S.O.S Ampulária Dourada (Apple Snail)


Recommended Posts

Possuo um par de Ampularias douradas que comprei nao tem muito tempo. As duas estao com aparencia estranha, nas "dobrinhas" da casca estao escuras, com aparencia de sujas, e em toda a espiral do lado da casca, estao brancas, com aparencia de casca gasta.

 

As partes escuras nao saem delas, esfreguei de leve com um bastonete para limpar ouvido e nao saio, alem disso, a cascuca pitbull passou o dia grudada na casca das ampularias e estao com a mesma aparencia.

 

Estou com medo que seja relacionado a falta de calcio, visto que ja estavam assim ja na loja, mas como nao é facil acha-las na minha cidade, comprei-as mesmo assim...

 

Por favor, deem-me alguma solução, grato desde ja por toda a ajuda.

 

Fotos Ampularia Dourada 1:

pic0618.jpgpic0617y.jpg

 

 

Fotos Ampularia Dourada 2:

pic0615.jpgpic0616h.jpg

 

A Ampularia D. 2 (que esta comendo um pedaço de batata :P) possui a cor dourada mais palida do que a outra, penso que o problema dela esteja mais avançado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pela foto apenas a primeira parece ter carência de cálcio, as manchas escuras de que falas parecem-me naturais, nunca reparei nisso quando tinha Ampulárias, normalmente ganhavam era algas, mas os camarões limpavam-lhes a casca.

 

Para as carências de cálcio podes usar Decalcit, tens muita informação por aí, escreve Decalcit no rectângulo da procura (no canto superior direito desta página) e faz uma pesquisa.

 

Boa sorte

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pela foto apenas a primeira parece ter carência de cálcio, as manchas escuras de que falas parecem-me naturais, nunca reparei nisso quando tinha Ampulárias, normalmente ganhavam era algas, mas os camarões limpavam-lhes a casca.

 

Para as carências de cálcio podes usar Decalcit, tens muita informação por aí, escreve Decalcit no rectângulo da procura (no canto superior direito desta página) e faz uma pesquisa.

 

Boa sorte

Luisa Fonseca

 

Muito obrigado pela ajuda, mas tenho uma duvida: algumas pessoas, em outros foruns, me aconselham a por conchas marinhas (pegas na praia) para por na água, mas não muitas, falaram-me que as conchas devem ser tratadas e que iriam "liberar" calcio na água, alem de aumentar um pouco o pH da água. Qual sua opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

As manchas brancas são sinais de carências de cálcio, as verdes são algas.

 

Com o substrato que tens não precisas de te preocupar, elas devem ter chegado à loja assim e como dizes que na tua cidade não se encontram facilmente, eles nem devem ter colocado as pobres em quarentena.

Como o teu substrato aparenta ter algumas pedras calcárias num instante elas recuperam a concha.

 

Outra coisa que deves ter em atenção é à alimentação, esse pedaço de comida não é maçã, pois não?

 

Experimenta umas ervilhas, courgete ou brócolos, depois de escaldadas em água a ferver por uns segundos afundam melhor e as tuas ampulárias devoram-nas.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

As manchas brancas são sinais de carências de cálcio, as verdes são algas.

 

Com o substrato que tens não precisas de te preocupar, elas devem ter chegado à loja assim e como dizes que na tua cidade não se encontram facilmente, eles nem devem ter colocado as pobres em quarentena.

Como o teu substrato aparenta ter algumas pedras calcárias num instante elas recuperam a concha.

 

Outra coisa que deves ter em atenção é à alimentação, esse pedaço de comida não é maçã, pois não?

 

Experimenta umas ervilhas, courgete ou brócolos, depois de escaldadas em água a ferver por uns segundos afundam melhor e as tuas ampulárias devoram-nas.

 

 

 

Abraço

 

obrigado pela ajuda. Hoje faz uma semana que estou com elas, e vejo sinais de que as cascas estão se regenerando. Na foto ela estava comendo uma batata cozida, não uma maçã, acho que elas não comem maçãs :?

 

Notei uma mudança no comportamento delas: antes elas sómente ficavam subindo até a superficie da agua, sempre bem escondidas na concha, e se atiravam, e faziam isto o dia todo... Agora elas são EXTREMAMENTE ativas, andam por TODO o aquario, completamente para fora da casca, raramente vão a superficie da agua, e quando vão, estendem um tubinho gordinho que sai da lateral delas. São muito uteis, estão ficando cada vez mais douradas.

 

Eu segui as dicas acima, colocando um pouco de decalct no filtro, mantendo o pH neutro e esperando.

 

Mas gostaria de tirar uma duvida: ambas as duas recusam alcon bottom fish, cenoura cozida e comem muita pouca batata cozida... Só comem alface picadinha que boia na agua durante 10 minutos (retiro apos este periodo, para não agitar os guppys, que ficam dessesperados tentando comer a alface, e não conseguem...) e rodelas de pepino...

 

Alguma dica do que mais posso dar? Vou tentar ervilhas e abobrinhas, mas gostaria de variar mais ainda sua alimentação se possivel.

 

Agradeço toda a ajuda acima, e também desde já as dicas de alimentação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas à minha ampulária só costumo dar uma rodela de batata bem descacadinha e lavadinha em água corrente, nem a fervo, num espeto de madeira grande, ela e o ottocinclus agarram-se violentamente à rodela a noite toda, não comem tudo, mas alimenta-os bem aos dois, além de que ela sempre que sente a pastilha de fundo para as corydoras agarra-se a pastilha e pimba, por menos quando lá chega a tempo que os platys também adoram a refeição e mal a pastilha começa a descer até ao fundo vão lá à bruta dar bicadas. Quanto a manchas brancas nunca notei nada fora do vulgar na minha e algas na casca de vez em quando o ottocinclus agarra-se a casca dela mesmo em movimento e siga pa bingo, é como se fosse uma rocha, lol. Ah, as batatas possuem teor de cálcio. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais