iniciaçao em cicledios....


columbia

Recommended Posts

Boas. Eu tou-me a iniciar em ciclideos. Tenho um aquario com +-60 litros, iluminaçao, filtro 700litros hora, termostato de 75 w, etc.

Gostaria de saber qual o melhor layot que me sugerem. Eu tava a pensar em areia de silica coberta por folhas secas. Como sei que eles gostam mt de esconderijos o que me sugerem como esconderijo?? Eu nao ganho dinheiro, sou estudante e tudo que se poder fazer com o menor custo possivel e bem vindo. Mas sempre a pensar no bem estar dos animais.

 

Fico a espera de sugestoes.

BB

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

A pergunta do Hugo é importante, porque diferentes ciclideos requerem diferentes tipos de aquários.

Como o teu aquário é de 60L, deduzo que vais escolher ciclideos anoes. Tens muitas familias, entre elas Estão os microgeophagus, apistogrammas, ivannacaras, nannacaras, dicrossus, enfim, muitas familias.

O uso de cocos e vasos é mais comum em aquários de apistogrammas, isto porque eles são cave breeders, utilizam tocas escavadas por eles ou já feitas, porque depositam os ovos no topo da toca, ovo, vaso, ou folhas.

No caso dos microgeophagus, folhas, troncos e pedras são tudo boas superficies para que se dê a reprodução. Estes ciclideos desovam em zonas abertas, em superficies lisas, geralmente horizontais. Também se pode usar vasos(não partidos) desde que não estejam enterrados. O vaso serve não só de superficie de desova, mas tem tambem a vantagem de ser coberto, que providencia uma cobertura e segurança extra.

Estes ciclideos que referi (apistogrammas e microgeophagus) são ciclideos que procuram alimento no substrato, sendo o ideal para eles a areia.

Quanto a troncos, se não quiseres gastar dinheiro nos troncos das lojas, podes sempre utilizar troncos de videira. Há muitos mais tipos que podes utilizar, mas estes são os mais comuns. Atenção, só podes colocar troncos secor, de outra forma vão poluir-te a água, e consequentemente apodrecê.la.

Como são ciclideos de águas ácidas, uma coisa muito importante é utilizares turfa no filtro! A turfa tem compostos organicos vegetais, que acidificam a água, e a escurecem. A água escura é uma caracteristica do habitat destes ciclideos, e não é prejudicial, é ESSENCIAL!

Bem, penso ter esclarecido todas as tuas questões! Boa sorte nisso, qualquer dúvida em particular, diz! Já agora, se quiseres ver como tinha o meu aquário de apistogrammas, vai ao link da minha assinatura.

 

Abraço

 

Daniel Almeida

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. sei que sao ciclideos anoes obvio, agora quais...... tipo eu tenho areia de silica e o meu "plano" era por essa areia depois umas folhas por cima. tipo como sei que os cilideos gostam mt de esconderijhos pensei em vasos partidos. Tipo umas pedras e um tronco de videira pa encher serviriam? Daniel o meu aquario e como o teu "amazonia dream" a parte da frente e redonda. mas o meu e de 60 litros por ai. Eu vou avançar com o preojecto para a semana. que ciclideos acham que daria para este aquraio?....

 

Bgd pelo texto ajudou mt. CUmps

BB

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para 60 litros penso que só possas por um casal, porque se puseres do que um casal, para só 60 litros vao haver bastantes lutas pelo territorio, e eventualmente, algum peixe irá sofrer.

Mas ciclideos que podes ter no aquario, por exemplo, o microgeophagus ramirezi, o apistogramma agassizii, o microgeophagus altispinosa, apistograma cacuatoides, ou o apistogramma borelli, estas sao as especies que conheco melhor, mas claro tens muitas mais escolhas.

Boa sorte!

Cumprimentos, André Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe não era um texto, fui eu que escrevi :character0050: Bem, era um texto, mas em resposta.

Amazonia dream? Não tenho nada disso... Eu disse te era para ires ao link dos apistogrammas abacaxis! depois lá ha de haver um tópico meu com um link, nesse link continua o resto... Os altispinosa são capazes de ficar um bocadinho grandes, eu tenho um e já está grandinho, mas os outros parecem-me bem! Os vasos são muito artificiais, aposta numa decoração mais nature, e fiél ao habitat natural (o mais provável e aconselhável é que adquiras ciclideos de cativeiro, mas ainda assim, nada melhor que como na natureza :P )

Isso que queres serve, e a areia de silica é perfeita. Atenção é as folhas que metes! Aconselho te as de Terminala Cattapa (ou parecido), são perfeitas para isto, e teem propriedades anti fungicas, bacterianas, estimulam a reproduçao, e metem a água ideal para os peixes!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enganeime a amazonia submersa.... sim eu qeria por o mais nature possivel. vou estudar um pouco a fauna e avanço com este projecto amanha. alguem conheço bons sitios na zona de gaia com boas lojas de ciclideos??

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agassizi parece-me bem, mas nada de pressas, primeiro tens de ciclar bem o aquário!

Para além dessas folhas, podes também usar folhas de carvalho, mas essas não teem as propriedades das de amendoeira da india, apenas por não serem prejudiciais aos peixes, porque nem todas são proprias para usar!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe, se todos os tópicos fossem assim! adoro ciclideos sul americanos, tenho 3 aquários só para eles, logo, é um prazer trocar ideias com outros membros :eusathink:

Nunca uso carvão, só se usa depois de algum tratamento, para tirar os quimicos da água, se usares com turfa penso que anula o seu efeito!

A turfa arranjas numa loja de aquariofilia, ou numa de animais que tenha uma decente parte dedicada a aquariofilia, normalmente teem.

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MUito bem vou avançar com o preojcto. ciclar a agua, etc. o que me ta a dar conta do milo e onde vou arrankar essas folhas :shocked028: . E que se tem tratamentos para a agua e a deixam exactamente como deve de ser so quero essas folhas. hehehe

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tava a pensar meter plantas.... somente folhas e esconderijos( cascas de coco). Eu nao tenho ainda nem a turfa nem as folhas. de resto tenho tudo. E melhor esperrar por esse componentes ou começo a ciclar?

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranjas essas folhas mandando vir da criytal red, são baratas e dá-te para muito tempo ou então ao criador de discus Manuel Carvalho ele tb tem e envia-tas pelos ctt. Procura-os no forum. Tb na crystal red tens vários apistogramas, consulta o site deles. Não te esqueças q se for para criação só deses colocar um filtro esponja.

Editado por estelap71
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranjas essas folhas mandando vir da criytal red, são baratas e dá-te para muito tempo ou então ao criador de discus Manuel Carvalho ele tb tem e envia-tas pelos ctt. Procura-os no forum. Tb na crystal red tens vários apistogramas, consulta o site deles. Não te esqueças q se for para criação só deses colocar um filtro esponja.

[/quote o filtro esponja de que falas e um filtro intyerno ne??

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É, é interno, normalmente vez esses filtros nas imagens de aquas onde estão discus.

ja sei sao aqueles grandes ne?? tipo o meu n e assim. e interno 700 litros por hora. tem 2 camadas de esponjas eu pus na 1 a turfa...

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais