PH a descer demasiado


Recommended Posts

Posso estar redondamente enganado mas tens a certeza absoluta que os testes estão bons. Quem sabe se não está a dar valores incorrectos.

Po exemplo:

 

A agua do teu aqua tem um ph de 7 mas no teste mede 6. Tu fazes as trocas mudas tudo, bicarbonato de sódio lá para dentro e tudo o resto. Mas na realidade está tudo bem o unico problema é que os teste estão enrrados. e isso explicava os peixes não se ressentirem. certo? :)

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vi isso acontecer com um teste de nitritos que estava aberto à quase dois anos.

 

Existem no entanto testes que dão valores errados quando usados com um determinado produto. Já tive um quimico para combater amónia que dizia em letras garrafais que um determinado teste de uma outra marca produzía valores errados. Mas penso que isto é tão raro quanto um teste de nitritos estar aberto dois anos.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa,

 

qt ao teste dar errado acho estranho..... Tanto que qd puz bicarbonato, ele depois mediu 6.7!!! na sei.... na tenho outro para fazer o contra teste....

 

Nunca mais chega o raio da mala de testes......

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

jalves: a minha mãe ja n podia ver o tronco numa panela...

akele tronco foi mais que (palavra corrigida) limpo.... agr ja comprei outro e ja o tou  tratar... enfim logo te digo se resultou ou não (palavra corrigida)!!

 

xauz

 

Epa, poe o tronco, mas não esperes resultados imediatos!!! É como te disse, no meu caso levou 15 dias para descer....

 

Poe o tronco e mede uma vez por semana, depois logo vez! :(

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Chegou finalmente a minha mala de testes!

Já fiz os testes todos. Os resultados são:

 

PH - 6.5

GH - 11

KH - 2

NH4/NH3 - 0

NO2 - 0

NO3 - 40mg/l

 

Pelo PH actual e o KH, o meu nivel de CO2 está entre os 19 e os 31. Segundo a tabela é um valor bom.

 

O KH parece-me baixo demais (acho que devia tar acima de 5 para ter algum efeito tampão)

Os Nitratos estão elevados mas ainda não tóxicos.

 

Tou a entender os valores bem???

 

Uma pergunta!

Se eu instalar umas qts plantas mais no meu aquário, o nivel de nitratos desce certo????

 

E se o KH está mesmo baixo demais, como é que eu o posso aumentar um pouco sem andar a pôr quimicos na àgua????

 

Agradeço ajuda.

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eu instalar umas quantos (palavra corrigida) plantas mais no meu aquário, o nivel de nitratos desce certo????

 

Certo. As plantas vão consumir nitratos e também CO2, o que fará subir o KH

 

 

Ok, Lá vou eu à compras!!!

 

Espero que depois não morram as plantas por falta de luz.... Ainda não tenho uma iluminação decente.....

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo. As plantas vão consumir nitratos e também CO2, o que fará subir o KH

 

Fiquei aqui um bocado baralhado em relação ao KH,

 

Se o nivel de CO2 descer, segundo a tabela que aqui tenho, para o mesmo PH, o KH desce!

 

ou tou a ver mal?? :(

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o paulo queria referir-se ao ph e não ao KH...

 

Isto porque a relação existe entre ph e co2 e entre ph e kh, agora entre kh e co2 é uma relação indirecta e um bocado mais rebuscada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o paulo queria referir-se ao ph e não ao KH...  

 

Isto porque a relação existe entre ph e co2 e entre ph e kh, agora entre kh e co2 é uma relação indirecta e um bocado mais rebuscada.

 

Ok.

 

Então e como é que posso fazer aumentar um pouco o KH?

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fácil... colocas bicarbonato de sódio na água.

1L de água, 1 colher de sopa de bicarbonato e misturas... depois colocas no aquário.

Umas horas depois testas o kh. Não digo para testares logo porque o sistema vai reagir e só ao fim de umas horas é que estabiliza.

 

Tem é atenção que aumentares o kh vai fazer com que o ph também suba um pouco.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Não maneira de o manter um pouco mais alto naturalmente?

 

Nops... haver há, mas influencia também o pH. Se por ventura adicionasses umas rochas calcárias estarias a subir o KH de forma "natural", mas também o pH :roll: e isso tu não queres.

Também tens de ter uma coisa em conta. Em sistemas biológicos (entenda-se, nos nossos aquários que tentam de certa forma, imitar a realidade) o pH e o KH estão "directamente" relacionados. Se aumentares um, de certeza que aumentas o outro. Só há uma maneira em que isso não acontece. Se injectares bastante CO2 na água (ela tem que ser a partida, um pouco básica para funcionar bem) o ácido carbónico irá ficar sobre a forma de bicarbonato (HCO3-). Essa concentração de bicarbonato, e por definição, o KH será maior, quanto maior fosse o pH inicial da água. Ou seja, um exemplo: se por ventura o pH da água inicialmente fosse 7, ao injectares CO2 (continuamente) ficarias com o pH a cerca de 6.35 e o teu KH subiria ligeiramente. Mas se o pH de partida fosse na ordem dos 8.0 então a quantidade de iões bicarbonato dissolvida em água, após a adição de CO2, seria 10 vezes superior à do caso anterior, ficando o pH também estabilizado por volta dos 6.35 (pKa1 do Ácido Carbónico).

 

Se queres a minha opinião, deixa estar assim a água em termos de pH e KH. Se quiseres baixar os nitratos ainda mais, sim... podes adicionar plantas. Ou então fazeres mais TPA's (salvo erro, mais frequentes e em menor percentagem, corrijam-me se estiver enganado).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

 

Percebi o que disses-te.

Vou arranjar então um sistema caseiro de CO2 qd puder.

Tenho é que andar a controlar o PH para não descer demasiado.

Hoje vou triplicar o meu stock de plantas para baixar os nitratos.

 

Obrigado a todos pelas dicas.

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.