Projecto de reprodução e reintrodução de espécie autoctone


Recommended Posts

Boa noite a todos, pode-se dizer que sou novo aqui no fórum. Chamo-me Miguel, sou de Oeiras e já estou inscrito há algum tempo mas tenho lido apenas alguns tópicos que me despertam mais o interesse e nunca postei nenhum comentário, muito menos iniciei um tópico. Queria apenas expor uma situação a que tenho dedicado algum tempo ultimamente, juntamente com um amigo, também recém utilizador deste fórum (Joãof1992). Mas antes de mais devo dizer que já tenho peixes há muitos anos. Talvez não sejam os mais indicados, pois são peixes de rio portugueses, espécies autóctones creio eu. Quando era mais pequeno não via problema em tirar um ou dois peixes do rio para meter num aquário, porem com a idade vim a ter consciência que é por pessoas como eu tirarem um ou dois peixes do rio que a continuidade das espécies fica ameaçada. E a verdade é que, já não vejo tantos peixes na ribeira onde costumo ir no verão (em casa dos meus avos), como via há uns anos atrás. É claro que não foi por ter tirado um ou dois peixes do rio que isto aconteceu, mas decerto que esta atitude que muitas pessoas devem ter partilhado /partilhar ajudou a que isto acontecesse. Tive a fazer uma pesquisa cuidada e creio que a espécie de peixe que mantenho no aquário é o Bordalo (Squalius alburnoides), apesar de não ter a certeza é o mais parecido na minha opinião. Como desde os escalos, às bogas, e até ao ditos bordalos as semelhanças são muitas no que diz respeito ao aspecto físico, mudando apenas a localização no mapa e o tamanho da espécie, parece-me improvável conseguir ter a certeza (tenho fotos mas devido à fraca qualidade da maquina, de fotografar por cima da tampa ou através do vidro, e por não saber bem como as postar aqui neste momento, não as junto a este tópico). Assim, mantenho dois indivíduos desta espécie no meu aquário e apesar de até a algum tempo atrás não fazer ideia do sexo de ambos, estou agora convencido de que se trata de um macho e uma fêmea devido ao que já li por este fórum e noutros artigos (especialmente pelo facto de o macho perseguir a fêmea na fertilização, coisa que achava ser uma questão de território ou algo parecido).

Vou assim tentar sintetizar a minha ideia (até porque o tópico já vai longo). O que eu gostava, era de conseguir criar condições para que os meus dois peixes (caso sejam realmente macho e fêmea) se reproduzam, fazendo disto um processo contínuo e de modo a poder reintroduzir alguns indivíduos na tal ribeira. O que acontece é que até agora nunca se reproduziram no meu aquário (aproximadamente 50/30/30), o que imagino ser por falta de espaço, falta de plantas (tenho apenas duas artificiais) ou mesmo por serem do mesmo sexo (se forem). No entanto, com esta ideia de conseguir a sua reprodução estou disposto a criar condições para tal aconteça, ou seja, construir um novo aquário, muito maior (talvez com alguma inovação na forma), para que tenha hipótese de simular diferentes ambientes (mais rochosos, com mais corrente, com mais plantas, etc) e assim aumentar a hipótese de se reproduzirem. Já tenho lido que e mais fácil a reprodução acontecer num lago do que num aquário, mas estou disposto a tentar desta forma ate porque não tenho condições para ter um lago. Sei que já é tarde, e não estou a contar de ter respostas agora, mas se tiverem uma opinião (boa ou má) relativamente ao aquário ou mesmo relativamente à reprodução, e quiserem expô-la agradeço :discuss_gathering: (peço desculpa pelo tamanho do topico.. :/ )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A verdade é que eu também estou a fazer isso num rio perto da minha casa, onde antigamente o meu tio apanhava enguias. Agora nem um peixe se vê. Eu fui á lagoa azul, apanhei algumas gambuzias e pu-las no rio. Tenho observado o rio e até agora deram-se bem. Agora vou criar um lago para criar um ambiente parecido ao da lagoa azul, e depois vou apanhar percas-sol e po-las no lago. Depois se eles procriarem eu vou po-los no rio.

 

 

 

 

 

P.S.Tem de ter um aquário muito grande para tentar reproduzi-los.

 

P.P.S. Nesse rio ainda há lagostins, rãs e cágados (Até agora apenas vi um).

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vou criar um lago para criar um ambiente parecido ao da lagoa azul, e depois vou apanhar percas-sol e po-las no lago. Depois se eles procriarem eu vou po-los no rio.

 

Cuidado, que (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] é considerada uma praga e dá cabo de grande parte do resto das espécies.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A verdade é que eu também estou a fazer isso num rio perto da minha casa, onde antigamente o meu tio apanhava enguias. Agora nem um peixe se vê. Eu fui á lagoa azul, apanhei algumas gambuzias e pu-las no rio. Tenho observado o rio e até agora deram-se bem. Agora vou criar um lago para criar um ambiente parecido ao da lagoa azul, e depois vou apanhar percas-sol e po-las no lago. Depois se eles procriarem eu vou po-los no rio.

 

 

 

 

 

P.S.Tem de ter um aquário muito grande para tentar reproduzi-los.

 

P.P.S. Nesse rio ainda há lagostins, rãs e cágados (Até agora apenas vi um).

 

 

DESGRASSADO TU VAIS PRESO!

ISSO QUE TAS A FAZER E CRIME SABIAS?

 

TAS A INTRODUZIR UMA ESPECIE INVASORA E MALEFICA PARA AS ESPECIES INDIGENAS!

 

TU puseste Gambuzias no rio??? :sunbathing:

podes pegar numa cana de pesca e apanha todas pois isso e uma praga que vai disimar tudo a sua volta!

 

para o ano sao milhares!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois

quando nao se sabe o q se ta a fazer acontecem estas asneiras quase q impossivel de reverte-las.

se ainda fores a tempo apanha as gambuzias e torna a coloca-las onde as apanhas-t.e tbm esqueçe as percas pois tbm sao invasivas .

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele ainda contou o que fez..agora quantas pessoas nao fazem isso e nem disem naDA ou simplesmente nao sabem o que fezeram? é rara a barragem que nao tem um peixe que nao pertence la e que alquem colocou.

 

e os verdes ou ambientalistas a mandarem cobras venenosa e pitôns para o mato do algarve?estará certo e será legal??e eles sabem o que fazem.

 

a ignorância também nao é desculpa porque o que estas a fazer é alterar um ecosistema.

 

mas de qualquer maneira a ganbuzia nao é uma especie nativa de portugal?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

Pois, casilhas, acredito que a sua intenção seja boa, de reintroduzir a fauna no rio. Porém, com as espécies introduzidas em Portugal é mais complicado porque se tornam uma praga e um risco para as nossas espécies como já foi dito. Essas espécies já se encontram espalhadas pelo nosso país, não vale a pena estar a reforçar o seu desenvolvimento e o alastrar da sua população. Se as quiser manter numa lagoa sua, à parte, e de forma controlada, não vejo um problema, mas introduzi-las no rio é melhor não. Já agora, na ribeira de que falo também costumo encontrar lagostins e cágados (mais raros mas andam por lá) e rãs (Rana Perezi principalmente, essas vejo sempre, e muitas), os peixes é que têm vindo a desaparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sera que sabem mesmo o que fazem?

 

A gambuzia e originaria da America do centro e Sul dos estados unidos

 

foi introduzida em portugal para control de mosquitos transmissores de doenças como a a malaria, em meados do sec xx,mas depressa se adaptou ao nosso ambiente e dominou os territorios onde foi introduzida ,competindo por alimento com as especies nativas e alimentando-se de algumas mesmo!

 

devido a sua elevada taxa de reproduçao tornou-se numa autentica praga!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

nao é nao nativa e ja foi explicado acima?

onde ta isso escrto dos ambientalistas colocaram cobras na mata do algarve?

gostava de ler issso.

se eles colocaram por alguma razao foi.se é legal nao sei mas tbm nao colocaram porque lhes apeteceu tem q haver alguma razao pra iss.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, mas penso que isso já está mais que esclarecido :sign_welcome: quanto a manter num lago dele à parte, como já disse não vejo qualquer problema. É claro que ninguém tem o interesse de prejudicar as espécies nativas.. Tudo desconhecimento e falta de atenção quanto aos riscos, nada que não se dê a volta e se resolva, é para isso que o pessoal mais experiente do forúm está cá, garantindo que o conhecimento se espalhe chainsaw E ainda ninguém fez nada de muito grave por enquanto. Quanto à primeira ideia dele (a construção da sua lagoa/lago) está à vontade na minha opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

historia da G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] em Portugal

 

 

"Foi introduzida na Europa no início do séc. XX para combater os mosquitos portadores da malária. O sucessso da (G a m bú s i a)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] foi tal que rapidamente se transformou numa praga, quase tão irritante como os insectos que vinha exterminar.

 

Há pragas e pragas. Uma das famosas pragas do Egipto foi a dos mosquitos. E, se há mosquito que é mesmo uma praga, é o que transmite a malária, que ainda hoje é o flagelo de grande parte da população mundial. No início do século XX descobriu-se que os maléficos mosquitos eram controlados por um dos seus inimigos naturais: uns minúsculos peixinhos que adoravam comer as suas larvas, o chamado peixe-mosquito. A espécie (G a m bú s i a)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b].

 

O peixe-mosquito passou a ser importado da Carolina do Norte para Itália, em 1921. Contudo, durante a viagem detectou-se uma grande mortalidade de peixes e daí uma escala em Espanha para aclimatação. O que foi feito com sucesso. A aclimatação aconteceu na região de Cáceres e a (G a m bú s i a)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] rapidamente se multiplicou, alastrou à bacia do Tejo e daí a todos os rios, lagos, pateiras, pântanos, pauis, lagoas e charcos portugueses. Foi também criada nas lagoas de Mira, tendo sido introduzida em áreas de arrozal e outras onde as larvas do mosquito se desenvolvem.

 

Espécie invasora, foi transportada para um ecossistema que não era o seu de origem e rapidamente explodiu o seu efectivo populacional. "A (G a m bú s i a)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] adapta-se muito bem a ambientes extremamente hostis e condições agrestes como temperaturas elevadas e água pouco oxigenada", explica Pedro Raposo de Almeida, professor na Universidade de Évora e investigador no Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências de LisboaComo é muito voraz, tudo o que na prática for possível de ser comido, eles comem. São canibais, capazes de predar a própria descendência", conta Pedro Almeida. A sua fome permanente coloca em desequilíbrio os ecossitemas onde se introduz, provocando mesmo o desaparecimento de outros predadores naturais de mosquito.A (G a m bú s i a)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] tem uma estratégia de reprodução elaborada: atinge a maturidade sexual ao fim de quatro a seis semanas, podendo reproduzir-se quatro vezes num ano. Os ovos são fecundados no ventre materno e as suas crias nascem não completamente desenvolvidas, mas já com alguma autonomia. "Já conseguem alimentar-se, nadar e, por isso, fugir de potenciais predadores. Um peixinho acabado de nascer já é capaz de comer larvas", refere Pedro Raposo de Almeida. A (G a m bú s i a)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] tem assim uma enorme possibilidade de sobrevivência.

 

Não tendo interesse económico, não é capturada pelo homem. E o controlo das populações não é viável porque a sua pequenez e o seu ritmo reprodutivo não permitem a utilização de meios mecânicos para limpar os meios húmidos que habitam. "São muito difíceis de controlar. O melhor é aprendermos a viver com eles", afirma o investigador do Instituto de Oceanografia.

 

Vistos de fora parecem uns amores, mas são extremamente agressivos. O nome peixe-mosquito parece poético, mas advém não só da sua alimentação, como também do facto de ser quase tão irritante como estes insectos."

 

texto de :

Centro de Oceanografia

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Campo Grande, 1749-016 Lisboa, PORTUGAL

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e os verdes ou ambientalistas a mandarem cobras venenosa e pitôns para o mato do algarve?estará certo e será legal??e eles sabem o que fazem.

 

 

Tmaster

 

eu adoro o Barrocal Algarvio

 

tou seguro quando for la?

 

nao quero ser comido por nenhuma piton!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

Começo desde já por responder ao casilhas com isto :chair:

Tanta mistura dá sempre mau resultado! Estás não só a perturbar o equilibrio natural do rio e do habitat dos peixes nele existentes, como vais acabar por prejudicar as gambuzinas.

Aconselho-te vivamente a retirar as gambuzias do rio!

 

Respondendo ao assunto pelo qual o tópico foi criado, Miguel, admiro o teu empenho, esforço e dedicação por preservar os bordalos da ribeira da casa dos teus avós.

No entanto, estás a "atacar" o problema de uma perspectiva errada. O problema não está nos peixes mas sim no seu meio ambiente!

Já não vês tantos peixes na ribeira não porque eles já não têm vontade de procriar :lol: , mas sim porque as condições naturais da ribeira têm-se vindo a deteriorar!

Imaginando que conseguias procriar bordalos em meio artificial, ao colocá-los na ribeira, para além das dificuldades que estes iriam sentir a adaptar-se, não irias resolver o problema! Apenas irias pôr "paninhos quentes" sobre o assunto :P , acabando por voltar à mesma situação pouco tempo depois.

O melhor que podes fazer neste caso é tentar descobrir qual o problema da ribeira que tem procado este declinio do número de peixes. Percorre toda a ribeira e tenta reparar se esta está poluida, se existe algum género de barragem (ex: troncos/ folhas) ou estreitamento de canais que impeça o normal fluxo de água. Repara também na vegetação dentro de água, pois é bastante importante para o desenvolvimento deste tipo de espécies.

Depois de fazeres isso, se não encontrares quaisquer problemas, podes sempre tentar introduzir flora perto das margens da ribeira e colocar cascalho no meio do curso de água.

O cascalho é essencial para que a espécie se reproduza! verás que terás resultados positivos a curto/ médio prazo! :laugh:

 

Pegando na tua ideia inicial, construir um aquário para o efeito, desculpe a expressão mas acho um pouco "disparatada"!

Espécies como os bordalos, para procriarem, são extremamente dificeis em meio artificial. Irias necessitar de um aquário realmente "gigante", que te iria ocupar a casa toda :happy: . Outro problema com que te irias deparar seria o filtro...! Convêm ter uma boa corrente, impossivel de obter com um filtro "normal". terias de comprar um filtro que te iria custar uma fortuna!

Se estivesses a pensar comprá-lo ou fazê-lo manualmente em vidro, isso também te ficaria bastante caro, não justificando. O melhor "aquário" é sempre um tanque :P

Concluindo: O segredo está na natureza

 

Desejo-te boa sorte para o teu projecto e espero ter-te sido útil!

 

Com os melhores cumprimentos

Rodrigo Neves dos Santos

 

P.S. Falo deste assunto por experiência própria. Eu próprio já tentei resolver um problema semelhante ao seu há uns anos atrás. Aprendi com os erros :P . Seja bordalos, gambuzias, bogas ou qualquer outra espécie de peixe de rio, a solução não está em reproduzi-los artificialmente mas sim no próprio rio.

A construção/ compra de um aquário desta envergadura seria um total desperdicio de tempo e dinheiro.

Digo isto não para criticá-lo, mas obviamente para tentar ajudá-lo.

Mais uma vez boa sorte e continua a apoiar a sustentação das fauna marítima Portuguesa! :Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

seguro tas porque as que mandam morrem todas a fome. nem estao adaptada nem saoautosuficientes pelos vistos. ate logos mandaram uma vezz e foram todos parar a casa das pessoas com fome tipo cao vadiu.... nunca mais ouvi dizer nada é porque se extinguiram, NOVAMENTE . lol´´

 

mas que o fazem ,fazem, cobras ,aguias etc.. so que devem ser de criçao em cativeiro e nao se sabem desenrrascar. ate porque o alimento deles é o mesmoque os caçadores caçam e sao mais que as maes . o que deixa isto com poucos coelhos e perdizes por animais comerem...isto se eles soubessem caçar(eles os animais libertados)..

 

agora onde esta escrito?? nao faço puto ideia. so espero tar a relevar um segredo de estado llloool.

desde quando existe cobras com aquelas "orelhas" de lado na cabeça no algarve?das tipo pitom encantadas dos indios... pois não existem mas ja vi uma morta na estrada.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Rodsantos,

agradeço desde já a sua opinião e contribuição para este assunto. Concordo plenamente quando diz que o problema deve residir na ribeira e não na deficiente reprodução da espécie. Apesar de me parecer que a ribeira possui boas condições, devem existir decerto condicionantes ao desenvolvimento da espécie. Como referiu é algo a investigar e é sem dúvida o melhor a fazer em primeiro lugar se quero continuar este “projecto”. Concordo também que o mais indicado seriam tanques, lagos e que a construção de um aquário que suportasse as condições exigidas seria algo muito complicado de fazer e também de custos elevados. Porém, por não ter realmente hipóteses de desenvolver esta ideia num tanque ou num lago é que ponderei este “grande aquário” e fiquei à espera das opiniões/sugestões de quem estivesse mais dentro do assunto. A sua opinião/sugestão foi bastante construtiva e sugestiva pelo que agradeço. Irei desta forma analisar primeiro os possíveis problemas da ribeira que levaram esta espécie a desaparecer. E de qualquer forma, tentarei, sem querer prometer grande coisa, colocar aqui uma foto com qualidade dos meus peixes para que me possam ajudar na identificação da espécie, se é realmente um Bordalo ou não, pois fiquei curioso por obter essa confirmação. Mais uma vez obrigado :Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora onde esta escrito?? nao faço puto ideia. so espero tar a relevar um segredo de estado llloool.

desde quando existe cobras com aquelas "orelhas" de lado na cabeça no algarve?das tipo pitom encantadas dos indios... pois não existem mas ja vi uma morta na estrada.

 

 

deves estar a falar da vibora cornuda que é indígena de Portugal e esta em risco de extinção, não foi cá introduzida

 

http://www.google.com/imgres?imgurl=http:/...%26tbs%3Disch:1

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

o tmaster isto é so especulaçoes!!!

entao se nao ha aonde fos-t buscar essa barbaridade?

e sabes o q é uma piton?

parece-m q nao.o q tas a pensar sao cobras capelo ou najas . as tais das orelhas lollll.e essas cobras nao existem cá e nao se dao no nosso meio ambiente.mas podias ter visto é normal podia ter fugido a alguem, o q é normal, pq ja ouvi aqui relatos neste forum q á pessoal q ja deixou fugir as suas cobrinhas de estimaçao e nunca mais as viram.mas descansa q elas nao iam longe.

se tivesses visto uma piton fugias era a 7 pés lollll.e mesmo morta!!!!

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

essa ribeira se esta junto a campos agricolas deve estar contaminada como a maioria das nossas ribeiras: fertilizantes .....herbicidas....... pesticidas ........ solfatos ..........

 

pouco ou nada podes fazer por ela!

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

o tmaster isto é so especulaçoes!!!

entao se nao ha aonde fos-t buscar essa barbaridade?

e sabes o q é uma piton?

parece-m q nao.o q tas a pensar sao cobras capelo ou najas . as tais das orelhas lollll.e essas cobras nao existem cá e nao se dao no nosso meio ambiente.mas podias ter visto é normal podia ter fugido a alguem, o q é normal, pq ja ouvi aqui relatos neste forum q á pessoal q ja deixou fugir as suas cobrinhas de estimaçao e nunca mais as viram.mas descansa q elas nao iam longe.

se tivesses visto uma piton fugias era a 7 pés lollll.e mesmo morta!!!!

 

 

cumps joni

 

 

sim é uma cobra capelo..pitao sao as outras. . faltava-me o nome. exatamente por nao se darem é que morrem.

 

e os lobos amestrados vieram de onde? e as aguias que nao sabem caçar? lol nao te posso diser que as anda a lançar po mato mas que andavam, andavam. por esta altura ja viram que não dá nada e ja se devem ter aburrecido.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos

 

nao quero aqui estar a julgar a ninguem, nem por o dedo na cara de ninguem tambem.

 

mas gente, o cara teve no minimo boa vontade na sua inocencia e desinformaçao (que no inferno ta cheio eu conheço o tal ditado).E afinal a mesma autoridade que introduziu o problema nem se lembre mais dele e a populaçao chupa isso como favor,(claro que tem sua valia mas depois ja nem efeito tem mais e fica por isso mesmo) ve seu territorio depedrado e ainda nao entende o pq? e nao exige nenhuma reparaçao.

 

Mas quem nao joga peixe no rio? eu, voce, o senhor ali, aquele la tambem nao,,, mais tem gente que faz

 

nem sempre é por tao nobre causa e sim pq chegou a conclusao que no globo nao esta bem,

entao melhor mais espaço,

joga na fonte da praça, no ribeirinho, ah no riozinho,

 

Esse certamente logo morre, "nao importa"........., e o pior dos casos pais que vao a pesca com os filhos ai pescam um peixinho que o filhinho "resolve que vai cuidar" fica no balde e depois a mae joga no banheiro ou ainda o pai vai pescar em outro rio ( que sorte este teve) e leva o pobre peixe para um rio que nao tem nada que haver de onde ele saiu inicialmente, pode ser que ele nem sobreviva por enes motivos, mas pode ser que sim e pode ser um grande problema, mas a preocupaçao do tal pai é continuar pescando entao ele esta "contribuindo com o seu hobby" enganadamente enfim.

 

casos que nao sao contados, nao entram em nenhuma estatisca.

 

acho que é nossa obrigaçao e de todos fazer este tipo de informaçao circularrrrrrr feito ar, sem parar.

 

saudaçoes e preocupaçoes

 

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

1º de tudo (alem de ser uma atitude que considero mt nobre) é mesmo ilegal

2º por pessoas fazerem isso e que estao a fazer com que mts especies estejam a desaparecer

3ºexistem estudos e empresas ligadas ao instituto da natureza que fazem isso com estudo previo para que tudo corra naturalmente

se queres ver o rio com peixes melhor soluçao e solicitar essa repovoaçao para nao acontecer o que tem acontecido na maioria dos rios infelizmente falo em concreto dos lagosrins de agua doce\percas\gobio lozanoi que por isso infestaram as nossas aguas

melhor e nao fazeres isso senao ainda estragas mais esse rio e e bem pior que teres tirado esses dous peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kohako,

em algumas zonas está próxima de campos agrícolas sim, noutras não. No entanto pode ser uma hipótese claro :Smile-PT: se bem que dessa forma talvez prejudicasse igualmente os restantes seres vivos da ribeira, o que não tem vindo a acontecer. E nada é impossível de se resolver, é só saber a fonte do problema e trabalhar a partir daí

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

como disse anteriormente isso e ilegal

pessoal tal como as especies que referi foi por pessoas terem colocado que se tornam pragas

deixem isso a cargo de pessoal qualificado para isso fazerem

e dediquem se a aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kohako,

em algumas zonas está próxima de campos agrícolas sim, noutras não. No entanto pode ser uma hipótese claro banana rock se bem que dessa forma talvez prejudicasse igualmente os restantes seres vivos da ribeira, o que não tem vindo a acontecer. E nada é impossível de se resolver, é só saber a fonte do problema e trabalhar a partir daí

 

para começar podes tentar convencer os agricultores da tua zona a nao usarem pesticidas nem fertilizantes quimicos nem herbicidas

Editado por kohako
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro Riskas, sei que há institutos e empresas que analisam estes assuntos com mais cuidado (sendo mesmo o trabalho deles), e que o meu esforço ou tentativa de repovoação é mínimo comparado com o trabalho que eles fariam. Mas para institutos e empresas desse genero a prioridade não deve ser fazer o repovoamento de uma espécie que tem vindo a desaparecer numa pequena ribeira do interior do país, que tanto pode ser um caso isolado e a espécie estar bem distribuida em populações de norte a sul, como ser um caso comum e ser necessária uma intervenção urgente noutras zonas em vez desta pequena ribeira. Não sei se me estou a explicar bem, eu concordo com todos os pontos que focaste mas não acho que fosse uma zona importante e considerável para existir essa preocupação da parte deles. No entanto, mesmo sendo uma zona de menor importancia geografica e hidrografica, não deixa de ser importante para mim que lá vou todos os anos banana rock Se calhar é por as pessoas também pensarem assim (que não é uma zona importante) que não há tantos alertas para estas situações e por vezes quando se faz alguma coisa já é tarde demais.. :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais