tanictis

Membro
  • #Conteúdo

    16
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre tanictis

  • Aniversário 08/14/1982

Informação de Perfil

  • Sexo
    Feminino
  • Localização
    Aveiro

Quem visitou o meu perfil

1060 visitas ao perfil

tanictis's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Olá a todos e obrigado pelas respostas! O betta está e tem estado sempre (mesmo na água estagnada do cubo vodafone...) a 26º, portanto não será por aí. Quanto à sugestão da planta, como este aquário foi montado de raiz para o betta, pensei de inicio em locais onde ele se pudesse apoiar perto da superfície, e como tal ele tem: - fetos de java que terminam quase à superfície da água - uma pedra que costuma ser o poiso intermédio - e também gosta de se apoiar no termómetro... E, além do mais, o aquário não é muito alto (não estou ao pé dele para ir medir, mas é mais baixo do que um cubo vodafone). O filtro está já num canto do aquário, com a saída de água virada para o vidro. Mas é capaz de diminuir a corrente pondo novamente a flauta mas não no limite da superfície da água, virada para o vidro e com as lãs filtrantes. Novamente, obrigado a todos!
  2. Olá! Tenho um betta HM que, infelizmente, passou uns meses numa caixa vodafone sem filtro (mas com TPA's religiosas de 30% de 2 em 2 dias). Há coisa de 3 meses mudei-o para um aqua de 12L, com um filtro interno Boyo SP-601E. A filtragem máxima deste filtro é 200L/h, e eu tenho o meu no mínimo, o que fecha metade da saída de água, logo estimo que esteja a funcionar a 100L/h - julgo que ideal para um aqua de 20L...) Tive de tirar a flauta, porque causava demasiada agitação na superfície da água e o betta via-se aflito para ir respirar. No entanto, ainda assim, ele só anda pela metade do aquário mais longe do filtro (protegido por uma pedra e pelo termoestato, e normalmente escondido), onde imagino que a corrente seja menor. Decidi desligar-lhe o filtro durante a noite, logo ele tem cerca de 8 horas diárias onde não tem de fazer um esforço tão grande para se movimentar. Quando lhe desligo o filtro ele vai imediatamente explorar essa metade do aquário e parece outro peixe - muito mais activo. Não tenho dúvida que ter o filtro melhorou a qualidade da água (aliás, a frequência com que ele vai à superfície respirar diminuiu bastante quando comparado com o cubo vodafone), mas não tenho a certeza se lhe melhorou a qualidade de vida, porque é notório que lhe é difícil deslocar-se com o filtro ligado. Portanto as minhas questões são: - Já tiveram este problema? Como o resolveram? - O problema terá sido ele estar na caixa vodafone na fase em que estava a crescer e por isso as barbatanas peitorais (?) / laterais não se desenvolveram adequadamente - mas parecem-me iguais às dos bettas que encontro na net - ou simplesmente criei um betta preguiçoso? - Há forma de diminuir mais o caudal do filtro? - Faço mal em desligar-lhe o filtro durante a noite? - É preferível de todo não ter filtro (voltar às TPA's bi-diárias) ou comprar um com caudal mais baixo? Agradeço qualquer comentário que me ajude a melhorar a qualidade de vida do meu betta!
  3. tanictis

    Nano maternidade

    Olá! As plantas são capazes de ser mesmo fetos de java, a folha é muito semelhante. Não tinha associado porque as minhas folhas são muito escuras em comparação à maioria das imagens que encontro na net, mas... As imagens na net podem ser alteradas e, mais provavelmente, as minhas folhas podem não estar propriamente muito saudáveis... Por muito lisonjeada que fique com os vossos comentários (e fico mesmo! :D ), tenho de discordar, porque se as espécies que tenho são difíceis de reproduzir... Então têm de me dizer o que é que consideram fácil! Os tanictys não custam nada, só é preciso separar os alevins senão os pais dão conta deles... De resto é dar-lhes de comer e vê-los crescer! A taxa de alevins que me chegam a adultos é cerca de 60%! Os CRS, apesar de antes de os ter encomendado ter lido que é uma espécie de difícil manutenção, não é essa a minha experiência. Demorou algum tempo a aparecer a primeira fêmea ovada, mas depois da 1ª apareceram logo mais duas! E como quando nascem já são "mini camarões" completamente formados (não tenho como comprovar, mas julgo que) o número de indivíduos que chega a tamanho adulto é muito grande! E no meu caso foi preciso separar os tanictys adultos também (obrigado ao membro Carlos Couceiro por me ter alertado para isto!), porque iriam comer os CRS bébes... Portanto aquilo que posso dizer é que recomendo, particularmente os tanictys, para quem se está a iniciar na aquariofilia! Não serão os peixes mais exóticos que se podem ter, mas serão possivelmente um dos mais resistentes aos erros de iniciante, mais activos e com a mais valia de se reproduzirem facilmente, o que ajuda a reforçar o entusiasmo pelo hobbie! Abraços e beijocas
  4. tanictis

    Nano maternidade

    duplicação de post sorry podem apagar
  5. tanictis

    Nano maternidade

    Sim, é verdade... Quando montei o aquário não estava a contar introduzir os camarões e este areão foi o mais natural que encontrei na altura... Mas sabes como é: começa-se devagarinho e depois o bichinho da aquariofilia vai crescendo! Talvez quando a garotada estiver mais crescida faça umas alterações, como mudar o areão e retirar os vidros de separação para a maternidade (na vista geral à esquerda) Obrigado pelo cumprimento pelos camarões , mas o mais bonito é dos originais e não criação, logo o mérito é do membro Pintas!
  6. tanictis

    Nano maternidade

    Boas! Este é o meu primeiro aquário, de momento transformado em maternidade já que tenho mais juvenis do que adultos! SETUP: Aquario - L50xP27xA30: capacidade de 30L reais Filtragem externa - BOYU EF-05 Iluminação Calha Aquapor Starpor 15W Aquecimento: termoestato de origem do aquário, com 30 anos... FLORA: Ceratopteris thalictroides Valisnéria Limnophilla sessiliflora (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes planta oferecida que não consigo identificar... Se alguém souber, agradece-se a informação! FAUNA: tanichthys albonubes (ou falso neon, ou neon chinês, ou White Cloud Mountain Minnow) - 18 juvenis CRS - adultos e juvenis - nº estimado de 30 E as fotos: Vista geral (devia ter limpo melhor os vidros ) Tanictys juvenis (que descobriram recentemente que são um cardume!) e alguns crs perdidos pelas fotos As plantas que não consigo identificar são as mais escuras nas fotos seguintes E os crs (grade B) crs que julgo ser S, creio que Tiger Tooth mas acho que tem um bocadinho de No-entry Sign! Os meus agradecimentos ao membro Neuras, pela grande contribuição para a minha flora, e à malta do NADA sem a qual já teria extinguido os meus crs com a introdução de um betta!... E pronto, digam de vossa justiça!
  7. tanictis

    cubo vodafone

    O meu betta faz isso de abrir as guelras à imagem dele no acrílico do cubo, o cubo não tem nenhuma película preta e o areão é claro, só quando lhe ligo a luz (que está directamente por cima do aqua). Tenta mudar o cubo de sítio de forma a minimizar o efeito espelho - que julgo dever ser pior quando mais de cima for a iluminação. Notas se ele faz isso mais de dia - com luz natural - ou de noite com a luz da sala? Boa sorte!
  8. tanictis

    cubo vodafone

    O meu betta também faz isso!... Desliga a luz. Pela minha experiência, julgo que sem luz deve diminuir o "efeito espelho". Boa sorte!
  9. Ok, obrigado a todos, vou então comprar os otos! Entretanto, para o que der e vier, as camaroas já passaram para a maternidade! Os alevins tanictis bem que podem tentar, mas não têm tamanho de boca que chegue para comerem as crias de camarões!
  10. E o que acham relativamente a coexistência dos CRS com os otos? Vou pôr em causa o à vontade que têm actualmente no aqua? Obrigado
  11. Olá a todos! Antes de mais, peço desculpa por estar a fazer uma pergunta provavelmente parva, mas acho preferível fazê-la a fazer asneiras no meu aqua... Tenho um aquário plantado montado desde setembro de 2009, com 6 tanictis e 10 CRS. O aqua tem cerca de 28L, PH 7. O aquário tem dois vidros no interior, que criam uma maternidade de cerca de 6L, neste momento com cerca de 30 alevins de tanictis de várias posturas, com comprimento entre 2 e 10 mm. Tenho algas castanhas nos vidros. No areão, plantas e pedras os CR tratam do assunto, mas para resolver o problema nos vidros estava a pensar comprar dois otos. A questão que me está a fazer confusão é que leio que os otos são herbívoros e pacíficos na maioria dos sites, mas encontrei um (já tentei e não consigo refazer a minha pesquisa para postar o link...) onde diz que podem comer camarões (diz, aliás, que camarões devem ser incluidos na dieta deles). Ora, não acredito que comam os meus CR que são granditos (se bem que tenho 2 grávidas, e os que nascerem não serão assim tão grandes) mas se podem comer os camarões será que não darão uma dentadinha aos alevins de tanictis, apenas com 2mm? E põe-se também a questão da qualidade de vida dos CRS, que não têm medo nenhum dos tanictis e andam completamente à vontade, mas será que a situação se mantém se introduzir os otos? Claro que posso optar por simplesmente não os colocar na maternidade, mas aqueles vidros estão mesmo a precisar de uma limpeza por dentro! Julgo que a resposta mais provável à minha dúvida é no site que encontrei estarem a confundir o oto com um CAE? E se assim for, não há nenhuma hipotese de, nem por descuido deles, os oto comerem as meus alevins tanictis/futuros camarões bébés? Resumindo, as minhas perguntas são: - os otos são MESMO herbívoros? - os bébés das diversas espécies vão estar a salvo? - os CRS vão-se esconder por causa da introdução dos otos? Desculpem o testamento... E desde já obrigado!
  12. Não, os camarões ainda não foram a lado nenhum, a água está bem. A questão é que me disseram que os camarões poderiam sair (trepando pelo silicone), até à borda e depois não sei, talvez praticar bungee jumping sem corda ? E que num aquário com camarões era importante tê-lo bem fechado... A minha dúvida é, caso seja verdade que eles podem fugir, se posso ter o vidro de tampa e a iluminação logo por cima? Fotos não ponho, para já tenho vergonha ! Mas faço um desenho se ajudar!
  13. Reactivei à alguns meses um aquário herdado, com mais de 30 anos. O aquário tem dois vidrinhos pequenos nas laterais, que suportam dois vidros que servem de tampa. A semana passada, aquela porcaria descolou toda e tenho um acrílico provisoriamente a servir de tampa... Queria pôr iluminação, e o meu problema é o seguinte: Tenho camarões crystal red, e apesar de já ter lido que se eles tentarem fugir do aquário é porque tenho algo de muito errado com os parametros da água, julgo que será preferível prevenir... Logo, será que à problema de voltar a colar os vidrinhos, e pôr uma calha de iluminação por cima dos vidros de tampa? Será que eles aquecem e criam algum problema? (partem?) Ou é preferível tirar os vidros, pôr uma calha de iluminação "normal" e confiar que os parametros vão continuar bem e que os camarões não vão passear? Ou ainda manter só um dos vidros de tampa e arranjar uma calha que caiba - exactamente - na largura do vidro que vou tirar? (se existir) Sou novata nestas andanças, e qualquer ideia que possam dar é uma ajuda importante!