Nano-reef...ao pé-coxinho


PST

Recommended Posts

Boas,

 

Numa homenagem ao organizadíssimo "Nano-reef passo-a-passo" do Duarte Conceição, que foi uma espécie de Bíblia inspiradora para esta minha iniciação aos salgados, dou início à minha tentativa de reproduzir alguma coisa parecida. Como o título do post indica, a organização é bastante menor, pelo que conto com a vossa paciência. Para já, o aquário leva 20 dias de vida; depois, não sei onde meti o CD com as drives da máquina digital, por isso, as fotos ainda vão demorar uns dias. Enfim, seja o que Deus quiser... :oops:

 

Equipamento:

 

Aquário 52 litros (60x30x30); calha da Lifetech com 2 lâmpadas Jebo 36w/10000k; Termostato Fluval Tronic 50w; 2 Powerhead 301 da Aquaclear; Escumador Berlin Airlift 60, alimentado por uma bomba de ar Elite 800.

 

Materiais:

 

6 quilos de areão de coral da Red Sea (esférico), mais cerca de 4 quilos de outro areão de coral que adquiri a membros aqui do fórum; perto de 2 quilos de rocha carregada de pólipos e algas comprada numa loja de Lisboa que não posso nomear; 5 quilos de rocha morta para servir de base; sal sintético Ultramarine da Waterlife; água de osmose.

 

Fauna e flora:

 

Para já, a estrela da companhia é um sarcophynto que adquiri hoje ao membro Ssmile. De resto, tenho dezenas de anémonas, macroalgas e pólipos que não sei identificar (vinha tudo com a rocha). Como "brinde" extra, apareceram-me umas criaturinhas brancas, com um a dois milímetros de comprimento, algumas das quais com antenas e tudo. Já me disseram que é normal e que devem ter vindo com a rocha. E ainda...microalgas verdes e vermelhas...muitas! Como devem imaginar, por esta altura, o aquário está atestado delas.

 

 

Parâmetros medidos hoje 31/12/2004 (antes da TPA):

 

PH: 8,5

Nitritos: menos de 0,1 (que bela surpresa!)

temperatura: 24ºC

Salinidade: 1.030 (eu sei...está alto)

 

 

Aguardo descascas e comentário animadores...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...tenho dezenas de anémonas

 

Oi apenas queria comentar/questionar esta afirmação...

tens a certeza que são anemonas??? ou não serão antes aptasias??? :oops:

 

De resto penso que vais no bom caminho. :wink:

 

Cumprimentos,

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a rocha carregada de polipos foi comprada no sítio que eu penso, são realmente anénomas (embora as Aiptasia não devam demorar a aparecer... :oops: ).

 

O pH está um bocadito alto, o que te pode causar problemas quando quiseres começar a pôr kalkwasser no aquário. Como estás de alcalinidade e cálcio? Esse Sarcophyton não come croissants... :wink:

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

HJSantos: Creio que tenho as duas coisas: uma quatro ou cinco anémonas e várias aptásias (?) vermelhas. Em relação à loja onde comprei a rocha, só posso dizer que fica perto de uma catedral onde se joga (pouco) à bola.

 

 

Z: O PH já deve ter descido ligeiramente, com uma tpa que fiz ontem. Vou medir novamente e junto aqui os parâmetros. Também vou fazer as medições que sugeriste. Quanto ao Sarcophyton, achas que com os trace elements o "rapaz" se aguenta? O que sugeres.

 

 

Obrigado a ambos pelas dicas e comentários

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver fotos de aiptasias num site da net e não parecem ser o que eu tenho :oops: Os seres que proliferam pelo meu aquário parecem uns pequenos girassóis vermelhos: são circulares, achatados e têm uma espécie de tentáculos nas extremidades, que lhe dão um aspecto de flor. Desculpem a miserável descrição, mas eu não pesco mesmo nada disto...Tenho mesmo que arranjar as drives para a digital.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não falava de trace elements (oligo-elementos, para quem preferir usar português), que julgo serão mantidos a nível saudável desde que não te desleixes nas TPA's, mas sim do cálcio e da alcalinidade. Quando a alga coralina se começar a desenvolver e o Sarcophyton começar a crescer em bom ritmo (e não são meigos a crescer, esses bichos...) vais querer utilizar kalkwasser na água de reposição, e com um pH desses vais ter dificuldades em evitar precipitações.

 

Fico à espera dos valores mas, em boa verdade se diga, ainda é demasiado cedo para dizer o que quer que seja. Para já, encosta, relaxa e diverte-te a ver o que vai aparecendo da rocha viva.

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Antes de mais Parabéns :) pelo começo do teu Reef!

 

Quanto aos polipos que identificas na RV, o mais certo é não serem aiptasias (elas hão de aparecer mais cedo ou mais tarde :) ) mas sim umas espécies de palythoas ou protopalythoas ... pelo menos na minha RV tinham uma descrição semelhante à tua e têm vindo a crescer e a justificar a expectativa de serem realmente um tipo de membros das familias que escrevi em cima.

 

Deves também reduzir um pouco essa salinidade ... nunca fiz água salgada em casa porque utilizo natural ... mas da próxima vez experimenta acrescentar mais um pouco de água de OI

 

Agora é deixar a carruagem andar ... e como o Zé diz e bem encostar e relaxar :)

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Obrigado Duarte. E boa sorte para o futuro megaprojecto.

 

 

Entretanto, estou à rasca com o meu nano. Nunca vi tanta alga. Partes da rv têm um matagal com 7/8 centímetros de altura. Os vidros estão carregados - e não estou a falar só de microalgas: têm plantas presas, com 3,4 centímetros de comprimento. Agora apareceram-me uma espécie de umas bolhas vermelhas (plantas?) que nunca tinha visto. Entretanto, a "população" de pólipos e anémonas que vinha com a rv prolifera. Já identifiquei umas sete espécies diferentes. De onde veio tanta vida? Socorro!!! Acho que o meu nano é um case study.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Penso que ainda não é motivo de alarme dado que ainda é um aquário muito jovem :D e ainda lhe falta crescer muuuuita alga! Podes ir removendo do vidro e da RV todas aquelas que não necessitares.

 

Quanto à que dizes ter umas bolhas vermelhas é algo como isto?

 

red_alg_id_wwm_1.jpg

 

Se for é uma Botryocladia ou Uva do Mar, desde que não se alastre não me parece que trará algum mal (pelo menos as que me apareceram nunca me deram problemas).

 

De onde veio tanta vida? Socorro!!

 

:):evil::lol:

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, comparando com a tua imagem, parecem ser uvas do mar. Só que as minhas estão presas ao vidro e não têrm esse aspecto de cacho. São "bolas" individuais.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não tens possibilidade de meter uma foto? Pelo sim pelo não e como até estão junto ao vidro remove-as.

 

Se conseguires verificar que existem esporos dentro das tais uvas tens que as remover com cuidado porque caso existam podes ajudar ainda mais à sua propagação...existe um método que se utiliza na valonia que é a injecção de kalk podes testar em uma ou outra e ver o resultado. Se não funcionar experimenta "aspirar".

 

Mas o melhor mesmo era tentares meter aqui uma foto :oops:

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

venho fazer uma actualização (ainda sem fotos :( ).

 

Deixei crescer as bolinhas vermelhas durante uns tempos, para ver no que davam. Actualmente têm o aspecto de uma espécie de pequenos pepinos do mar. Acho que o melhor é tirá-las.

 

As algas estão a começar a abrandar.

 

Entretanto, detectei os primeiros exemplares de fauna no aquário: um molusco, entre a lesma e o caracol, com uma casca pouco definida; umas aranhas (?) que percorrem a alta velocidade a superfície do aquário; uns caracóis ainda em formação; e (O MAIS ESTRANHO!) duas antenas que saem do interior de um tubo cónico, que não faço a menor ideia a que animal pertencem....

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais