Co2


whity

Recommended Posts

A reacção do CO2 fermentação caseira demora a fazer agora no inverno a estas temperatura ta a demorar muito mais tempo, isto tb acontece com voces?

 

Fiquem bem....

 

Bom Natal e Ano Novo Feliz para todos...

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Nessas garrafas caseiras de CO2 utiliza água quente, mas não a ferver  :D Ajuda imenso a fazer a reacção.  :D  

 

Abração!

 

É verdade, mas também é dificil tê-las sempre quentes :D

 

O local onde está o meu aquário é naturalmente frio. O que eu noto é que existem menos bolinhas quando o frio é maior. Provavelmente está relacionado.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! :D

 

Eu não noto diferença. Coloco água quente para iniciar a reacção, depois o tubo da garrafa é introduzido no in-take do filtro de cascata, ou seja o filtro de cascata pucha o gás, para além do CO2 ser mais bem diluído desta maneira. As bolhas de CO2 ao entrarem no filtro, andam á volta das massas filtrantes e naquela água que volta a entrar no aquário o CO2 já vai dissolvido nela :D

 

Abração :D

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava-me a meter contigo, pah! :D

 

Quando faço a mistura também uso água quente. Pelo menos os resultados iniciais são mais rápidos e a mistura mais fácil de diluir.

 

Noto diferença é quando está frio!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que nunca me tinha acontecido e desta vez não ah quase nenhum CO2 a sair.

O frio ta a apertar...

Será que se eu aquecer a garrafa vou ter melhor desempenho?

É que só sai uma bolha prai de 5 em 5 minutos agora?

Tava a pensar em meter a garrafa em cima do refletor, assim aquecia enquanto a luz ta ligada. hehehe.

Será boa ideia»?????????

Bom Natal Pra todos

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá withy!

 

Custa-me a crer que a área onde está o aquário seja assim tão fria a modo de parar a reacção. Será que não meteste menos bicabornato de sódio diminuido automaticamente a pressão da mesma?

 

Fica bem!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi withy.

 

Já usei dessa maneira como vc colocou a garrafa em cima da calha a temperatura é maior e aumentando a reação consideravelmente em época de frio aqui faço isso, depois que a luz apaga a reação diminui o que é até bom se for analizar que a planta só nessecita de co2 quando a luz está acesa mesmo.

 

Eu gostei da sua idéia.

 

Abraços.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água quente não ajuda a reacção, apenas acelera o metabolismo dos fungos. Acima dos 50ºC, pode-se matar os fungos.

Um filtro, não pode, jamais, puxar o gás de uma garrafa onde apenas existe uma saída para o gás!!!!

O bicarbonato de sódio, não aumenta de maneira nenhuma a pressão. A sua função, é de aumentar o pH, pois as enzimas destes fungos em particular (leveduras), funcionam melhor em pH alcalino.

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois então aumentando o metabolismo não aumentaria a produção do gás??????

 

Acho que a garrafa sobre a calha, a temperatura não chegaria a 50c e mataria os fungos.

 

Se isso não der certo então a solução seria um cilindro que não depende de fatores de temperatura.. :(

 

Abraços.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A água quente não ajuda a reacção, apenas acelera o metabolismo dos fungos.
Se acelera o metabolismo, então há maior produção de CO2, certo?

 

Um filtro, não pode, jamais, puxar o gás de uma garrafa onde apenas existe uma saída para o gás!!!!

 

Se aumenta a produção do gás, o CO2 passa para a parte onde não tem a água e o gás começa a subir pelo tubo, logo se tiver ligado a um filtro, a ventoinha não puxa esse gás???????

 

inté

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

minidiogo, aumentar o metabolismo, não significa aumentar a reacção.

 

Para esse filtro puxar o gás da garrafa, a pressão baixaria dentro da mesma, e como consequência, a garrafa começaria a "encolher".

Isso não acontece.

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

té agora ainda nada de reacção, quando toco na garrafa lá saem umas bolhinhas, mas muito poucas...

Já tou sem ideias.

Qual o componente que aumenta então a reacção se não é o bicabornato?

 

Fiquem bem...

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

taslixado ta enganado... a temperatura afecta sempre a reacão! logo a agua "quente" favorece a produção de CO2. e sim, é uma reacão! apesar de termos uma componente biológica é de facto uma reacão pois as bacterias do fermento biologico transformam o açucar em alcool k por sua vez reage com o bicarbonato de sodio obtendo assim o CO2... com aumento da temperatura não se obetem mais CO2, só se acelera a reação. tb amenta a pessão, mesmo k não tivesse nada dentro da garrafa, a pressão aumentaria porque qualquer gaz "aumenta de volume" com o aumento da temperatura. não sei se me fiz entender nesta ultima parte... :( em relação ao filtro k puxa ou não puxa lol, concordo com o taslixado, até porque se não tiver um outro orificio está a criar vaco na garrafa e para tal acontecer nao será com um um filtro!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O alcool não reage com o bicarbonato de sódio, de maneira a formar CO2.

Aliás, o alcool nem sequer reage com o bicarbonato de sódio, se não acxreditam, façam vocês mesmos a experiência!

 

"A fermentação alcoólica é um fenómeno bioquímico muito complexo, que provoca a transformação do açúcar (glucose e levulose) em álcool etílico + gás carbónico + 33 kcal., ácido succínico. ácidos voláteis, ésteres, etc. (segundo Gay-Lussac). "

 

Como vêm, há também formação de vários ácidos, e o bicarbonato de sódio, vai reagir com eles, de maneira a que a solução não fique demasiado ácida para as enzimas das leveduras poderem funcionar!

 

Portanto, meus amigos, fica aqui esclarecido o fenómeno que acontece dentro das nossas garrafas e garrafões.

Sem bicarbonato de sódio!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua quente inicial serve para duas coisas:

 

-retirar maior parte do cloro da agua

-proporcionar uma temperatura ideal ás leveduras aquando da sua hidratação e recomeço de actividades metabólicas (acordar do estado de "hibernação")

 

 

A temperatura da garrafa depois disso tende a ser ligeiramente superior (menos de 1 grau) a da temperatura ambiente ja que a fermentação é exotérmica mas ha quem coloque a garrafa de fermentação na SUMP durante os meses frios para elevar um pouco a temperatura desta).

 

A temperatura a que as bactérias estão condiciona o seu metabolismo e condiciona a produção de CO2 que nao pode ser dita como sendo 1 reacção e penso que foi aqui que a confusão se gerou:

 

Enquanto uns dizem que a reacção é o fenomeno pelo qual o CO2 é criado outras entendiam que a reacção é a altura da reacção do CO2 com a agua do aquario...e neste caso a temperatura funciona de maneira diferente:

 

-Para a produção de CO2 atraves da actividade das leveduras o aumento de temperatura é positivo en quanto que para a reacção do CO2 com a agua o aumento da temperatura é negativo.

 

Realmente o bicarbonato de sódio serve apenas para um efeito tampão para as leveduras nao morrerem rapidamente devido ao aumento de acidez do meio onde se encontram. O bicarbonato de sódio acaba por neutralizar os ácidos que são produtos secundários da sua actividade metabólica.

 

Assim o que vai ditar a "morte da garrafa" é o aumento de alcool para niveis superiores aos tolerados pelas leveduras e a quantidade de açucar foi +- calculada para nao se gastar açucar numa colonia morta de leveduras. O mesmo acontece em fermentações alcoolicas usadas desde há muito pela humanidade na produção de vinho e cerveja e outras bebidas de fermentação.

 

Se nao pusessemos o bicarbonato de sódio as leveduras morreriam muito mais rapidamente e teriamos que fazer com menos açucar e mais vezes ou em garrafas com muito mais agua para o mesmo tempo de reacção.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isto na teoria parece mesmo muito feio, lol.

Mas gostei de saber o que se passa dentro da minha garrafa. Noentanto se bem percebi nenhum dos componentes pode acelerar a reacção, nem mesmo a temperatura.

Ora se bem percebi o bicabornato de sodio serve apenas para durante toda a reacção as colonias não morrerem, o acuçar para levedar no inicio.

 

 

Ps.

As minhas garrafas continuam sem nenhuma actividade.

Mas já agora eu quando mexo na garrafa noto que saem umas bolhas, isto quer dizer que o mecher na garrafa agito as particulas, dou-lhes energia cinetica e ao mesmo tempo calor aumento a pressao na garrafa e dai sairem as bolhas, estou correcto?

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebeste mal... a temperatura mais alta aumenta o metabolismo e portanto a velocidade de consumo de açucar e libertação de CO2 para além disso ainda diminui a possibilidade de o CO2 continuar dissolvido na garrafa e libertar-se aumentado a pressão dentro da garrafa e forçando o CO2 a ir para o aquario.

 

Acertaste no bicarbonato de sódio, falhaste no açucar...o açucar é o alimento das leveduras que ao ser consumido por estas resulta na libertação de CO2 (entre outras coisas) por estas.

 

Quanto ás tuas garrafas e se meteste o fermento correcto o que presumo que sim pois dizes que ves bolhas de vez em quando, se nao colocaste a água a uma temperatura demasiado elevada ao principio (um bom teste é meter umas pinguinhas na parte interior do pulso como se fosse para tester a temperatura do leite para os bebes) então....tens uma ou mais fugas...e é por isso que nao vai CO2 para o aquario....

 

 

Quanto á ultima frase, certo!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas estas garrafas ja funcionam a mto tempo bem, só desta vez é que não. E como a temperatura baixou nesta altura pensei que tivesse relacionado.

Vou esperar melhores tempos.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas estas garrafas ja funcionam a muito (palavra corrigida) tempo bem, só desta vez é que não. E como a temperatura baixou nesta altura pensei que tivesse relacionado.

Vou esperar melhores tempos.

 

Mas espera aí? Há quanto tempo tens as garrafas sem serem re-abastecidas?

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

AS garrafas foram sempre funcionando, quando eu via que saiam poucas bolhas pro reactor fazia nova mistura na garrafa e voltava a meter a rolha pra dentro do reactor e depois passadas uns minutos la começavam a sair as bolhas, mas desta vez nada.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde,

isto tambem me esta a acontecer a mim! cada vez que agito a garrafa, sai CO2 com abundancia, mas para 10 segundo depois e tenho de esperar mais 5 ou 6 minutos ate que volte a sair 1 bolha! ja tentei com agua morna mas tambem nao da....o que sera?

 

PS.

Garanto tambem que a garrafa nao tem fugas! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais