Recommended Posts

Publicado

Boa Noite a todos

Comprei hoje o meu 1º aquario (80*40*50) , comprei filtro exterior para aquarios até 200 litros , termostato , areão etc...

O vendedor disse que em relação á agua podia por metade da tornrira e metade agua de garrafão do Lidl , como já não apanhei o Lidl aberto , queria já pôr a agua da torneira para ir perdendo o cloro .

A minha duvida é a seguinte , encho metade do aquario , tenho que ter o filtro ligado ??

Depois de adicionar a agua engarrafada e aquecer a agua , quanto tempo devo esperar até meter plantas e peixes ??

Se me puderem ajudar com estas minhas duvidas agradeço e sei que daqui para a frente terei muitas mais , mas pelo que já naveguei e li no forum , tenho a certeza que sairei esclarecido.

Desde já os meus agradecimentos a todos :D

Publicado: (editado)

Olá. Não sou muito entendido para responder corretamente sua pergunta, mas, no meu caso, esperei meu aquário de 45x22x30 ciclar por 5 dias antes de comprar peixes e plantas, referente a isto nada de errado ocorreu apartir do momento em que foram postos peixes, cabombas verdes e eleocharis mínimas.

Espero ter ajudado. Aguarde mais respostas para se certificar do que deve ser feito.

SmylleAndré.

Editado por SmylleAndre
Publicado:

Ora viva e antes de mais sê bem-vindo ao fórum

Para responder a esta tua pergunta sugiro-te a leitura disto , disto e mais disto .

Ora depois de leres o que está acima provavelmente vais-me dar na cabeça por ser muita coisa, mas asseguro-te que ficas preparado para arrancar neste vício da aquariofilia.

Abraço e boa leitura.

Publicado:

é uma boa medida para começar.. ;)

isso de encher 50% ou 100% fica a teu critério..

o filtro, sim! tem de estar ligado 24h/24h.. a plantas podes meter na altura da montagem e do enchimento os peixes não!! como já te forneceram os links terás de deixar se fazer o ciclo do nitrogénio, só depois colocas a peixarada.. ;)

Publicado:

Boas.

Segue os conselhos do João Ribeiro.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Boa noite a todos

Mais uma vez , com mais uma duvida. Disseram-me que as plantas precisavam á volta de 10H de luz diária , isso quer dizer que tenho de ter a luz acesa 10H por dia ou a luz do dia também conta ? O sitio onde se encontra o aquário tem bastante luminosidade.

Tenho o termostato regulado para os 26 graus , e meti no vidro um termómetro daqueles de colar no vidro que me está a indicar a temperatura de 29 graus , em qual devo confiar?

Desde já os meus agradecimentos ao João Ribeiro , pelos links que me indicou , apesar de dar trabalho a lêr e ser complicado de entender , ficamos a perceber um pouco mais da complexidade de uma coisa que pensávamos tão simples como ter uns peixinhos num aquário.

Publicado:

Confia no termómetro.

O termostato, nesta fase não está lá a fazer nada, pois só te vai ligar quando a temperatura baixar dos 26 ºC. (neste momento aquários com essa temperatura só tendo sistema para arrefecer a água, pois o termostato só aquece).

Quando a temperatura ambiente começar a baixar fica atento para ver se o termostato liga o aquecimento. O valor da escala é indicativo e pode estar descalibrado (há alguns que dão para calibrar, mas não vale a pena.... regulas-te pelo termómetro e não pela escala do termostato)

A luz do dia não conta, é insignificante na maioria dos casos, pois até nem se considera conveniente que o aquário receba luz directa.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Bom dia

Comprei dois peixitos para fazer o ciclo , tal como li nos links adicionados João Ribeiro , comprei um Gupy e um limpa fundos , o Gupy ponho a comida e ele vem comer á superficie , já o limpa fundos não vem cá acima , será preciso alguma comida especial para ele ??

Publicado:

Ora viva. Que espécie de limpa fundos compraste? Os peixes de fundo por norma comem do fundo. Se reparares os guppy têm a boca virada para cima, daí virem comer ao topo enquanto que os peixes de fundo (corys, plecos, ancistrus...) têm normalmente a boca virada para baixo. Assim sendo não conseguem comer do topo do aquário.

Publicado:

Boas

Eu tentei identifica-lo nas fichas de peixes , mas não o encontrei (muitos peixes não aparece a foto) , ele é cinzento , meio transparente com cerca de 3 cm , 2 bigodes á frente caidos para baixo 2 barbatanas laterais mais 2 laterais mais pequenas atrás antes de chegar ao rabo , 1 barbatana dorsal +/- grande e outra + pequenina antes de chegar ao rabo.

Desculpa a descrição mas não conheço termos cientificos para o peixe . O que eu precisava saber é do que é que ele se alimenta , pois o aquario é novo e ainda não tem nada no fundo (as pedras estão limpas).

Preciso comprar algum tipo especifico de comida para ele ?

Obrigado

Publicado:

Boas

É exactamente esse mas de cor cinzenta e meio transparente.

Precisa de alguma comida especial , sendo o aquario novo e as pedras ainda estarem limpinhas ?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!