Projecto de reprodução e reintrodução de espécie autoctone


Recommended Posts

tudo e importante quando se fala de recursos naturais

o que digo e que nao deves fazer isso podes sempre mandares emails para eles que eles dizem o que se passa eu fiz por causa de um rio perto de minha casa

e sempre bom saber que ainda ha pessoas que se preocupam com os rios mas o melhor e mesmo fazer de uma forma alem de legal que nao va estragar todo o ecossistema que esse curso de agua tem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Peço desculpa pela asneira. Mas a asneira já estava feita antes de eu sequer ter pensado nisto. Numa poça deste rio (no verão quando estava seco há cerca de 4 anos) vi uma g(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]. Por isso pensei que deveria pôr mais para que estas se reproduzissem (Mas eu só as pus à cerca de 2 semanas). Eu só queria ver o rio cheio de peixes :medieval_mace: ...

 

Neste fim de semana vou ao rio e apanho estes peixes.

 

 

 

P.S: O rio está muito poluído. Descobri isto, quando comecei a subir o rio. Quando cheguei a um certo ponto descobri um cano de esgoto. Agora já não deita nada. Ma também podem ser os fertelizantes químicos e não só, porque de um lado do rio há uma fábrica e do outro lado uma quinta. Mas o estranho é que num certo ponto do rio a água está muito límpida e até dá para ver o fundo. Normalmente o fundo está cheio de lodo.

 

 

P.P.S: Há alguma outra maneira de voltar a povoar o rio?

Editado por casilhas

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se estas tao interessado em saber porque o rio nao tem fauna a primeira coisa que tens que fazer e realizar uma analise quinica e biologica da agua!

 

esses testes de aquario nao servem!

 

tem que ser analise feita em laboratorio

 

em muitas farmacias fazem recolhas para analise da agua, quimica e biologicamente, vai a uma e pergunta quanto custa uma analise a agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as gambuzias são tão comuns, mas tão comuns que nunca vi nenhuma, e até chegar a este forum nem fazia ideia que isso sequer existia. Já vi que é um viviparo, logo deve ser um peixinho muito desinteressante. Na minha opinião é util para a reitrodução de predadores nos rios, pois assim têm alimento fácil, que antes não tinham, pois os rios portugueses, qual Orinoco e Amazonas, tem uma riqueza de fauna impressionante, descobre-se um novo loricarideo todas as semanas...

 

Os rios portugueses são tão ricos de fauna como as tainhas e tão belos e saudaveis... que precisamos de proteger a nossa gloriosa fauna autoctone e podemos beber e tomar banhos nas suas águas milagrosas.

 

No entanto confesso que achei piada à historia de introdução de especies e a manuteção de especies em aquarios completamente desadequados, para proteger a espécie, que as pessoas veem como nativas. Penso que esta ignorancia indicativa de questões educativas é no entanto aceitavel. Quem diria que o Eucalipto não é portugues mas sim australiano? Devemos a destruição da nossa fauna e flora aos nossos avos analfabetos, que viam qualquer animal e matavam logo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nossos avos analfabetos, que viam qualquer animal e matavam logo.

Só se forem os teus!

Os meus não faziam isso!

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

QUO ...

 

as gambuzias são tão comuns, mas tão comuns que nunca vi nenhuma

 

o facto de nunca teres visto nenhuma, nao faz da g(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] um problema menor , comem larvas de mosquitos e ovos , larvas e alevins de outras especies , contribuindo silenciosamente para o declinio de todo um ecosistema. sao de facto uma praga.

 

Já vi que é um viviparo, logo deve ser um peixinho muito desinteressante.

 

estou certo que tu nunca tiveste viviparos , guppys, platis, mollys, espadas , ... caso contrario saberias como interessantes sao. e deves ser a excepçao. acho que nao conheço nenhum aquariofilista que nunca teve viviparos.

 

Na minha opinião é util para a reitrodução de predadores nos rios, pois assim têm alimento fácil, que antes não tinham

 

nao temos falta de predadores , temos é excesso de predadores ... estrangeiros, especies muito agressivas. e eles têm alimento facil ... as especies nativas !

 

 

pois os rios portugueses, qual Orinoco e Amazonas, tem uma riqueza de fauna impressionante, descobre-se um novo loricarideo todas as semanas...

 

os rios portugueses tinham de facto uma enorme riqueza de fauna, lamentavelmente reduzida a quase nada. pela introduçao de especies predadoras e agressivas, poluiçao, destruiçao de habitates, desvio de rios, contruçoes de barragens, entre outras. é de lamentar o desinteresse que existe pelas nossas especies. podem nao ter a beleza dos discus ou outras especies coloridas , mas sao NOSSAS ! e devemos protege-las !!!

 

Penso que esta ignorancia indicativa de questões educativas é no entanto aceitavel.

 

ps: podes usar virgulas ? sem elas a frase fica esquesita ...

 

Devemos a destruição da nossa fauna e flora aos nossos avos analfabetos, que viam qualquer animal e matavam logo.

 

nao podias estar mais errado e estas a ser desagradavel. se os teus avós foram universitarios , parabens ! os meus nao o foram. o meu avô era analfabeto e tambem era caçador, matava animais sim , para alimentar a familia. assim como o pai e o avô dele, sem que isso afectasse as populaçoes. nao matava por desporto. e so matava o que realmente precisava.

o que destruio a nossa fauna , nao foi certamente a caça feita por "analfabetos" para consumo familiar, alias este "analfabetos" tinham um respeito enorme pela natureza.

essa destruiçao verifica-se nos ultimos 40 ou 50 anos com a industrializaçao, destruiçao doa habitates naturais das especies, uso de pesticidas e adubos quimicos que envenenam os rios e outras fontes de agua, destruiçao de pantanos e zonas humidas, desvio de cursos de agua, entre outras centenas de exemplos que nao directamente relacionados com cursos de agua. a desflorestaçao , o abate de sobreiros e azinheiras para plantaçao de eucaliptos.

 

sem querer ofender , como tu fizeste , mas acho que devias de sair mais de casa e ler mais um pouco sobre as nossas especies e a causa do seu declinio. nao dizias baboseiras, instruias-te e ainda ... talvez ... tivesses mais orgulho em ser portugues.

 

ps: desculpem-me este post.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

É claro que os nossos avós (no geral) não são a causa do declínio das espécies. Esta deve-se sim, como labutes77 disse, devido à constante e crescente industrialização com o objectivo de melhorar a qualidade de vida do homem, que neste caso está a levar ao decréscimo da qualidade de vida dos restantes seres vivos à sua volta.

 

Quanto à "historia de introdução de especies e a manuteção de especies em aquarios completamente desadequados, para proteger a espécie, que as pessoas veem como nativas", Quo, sem querer ofender, não consigo entender onde achaste tanta piada.. A minha ideia era simplesmente criar condições para gerar um ciclo de reprodução da espécie em causa, obtendo uma população considerável, para ser reposta numa zona mais isolada e resguardada da ribeira, com o objectivo do seu desenvolvimento e readaptação da espécie. Se o futuro aquário teria essas condições mínimas, não sei.. foi por não saber que aqui coloquei a questão a todos os membros do forúm :)

 

Riskas, eu não estaria a pôr em causa todo o ecossistema, uma vez que esta espécie já pertence ao mesmo, estando apenas a decrescer o número da sua população. Mas respeito a tua opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa! deixem la isso. assim como assim a populaçao em risco mesmo agora é a nossa.. com todas a s barbaridades que se fazer. cortar arvores ,poluir ..etc... se os "manda chuvas" não se poem a pau que se extingue somos nós e secalhar como isto está, á fome entes de mais....´

Chegaste a descobrir de onde vinha esse cano de esgoto para a ribeira? não era uma suinicultura ilegal pois não? é que pelo que me consta tambem é proibido enviar esgotos sem tratamento para curso de agua....

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as gambuzias são tão comuns, mas tão comuns que nunca vi nenhuma, e até chegar a este forum nem fazia ideia que isso sequer existia. Já vi que é um viviparo, logo deve ser um peixinho muito desinteressante. Na minha opinião é util para a reitrodução de predadores nos rios, pois assim têm alimento fácil, que antes não tinham, pois os rios portugueses, qual Orinoco e Amazonas, tem uma riqueza de fauna impressionante, descobre-se um novo loricarideo todas as semanas...

 

Os rios portugueses são tão ricos de fauna como as tainhas e tão belos e saudaveis... que precisamos de proteger a nossa gloriosa fauna autoctone e podemos beber e tomar banhos nas suas águas milagrosas.

 

No entanto confesso que achei piada à historia de introdução de especies e a manuteção de especies em aquarios completamente desadequados, para proteger a espécie, que as pessoas veem como nativas. Penso que esta ignorancia indicativa de questões educativas é no entanto aceitavel. Quem diria que o Eucalipto não é portugues mas sim australiano? Devemos a destruição da nossa fauna e flora aos nossos avos analfabetos, que viam qualquer animal e matavam logo.

 

O quo, eu já vi que és uma pessoa, que até sabe fazer uns aquas, mas agora não te posso considerar uma aquariofilista, para que saibas e meu ver um aquariofilista tem como 1º objectivo proteger a natureza, fazendo aquarios vais aprendendo em como podes protegeres a fauna e a flora do habitats naturais, vais aprender a ser uma pessoa melhor, vais aprender que deves proteger a natureza porque sem ela tudo morre, já agora para que fiques a saber, visto que não sabes Portugal tem uma riquissima fauna e flora, há um documentario sobre o Alentejo na National Geographic, ve talvez aprendas que tem cá muita coisa bonita, eu digo te uns exemplos, Lobo iberico, Lince Iberico, Sobreiros, vai aos açores talvez vejas uns cachalotes, tejo golfinhos, só para que saibas, já agora digo te outra coisa, quando houve o tsunami na india, houve zonas de corais destruidas, e aquariofilistas de tudo o mundo DERAM corais dessa zona para repovoar os recifes, como ves lá por na termos discus locarideos, não quer dizer que temos que deixar morrer porque os nossos são feios, já viste se tu fores feio, se calhar também os teus pais deviam te deixar morrer a fome, logo para a proxima pensa no que dizes para na dizeres disparates.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se forem os teus!

Os meus não faziam isso!

estou a generalizar, um dos meus meu avos até esta num livro etnografico cá da Póvoa "Poveirinhos pela Graça de Deus", por ser tão esperto e ganhar dinheiro com a estupidez alheia que até ficou num livro...

 

No teu caso com a tua idade se calhar é mais visavós... mas o termo é claro uma figura de estilo para falar de outras gerações que não a presente, se bem que também às vezes os mais novos...

 

 

o facto de nunca teres visto nenhuma, nao faz da g(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] um problema menor , comem larvas de mosquitos e ovos , larvas e alevins de outras especies , contribuindo silenciosamente para o declinio de todo um ecosistema. sao de facto uma praga.

não sabia que comiam filhotes de outras espécies... se as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] prosperam é necessario um predador para as controlar. continuo a manter essa ideia, pois é assim que a natureza funciona, por equilibros.

 

estou certo que tu nunca tiveste viviparos , guppys, platis, mollys, espadas , ... caso contrario saberias como interessantes sao. e deves ser a excepçao. acho que nao conheço nenhum aquariofilista que nunca teve viviparos.

Eu fui introduzido à aquariofilia pelo meu irmão que tinha guppies, ele gosta daquilo, não via interesse nenhum no bicho, feio, rabo colorido e a nadar junto à superifie. Conheço outros que nao gostam de viviparos, mantêm inumeras espécies de várias familias em diversos aquarios, tal como eu, mas não mantêm viviparos. são objecto de selecção exagerada pelo homem como os peixes de água fria. Eu olho para um aqua de viviparos e só penso: mas que coisa tão pirosa! Não tenho nada contra os peixes em si...

 

os rios portugueses tinham de facto uma enorme riqueza de fauna, lamentavelmente reduzida a quase nada. pela introduçao de especies predadoras e agressivas, poluiçao, destruiçao de habitates, desvio de rios, contruçoes de barragens, entre outras. é de lamentar o desinteresse que existe pelas nossas especies. podem nao ter a beleza dos discus ou outras especies coloridas , mas sao NOSSAS ! e devemos protege-las !!!

Não digas que há desinteresse pelas espécies endémicas, até teria bastante interesse, visto não valorizar as cores no peixe como os demais. O facto é que pelo menos aqui não estou a ver nada... certamente existiam algumas espécies... a unica coisa que vejo são tainhas aos montes.

 

Na minha opinião a prioridade nacional deveria ser preservar os ecossistemas costeiros, ai temos uma diversidade de fauna impressionante que pode ser salva, mas é atacada regularmente, eu já vi de tudo... e não há o minimo cuidado mesmo no presente. Acho que os rios nacionais nunca foram muito ricos em fauna como é o mar.

 

Devemos a destruição da nossa fauna e flora aos nossos avos analfabetos, que viam qualquer animal e matavam logo.

 

nao podias estar mais errado e estas a ser desagradavel. se os teus avós foram universitarios , parabens ! os meus nao o foram. o meu avô era analfabeto e tambem era caçador, matava animais sim , para alimentar a familia. assim como o pai e o avô dele, sem que isso afectasse as populaçoes. nao matava por desporto. e so matava o que realmente precisava.

o que destruio a nossa fauna , nao foi certamente a caça feita por "analfabetos" para consumo familiar, alias este "analfabetos" tinham um respeito enorme pela natureza.

essa destruiçao verifica-se nos ultimos 40 ou 50 anos com a industrializaçao, destruiçao doa habitates naturais das especies, uso de pesticidas e adubos quimicos que envenenam os rios e outras fontes de agua, destruiçao de pantanos e zonas humidas, desvio de cursos de agua, entre outras centenas de exemplos que nao directamente relacionados com cursos de agua. a desflorestaçao , o abate de sobreiros e azinheiras para plantaçao de eucaliptos.

 

sem querer ofender , como tu fizeste , mas acho que devias de sair mais de casa e ler mais um pouco sobre as nossas especies e a causa do seu declinio. nao dizias baboseiras, instruias-te e ainda ... talvez ... tivesses mais orgulho em ser portugues.

 

"respeito enorme pela natureza", a tua opinião é a tua opinião, não é a realidade. O lobo só se mantém, porque o governo paga pelas ovelhas mortas, e mesmo assim está muito reduzido em termos de territorio. Os lobos atacam as ovelhas porque?

 

Não estou a falar de livros da carochinha, ou que li, mas algo que presenciava e não sou assim tão velho. Eu sempre gostei de sardões, acho animais bonitos, e eram regularmente mortos pelas pessoas, o mesmo para as cobras de duas cabeças, alicranços e animais que eram considerados peçonhentos e toda a fauna marinha (muita bicharada que ves nos salgados de zonas tropicais, também existe cá...) mas alem dos sardões estou a lembrar dos ouriços cacheiros (mas isso são os ciganos que sempre perseguiram para consumirem). o desaparecimento das florestas, onde estão hoje eucaliptos, deve-se à construção naval para os descobrimentos e a pesca, aconteceu um pouco por toda a europa, não é especifico de portugal. Só que em vez de replantarem com carvalhos, que é uma das arvores que eram comuns aqui, replantaram eucaliptos.

 

Sobre a industrialização, concordo. A destruição de pantanos e zonas humidas e varias lagoas, pelo menos nesta zona, deveu-se ao desenvolvimento urbanistico, uma desapareceu no seculo XVIII ou antes e a outra, claro, no seculo XX. isso não invalida a destruição da fauna pela população comum. Mesmo as zonas de eucalipto seriam optimas para serem adoptadas pela fauna... mas onde está a fauna?

 

Quem usa esses pesticidades?! Deve ser um advogado no seu escritorio, ou o médico no consultorio.

 

Se bem que é verdade que o grande problema ecologico de portugal é a falta de elites de qualidade, as pessoas chegam aos cargos de poder e realmente viram autenticos ladrões oportunistas detrutivos, porque a sociedade não exige nada dos politicos e o estado quando o cidadao exige, desdenha, pois são a "elite". como vemos hoje, só querem dinheiro, favores e a valorização de titulos (sem verdadeiro valor) em relação aos de lugares, pessoas e instituições sem noção do verdadeiro valor. o titulo é que importa.

 

Quanto a identidades, sou poveiro e tenho bastante orgulho disso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O quo, eu já vi que és uma pessoa, que até sabe fazer uns aquas, mas agora não te posso considerar uma aquariofilista, para que saibas e meu ver um aquariofilista tem como 1º objectivo proteger a natureza, fazendo aquarios vais aprendendo em como podes protegeres a fauna e a flora do habitats naturais, vais aprender a ser uma pessoa melhor, vais aprender que deves proteger a natureza porque sem ela tudo morre, já agora para que fiques a saber, visto que não sabes Portugal tem uma riquissima fauna e flora, há um documentario sobre o Alentejo na National Geographic, ve talvez aprendas que tem cá muita coisa bonita, eu digo te uns exemplos, Lobo iberico, Lince Iberico, Sobreiros, vai aos açores talvez vejas uns cachalotes, tejo golfinhos, só para que saibas, já agora digo te outra coisa, quando houve o tsunami na india, houve zonas de corais destruidas, e aquariofilistas de tudo o mundo DERAM corais dessa zona para repovoar os recifes, como ves lá por na termos discus locarideos, não quer dizer que temos que deixar morrer porque os nossos são feios, já viste se tu fores feio, se calhar também os teus pais deviam te deixar morrer a fome, logo para a proxima pensa no que dizes para na dizeres disparates.

Eu não disse para se deixar morrer porque são feios... longe disso... simplesmente reconstruir com as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] um ecossistema. Se as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] criam problemas, entao deves introduzir um predador, agora claro que esse predador deve ser bem pensado para o remendo não ser pior que o soneto.

 

Eu falei dos rios, nao do lobo e do lince. que eu saiba o lince iberico está a ser reintroduzido em portugal, pois estava extinto em territorio nacional. Vao reintroduzi-lo como, o pais está todo cheio de estradas, por tudo quanto é lado tem uma estrada e depois não há presas. é que na natureza tens que ter predadores e presas. Nos aquarios é que não deves ter isso. Um aquario, pelo menos, na água doce, o objectivo de muita gente é criar a natureza subaquatica como a imagina e ambiciona e não como ela é... mas mesmo esses aquarios com plantas de sitios diferentes, fauna de todos os cantos do mundo, vemos que pode funcionar em harmonia e criar um ecossistema ainda mais bonito do que existe na realidade.

 

Com isto estou a dizer que animais introduzidos em portugal pela mão do homem, no passado eram introduzidos por acasos da natureza, como a semente que navegou pelo mar e foi ter à contra-costa, as aves perdidas no meio do oceano que encontraram ilhas, etc.

 

O animal verdadeiramente invasor e verdadeira praga, é o homem... os outros animais coitados.

 

 

boas!

 

Quo se vieres aqui a minha quinta tambem podes ver javalis!

 

sim eu para alem das koi crio javalis!

 

Abraço

Wow sério? deve ser muito interessante =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

QUO

E mesmo serio!

 

compro a um criador que vende tambem a clubes de caça para fazerem montarias ao javali

 

antes assim do que andarem ai a matar os selvagens

 

ABRAÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu nao quis dizer que irias por todo o ecossistema em perigo o que eu estou a dizer que nao deve ser feito esso tipo de introduçao de especies sem ser por pessoas devidamente entendidas para tal

alem de aquariofilista adoro pesca(so por desporto) devolvendo as especies para o sitio e cada vez mais se ve os rios que outrora tinham especies nativas e diferentes entre esses rios agora ves quase todos com a mesma especie devido a pessoal que coloca certas especies que dizimam os alvins levando a que estas acabem por quase desaparecer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O lince nunca esteve extinto, existiam apenas alguns exemplares em estado selvagem, em parques naturais, eu só que quis explicar o seguinte, o homem sempre fez e vai continuar a fazer asneiras, infelizmente, mas felizmente as autoridades estão a começar a fazer alguma coisa, pouca mas estão, e depende de todos tentar fazer alguma coisa para isto mudar, dou graças ao Miguel porque vejo que ele tem uma mentalidade diferente e quer que isto na natureza melhore em Portugal. Dou-te um exemplo os Americanos são o povo que mais asneiras faz, mas em relação a parques naturais ninguém os bate, e não existe nenhuma empresa, ou seja o que for ou quem for, que se meta com interesses económicos para o lado dos parques, pois estão logo tramados, dão incentivos a quem protege as espécies, entre outras coisas, nós temos que tomar isso como exemplo e tentar fazer o mesmo cá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, boa discussão que por aqui vai.

 

É bom assistir a este grande debate da preservação, digo grande porque é daqueles " com um pequeno passo, se faz uma longa caminhada". Ja vi que as opiniões divergem um pouco, mas no global, tentam defender a mesma coisa, que se mantenha a biodiversidade em Portugal.

 

Acho no entanto, que convêm ressalvar, várias coisas: não podemos "mexer" com as fontes de rendimentos das pessoas. No inicio deste poste, falamos em agricultura e unidades fabris, dizer ao agricultor que ele deve de deixar de utilizar fertilizantes, insecticidas, ele vai torcer o nariz a partir do momento em que sabe que a produção vai diminuir. Menor produção, menos dinheiro, aumento do preço que ele pede. E quem é que lhe compra os produtos? Se conseguirmos educar uma população a pagar mais, por um produto biológico estamos a dar um passo importante na preservação da natureza. Pois, o agricultor ao se aperceber que o produto biológico, rende mais certamente vai produzi-lo assim. Quanto as unidades fabris, convêm é "apertar" com as autarquias para que instalem sistemas de recolha de águas eficientes (a tal obra que não se vê).

 

Todos os projectos de reintrodução são projectos dificílimos, seja pela sua sensibilidade ou pela sua execução. Primeiro ha que ter uma real noção da sua dimensão, quantos especiems existem, onde é que estão, etc. Neste caso vou utilizar o caso de um dragoeiro. Os dragoeiros são uma espécie endémica da Macaronésia (Madeira; Açores; Canárias; Cabo Verde- que apresentam uma flora e fauna especifica, sendo esta uma "copia" do que cobria a Europa no Terciário.). Ca na Madeira, existia uma espécie endémica de Dragoeiro (Dracena madeirensis, salvo erro) e outra endémica das Canárias ( Dracena canariensis, salvo erro), pelos habituais motivos o Homem necessitou de espaço então tratou de os cortar, e entretanto tratou de repovoar a ilha com novos dragoeiros. Acontece que estes vieram das ilhas Canárias, estando a população madeirense, reduzida a 3 indivíduos que estão sobre uma ravina, tendo um deles "desaparecido" a cerca de 2 anos. Isto para exemplificar o que, que apesar de durante muito tempo não se questionar a origem dos dragoeiros que existiam, os mesmos estavam extintos. Pois, por motivos "comportamentais" altura de floração, o madeirense reproduzia-se numa altura e o canariense noutra. E como a população era baixa (em termos de variabilidade genetica e individuos) os mesmos são considerados extintos. O lado positivo é que esta situação, levou as entidades regionais a criarem e avançarem com um projecto de recolha de sementes, assim como de repovoação de outras espécies.

 

Lembro-me de a pouco tempo, talvez 1 ano, um professor ter mencionado que o Lobo esta de volta a Portugal. E esta a fazer as suas tocas, pelo que parece entre as faixas das auto-estradas.....

 

Os eucaliptos, so uma nota, a sua classificação não e bem invasora é mais oportunista. A sua táctica é "simples", quando ocorre uma "catástrofe" (fogo; deslizamento de terras; deposição de novas terras...), se na "fronteira" existir um eucalipto as sementes que estão a sua volta, nesta situação libertam uma "toxina" que impede o crescimento\desenvolvimento de outras plantas a sua volta, nascendo outro eucalipto ai. Se repararem por baixo de um eucalipto não existe mais nada. O eucalipto foi introduzido devido ao seu rápido crescimento para obtenção de madeira.

 

Na minha opinião, temos falta em Portugal é de divulgação do que temos. Não podemos proteger o que não vemos. E mais uma vez, regresso ao exemplo da Madeira por ser o que melhor conheço. Acho que quase todos nós sabemos, que a Madeira (logo por consequinte, Portugal) tem a maior colonia de lobos marinhos da Europa, ou pelo menos a melhor recuperação de Monachus monachus da Europa. A colonia passou de 10 para 30/35 individuos em 20 anos, e actualmente esta a ser observada cada vez mais nas costas da Madeira. Pois bem, todo o processo de preservação, foi longo, mas o lobo marinho até é facil de observar (é grande), e como é que se protege uma aranha? uma centopeia (mil pés)? O actual director do Parque natural da Madeira (uma das entidades responsaveis pela manutenção\regulação de actividades no Parque; que cobre grande parte do maçiço central da Ilha) decidiu deixar a "população" acampar nas selvagens, auxiliando os guardas nos seus trabalhos. Os acampamentos obedecem a regras; selecção, de modo a perturbar ao minimo o equilibrio que se tem.

 

Posto isto, e para não me alongar muito mais. Até porque o ideal seria fazer quotes e dar respostas mais "personalizadas", não, não sou um perito nisto (repovoamentos), apenas um quase licenciado em Biologia. Para mim o mais importante, é educar-mos a nós próprios em primeiro, seguidamente aqueles que nos são mais proximos, so assim poderemos mudar comunidades e por consequencia o Pais. É que eu andei aqui a falar de plantas e mamiferos, mas se quisermos pensar nos "nossos peixes" todos nós deveriamos optar sempre por comprar "produto nacional".

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui de novo ao rio e descobri outro esgoto. Penso que o esgoto começou a deitar resíduos ao rio no tempo do meu tio, pois no tempo da minha mãe (13 anos depois) já não existia metade da fauna.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Todos os projectos de reintrodução são projectos dificílimos, seja pela sua sensibilidade ou pela sua execução.

 

so um exemplo:

 

aqui ha uns anos atraz havia um projeto para a reproduçao e reintroduçao da Aguia real e da aguia de boneli no pparque naturl de Montesinho.

 

Depois de de tudo construido e os cercados estarem prontos foi preciso esperar anos para formar casais pois, tinham que vir de cativeiro e nao capturados na natureza , ao fim de algum tempo vieram de espanha.

finalmente o projeto ia começar verdadeiramente:

 

Num dia de Domingo a tarde o Sr diretor do projeto foi passear com a familia mais o seu belo cao de agua portugues ,para junto do cercado onde as aguias estavam de quarentena , um casal de Aguia real e outro de aguia de Boneli.O cao entrou dentro do cercado e ....... matou as 4 aguias

 

acabou o projeto..............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Peço desculpa, mas não pude deixar de responder a este post...

 

Na minha opinião é util para a reitrodução de predadores nos rios, pois assim têm alimento fácil, que antes não tinham,

os rios portugueses têm muito poucos peixes predadores naturais (que são maioritariamente salmoniformes), dai qualquer reentroduçao feita, seja de um peixe exotico...

 

pois os rios portugueses, qual Orinoco e Amazonas, tem uma riqueza de fauna impressionante, descobre-se um novo loricarideo todas as semanas...

sim, por acaso até têm.. Existem 6 especies que só se encontram em território portugues (uma delas descoberta recentemente), e outras 15 que são endemismos ibéricos...

loricarideo nao, mas alguns siluriformes sim (introduzidos...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele ainda contou o que fez..agora quantas pessoas nao fazem isso e nem disem naDA ou simplesmente nao sabem o que fezeram? é rara a barragem que nao tem um peixe que nao pertence la e que alquem colocou.

 

e os verdes ou ambientalistas a mandarem cobras venenosa e pitôns para o mato do algarve?estará certo e será legal??e eles sabem o que fazem.

 

a ignorância também nao é desculpa porque o que estas a fazer é alterar um ecosistema.

 

mas de qualquer maneira a ganbuzia nao é uma especie nativa de portugal?

 

A G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] affinis foi difundida em Portugal Continental (trazida da América do Sul ou Central) nos anos 50 e 60 do século passado pelos Serviços Florestais do Estado para combater as pragas de mosquitos que se reproduziam nos lagos, lagoas e albufeiras de água doce, bem como nos arrozais. Trata-se, pois, de uma espécie "adoptada" deliberadamente para efeitos de saúde pública e creio que nunca poderá ser erradicada, mesmo que o quiséssemos . Os viveiros onde era então reproduzida situavam-se junto à Lagoa de Mira (Praia de Mira), onde está hoje uma estação de demonstração pedagógica das formas de vida em água doce.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais