Vermes no areão


Just_me

Recommended Posts

Quando remontei o aquario faz quase 1 o 2 meses deixei misturado com o areão toda a porcaria que ja la estava... (adubo, na minha opinião) já que nitratos nunca são de mais num aquario bem plantado...acabam até por ir para niveis proximos de zero.

 

Reparei que quando enchi de agua no primeiro dia uns vermezinhos brancos andaram para la a passear nos primeiros dias...mas ai só tinha plantas e peixes. Notei no entanto que a porcaria que tinha ficado encostada ao vidro na parte de baixo do areão parecia conter inumeros micro-canais que associei a estes bichinhos! e ai fiquei contente porque achei que impediriam o substrato de compactar.

 

Hoje quando estava a ver os meus novos apistogramas :lol: reparei que junto ao vidro havia concentrações de um bichinho comprido e com coloração avermelhada colocado na vertical e que ficava com a cabeça de fora....recolhendo-a rapidamente (fracções de segundo) quando havia agitação ali perto ou quando eu dava uma pancadinha no vidro. Depois de examinar melhor a cabecinha do bicho parecia ter uma extremidade em leque! A minha questão é:

 

O que é aquilo???

 

fará uma espécie de uma "DSB em agua doce" filtrando matéria organica e lavando-a para baixo do areão? os bixos pareciam ter quase 5mm...

 

ou...

 

poderá apresentar riscos para o aquario?

 

Obrigado

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

 

Acho que já te tinha falado de quando deixei o areao quase 1 mes, molhado e guardado num saco, apareceram umas "minhocas" muito finas e compridas. Tambem não sei de onde elas vieram, mas por segurança, lavei muito bem o areão com lixivia.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que sejam vermes nocivos geralmente aparecem com elevados niveis de nitratos e nitritos, podera ser tubifex?

 

Ou restos de alguma comida que destes viva.

Mas como te disse geralmente são uns vermes nocivos que aparecem colados aos vidros e tudo por falta de manutenção. :roll:

 

 

Se conseguires arranja uma amostra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os vermes brancos de 3-5mm que nadam em ondulações eu acho que são daquelas coisas como as algas...eles estão lá nós é que naoo sabemos, e de vez em quando aparecem uns quantos. Eu nao lavei o areão e deixei-os andar, coloquei os peixes e nao tive problemas e deixei de os ver. Mas estes parecem uma espécie diferente....parecem ter quase 1 cm de comprimento mas na mesma muito fininhos e parecem uma versão em miniatura dos espanadores de água salgada:

 

Pic_3319_18.jpg

 

esta foto foi ali roubada ao darkside :?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ui ui,

não quero ser mau, a uma cena em agua doce parecida com os espanadores que caça peixes uma coisa branca com tentaculos tudo quanto for peixe pequeno e la passar ao pe zumba.

tem cuidado assim que achar um site que tenha foto posto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, são hidras...mas não correspondem..para alem de que estes são veremlhos. Quanto as minhocas brancas tenho a dizer que os meus apistos gostam delas...e por isso só as vejo como vantagens...revolvem o areão e ainda servem de comida viva :(

 

vou meter um link nas doenças...talvez tenha realmente mais respostas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais