vidro da sua posiçao, poderias aumentar o diametro do tubo que traz agua do aqua para a sump - aumentando o caudal, conseguirias encher a sump.

Embora, vas sempre ter o estrangulamento na passagem da 2 para a 3 camara!

Entendo o que dizes, mas ao baixares o vidro vais retirar capacidade a sump! Afinal, acabas por conseguir ter la menos agua.

 

Bom, mas e como digo. Eu, sobre sumps ainda estou a aprender.

 

Quanto ao meu divertimento ao ler este topico, deve-se ao meu estado de espirito (principalmente), e a forma como foi escrito! Isto e, foi de uma forma "corrida", e despreocupada, em que se falou de coisas serias a brincar! Gosto de ler este tipo de textos, pois tornam-se menos "pesados" e mais "agradaveis" de ler.

 

Nao entendo o porque, da minha boa disposiçao, ter desencadeado respostas tao "desconfiadas" e negativas. Afinal, acabei por afirmar que aprendi bastante com o topico.

Alem disso, se o topico nao tem graça, nem e para rir (ou nao se pode rir), nao percebo o porque de tantos LoLs ao longo do texto.

 

Quanto as fotos, o que vai na cabeça, vai na cabeça.... mas, os exercicios, testes e ensaios que ja foram realizados, seria interessante mostra-los.

Apresento como exemplo, as diversas fotos que o Filipe colocou ajudaram bastante a entender o funcionamento e os "truques" das sumps!

 

Seja como for, a minha intervençao foi de uma forma positiva. Nao quis, nem quero, incomodar ninguem. Principalmente, quando me estao a ensinar umas coisas.

 

Obrigado e um bom dia.

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos

 

é sempre bem vindo allen :) falo por mim , acho que neste topico a ideia é mesmo aprender como construir uma sump e o sistema de overflow , seja com palavras tecnicas ou da forma mais basica e simples

nao me considero nenhum toto mas quando nao sei de algo tento aprender

na teoria a sump e o sistema de overflow é simples na pratica nao é tao simples assim

tou neste momento com as tubagens cortadas , e o sistema montado mas ta complicado afinar a coisa

 

1ª duvida como raios farei pra que a agua ao parar volte a entrar na sump sem que eu tenha de ir la

caso falte agua no aqua , e esta esteja na sump como raios volta o sistema a puxar agua?

 

2ª sera que a entrada de ar na foto abaixo tem de ser minima ou pode ser o tubo aberto pelo seu diametro todo?

 

a entrada do ar esta acima do numero 4

fotos com dirreitos de autpoor preservando os mesmos e retirado de :

autor foto

 

 

foto

 

 

3 ª supostamente a agua entrava pra sump dependendo do nivel da mesma no aqua , dai viria a pressao

mais agua no aqua , mais pressao na saida pra sump

 

enfim

este sistema esta me a dar voltas a cabeça , acho que ja bebi uns valentes litros de agua hoje :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelson,

Pegando na ultima imagem que metes-te, o teu problema é quando voltas a "arrancar" com o sistema e o overflow não esta ferrado, certo? Partindo do principio que o teu esta feito como na imagem, tens de ter a certeza que os compartimentos 2 e 3 estão inundados, estes compartimentos são indispensaveis para o bom funcionamento do overflow, eles tem de estar sempre com água para que quando o sistema pare e volte a arrancar tenham capacidade para continuar o ciclo da água. Se fosse numa box overflow, o que tu indicas como 4 na imagem seria a parte aberta ao ar livre da box overflow, isto é importante para que, por causa do efeito sifão, a água que se encontre nos compartimentos 2 e 3 não saia toda e seja preenchido esse espaço por ar, dando ao desferramento do overflow.

Sendo assim, respondendo ás tuas 2 perguntas:

1ª duvida como raios farei pra que a agua ao parar volte a entrar na sump sem que eu tenha de ir la

caso falte agua no aqua , e esta esteja na sump como raios volta o sistema a puxar agua?

Se houver agua nos compartimentos 2 e 3 faz o efeito sifão sozinho.

2ª sera que a entrada de ar na foto abaixo tem de ser minima ou pode ser o tubo aberto pelo seu diametro todo?

Deve estar bem alta e completamente aberta ao ar

 

Agora tenho eu 2 perguntas para te fazer:

1ª Sempre em perspectiva á imagem que metes-te, o T do tubo que esta a verde encontra-se acima das U's a vermelho entre o tubo 1 e 2 e o 3 e 4, certo? Este T que esta a verde é que, juntamente com a altura do tubo onde entra a água faz o nivel de agua no aquário., mas tambem tem de ficar acima dos U's vermelhos que mencionei mais acima, para que deixe ficar os tubos 2 e 3 (e um pouco do 1 e do 4) cheios de água mesmo quando o sistema para.

2ª Na imagem no U invertido e que dá a volta para sair do aquário (O U invertido que faz a ligação do 2 ao 3) tem um tubinho de ar, tambem metes-te no teu assim? Se a resposta for sim, este tubo convem levar uma valvula anti-retorno para não entrar ar, porque senão desferra todo o sistema, há pessoal que liga este tubo a bombas venturi para que vá puxando alguns restos de ar que fiquem nessa zona, pois é a zona onde o ar tem tendencia a ficar quando trabalhar durante muito tempo, aglomera-se ar nessa zona que necessita ocasionalmente de ser retirado.

No meu caso em particular, tenho uma box overflow que costuma ficar com ar nessa zona ao fim de algum tempo a trabalhar, mas já experimentei ligar a sistemas venturi e nunca fui bem sucedido, as bombas ao qual ligava não tinha força para puxar esse ar, então optei por ter um sistema manual, tenho uma valvula anti-retorno e ocaionalmente retiro manualmente o ar (antigamente retirava-o com a boca, agora utilizo um daqueles sistemas dos sabonetes liquidos que carregas e o sabonete sai para as mãos, acoplei um á saida e basta carregar meia duzia de vezes e sai o ar todo, faço isto 1 vez por mês +/-).

cumps,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegando na ultima imagem que metes-te, o teu problema é quando voltas a "arrancar" com o sistema e o overflow não esta ferrado, certo?

 

certo

 

 

Partindo do principio que o teu esta feito como na imagem, tens de ter a certeza que os compartimentos 2 e 3 estão inundados, estes compartimentos são indispensaveis para o bom funcionamento do overflow, eles tem de estar sempre com água para que quando o sistema pare e volte a arrancar tenham capacidade para continuar o ciclo da água. Se fosse numa box overflow, o que tu indicas como 4 na imagem seria a parte aberta ao ar livre da box overflow, isto é importante para que, por causa do efeito sifão, a água que se encontre nos compartimentos 2 e 3 não saia toda e seja preenchido esse espaço por ar, dando ao desferramento do overflow.

 

pois , acho que o problema esta ai , nao os consigo manter com agua , assim que paro a bomba

 

 

Sendo assim, respondendo ás tuas 2 perguntas:

1ª duvida como raios farei pra que a agua ao parar volte a entrar na sump sem que eu tenha de ir la

caso falte agua no aqua , e esta esteja na sump como raios volta o sistema a puxar agua?

Se houver agua nos compartimentos 2 e 3 faz o efeito sifão sozinho.

2ª sera que a entrada de ar na foto abaixo tem de ser minima ou pode ser o tubo aberto pelo seu diametro todo?

Deve estar bem alta e completamente aberta ao ar

 

 

 

Agora tenho eu 2 perguntas para te fazer:

1ª Sempre em perspectiva á imagem que metes-te, o T do tubo que esta a verde encontra-se acima das U's a vermelho entre o tubo 1 e 2 e o 3 e 4, certo?

 

 

fiz exactamente como na foto , alem disso tenho varios tubos , alguns mais compridos outros mais curtos pra testar de modo a que o t fique mais alto ou mais baixo

consigo fazer o circuito bombar agua mas quando paro a bomba e volto a ligar que ele nao reinicia

 

 

Este T que esta a verde é que, juntamente com a altura do tubo onde entra a água faz o nivel de agua no aquário., mas tambem tem de ficar acima dos U's vermelhos que mencionei mais acima, para que deixe ficar os tubos 2 e 3 (e um pouco do 1 e do 4) cheios de água mesmo quando o sistema para.

 

 

 

2ª Na imagem no U invertido e que dá a volta para sair do aquário (O U invertido que faz a ligação do 2 ao 3) tem um tubinho de ar, tambem metes-te no teu assim?

Se a resposta for sim, este tubo convem levar uma valvula anti-retorno para não entrar ar, porque senão desferra todo o sistema, há pessoal que liga este tubo a bombas venturi para que vá puxando alguns restos de ar que fiquem nessa zona, pois é a zona onde o ar tem tendencia a ficar quando trabalhar durante muito tempo, aglomera-se ar nessa zona que necessita ocasionalmente de ser retirado.

No meu caso em particular, tenho uma box overflow que costuma ficar com ar nessa zona ao fim de algum tempo a trabalhar, mas já experimentei ligar a sistemas venturi e nunca fui bem sucedido, as bombas ao qual ligava não tinha força para puxar esse ar, então optei por ter um sistema manual, tenho uma valvula anti-retorno e ocaionalmente retiro manualmente o ar (antigamente retirava-o com a boca, agora utilizo um daqueles sistemas dos sabonetes liquidos que carregas e o sabonete sai para as mãos, acoplei um á saida e basta carregar meia duzia de vezes e sai o ar todo, faço isto 1 vez por mês +/-).

cumps,

 

sim deixei um tubo e testei com ele fechado , aberto e meio aberto ou meio fechado lol a ver a diferença . mas ...nada , tudo na mesma

 

 

 

 

Ricardo

 

 

ola ricardo

eixei algumas respostas acima no teu texto

espero nao me ter enganado e ficado isso confuso

 

realmente tens razao em tudo o que dizes , vai de encontro ao que tenho lido

mas sinceramente continuo com dificuldade em reiniciar o sistema

ja li bastante acerca do sistema venturi pra retirar o ar e irei testar novamente desta vez com a dita saida de ar , a bomba de circulaçao que tenho tem essa entrada pro ar e irei entao experimentar

nao levo grande fe , pois ja experimentei com o tubo fechado portanto ...

 

uma das hipoteses que deduzo seja da entrada de ar atraves das unioes pois ainda nao as colei , de modo a que podesse testar o sistema pra nao estar a estragar t', e curvas e o tubo porque depois de colado nada ha a fazer

 

começo ja a pensar seriamente em fazer uma coluna seca ao lado do aqua , so me esta a perturbar bastante ter de furar o aqua

leva lo pra loja , desmontar de novo , tirar uns 50 kg de areia ... enfim.. mas sinto me inclinado pra uma coluna seca talvez seja mais simples e limpinho

enfim

caso nao tenha sucesso com este overflow actual terei de :

ou dar 3 cabeçadas na parede

ou fazer a coluna seca

mas ainda vou tentar mais um pouco ete actual lol

obrigado pelas dicas

 

cumps

 

nelsom dias

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelson,

Não desesperes... :)

O problema ai é não se poder ver para dentro dos tubos....infelizmente...tal como se ve dentro de uma box overflow, virias logo, onde esta o problema.

Então vamos lá por fases e utilizando a ultima imagem:

1º A água do aquario entra no tubo 1 (até ai tudo bem)

2º Tens de te certificar que quando começa a correr água, os tubos 2 e 3 estão ferrados e para isso "amigo" nelson, vais ter de por a boca no "trombone" (salvo seja :P), vais chupar com a boca todo o ar residual por aquele orificio que está no U invertido entre o tubo 2 e 3, era ideal que tivesses uma valvula anti-retorno, neste caso ias retirando o ar com a boca e sempre que paravas para ganhar folego e cuspires agua da boca, saberias com certezas que não entrava ar por esse tubinho.

3º Mete o tubo 4, onde entra o ar, mais comprido, por exemplo até á altura da curva em U invertida entre os tubos 2 e 3, o T que está a verde mantem-se tal como esta, faz é so um genero de uma "chaminé" maior.

4º Os 3 passos acima estão completos, o sistema esta a "bombar" bem, sem problemas, vais parar a bomba de retorno, para que todo o sistema pare.

5º Pela "chaminé" que falei no ponto 3º, verifica se vês água lá no fundo (tem que lá estar água até ao nivel do T verde), verifica que no tubo 1 (onde entra a agua do aquário) tambem existe agua. Se existir, assim que voltas a ligar a bomba de retorno, o overflow tem de funcionar novamente.

UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O tubo que sai do T verde e cai para a SUMP é maior em diametro que o proprio T e o resto do overflow certo? Convem ser, não é obrigatorio porque tens a "chaminé", mas pode fazer muito efeito sifão ao ponto de te puxar toda a água dos tubos 2 e 3!

Passo a passo e com calma e depois detalha-me o que aconteceu!

Cumps'

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.