high power led


Luís Torrão

Recommended Posts

se pegares apenas num transformador (não estou a falar nas pontes rectificadoras) e aplicares a tensão ao secundário que normalmente sai no secundário...o que obtens no primário?

 

idealmente um transformador pode ser utilizado do primário para o secundário ou do secundário para o primário sem qualquer problema.

 

clarificando, estou só a falar desta parte da tua fonte (o tansformador em si), a parte parecida com isto:

220px-Transformer.filament.agr.jpg

 

lol

 

Imaginei que sim , mas acho que o mais correcto é medir o geral do conjunto todo .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 140
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

de resto ta tudo dito valeu a correcçao do CRI nos 70% .pensei q as lampadas T5 e as PLL nao tinham valores abaixo dos 80% pensei q fosse só as T8 mas tass.

 

as mais comuns, normalmente sim, acima de 80 nas T5, mas até existem com CRI de 50-59, como por exemplo esta referencia osram: L4W/535

 

 

não depende tanto do facto de serem T5, mas mais dos fosforos utilizados para a conversão da luz. Então se fores para as coloridas, nem vem citado porque não é importante e apesar de poder ser calculado (os numeros seriam certamente muito baixos) nem sequer se aplica.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui estão os consumos 1º do led com a fonte caseira e 2 ventoinhas, tudo ligado na mesma fonte.

 

dscf0922.jpg

 

dscf0923bm.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

236v x o,24A = 56,65w

 

2 º dos 2 x holofotes 50w de compra

 

dscf0924y.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

236v X 0,47 = 110,92w

 

 

afinal nem é assim tão mau .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se pegares apenas num transformador (não estou a falar nas pontes rectificadoras) e aplicares a tensão ao secundário que normalmente sai no secundário...o que obtens no primário?

 

idealmente um transformador pode ser utilizado do primário para o secundário ou do secundário para o primário sem qualquer problema.

 

clarificando, estou só a falar desta parte da tua fonte (o tansformador em si), a parte parecida com isto:

220px-Transformer.filament.agr.jpg

 

 

pois mas pra isso acontecer tens q lhe aplicar tensao AC no secundario no valor q este dá no secundario para teres no primario os 220V,e para fazeres isso tens q ter um oscilador pq pra fazeres uma tensao de baixa em AC é um bocadito dificil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as mais comuns, normalmente sim, acima de 80 nas T5, mas até existem com CRI de 50-59, como por exemplo esta referencia osram: L4W/535

 

 

não depende tanto do facto de serem T5, mas mais dos fosforos utilizados para a conversão da luz. Então se fores para as coloridas, nem vem citado porque não é importante e apesar de poder ser calculado (os numeros seriam certamente muito baixos) nem sequer se aplica.

 

 

ya mas isso sao projectos de lampadas lollllll.

 

 

mas como geralmente as T5 foram feitas pra ter mais efeciencia pensei q nao houvessem CRI inferior a 80%.

essa de da osram é um negocio á parte mas nao deixa de ser uma T5 hehehe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui estão os consumos 1º do led com a fonte caseira e 2 ventoinhas, tudo ligado na mesma fonte.

 

dscf0922.jpg

 

dscf0923bm.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

236v x o,24A = 56,65w

 

2 º dos 2 x holofotes 50w de compra

 

dscf0924y.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

236v X 0,47 = 110,92w

 

 

afinal nem é assim tão mau .

 

era o mais esperado consumos nessas ordens.

gostei foi do pormenor do FLUKE nao carago no FUKE!!! lolll

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era o mais esperado consumos nessas ordens.

gostei foi do pormenor do FLUKE nao carago no FUKE!!! lolll

 

 

 

cumps joni

 

Hhihiihi podes não acreditar mas já comprei um montão de multímetros alguns caros pá caraças e este é o único sobrevivente e é do xines , e apesar de tudo é muito certinho , já tive mesmo pa apagar aquela cena . lol

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Just_me referiu e muito bem todos os ledes nascem com o pico do espectro no azul, mas com a utilização do fósforo nos leds afim de alterar a temperatura da cor este pico é alterado atingindo assim uma maior área do espectro, é exactamente a mesma coisa que se passa com as lâmpadas florescentes .

Fica aqui um gráfico do Luxeon V LED, não tem lá nenhum do led em questão mas com certeza será algo similar.

 

spectronledv.gif

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Fica aqui o link para verem outros, tem lá muitos mesmo.

 

http://ledmuseum.candlepower.us/led/specx16.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora, compara com o espectro aproximado da luz visivel neste gráfico, e diz-me se achas que as cores são vistas da mesma maneira se estas duas luzes incidirem no mesmo objecto:

 

VisibleLightSpectrumPlus.jpg

 

lembrando que a luz que vemos, é a luz que é reflectida pelos objectos.

 

o que o cri mede é exactamente isto, como uma fonte de luz se compara com a luz do sol que chega á superficie da terra. por isso cri de 80 a 90 com espectros tão diferentes, e com ausencias sigificativas de certas "cores", é dificil.

 

Atenção que os gráficos estão ao contrario, e que a representação de cores não é fiel.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora, compara com o espectro aproximado da luz visivel neste gráfico, e diz-me se achas que as cores são vistas da mesma maneira se estas duas luzes incidirem no mesmo objecto:

 

lembrando que a luz que vemos, é a luz que é reflectida pelos objectos.

 

o que o cri mede é exactamente isto, como uma fonte de luz se compara com a luz do sol que chega á superficie da terra. por isso cri de 80 a 90 com espectros tão diferentes, e com ausencias sigificativas de certas "cores", é dificil.

 

Atenção que os gráficos estão ao contrario, e que a representação de cores não é fiel.

 

 

Tens razão sim senhora … lol

Eu referi que tinha lido nalgum lado ( ou seja pode ser pura especulação ) que a qualidade das cores e nitidez geral é muito boa é verdade sim-senhor, agora o resto não se sabe não é fácil concluir porque não temos gráficos disto, nem dos 6500k nem do de 7500k, se houvesse por aqui alguém com um aparelho eu ate me dispunha a combinar alguma coisa para tirar conclusões mais detalhadas .

Relativamente ao desenvolvimento das plantas, e quero deixar isto agora bem referido ate porque já me questionaram isto noutros fóruns uma solução de led´s que não sejam os dirigidos para plantados , como as calhas da Elos , deve ser sempre pensada como uma solução mista e não isolada .

No meu caso vou esperar para ver o que isto dá, não estou a desgostar do que estou a ver, á pouco tempo fiz uma razia no aquário que tem os 2 led´s de 6500k tipo cortei tudo rente , e dentro de 7 dias + / - vou tirar outra foto para ver a diferença, mas posso acrescentar o crescimento está bastante sondável, ainda que a luz comparada com o de 7500k não tenha nada a ver, agora no de 7500k o maior problema que vejo naquilo é que as plantas se curvam todas como as rotalas que alem de muito vermelhas insistem em fazer de conta que são trepadeiras , acho que isto explica a o que tens vindo a referir, é o pico nos azuis, que promove o crescimento horizontal, este problema eu resolvo facilmente, mas isso fica para mais tarde.

No entanto o aumento de massa vegetal tem sido razoável .

Não quer isto dizer que seja uma solução viável ou inviável, mas como tudo tem as suas vantagens e desvantagens , os led´s também as tem , o meu maior problema era os consumos de energia e isto está definitivamente resolvido , o meu maior medo era as plantas não se darem bem com a luz, já vi que pelo menos com o led de 7500k vou ter de usar uma ou duas artimanhas que não me vai gastar muito mais por isso, os de 6500k ainda to para ver. Outro objectivo que tinha com isto era o conseguir melhores fotografias e isto definitivamente consigo bem mais nítidas .

A maior desvantagem é calibrar a distancia entre os led´s e a agua se levantamos muito perdemos muita luz se baixamos muito é demasiada luz para alguns lados e pouca para outros, isto mesmo se aplicar refractores com estes ângulos do led é quase inútil, é só mesmo para fechar mais o ângulo ou não, o que ao mesmo tempo acaba por ser uma vantagem, porque a luz é emitida em toda a sua força numa direcção mais curta, comparada com uma tubular, mas em aquários largos e compridos é uma dor de cabeça .

Outra desvantagem, a luz tem muito mais dificuldade de penetrar na agua se não estiver limpa comparada com uma florescente normal, este fenómeno devesse mais uma vês a luz do led ser demasiado dirigida e qualquer coisa faz sombra ate as partículas em suspensão.

É as coisas que ate agora tenho vindo a constatar .

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora no de 7500k o maior problema que vejo naquilo é que as plantas se curvam todas como as rotalas que alem de muito vermelhas insistem em fazer de conta que são trepadeiras , acho que isto explica a o que tens vindo a referir, é o pico nos azuis, que promove o crescimento horizontal, este problema eu resolvo facilmente, mas isso fica para mais tarde.

No entanto o aumento de massa vegetal tem sido razoável .

 

são tudo observações consistentes com o descrito na literatura /experiencia.

 

A cor azul é utilizada especialmente quando se pretende um crescimento vegetativo nas plantas, o vermelho para induzir por exemplo floração. A predominancia do azul também leva as plantas a ficarem rasteiras, e o vermelho indica o aumento da presença de pigmentos auxiliares da fotosintese.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são tudo observações consistentes com o descrito na literatura /experiencia.

 

A cor azul é utilizada especialmente quando se pretende um crescimento vegetativo nas plantas, o vermelho para induzir por exemplo floração. A predominancia do azul também leva as plantas a ficarem rasteiras, e o vermelho indica o aumento da presença de pigmentos auxiliares da fotosintese.

 

Boas,, confirma-me lá uma coisa, o vermelho certo para as plantas

( pelo menos sem ser aquáticas ) jugo eu ser com um pico nos 660nm no espectro , mas o que tenho visto nas lâmpadas florescente para plantas aquáticas nem sempre anda nessa ordem e algumas ate onde o pico azul é muito mais elevado, julgo eu assim que qualquer coisa entre os 620 e 690nm seja indicado , onde o pico esteja já afastado do 700nm ( o chamado vermelho intenso ) pois aqui se bem me lembro as plantas já não tem proveito nenhum do vermelho .

 

Corrige-me se estou enganado .

 

Também me parece que os lúmenes para o efeito são pouco relevantes, desde que o vermelho consiga chegar na proporção certa em todo o lado do aquário, aqui posso falar dum teste que fiz no aquário grande ( o Pinhal) aquele que concorri ao AAC2010, 1 mês ou algo assim de mandar a foto para o concurso testei uma t4 de cor vermelha, não pintada mas sim a luz que emitia era vermelha, um vermelho onde o reflexo era algo entre o laranja e rosa forte ( julgo eu que andara entre os 600nm e 700nm), a luz que dá é relativamente fraca onde somente com o resto da iluminação desligada se percebia que estava lá.

Os resultados foram em uma semana um matagal de rotalas que não se percebia.

 

A minhas questões são:

Este espectro de luz é alterado na presença de outro espectros, ou é irrelevante para o assunto?

Os lúmenes serão assim tão importantes ou uma luz doseada na quantidade certa de azul e vermelho mesmo que com pouco lúmenes é mais benéfica?

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo muito interessante que encontrei na net , que me leva a pensar em mais algumas questões , que ainda não vou por .

 

http://www.abdn.ac.uk/~clt011/flash/samples/photosyn.swf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tet1.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

test2l.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

A diferença é notória , apesar de ter perdido iluminação quando passei de 180w t8 para 100w com os 100w led as plantas cressem mais rápido e mais saudáveis, ainda assim devo acrescentar mais qualquer coisa em termos de iluminação pois como já tinha falado o aquário é muito largo e comprido e só com dois holofotes é curto, mesmo assim a visibilidade é bastante boa e cristalina .

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma correcção a iluminação antiga não era 180 t8 , o valor correcto é .

 

3x 22w T4 - 6500k,

1x30w T8- 4000k,

1x30w T8- 18.000k,

2x 18w T8- 18.000k

 

peço desculpa pelo engano.

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais