Bettas em água fria ou agua quente? Condições necessárias?


BitaBR

Recommended Posts

Ainda não percebi se os bettas são de agua quente ou fria pois sempre me disseram que sao de agua quente mas quando vou a lojas de peixes vejo-os sempre em aquarios ou ate mesmo canecas sem aquecimento e numa prateleira... Há bettas de agua fria e outros de agua quente? :S

 

As femeas são tao "perigosas" como os machos? Poderei juntar varios betta num aquario com outros peixes? Se sim, são precisas condiçoes "especiais"?

 

Poderei juntar varias especies de bettas?

 

Um betta precisa de quantos litros para si? A regra é de 1cm = 1Lt ou 1cm = 4Lts?

 

Que cuidados "especiais" terei que ter com um betta?

 

(Já andei a procura na net e em alguns livros mas as informaçoes que encontro sou muito contraditórias...)

Editado por BitaBR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ajudar com o que sei.

 

Machos so podes ter um por aquario. Se colocares mais, vao lutar até ficar so um vivo.

Em relacao à temperatura, gostam de agua nem fria nem quente. Se nao colocares termostato, garante que a sala nao arrefece muito.

Femeas podes ter varias no mesmo aqua. Nao tenho a certeza se podem andar sempre com o macho por perto.

Quanto aos litros, como qualquer um de nos, pode viver com pouco espaco, mas quanto mais poder ter, melhor. 5L para um betta acho curto.

Até por que se ele tiver mais espaço para nadar, mais vai mostrar as belas barbatanas.

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há bettas de agua fria e outros de agua quente? :S

Os bettas suportam várias temperaturas no máximo até 30º (Já bati os 33ºC), mínima prai de 13ºC (foi o meu minimo ate agora e sobreviveram mas menos que 18ºC é risco)

 

As femeas são tao "perigosas" como os machos?

Não, Fêmeas com fêmeas é na boa, EXCEPTO se pensares que é fêmea e na realidade é macho, isso acontece muito aos menos experientes

 

Poderei juntar varios betta num aquário com outros peixes? Se sim, são precisas condições "especiais"?

Sim mas verifica sempre a compatibilidade desses peixes

 

Poderei juntar varias especies de bettas?

SÓ fêmeas, machos com machos matam-se. Fêmeas com macho também mesmo que digam que poderá não acontecer, eu não arrisco porque já vi um macho a matar outro e uma fêmea também

 

Um betta precisa de quantos litros para si? A regra é de 1cm = 1Lt ou 1cm = 4Lts?

um betta na tailandês até um frascos e copos andam mas o MÍNIMO aceitável julgo que 5L

 

Que cuidados "especiais" terei que ter com um betta?

Temperatura se possivel entre 24º e 27ºC, condições da água habitáveis, movimentação mínima da água, dieta variada e sem exagerar

 

Alguma coisa regista-te no CPB (Clube Português do Betta). Lá tens tudo e sempre tem lá viciados dia e noite lol

Editado por DunKz

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O que o C4 e o Dunkz disseram está correcto.

Mas vou acrescentar com mais alguma informação.

Qdo falas em bettas falas em bettas splendens não selvagens (há especies de bettas de aguas frias). São os que normalmente se encontra nas lojas.

Qto. à temperatura já foi dito tudo. É preciso ter mais cuidado com a temp. minima. Se não tiveres aquecimento segue a máxima: se te sentires bem na temperatura ambiente o teu betta tb se sente (isto em relação à minima)

Mas muito mais importante que a temperatura da agua é a qualidade da agua.Ai sim podem aparecer problemas se não tiveres cuidado..

 

Em relação às femeas. Os bettas splendens são territoriais. Tanto as femeas como os machos.

Como é lógico nos machos esta caracteristica nota-se mais.

Por exemplo num grupo pequenos de femeas 3 a 5 femeas haverá sempre uma dominante.

E depois há sempre uma mais agressivas que outras.

 

Se podes juntar várias especies de bettas?

Infelizmente, normalmente só consegues ter acesso aos bettas splendens (var. não selvagem) no nosso mercado. salvo algumas boas lojas que arriscam neste mercado.

Deves estar a referir diferentes tipos de caudas. Mas todos são bettas spl. a especie é a mesma.

Se for isso podes, mas tendo sempre atenção às caracteristicas da especie em causa.

 

 

Qtos litros?

Os mais possiveis, com plantas flutuantes e não flutuantes, fundo escuro,agua escura, refugios,o aquario mais comprido que alto (um erro que muitas pessoas fazem), filtro que provoque pouca movimentação, comida variada e pouca , etc mas isto são as condições ideais....

A minha experiencia e em condições muito especificas: 7 litros agua "real"para cada macho no minimo

 

A última pergunta já tentei responder em cima.

 

Em relação ao teu último comentário. Vais encontrar muita informação contraditória porque tudo depende de peixe para peixe e das condições que podes dar. ê dos conhecimentos que se tem

Ex. Há um criador Portugues que mantem casais juntos sem qualquer problema. E com alevins.

Ele faz isso porque tem conhecimentos para tal e conhece os peixes que tem.

Se fores ao evento da APA no proximo mês de Setembro no Feijó-Almada podes ver alguns aspectos deste "mundo dos bettas" e dos anabantideos no geral que são dados como "certezas" e que realmente não são

bem assim.

Espero ter ajudado .

cumprimentos

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 2 peixinhos laranjas onde pensava juntar mais uns 4 ou 5 neons chineses... As bettas se darão bem com eles?

 

Alguma coisa regista-te no CPB (Clube Português do Betta). Lá tens tudo e sempre tem lá viciados dia e noite lol

 

Onde me posso registar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais