Aquaterrário---->Lago -Graptemys ouachitensis ouachitensis


Recommended Posts

Boa noite a todos, é com muito agrado que venho aqui comunicar tal como prometido que o meu projecto para um aquário (o primeiro) cujo objectivo vai ser albergar uma tartaruga peixes e umas plantinhas já está a ser construído.

 

Material/Setup:

 

• Aquário

Tem as seguintes dimensões: 100X50X50

Vidro de 10mm

 

• Filtro

Depois de ter um Fluval FX5 de passar para um Tetratec EX2400, finalmente encontrei o filtro certo, um Fluval 405. Depois se alguém quiser saber posso dizer porque troquei cada um dos filtros pois para agora não é essencial esse esclarecimento.

 

• Aquecedor

Tecatlantis (300W)

 

• Areão (não considero uma decoração pois acho indespensavel)

Não muito grosso 3/4 mm

 

• Decoração

Troncos de sobreiro e carvalho, grutas e plataformas de cortiça (toda ela extraída por mim xD)

 

EDIT(1):

• Iluminação

Calha T8 com uma repti glo 5.0 e uma power glo

 

• Plataforma

Feita em cortiça

 

 

 

Deixemo-nos de paleio e passemos ás fotos de como está a evoluir o aquário (já devem estar fartos de me "ouvir"):

 

Foi feita uma calha em inox de 3mm:

 

35497792.jpg

 

 

Colocaram-se os vidros na estrutura e colaram-se:

 

12414825.jpg

 

 

Deixaram-se os vidros quietinhos para secarem bem xD:

 

39611608.jpg

 

 

Foi feita uma peça de madeira com uma cavidade que encaixa-se na parede e verificou-se se o aquário estava bem vedado, no local onde iria ficar posteriormente:

 

85377228.jpg

 

 

Estava na hora de arranjar decoração, portanto pus mãos há obra (literalmente):

 

38244221.jpg

 

75936205.jpg

 

 

Depois de ter quase tudo o que pretendia, tal como troncos, etc … foi só trata-los, desencher o aquário e dispor tudo como queria:

 

35014931.jpg

 

 

Enchi, o aquário (nem sabem aos meses que ansiava por este momento…):

 

13631661.jpg

 

 

Coloquei o filtro e o aquecedor a trabalhar e passadas umas horas o aquário encontrava-se assim:

 

59354248.jpg

 

(Ainda um pouco esbranquiçada pois coloquei um frasquinho de bactérias vivas que adquiri)

 

 

E até agora é assim que está o aquário, deixo para hoje apenas mais uma foto para verem uma das grutas que mencionei em cima (são 3 de diferentes tamanhos):

 

15478112.jpg

 

 

 

Quero agradecer a todos aqueles que esclareceram as minhas dúvidas e contribuíram com ideias para este projecto, mas queria deixar um especial agradecimento a algums membros do fórum: Norby, Teo, Quo, Simãox7 e ao meu pai que mesmo não pertencendo ao fórum me ajudou na construção do aquário, não menosprezando o contributo de todos os outros.

Espero que tenham gostado do que viram até agora.

 

Cumprimentos, Rafael Silva

 

PS:

Vou manter este post actualizado, para quem passar poder ver a evolução.

Caso tenham alguma questão, sobre a montagem ou de outra coisa qualquer perguntem. (venho ao forum quase todos os dias, portanto a minha resposta será rápida)

Nãos se acanhem, elogiem, critiquem o que houver a criticar, digam o que posso melhorar, o que está mal, dêm ideias, enfim digam da vossa justiça mas acima de tudo sejam felizes xD.

 

EDIT(2):

 

 

TABELA COM CRESCIMENTO:

 

Nome: Oscar

Especie: Graptemys pseudogeographica pseudogeographica

 

8/08/2010 - 3.5cm 3 meses

8/09/2010 - 4.6cm 4 meses

8/09/2010 - 5.2cm 5 meses

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 155
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Parece porreiro, mas onde tá a parte terrestre do aquaterrário?

 

 

Quando tirei as fotos, ainda não estava pronta a colocar.

Agora quando o aquario tiver um pouquinho mais estavel(introduzi os troncos hoje de manha), colocarei a plataforma, tiro foto e coloco no forum.

 

Obrigado por mensionares isso, o pessoal ainda ficava a pensar que me tinha esquecido do mais importante. xD

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!!! eu acho que como plataforma deveria por aquelas coisas de cortiça, não precisa de nada para subir, ela trepa.

 

que peixes vais juntar... ai está a questão. há sempre aquele risco!

 

As tocas, é para os peixes fugirem caso a tartaruga os persiga?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, A plataforma vai ser em cortiça, já está de "molho" e depois vou a ferver por isso de pois de amanhã meto-a no aquario e depois tiro uma foto e ponho aqui.

 

Vou começar por colocar corydoras, eu sei que há o risco mas na natureza a minha tartaruga ( Graptemys pseudogeographica pseudogeographica ) é conhecida como comer mais peixes mortos que vivos, por isso espero que em cativeiro actue da mesma maneira e para alem do mais em adulta tem uma alimentação maioritariamente constituida por plantas.

 

Sim as tocas é principalmente para os peixes. ( a tartaruga não cabe la dentro)

 

Cumps, Rafael Silva

 

 

 

PS: Descobri ontem a razão para algumas tartarugas , morrerem ao comer areia, elas no meio selvagem, têm um substrato constituido por areia/areao e lama e ontem ao falar com um entendido dos USA, ele disse-me que elas ingerem alguma lama para facilitar a digestão, em cativeiro como não têm lama parece que por vezes ingerem areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, comem mais peixes mortos, e a platydora vai-lhe parecer morta, pois é um peixe que mal se mexe, se bem que é rijo, a tartaruga tem que estar habituada à platydora desde pequena para saber desde logo que nao é um peixe morto, e que é rijo. mas parece-me uma boa escolha...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, Quo adradeço a tu preocupação mas julgo que houve aqui um equivoco (deves ter lido mal, ou então ainda te lembras de uma conversa que tivemos á ums tempos xD). Eu vou começar por colocar Corydoras não platydoras (se bem que tambem estou a ponderar por uma).

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: A minha tartaruga está com 6.5 cm's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já estava a ficar curioso de como iria evoluir esse projecto.

 

Parece-me muito bem, muitos parabens pelo aquario e pelo esforço em proporcionar um melhor habitat a tua tartaruga!

 

So tenho uma pergunta a zona onde vai ficar o aquario é aberta?

 

Quero ver depois algumas fotos com os habitantes. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acaba tudo em dora. =D

 

Ya, acontece.

Np

 

Boas,

 

Já estava a ficar curioso de como iria evoluir esse projecto.

 

Parece-me muito bem, muitos parabens pelo aquario e pelo esforço em proporcionar um melhor habitat a tua tartaruga!

 

So tenho uma pergunta a zona onde vai ficar o aquario é aberta?

 

Quero ver depois algumas fotos com os habitantes. :drool3:

 

Obrigado, fasso o possivel para lhe proporcionar um bom espaço, tudo o que está dntro do aquario fu eu que colectei daqui e dali, á excepção do areao.

Não, a zona onde está o aquario não é aberta e ate matem uma boa temperatura, tanto de inverno como de verao apesar de estar no exterior da casa.

Postarei fotos a medida que for fazendo alteraçoes.(tanto na introdução das plantas como na dos habitantes em si)

 

Obrigado, pelos vossos coments.

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Existe algum tipo de terra (inerte, para não alterar os parametros da agua) que possa colcar dentro do aquario?

Alguem sabe se campos magneticos gerados por imen's por exº, prejudicam de algum modo peixes ou tartaruga?

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos, hoje não é pelas melhores razões que venho aqui ao forum.

 

Como ainda não tinha a lampada (repti glo 5.0), tenho continuado a colocar a minha tartaruga no aquario antigo para puder apanhar sol. Contudo ontem a tarde ela desapareceu (alguem ou alguma coisa a levou), pois desde que dei pela sua falta tenho procurado incansavelmente pelo jardim (talves tivesse fugido da caixa, mas acho pouco provavel, pois tenho sempre cuidado para não a encher de mais) e até agora nada, amanhã vai ser o "segundo dia e meio", que ela está desaparecida e já não tenho grandes esperanças de mesmo que a encontre, seja com vida, pois com este calor a unica ipotese de se hidratar era na piscina e ainda nunca lá foi pois não conseguiria sai e eu encontrala ia.( ou talvez se consegui-se hidratar um pouco com a rega a noite)

 

 

PS: fui hoje buscar a lampada que esta encomendada (se ao menos tive-se chegado um dia mais cedo ;( ), vou aguardar e procurar por ela mais alguns dias, se não a encontrar, com muita pena minha irei comprar outra. O aquario estava a ficar mesmo engraçado já com alguns peixes e tudo (ela não lhes ligava nehuma, que eu vi-se nunca os tentou apanahar)

 

 

Espero, que esta má experiencia sirva para os restantes membros tenhão cuidado futuramente, se tiverem as vossas tartarugas no exterior, protejam-nas das ameaças que as rodeam.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tartarugas são muito boas trepadoras e como estavas a mudá-la de lugar (supondo que mudavas da caixa para um outro aqua ou qualquer outro tipo de mudança) pode ter originado algum stress na tartaruga tendo ela fugido. Também poderá ter acontecido ter sido apanhada por alguém ou por algum animal da zona. Pena ter-te acontecido isso, lamento :| o teu aquário está a ficar fixe mas se fosse a ti nunca, mas nunca mesmo, arriscava esse areão. É grosso o suficiente para ao ser engolido nunca mais voltar a sair e desse tamanho ela não vai ter dificuldade nenhuma em ingerir. Aconselho-te vivamente a mudar de substrato para um tipo pedras bem graúdas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tal como eu gosto que mantenham os posts actualizados, julgo que se passe o mesmo com todos vocês, portanto aqui ficam algumas fotos dos habitantes introduzidos até á data, tal como prometido.

 

Barbo tigre- Puntius tetrazona (gostava que me descrevessem como é o acasalamento desta espécie, por exº mudança comportamental, mudanças de cor, etc...):

 

imgp2447q.jpg

 

 

Pleco- Hypostomus plecostomus:

 

imgp2453.jpg

 

imgp2481.jpg

 

 

Banjo- Bunocephalus (acho que não estou enganado). Este peixe é muito difícil de fotografar (pelo menos para mim), durante todo o dia está enterrado no substrato e só sai ao anoitecer (apanhei-o já meio destapado), não o vejo todos os dias (julgo ser bom sinal, pois consegue-se camuflar perfeitamente na hambiente que o rodeia), contudo julgo que já está bem integrado, pois na primeira vez que o vi estava a comer :

 

imgp2436.jpg

 

 

imgp2456y.jpg

 

 

 

E claro, como não podia deixar de ser o/a meu “Oscar”, Tartaruga falsa do mapa-Graptemys pseudogeographica pseudogeographica:

 

imgp2431r.jpg

 

 

Até agora tenho:

 

• 5 barbos tigre

• 1 pleco

• 1 banjo

• E uma Graptemys pseudogeographica pseudogeographica (a minha favorita com três mesinhos)

 

 

Tenciono ainda colocar mais um ou dois barbos umas corydoras (todas da mesma espécie, pois não gosto de muita salganhada) e por agora este é o meu plano, introduzirei também uns fetos anubias e musgos.

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Se quiserem pedir alguma coisa, como uma foto de outro ângulo ou qualquer outra coisa digam.

Não critiquem os meu dotes fotograficos, não tenho qualquer tecnica pois é o meu primeiro aquario.

Espero que gostem.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola rapaz

 

bem o teu aqua ta a ficar bacano... vou ficar á espera das fotos com as plantas...

ja agora tenta arranjar mais umas fotos da tartaruga ( principalmente das patas trazeiras)...

 

 

Cumps...

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, já estive a verificar as patas da tartaruga e parecem-me perfeitamente normais, na foto a pata esquerda parece um pouco estranha mas julgo que seja devido ao anglo de que tirei a foto.

 

 

Vou agora deixar mais umas fotos, que me foram pedidas por alguns membros, cardume, e plataforma:

 

Cardume a tentar roubar a comida a tartaruga:

 

imgp2464d.jpg

 

 

Cardume a tentar devorar-me o indicador xD:

 

imgp2467l.jpg

 

 

Plataforma:

 

imgp2459j.jpg

 

imgp2460w.jpg

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: não consigo agarrar as patas dela e tirar foto simultaneamente por isso quando conseguir tirar uma boa foto das patas, postarei. De qualquer modo acho que as patas estão perfeitamente normais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esta muito bonito o aquario e os peixes!

 

Só daria a sugestão de manteres para ja assim a fauna. É que os peixes e a tartaruga vao crescer e disputar pelos recursos.

 

Podes por mais umas fotos da plataforma e do tronco? acho que esta muito bem conseguida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Norby, obrigado pelo comentário e ainda bem que gostas. (espero que os restantes membros partilhem a mesma opinião)

 

Quanto a fauna talvez acrescente só umas cinco corydoras (que cresçam pouco), é que o chão do meu aquário, está quase desabitado, o pleco anda sempre agarrado aos troncos e o banjo está todo o dia enterrado.

 

Passemos ao ultimo ponto, sei que pediste fotos, mas como não sabia o que querias ver ao certo aqui vai mais um pequeno contributo da minha parte:

 

 

Decidi, colocar a plataforma +/- a meio do aquário, pois assim tenho sempre a pocibilidade de o encher mais (mesmo estando a plataforma fixa consigo encher o aquário até a cima, basta-me mudar a posição do parafuso).

O parafuso é em INOX, ou seja não vai contaminar a agua com nada, pois foi desinfectado devidamente e não enferruja.

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Queria pedir desculpa pela qualidade. (Não pude gravar com a maquina dos meus pais que é bem melhor que a minha)

Se quiserem saber mais alguma coisa, não se acanhem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Gostava de saber,essas cortiças não fáz baixar em muito o PH ?

Quero também dizer que está ai um belisimo trabalho,e ficou muito

bonito,os meus parabêns,espero que corra tudo muito bem,e força

e muita calma,está tudo muito bom.

Cump: A.S ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que a cortiça está a baixar o PH pois é matéria orgânica e como tal é normal que o baixe (tal como os troncos), contudo ainda não sei a que valor está o PH pois ainda não comprei testes. Ainda não me preocupei muito com isso (mas tenciono fazer um teste entretanto), pois a água que uso é do furo e é bastante calcaria, pelo que tem o PH alto, então julgo que a matéria orgânica vai equilibrar esse problema.

 

Obrigado pelo teu comentário, vou fazendo o que consigo com as cenas que vou apanhando (a nível de decoração). Eu tento ir com calma mas as vezes não é fácil. xD

 

Cumps, Rafael silva

 

PS: Se alguem souber a espécie do meu pleco agradecia que me dissesse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a plataforma está bem conseguida.. :thumbup3:

 

em relação a cortiça usada para as tocas, que tratamento foi feito ?? não flutua ??

 

 

PS: as fotos estão muito grandes demora muito o carregamento da pagina !! tenta redimensiona-las.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está simples a plataforma, mas até ficou bonitinha. Ainda bem que todos estão a gostar. xD

 

O tratamento que dei á cortina foi mais com o intuito de ela não tingir a água. (muitos dias de molho e várias fervuras com bastante sal)

Eu não dei qualquer tratamento á cortiça para não flutuar apesar de existir. (mas eu não o conheço muito bem)

Vou postar um desenho de como fiz:

 

semttulo1q.png

 

 

Depois coloquei o areao por cima da tampa e dentro da gruta (o normal). E é isto como assim está a ser aplicado mais peso no sistema tampa gruta do que estivesse só a gruta, a cortiça não vai ao de cima.

Usei o mesmo procedimento para o tronco grande não flutuar (teve um mês de baixo de água e mesmo assim...)

 

Espero ter explicado mais ou menos.

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Obrigado pela chamada de atenção, as fotos já estão redimensionadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehe.. notou-se logo ao abrir o tópico.. mas assim tb é pequeno demais.. ;) punhas tipo Thumbnail a abrir numa janela ou 800 ou mesmo 1024 é bom.

 

 

tipo estas a dizer que um tratamento normal de qualquer tronco na cortiça é suficiente para afundar.. lol ok :P é que cortiça na agua até é fixe..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

 

ehehe.. notou-se logo ao abrir o tópico.. mas assim tb é pequeno demais.. :confused4: punhas tipo Thumbnail a abrir numa janela ou 800 ou mesmo 1024 é bom.

 

Ok, eu vou voltar a redimensionar as imagens.

 

 

tipo estas a dizer que um tratamento normal de qualquer tronco na cortiça é suficiente para afundar.. lol ok :P é que cortiça na agua até é fixe..

 

Atenção que eu não disse que o tratamento que dei á cortiça foi para ela afundar (eu apenas a tratei para não tingir a água) e apesar de ser possível afundar a cortiça eu disse que não usei qualquer tratamento para esse fim.

 

Contudo compreendo de certo modo a confusão. é que ao redimensionar as imagens as que cá estavam desapareceram e eu esqueci-me de repor a que mostrava como fiz.

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: A imagem já está reposta e todas as outras redimensionadas.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tankado,

 

Essa imagem esclareceu bastante, era mesmo isso que eu queria perceber como tinhas adaptado a cortiça ao tronco.

 

Os parafusos de inox sao faceis de encontrar numa drogaria?

 

A cortiça aguentou bem os parafusos, nao se desfez?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.