O meu primeiro reef


Recommended Posts

Olá a todos espero que o Natal tenha sido bom para todos.

Gostava que me ajudassem, pois estou a preparar me para montar um aquário de recife em minha casa e terá como medidas um metro cúbico e gostava de saber que tipo de iluminação devo utilizar????

 

Desde já o meu muito obrigado pelos conselhos

Paulo Serrano

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 120
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Paulo, as variáveis decisivas quanto ao tipo de iluminação a utilizar são a profundidade da água e o tipo de corais que pretendes manter. Se pretenderes uma profundidade de água superior a 50 cm e manter corais duros, terás quase obrigatoriamente que optar por HQI's. Se, por outro lado, pretendes uma profundidade inferior a 50 cm, as fluorescentes T5 podem ser uma melhor solução. Quais são as medidas do teu aquário?

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Um metro cúbico (= a) 100 x 100 x 100 cm.

A profundidade será por volta dos 80 a 90 cm, e pretendo por corais duros e corais moles bem como alguns peixes e se possível algumas anémonas.

Obrigado

P.S. Este aquário está em projecto e será para ficar montado na minha nova casa por volta de Fevereiro.

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Um metro cúbico (= a) 100 x 100 x 100 cm.

... e pretendo por corais duros e corais moles bem como alguns peixes e se possível algumas anémonas.

 

Acho essas medidas um pouco inadequadas no que diz respeito à altura do aquario :D ou seja, podes perfeitamente ter 100cm de comprimento e de profundidade, agora de altura 100cm acho um pouco exagerado :shock:

A não ser que pretendas fazer mergulho dentro do aquario sempre que pretendas fazer alguma alteração num coral que esteja no fundo :cry:

 

Quanto à iluminação, penso que as HQI se enquadram nas exigencias dos corais que pretendes manter :roll:

 

Cumprimentos,

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tal como o Hugo indicou para o tipo de corais que te propões manter e com as dimensões que apresentas, as HQI´s tornam-se obrigatórias - penso que uma lampada de 400W poderá ser suficiente. Para um aquário com 100 cm de comprimento, 2 lampadas de 250W acabam por se sobrepor em demasia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Depois de ver as vossas opiniões e de ver preços, decidi falar com o Arquitecto e mudar as dimensões do meu aquário para 140 x 70 x 80 cm (CxAxL), e por isso penso que será mais equilibrado o aquário e diminui os custos das lâmpadas e do gasto de energia.

Gostava então que me pudessem dar uma opinião sobre a iluminação?

Obrigado

Paulo Serrano

 

P.S. Gostava de por uma imagem aqui com o esquema mas não consigo.

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena pá que pena :lol:

 

Adorava ver um aquário desses 100X100X100.

 

Ficaria um show... :lol:

Já vi alguns parecidos e são um espectáculo...

 

 

Sendo assim, e com as novas dimensões, eu colocaria ou 3 HQI de 150W ou 2 de 250W.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo

Já agora aproveito para perguntar que equipamento devo comprar para por o meu aquário a funcionar o melhor possível pois estou a começar de raiz.

Não esquecendo que penso ter corais moles e duros e alguns peixes.

Obrigado

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serranini, presumo que estarás a pensar fazer um aquário com 80 cm de altura, certo? Experimenta o seguinte: usando uma secretária (que tem menos que 80 cm de altura...), faz de conta que estás a tentar mexer no fundo do aquário (o chão). É muito difícil a seco, muito mais cheio de água. Pensa bem antes de te comprometeres com um aqua dessa altura, e se mesmo assim o quiseres, para uma área de 1,40x0,70 será preferível duas HQI de 250.

Z

 

APK 87

 

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A altura não é uma questão muito pertinente num aquário salgado.

 

Já num plantado, até 40cm é muito, eu que o diga.

 

Agora num salgado, para que precisas ir ao fundo? Eu pelo menos não meto as manapulas dentro de água com muita frequência. Basicamente é só quando compro novos corais. É evidente que não é fácil, mas também é uma vez por mês ou nem isso. Para limpar os vidros tenho um scrabber que chega até 1 metro se for preciso.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Olá Paulo.

 

Antes de mais parabéns pela montagem!

 

Aqui fica um link a explicar o processo de colocação de imagens no fórum

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23731

 

Caso não consigas podes sempre enviar-me para o mail duartec@duartec.net que eu coloco online.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes aquários dentro de paredes e com a "casa das maquinas" por trás sao qualquer coisa de fantastico. Tenho mesmo um grande "tara" por aquários assim.

Fico em pulgas para ver o projecto finalizado e a caixa de vidro com vida dentro :wink:

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, parabéns está a ficar bem composto!

 

Quais são as dimensões do aquário? Sempre tem 100x100x100 como tinhas planeado inicialmente? Não para para perceber bem pelas fotografias, uma vez que na foto da rua parece uma coisa e já instalado outra completamente diferente.

 

Dá para reparar que compraste também um belo de um escumado H&S! Já agora que iluminação vais colocar para um aquário bem profundo?

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte

Bom as medidas são 140x90x70 (CxLxA).

Em relação à iluminação estou a pensar por para já 2 HQI de 150W e 2 actinicas ainda não sei bem de que potência, mas com possibilidades de aumentar para 3 HQI, mas aqui tambem gostava de houvir algumas opiniões.

Abraços

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte

Bom as medidas são 140x90x70 (CxLxA).

Em relação à iluminação estou a pensar por para já 2 HQI de 150W e 2 actinicas ainda não sei bem de que potência, mas com possibilidades de aumentar para 3 HQI, mas aqui tambem gostava de houvir algumas opiniões.

Abraços

 

Sinceramente acho que para essa litragem toda devias usar lâmpadas de 250W, mas tudo depende do que queres manter tal como foi dito.

 

Eu usaria 2 ou 3 HQI's de 250W com 1.30cm. Tens uma profundidade espetacular força com isso.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muito bom mesmo! Olha, em relação à iluminação, também acho que deves pensar em lâmpadas de 250W ou então numa de 400 e duas de 150. Com essa profundidade vais ter problemas só com 2 x 150W!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à iluminação estou a pensar por para já 2 HQI de 150W e 2 actinicas ainda não sei bem de que potência, mas com possibilidades de aumentar para 3 HQI, mas aqui tambem gostava de houvir algumas opiniões.

 

Em vez das 3 HQI de 150, podias apostar em 2 de 250 dado que o aquário não é assim tão comprido (140), mas é bastante alto (70).

 

Com esta iluminação podias manter todo o tipo de corais, tridacnas e anémonas em distintas zonas do aquário sem te preocupares muito. Do ponto de vista energético apenas é um acréscimo de 50W comparado com as 3x150.

 

O meu aquário tem 60 cm de altura e é quase bare bottom e com 2x250W consigo ter corais duros no fundo do mesmo com os pólipos bem abertos e em boas condições (se bem que só os coloco por umas 2 semanas para se ambientarem dado o contraste com a iluminação da loja de onde provêm).

 

De resto, continuação de boa sorte para esse projecto!

 

Longe de mim imaginar que iria ver fotografias de um aquário português numa grua :wink: :D (algo muito comum nos EUA!)

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente fantástico Paulo. Parabéns.

 

 

Acho que se estivesse no teu lugar não conseguia dormir de noite. Ou isso, ou tens MESMO muita confiança em quem te fez o aquário... 70 cm de altura a incidir nessa parte sem apoio... ai ai... Não era para mim :wink:

 

 

Não é que perceba muito, mas estou de acordo com as 2 x 250W, eventualmente de 12500k.

 

 

Força com isso,

grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais