Recommended Posts

Viva companheiros e amigos.

Como o titulo do tópico indica, gostava de tirar umas dúvidas ácerca da iluminação.

Tenho, neste momento, uma calha com a seguinte configuração:

 

2-focos HQI de 150W

2-Lampadas T5 54W brancas de 10.000K

2-Lampadas T5 54W actinicas

 

Recentemente tenho notado que alguns corais, especialmente um sarcophyton, se espandem melhor quando os focos HQI se apagam.

Este sarcophyton chega a espandir para o dobro, exibindo toda a sua beleza, até mesmo com as luzes apagadas.

Estava a pensar em substituir estes dois focos HQI, por mais 4 lampadas T5 de 54W, sendo, mais 2 actinicas e 2 brancas de 10.000K

Ficaria no total com 8 T5 sendo, 4 actinicas e 4 brancas.

O que acham desta ideia?

Acho que em termos de consumo eléctrico iria beneficiar um pouco, assim como no calor gerado pelas HQI, que é bastante.

 

 

Um abraço a todos

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo Carlos,

olha nao te sei responder se será melhor usar HQI´s ou não, posso sim falar-te da minha experiencia pessoal. Para o meu aquario (500 litros) com corais SPS, LPS, Moles, sempre usei as minhas 9 T5´s e até hoje não tenho razão de queixa em termos da iluminação.Claro está que também convém comprar-mos umas lampadas melhorzinhas e com expectros de luz como deve ser, mas pronto, pela minha experiencia posso dizer que as T5´s teem desempenhado perfeitamente o seu papel.

 

Tenho sim que ter muito mais cuidado com as altas temperaturas que se teem feito sentir :D

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as HQI tem protecção UV? na propria lampada ou com vidro protector? está bem dimensionado?

 

é apenas uma hipotese, não fiques alarmado

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

penso que não há lâmpadas HQI com protecção UV, a protecção terá de ser no vidro do projector. :discuss_gathering:

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem

 

as de "single cap" (têm rosca) já vêm com protecção UV

 

 

Ok Luis, já aprendi mais alguma coisa. Thanks. :)

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que as luzes T5 oferecem uma iluminação ideal para o aquário a nível de espectros (combinação de multiplas lampadas de espectros diferentes), luminosidade, calor, uniformidade de iluminação em todo o aquário (não há sombras).

De qualquer das forma eu ja alguns tempos tinha feito um artigo sobre iluminação principalmente T5:

http://reefcentral.wordpress.com/2010/06/1...s-t5-portugues/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que as luzes T5 oferecem uma iluminação ideal para o aquário a nível de espectros (combinação de multiplas lampadas de espectros diferentes), luminosidade, calor, uniformidade de iluminação em todo o aquário (não há sombras).

De qualquer das forma eu ja alguns tempos tinha feito um artigo sobre iluminação principalmente T5:

http://reefcentral.wordpress.com/2010/06/1...s-t5-portugues/

 

 

Viva Amigo Gomes.

Acho que vou mudar as 2 HQI de 150W, e colocar mais 4 tubos T5, ficando num total de 8 T5.

Vou fazer a experiencia a ver como resulta.

Sou da tua opinião em ganhar mais uniformidade em todo o aquario, e vou tentar diversificar os espectros.

Alguma recomendação sobre as T5 (marcas e modelos)?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Amigo Gomes.

Acho que vou mudar as 2 HQI de 150W, e colocar mais 4 tubos T5, ficando num total de 8 T5.

Vou fazer a experiencia a ver como resulta.

Sou da tua opinião em ganhar mais uniformidade em todo o aquario, e vou tentar diversificar os espectros.

Alguma recomendação sobre as T5 (marcas e modelos)?

 

Abraço

 

As lampadas ATI são muito boas.

É obrigatorio ter uma Fuji Purple + uma ATI true actinic.

Depois nas 6 que restam podes por 3 brancas e 3 azuis.

 

Resumindo:

- Korallen-Zucht fiji purple (realça os tons mais vermelhos)

- ATI blue plus (lâmpada com um azul mais claro)

- ATI TrueActinic (é uma lâmpada verdadeiramente actínica, emite uma luz um pouco roxa)

- ATI Aquablue special (luz branca)

 

Cumprimentos.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lampadas ATI são muito boas.

É obrigatorio ter uma Fuji Purple + uma ATI true actinic.

Depois nas 6 que restam podes por 3 brancas e 3 azuis.

 

Resumindo:

- Giesemann fiji purple (realça os tons mais vermelhos)

- ATI blue plus (lâmpada com um azul mais claro)

- ATI TrueActinic (é uma lâmpada verdadeiramente actínica, emite uma luz um pouco roxa)

- ATI Aquablue special (luz branca)

 

Cumprimentos.

 

 

Obrigado Gomes

Vou já tratar disso e descobrir quem vende essas lampadas que me recomendas.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Gomes

Vou já tratar disso e descobrir quem vende essas lampadas que me recomendas.

 

Um abraço

Actualmente tenho:

1x Korallen-Zucht fiji purple

1x ATI blue plus

1x ATI TrueActinic

1x ATI Aquablue special

 

As restantes 4 sao brancas e azuis de outras marcas. No entanto as ATI apesar de um pouco mais caras são superiores.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualmente tenho:

1x Korallen-Zucht fiji purple

1x ATI blue plus

1x ATI TrueActinic

1x ATI Aquablue special

 

As restantes 4 sao brancas e azuis de outras marcas. No entanto as ATI apesar de um pouco mais caras são superiores.

 

 

Viva Gomes.

Realmente ja me tinham dito que as ATI são superiores.

Ora, se são superiores eu prefiro essas mesmo.

Um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu pelo menos não conheço nenhuma HQI Rx7 150wts com UV Stop... verifica!

Eu também não. Existem algumas que dizem isso na lâmpada mas não bloqueia todos os tipos de UV.

 

Penso que as luzes T5 oferecem uma iluminação ideal para o aquário a nível de espectros (combinação de multiplas lampadas de espectros diferentes), luminosidade, calor, uniformidade de iluminação em todo o aquário (não há sombras).

De qualquer das forma eu ja alguns tempos tinha feito um artigo sobre iluminação principalmente T5:

http://reefcentral.wordpress.com/2010/06/1...s-t5-portugues/

As HQI são melhores em espectro que as T5, e acima das HQI só os LEDs e por sua vez o sol. Tive oportunidade de verificar isso com um espectómetro. Só para terem uma ideia, uma boa lâmpada de HQI pode eliminar a necessidade de utilização de T5 actínicas, que é o meu caso, tenho apenas uma lâmpada HQI no meu recife, tudo depende da qualidade da lâmpada.

As t5 são melhores no controlo de temperatura, consumos energéticos e de bolso.

 

Sobre marcas de T5, as ATI até agora merecem a minha preferência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não. Existem algumas que dizem isso na lâmpada mas não bloqueia todos os tipos de UV.

 

 

As HQI são melhores em espectro que as T5, e acima das HQI só os LEDs e por sua vez o sol. Tive oportunidade de verificar isso com um espectómetro. Só para terem uma ideia, uma boa lâmpada de HQI pode eliminar a necessidade de utilização de T5 actínicas, que é o meu caso, tenho apenas uma lâmpada HQI no meu recife, tudo depende da qualidade da lâmpada.

As t5 são melhores no controlo de temperatura, consumos energéticos e de bolso.

 

Sobre marcas de T5, as ATI até agora merecem a minha preferência.

 

 

Viva Pedro.

E quais as marcas de HQI que aconselhas?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As HQI são melhores em espectro que as T5, e acima das HQI só os LEDs e por sua vez o sol.

 

Pedro, esta informação está errada...

 

os leds teem um espectro bastante diferente do sol e especialmente manipulado, sobretudo os brancos. Quanto a T5 e HQI o espectro não pode nunca ser vista na generalidade para "Todas as T5" e "todas as HQI", há lampadas e lampadas, e se queremos ou não um espectro completo é uma decisão de quem escolhe o modelo particular de lampada.

 

Dizer que as HQI são superiores ás T5 não é verdade, tal como não seria verdade o contrario. Especialmente se estivermos a falar de lampadas de cor "branca". Quanto aos Led em termos de distribuição espectral são de certeza inferiores ás T5 e HQI, e para ver isto basta ir ver os documentos dos fabricantes...

 

edit (P.S) apenas estou a considerar o factor espectro que foi o mencionado, não foram tomados em consideração outros factores de escolha de tecnologia de iluminação.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As HQI são melhores em espectro que as T5, e acima das HQI só os LEDs e por sua vez o sol. Tive oportunidade de verificar isso com um espectómetro. Só para terem uma ideia, uma boa lâmpada de HQI pode eliminar a necessidade de utilização de T5 actínicas, que é o meu caso, tenho apenas uma lâmpada HQI no meu recife, tudo depende da qualidade da lâmpada.

A lâmpada HQI até pode ser muito boa, a questão é que num aquário de recife quantas lâmpadas HQI se colocam 1,2,3 lâmpadas?

Ja se optar por calha de T5 podemos colocar nada mais nada menos que 8 lâmpadas com espectros diferentes.

 

E depois não me vais dizer que 1 lâmpada HQI sozinha emite exactamente o mesmo espectro e potencia que uma ATI Blue Plus + ATI Blue special + ATI true actinic + Fiji Purple?

Nas T5 que enumerei tens luz branquinha, luz azul, luz roxa, luz rosa/vermelhada. Basta olhar para os tubos que se vê esse tipo de luz.

Acredito que as HQI consigam emitir em mais espectros com bastante potencia a questão é que na T5 tens 1 lâmpada de 54W so e exclusivamente a emitir luz actinica. Depois tens outro tubo com mais 54W a emitir exclusivamente luz rosa/vermelha. Depois outros tubos de 54W a emitir luz azul/branca.

 

Portanto tens aqui 3 factores.

1- Consegues emitir naquele espectro em específico.

2- Com muita potencia por espectro.

3- Emites para todo o aquário de forma uniforme.

 

 

E depois como as T5 emitem luz ao longo do seu tubo so preciso de ter 1 actinic ou 1 fiji purple. Ao contrário das HQI que se pode escolher uma mais branca ou uma mais azul mas só vai incidir na zona de foco, portanto é impossível misturar tantos espectros ao longo de todo o aquário.

Dai que é extremamente comum misturarem luz HQI acompanhada com 2-4 lampadas T5 para permitir por as lampadas xpto que dão as cores e flurescencia xpto. Normalmente nestas situações instalam-se T5 actinicas ou Fiji purple.

 

No entanto penso que as HQI para aquários gigantes (1000L++) poderão eventualmente ser melhor, se não única opção.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês estão a deixar-me todo baralhado :)

Espectro para aqui, espectro para ali...tenho que ir tirar um curso de electricidade avançado :D

Pelo que eu já li, eu acho que com uma boa conjugação de lampadas T5, conseguimos ter uma melhor "qualidade" de luz nos nossos aquarios.

Vou apostar nas T5 e ver os resultados, se não gostar, volto então para o sistema que tenho.

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Se calhar expliquei-me mal, estava a comprar uma lâmpada branca HQI com uma branca T5, e não a conjugação de várias T5 e uma HQI ou várias HQI.

 

Quando referi em especto, é por ter visto através de um espectómetro as várias tecnologias que tinha à disposição nas cores brancas e o que vi foi:

Sol, espectro total sem falhas;

LED, especto praticamente total com muito poucas falhas;

HQI, espectro com algumas falhas mas com espectro misto;

T5, espectro com bastantes falhas, ficando reservado a algumas cores do espectro.

 

Foi o que vi.

 

Se formos falar em PAR e lumens, bem como na distribuição da luz, a coisa muda um pouco.

 

Em relação a uma lâmpada HQI vs a conjugação de lâmpadas T5, a coisa é diferente, dado que falamos de 1 contra vários, ok? Temos que saber ver o que estamos a comprar.

Se tivermos uma boa lâmpada HQI, posso dispensar lãmpadas T5 actinicas, que é o que eu tenho e outras pessoas, mas aqui só mesmo em lãmpadas de 400w, pois as de 150 e 250w não conseguem emitir o mesmo espectro.

 

Agora temos que ver a escolha de iluminação caso a caso. Se for um aquário com mais de 30cm de coluna de água, esqueçam os LEDs pelo menos para a oferta que existe hoje. Tenho um aquário de uma manutenção que tem cerca de 28cm de coluna de água e tem LEDs e vejo os corais a crescer e com boas cores, bem como boa iluminação.

Para aquas com coluna de água superior de 30cm já escolhia T5, HQI+T5 (se optarmos com lãmpadas de potencia inferior a 400w) ou só HQI (mais de 400w).

 

Espero ter-me explicado melhor agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sol, espectro total sem falhas;

LED, especto praticamente total com muito poucas falhas;

HQI, espectro com algumas falhas mas com espectro misto;

T5, espectro com bastantes falhas, ficando reservado a algumas cores do espectro.

 

o facto de ter falhas ou não não é a unica coisa que conta, a distribuição da potência ao longo do espectro também é importante, e aí as coisas mudam de figura. Já agora, os leds brancos teem ausencias de espectro entre o UVA e o inicio do violeta , e no fim dos vermelhos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar expliquei-me mal, estava a comprar uma lâmpada branca HQI com uma branca T5, e não a conjugação de várias T5 e uma HQI ou várias HQI.

 

Quando referi em especto, é por ter visto através de um espectómetro as várias tecnologias que tinha à disposição nas cores brancas e o que vi foi:

Sol, espectro total sem falhas;

LED, especto praticamente total com muito poucas falhas;

HQI, espectro com algumas falhas mas com espectro misto;

T5, espectro com bastantes falhas, ficando reservado a algumas cores do espectro.

 

Foi o que vi.

 

Se formos falar em PAR e lumens, bem como na distribuição da luz, a coisa muda um pouco.

 

Em relação a uma lâmpada HQI vs a conjugação de lâmpadas T5, a coisa é diferente, dado que falamos de 1 contra vários, ok? Temos que saber ver o que estamos a comprar.

Se tivermos uma boa lâmpada HQI, posso dispensar lãmpadas T5 actinicas, que é o que eu tenho e outras pessoas, mas aqui só mesmo em lãmpadas de 400w, pois as de 150 e 250w não conseguem emitir o mesmo espectro.

 

Agora temos que ver a escolha de iluminação caso a caso. Se for um aquário com mais de 30cm de coluna de água, esqueçam os LEDs pelo menos para a oferta que existe hoje. Tenho um aquário de uma manutenção que tem cerca de 28cm de coluna de água e tem LEDs e vejo os corais a crescer e com boas cores, bem como boa iluminação.

Para aquas com coluna de água superior de 30cm já escolhia T5, HQI+T5 (se optarmos com lãmpadas de potencia inferior a 400w) ou só HQI (mais de 400w).

 

Espero ter-me explicado melhor agora.

 

Explicaste perfeitamente.

Certamente que uma HQI de 400W ja será outro campeonato comparativamente com as tradicionais de 250W e 150W.

Não sei como é feita a distribuição de potencia ao longo do espectro em tais lampadas mas 400W é muita fruta para poder distribuir.

Nessa situação a unica desvantagem que vejo é termos que ficar ao sabor da escolha da distribuição do espectro do fabricante enquanto que nas T5 podemos modular a tonalidade e as cores conforme as preferências de cada um (mais azul ou mais branco ou outra tonalidade mais para os roxos/rosa).

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas acho que o carlos se vai baralhar com as vossas experiencia mas a minha opiniao sao provas dadas

o aquario que para mim deveria ser referencia (machado de sousa)a luminaçao t5 e tem provas dadas

ma minha opiniao as HQI como o pedro diz e bem nao ficam atraz visto ser a luminarias mais usadas no mundo

mas tem

consumo energetico e aquecimento que nos leva a pensar sobre isso logo eu vou pelas t5

consumo baixo e espetros de luz que nos sao favoraveis

 

os led eu estou muito reticente sobre provas dadas (nao dizendo que virá ser a luminarias do futuro )mas acho muito primitivas

mesmo tendo a expriencia das explicaçoes de um fabricante com um refletrometro medido os raios solares e comparando com

t8......t5......HQI......e led os led ganharam por muito todas as outras muito identico as HQI

mas meto muito em duvida os led por agora ainda ninguem disse eu tanho e tanho provas dadas

futuramente virá a aconteçer mas ficava pelas t5 eu tanho e tanho provas dadas

é o meu humilde comentario e ajuda sobre a exprencia que tanho me dado bem

um abraço carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
boas acho que o carlos se vai baralhar com as vossas experiencia mas a minha opiniao sao provas dadas

o aquario que para mim deveria ser referencia (machado de sousa)a luminaçao t5 e tem provas dadas

ma minha opiniao as HQI como o pedro diz e bem nao ficam atraz visto ser a luminarias mais usadas no mundo

mas tem

consumo energetico e aquecimento que nos leva a pensar sobre isso logo eu vou pelas t5

consumo baixo e espetros de luz que nos sao favoraveis

 

os led eu estou muito reticente sobre provas dadas (nao dizendo que virá ser a luminarias do futuro )mas acho muito primitivas

mesmo tendo a expriencia das explicaçoes de um fabricante com um refletrometro medido os raios solares e comparando com

t8......t5......HQI......e led os led ganharam por muito todas as outras muito identico as HQI

mas meto muito em duvida os led por agora ainda ninguem disse eu tanho e tanho provas dadas

futuramente virá a aconteçer mas ficava pelas t5 eu tanho e tanho provas dadas

é o meu humilde comentario e ajuda sobre a exprencia que tanho me dado bem

um abraço carlos

 

 

Viva João e e restantes companheiros.

Só agora regressei das férias, por isso tenho andado afastado aqui do forum.

Após ouvir bastantes opiniões, vou optar pelas T5 porque com estas pode-se jogar com vários espectros de luz.

Entretanto comprei 4 tiras de 48 led's azuis, cada, nos chineses, e vou experimentar a instala-las na calha, a ver o resultado.

Amanha chegam-me as minhas novas aquisições de peixes, e para a semana posto aqui no forum uma actualização do sistema.

 

Abraço a todos

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais