Betta vs filtro


tanictis

Recommended Posts

Olá!

 

Tenho um betta HM que, infelizmente, passou uns meses numa caixa vodafone sem filtro (mas com TPA's religiosas de 30% de 2 em 2 dias).

 

Há coisa de 3 meses mudei-o para um aqua de 12L, com um filtro interno Boyo SP-601E.

A filtragem máxima deste filtro é 200L/h, e eu tenho o meu no mínimo, o que fecha metade da saída de água, logo estimo que esteja a funcionar a 100L/h - julgo que ideal para um aqua de 20L...)

 

Tive de tirar a flauta, porque causava demasiada agitação na superfície da água e o betta via-se aflito para ir respirar.

No entanto, ainda assim, ele só anda pela metade do aquário mais longe do filtro (protegido por uma pedra e pelo termoestato, e normalmente escondido), onde imagino que a corrente seja menor.

 

Decidi desligar-lhe o filtro durante a noite, logo ele tem cerca de 8 horas diárias onde não tem de fazer um esforço tão grande para se movimentar. Quando lhe desligo o filtro ele vai imediatamente explorar essa metade do aquário e parece outro peixe - muito mais activo.

 

Não tenho dúvida que ter o filtro melhorou a qualidade da água (aliás, a frequência com que ele vai à superfície respirar diminuiu bastante quando comparado com o cubo vodafone), mas não tenho a certeza se lhe melhorou a qualidade de vida, porque é notório que lhe é difícil deslocar-se com o filtro ligado.

 

Portanto as minhas questões são:

- Já tiveram este problema? Como o resolveram?

- O problema terá sido ele estar na caixa vodafone na fase em que estava a crescer e por isso as barbatanas peitorais (?) / laterais não se desenvolveram adequadamente - mas parecem-me iguais às dos bettas que encontro na net - ou simplesmente criei um betta preguiçoso?

- Há forma de diminuir mais o caudal do filtro?

- Faço mal em desligar-lhe o filtro durante a noite?

- É preferível de todo não ter filtro (voltar às TPA's bi-diárias) ou comprar um com caudal mais baixo?

 

Agradeço qualquer comentário que me ajude a melhorar a qualidade de vida do meu betta!

Editado por tanictis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu até hoje tive alguns bettas mas sempre como peixes secundários num comunitário.

Pelo que dizes, o problema não será própriamente do betta, visto que eles não têm grande resistencia(no entanto pode eventualmente se não tiver sido estimulado a mexer-se, não desenvolver tanto os seus pequenos musculos, já deves ter reparado como os Tailandeses os treinam para combates... Mas nem vamos por aí), não sendo peixes que possam ficar o dia todo a nadar contra a corrente.

 

12L é capaz de ser pouco para esse filtro, no entanto acho que não retirava a flauta, mas antes tentaria encontrar maneira de ela causar menos agitação(ela reduz um pouco o caudal também). Esses filtros têm pouco débito, no entanto a saída é muito estreita faz com que mande um jacto potente.

Outro factor importante que não mencionaste, a que temperatura o manténs?

Como deves saber a generalidade dos organismos quanto mais frio estiver, mais reduzem o seu metabolismo, os bettas nas lojas ficam moles e encostados ao fundo. Ora se tiveres o aquário frio e com essa corrente toda, é normal que ele não se mexa.

 

Abraço

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

O filtro é muito bem vindo ao aquario.

As TPA´s diárias (para além do trabalho que dá...) causam sempre uma alteração brusca dos parametros da agua. e num cubo da vodaf. com tão pouca agua pior.

Se fosse eu fazia assim: metia a saida da agua do filtro debaixo de agua e virada para o vidro. Se colocares o filtro num canto é mais fácil.

Ou aumentava o comprimento da flauta e colocava a saida da agua virada para o vidro.

O que o 29André disse tb é uma solução e se virares a saida para o vidro tens a questão resolvida.

A questão levantada pelo minum, a temperatura, é importante. O betta splendens não é um "peixe de agua fria". Aguenta-se nestas condições até.....aparecer complicações.

Se puderes arranja uma planta que chegue à superficie.

Cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e obrigado pelas respostas!

 

 

O betta está e tem estado sempre (mesmo na água estagnada do cubo vodafone...) a 26º, portanto não será por aí.

 

Quanto à sugestão da planta, como este aquário foi montado de raiz para o betta, pensei de inicio em locais onde ele se pudesse apoiar perto da superfície, e como tal ele tem:

- fetos de java que terminam quase à superfície da água

- uma pedra que costuma ser o poiso intermédio

- e também gosta de se apoiar no termómetro...

 

E, além do mais, o aquário não é muito alto (não estou ao pé dele para ir medir, mas é mais baixo do que um cubo vodafone).

 

O filtro está já num canto do aquário, com a saída de água virada para o vidro.

Mas é capaz de diminuir a corrente pondo novamente a flauta mas não no limite da superfície da água, virada para o vidro e com as lãs filtrantes.

 

Novamente, obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais