Problema Grave!


Recommended Posts

Há já algum tempo (1-2 meses) que travo uma batalha contra os parâmetros da água do meu aquário (spacePro 450 com filtro Rena 500L/H e lâmpada de 15w).

Neste momento, os parâmetros são os seguintes (medidos há 1h, com Sera pH e tetra test fitas):

    temperatura: 26ºC

    PH: 6.8

    GH: entre 6 e 10º

    KH: pouco superior a 0º

    Nitritos: 100 mg/L

    Nitratos: 0 mg/L

      Com estes valores, é fácil adivinhar que as algas se sentem à vontadinha lá no aqua.. Tenho 2 plantas em tronco de madeira (anúbias anã e um tipo de valisnéria) que estão carregadinhas de algas verdes, que ocupam também areão e vidros. O areão está incrivelmente cheio destas meninas, e parece-me que os corys estão a ficar enjoados desta "comida" (preferem as pastilhas que lhes dou 2 vezes por semana). Os vidros são regularmente limpos por mim (2-3 vezes por semana).

      Já usei o "Algumin" da tetra, mas não resultou; já tentei "lavar" as plantas e retirar as algas, mas as folhas vêm agarradas e não quero deixar as plantas sem folhas!

       

      Faço mudanças parciais (1/4) todas as semanas (com um aspirador de fundo, para limpar o que puder da gravilha), limpo o filtro de 15 em 15 dias e fiz uma mudança de 50% da água há cerca de 1 mês.

      Para as mudanças, uso água de nascente, porque tem um ph e dureza mais aceitáveis do que a da torneira (que vem d1 furo). Acrescento nitrivec/aquasafe, PlantaMin e EasyBalance nestes momentos.

       

      Como oxigenação, tenho uma bomba Rena de 50L/H, ligada a duas pedras difusoras montadas na horizontal, no fundo do vidro traseiro do aqua (a todo o comprimento - 445mm).

       

      Já tentei criar um sistema "caseiro" de introdução de CO2, mas não deu resultado (tenho pouco jeito para trabalhos destes..). Tb já me disseram que o meu filtro é muito forte e que a filtragem é rápida, pelo que as bactérias não consomem todos os detritos: comprei um filtro da tetra 200-400L/H.

       

      Gostava de poder trocar o areão, mas isso é praticamente impossível porque tenho de tirar os peixes para outro aqua (que não possuo) e recomeçar o processo de novo (ciclagem, etc..) - Há outra técnica para isto?

      Acham que faço bem em mudar o filtro? - Algum cuidado especial a ter?

      As "pastilhas" de CO2 funcionam? Devo usá-las?

       

      Não sei o que faça mais para melhorar as condições do aqua! Penso em comprar mais uma planta e certamente comprarei mais corys nos próximos dias.

       

      Sugestões??

       

      Qualquer dica será crucial, até porque tenho um problema com um peixe que aparenta estar gravemente doente.

       

      Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tudo bem.

Não será pela exposição excessiva de iluminação, por vezes o aparecimento de algas pode ser devido ao excesso de exposição de luz no aqua, se bem que com a potência que tens no aqua... não sei espera por uma opinião de alguém mais experiente.

Quanto ao filtro, também tenho um aqua dessas dimensões e tenho um filtro que pode debitar até 400 litros/horas, mas tem uma coisa boa: tem regulação do volume de água que debita.

Quanto aos valores apresentados, como sabes quando é montado um aqua novo as bactérias nitrificantes estão em pequenas quantidades, daí ser aconselhado ciclar o aqua e só depois adicionar a fauna, começando pelos peixes mais resistentes. O facto de teres algas pode ser do valor muito elevado de Nitritos que apresentas. Faz TPA’s regulares e espera que mais algum membro do fórum mais experiente te dê mais alguma dica. Tem atenção ao peixe doente. Se tens aqua hospital muda-o rápidamente para lá. Vai a http://faq.thekrib.com/pt/ http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=1201 e tenta identificar os sintomas da possível doença.

Boa sorte e fica bem. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os valores de nitritos (NO2) e nitratos (NO3) não estarão trocados? Pergunto isto porque os nitritos são tóxicos e uma concentração dessa ordem deve matar muito peixe, e não promover o crescimento das algas. Nunca ouvi falar de 100mg/L de nitritos... já vi peixes morrerem com 1mg/L, por isso é que pergunto.

 

Se os valores NO3 forem altos, não há nada como umas valentes mudas de água. Já li no fórum uma solução para o tratamento de algas do género: dia 1 TPA 50%, dia 2 TPA 30%... mas terás de fazer uma busca para encontrar esse post. Se tiveres a sorte que eu tenho, a água para a reposição tem nitratos a mais :roll:. Acabei por comprar matéria filtrante especifica para nitratos, mas tenho à pouco tempo, não sei que resultados irei ter. O aparecimento de algas também pode estar ligado à existência de fosfatos e à falta de nutrientes para as plantas.

 

Se forem os valores de NO2 que estão altos. Bactérias... Sempre que tenho valores altos de nitritos faço TPAs de 20% onde acrescento 3x a dose normal de bactérias. No dia seguinte faço novo teste, se os valores forem iguais ou superiores a 0,1mg/L repito TPA 20% e 3x bactérias. No dia em que o valor desce abaixo de 0,1mg/L coloco 2x bactérias. Coloco a dose normal de bactérias nos dois dias seguintes e volto a dobrar a dose no dia seguinte.

 

Espero que ajude.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tantas duvidas...

 

Ora vamos lá por partes:

 

Parâmetros:

Dizes que travas uma luta? Porquê? Não estão estáveis?

 

Nitritos a 100mg/l -> Se fossem nitritos tinhas os peixes mortos. Devem ser nitratos ou então a tira estragada! Depois de ter medido 20º de KH com uma tira e ter medido 12º com um teste quimico as duvidas que tinha sobre a fiabilidade dos testes de tira desvaneceram-se :?

 

Para as mudanças, uso água de nascente, porque tem um ph e dureza mais aceitáveis do que a da torneira (que vem d1 furo). Acrescento nitrivec/aquasafe, PlantaMin e EasyBalance nestes momentos.
Nitrivec -> bactérias... para? Se não tiverem que "comer" morrem e poluem ainda mais o aqua.

 

Aquasafe-> Numa água de nascente existe cloro para ser eliminado? Se sim a água é de péssima qualidade! O aquasafe é para a água da torneira (companhia) normalmente.

 

PlantaMin -> Fertilizante para 2 plantas? O que acontece ao fertilizante que elas não consomem?

 

EasyBalance -> Para quê? Tens necessidade?

 

já me disseram que o meu filtro é muito forte e que a filtragem é rápida, pelo que as bactérias não consomem todos os detritos: comprei um filtro da tetra 200-400L/H.

O filtro deve circular 4x a litragem do aquário por hora. Se o teu circula mais, de certeza que tens uma forma de reduzir o caudal. Quase todos os filtros têm isso, especialmente os de marca. Se calhar precepitaste-te ao comprar outro...

 

As "pastilhas" de CO2 funcionam? Devo usá-las?  

Não sei o que faça mais para melhorar as condições do aqua! Penso em comprar mais uma planta e certamente comprarei mais corys nos próximos dias.

As pastilhas de co2 funcionam... mas para duas plantas e com tanta oxigenação é gastar dinheiro para nada.

Comprar a planta é uma boa ideia. Comprar mais peixes é uma má ideia neste momento pois vão aumentar a carga de poluentes na água.

Primeiro estabiliza esse aquário, controla esses nitritos/nitratos, revê a utilização de quimicos que estás a fazer e só depois é que deves considerar arranjar mais peixes.

 

Sugestões:

 

1- Vê se o aquário não está a receber luz solar directa. Algas verdes podem ser daí.

2- Investe em plantas. Elas ajudam a estabilizar parâmetros.

3- Testa a água da nascente em relação a nitritos/nitratos, pois pode estar poluída.

4- Repensa o uso de quimicos. Estás a gastar dinheiro para nada!

5- Procura identificar a doença do teu peixe quanto antes. A sera tem um manual gratis com fotos de quase todos os tipos de doenças, sintomas, causas e método de cura. Encontras isso na tua loja de aquariofilia. Se puderes tira uma foto e pede ajuda no subforum de doenças.

6- Tem calma! Por vezes ao tentarmos compor ainda fazemos pior... dá tempo ao tempo e vai controlando e fazendo manutenção regular.

 

Espero que não leves a mal algumas "bocas"

 

Boa Sorte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já te deixaram aqui óptimos conselhos. Eu dou mais um:

Foi na loja de animais que te impingiram esses químicos todos :?:o

E que ainda por cima não te servem para nada...Se assim é, talvez devas mudar de loja...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente peço desculpa, porque troquei os valores dos nitritos e nitratos quando escrevi o texto. Nitritos são quase inexistentes: nitratos andam a mais.

Por isso hj comprei o teste de nitratos da sera. No entanto, ainda tenho de ir à farmácia pq o valor é superior a 40 e falta-me a àgua destilada para diluir a soluçao.

 

Luz solar directa, o aqua não apanha, mas o quarto onde está tem uma luminosidade natural considerável... :wink:

 

Os quimicos fui comprando ao longo do tempo, aconselhada por amigos que têm peixes há mais anos que eu :wink: (só tenho ano e meio de experiência).

O easy balance decidi comprar porque estive fora durante dois meses e a minha mãe não sabe fazer TPA's. Por isso, e porque supostamente este produto diminui a necessidade de mudanças, usei-o. Agora raramente uso. Listei-o só para dar um exemplo do que pode "entrar" no meu aqua (realmente a forma como o disse não foi a mais perceptível..).

Pensei que devesse adubar as plantas de vez em quando.. mas vou deixar de o fazer.

 

Não acho que os parâmetros do meu aqua estejam estáveis, infelizmente. Já agora, quanto à água de nascente: há alguém que também use e possa recomendar? Eu estou a usar Água S. Silvestre, captada no centro do país, e com a sgt composição química (dada pela empresa):

PH: 7.3

Bicarbonato: 145.2 mg/L

Cloreto: 34.1mg/L

Cálcio: 31mg/L

Sódio: 30.4mg/L

 

Vou agora comprar uma planta!

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho que o teu problema é só um: PlantaMin :wink: tens plantas de crescimento lento e ainda por cima poucas => algas com fartura claro, as plantas não conseguem consumir os mutrientes todos e tu ainda adicionas mais...ganda jogada :wink:

Relativamente às outras mistelas que adicionas acho um exagero, já para não falar no € que gastas.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Concordo plenamente...

Mal me disseste que tinhas 2 plantas carregadas de algas... pensei logo, "tao mas só 2 plantas num aquario tão grande?" , acho que mesmo deixando de dar o tal adubo vão continuar a apareçer algas, porque não tens plantas suficientes no aquario para consumir os nutrientes.

Arranja umas plantas :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.