high power led


Luís Torrão

Recommended Posts

Para que não conhece os high power led smd , são uns novos ledes com uma potencia incrível, um único led pode ir doa 10 aos 100w, neste caso testei um de 50w .

50wled.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Estes led em questão funciona a uma tenção de 30V DC, 1.5 A coisa que para Portugal é complicado , tive de mandar fazer uma fonte de alimentação para isto .

Os ledes devem ser montado em dissipadores caso contrario ardem.

No meu caso adaptei algumas peças de outro holofote de ledes e um dissipador de PC para fazer a engenhoca, o resultado foi este.

dscf0230r.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

dscf0231p.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dscf0232f.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Este lede tem 7000k de cor 4000lm , 50w equivalente a +200w vapor de mercúrio, existem outros com K diferentes mas pessoalmente optei por este.

Existem quietes de led+ transformador , e ate holofotes já montados .

O preço so posso dizer que é preferível comprar já o holofote montado que fica em cerca de USD99,99 + portes se bem que com menos K mas aceitável .

http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewIt...:EOIBSA:ES:1123

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 140
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Um stock cooler intel? E activo?

É preciso isso tudo? Qual a energia dissipada, sabes?

Eu sei que os LED´s SMD aquecem mas se começam a aquecer isto tudo, lá se vai a eficiência pela jaela fora...

 

Foi preciso mandar fazer um transformador de 30V? em quanto ficou isso?

 

Isto interessa-me porque ando a pensar em como modificar uma luminária que tenho para LEDs e tenho andado a ver LEDs SMD vs muitos muitos muitos LEDs normais.. mas claro que são soluções diferentes..

 

Parabéns pelo resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOLOL..

Não está nada mal pensado.. mas neste caso seria waterheating e não watercooling. :o

Mas não está nada mal pensado não senhor.. circuito a passar na luminária :music_singguitar:

dá que pensar...

 

Melhor maneira de arrefecer os leds, maneira mais económica de manter a temperatura da água.

 

Que bloco recomendas? :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, ainda por cima num local completamente aberto.. mesmo assim não deixa de ser uma cena interessante de se pensar..

Se bem que o que poupamos no aquecimento da água, vamos gastar na bomba de circulação.. :)

 

Não dá para por fotos maiores disso? E fazer umas medições com um espectrometro, fotometro, etc.. não é uma possibilidade? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que publicidade declarada tão mal encapotada...

Ir aí não faz ninguém saber mais sobre watercooling, apenas preços de artigos relacionados com Watercolling. Aliás, alguns dos quais bastante infacionados visto que o tipo de casa a que alguns aquariofilistas estão acostumados a ir vendem artigos similares e em alguns casos exactamente os mesmos por menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4000lumens não correspondem a 200W de vapor de mercúrio... as lampadas de iodetos metálicos teem eficiencia muito superior aos 20L/W que lhe queres associar.

 

e 4000lumens para 50W está abaixo de muitas fluorescentes normalissimas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, não estou a confundir:

 

seguindo o link da silvania que nos leva ao catalogo, escolhemos por exemplo esta lamapda de 54W com 6500K

 

http://www.sylvania-lamps.com/Sylvanialamp...amp;iid=Syl2809

 

para darmos um exemplo mais especifico, neste caso de 6500K , fluxo minimo do sistema 4000lumens, maximo 4550

 

 

 

o link que deste do projector tem os seguintes dados:

 

General Specification:

Quantity: 1pc

LED module:50W

Lens Color: Water Clear

Emitted Color : White

Work condition : 85V-265V AC

Intensity Luminous (Iv): 4000LM

 

Color temperature: 6000-6500K

 

 

no entanto procurando items do mesmo fornecedor, encontram-se mais detalhes.

 

assumindo que é este o led que compraste:

 

http://cgi.ebay.es/50W-White-High-Power-40...#ht_1954wt_1137

 

(aponta-me se foi outro para podermos comparar melhor)

 

 

tens as seguintes informações:

 

50W 4000 Lumen White Led Energy Saving Lamp

 

This is a brand new 50Watt High Power Bright White LED. Ideal for making light sources for video camera, fish tank, car, pool and RC Toys.

 

Quantity: 1pc

 

Lens Color: Water Clear

 

Emitted Color : White

 

DC Forward Voltage (VF): 28~31Vdc

 

DC Forward Current (IF): 1800mA

 

Viewing Angle: 140 Degree

 

Color Temperature: 6000~6500K

 

Intensity Luminous (Iv): 3500~4000LM

 

 

ou seja, a intensidade luminosa em lumens dos dois comparavel é:

 

intensidade minima 3500led vs 4000 T5

intensidade máxima 4000led vs 4550 T5

 

isto obviamente comparando lumens com lumens, sem comparar espectros o que é um erro, mas...como não temos mais informações espectrais do led... é o que se pode fazer

 

 

comparar vapor de mercurio amarelo para iluminação publica de 4000K com LEd de 7000K, é obviamente um erro grosseiro.

 

podes por exemplo ver lampadas de descarga a sério, sem ser chinesas das baratas, neste catalogo, e reparar por exmplo em lapadas de 4000K na pág 46 com 75W e 6000lumens o que equivale a 4000lumens para 50W, (ressalvo novamente que comparar lumens sem comparar espectro é uma comparação grosseira)

 

na pág 50 tens tambem versões de 75W com 5200K e 6500Lumens o que daria para 50W um fluxo luminoso de 4333lumens (ressalvo novamente que comparar lumens sem comparar espectro é uma comparação grosseira)

 

link para o catalogo citado de um grande fabricante de lampadas de descarga e não só:

http://www.blv-licht.com/blv/downs/BLV_USHIO_06-07_S_P.pdf

 

 

quanto a sistemas comerciais para aquariofilia com pouca ou nenhuma informação complementar cientifica fidedigna, não posso comparar...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também não vim aqui vender nada, nem sou vendedor de lampadas...

 

comparar 2 iluminações completamente diferentes em termos de espectro, e dizer que uma é muito mais potente que a outra, é claramente um erro.

 

a verdade é que perdes eficiencia face a uma T5,

 

ocupa menos espaço, ocupa, ai tens razao.

 

e só quando vires um led destes é podes falar depois

 

lol... sabes que quem está do outro lado pode já ter visto muitos mais leds que tu... ou não...

 

isto tem um brilho fora do normal

 

são com certeza unicos no mundo...a tecnologia de leds smd não é já sobejamente conhecida...a tecnologia por trás da emissão de luz por elementos de estado sólido é um mistério que poucos conhecem e poderá até ser considerado magia (ironia)

 

A ideia dos leds é menos espaço, menos consumo mantendo a eficiência.

 

menos espaço concordo, menos consumo discordo, mantendo a eficiencia discordo, mas não é discordar atirando uns palpites para o ar...é com números por trás do que estou a dizer.

 

 

essa fotografia:

 

1- mostra que escolheste espectros bem diferentes para as duas iluminações

 

2- Mostra que a luminosidade aparente é maior para o aquário mais pequeno

 

3-Não mostra nada em relação à potência luminosa real que está a ser colocada no aquário

 

4-Não mostra nada em relação à potência luminsoa que as plantas conseguem aproveitar nos dois sistemas.

 

5-Mostra que não tens conhecimentos para fazeres a comparação, ao dizeres que a fotografia fala por si.

 

 

deixo-te só dois gráficos para veres rapidamente o que quero dizer:

 

resposta relativa do olho humano à luz

Plant-Human-Eye-Response_02.jpg

 

os lumens são medidos em função da resposta do olho

 

resposta relativa das plantas à luz

Plant-Human-Eye-Response_01.jpg

 

percebes porque é que colocaste aquela lampada que emite uma parte no violeta, que o nosso olho quase não vê mas que as plantas absorvem muito bem? e que portanto te parece muito fraquinha...mas na realidade as plantas aprovietam muito? porque por cada fotão azul e violeta conseguem muita energia luminosa, apesar de não conseguirem apanhar todos os fotões.

 

sabes porque é que os leds brancos são tão brilhantes mas não são a melhor escolha para as planta? porque teem muito amarelo e verde, que as plantas para além de não conseguirem apanhar tão bem, ainda teem de converter em radiação que possam utilizar...perdendo energia.

 

mas podes ver um pouco mais de informação, assim num apanhado geral, aqui por exemplo:

 

http://www.sunmastergrowlamps.com/SunmLightandPlants.html

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora deixo-te a tipica distribuição espectral de um led branco (a tecnologia deles todos é muito similar)

 

LED-Spectrum.jpg

 

para poderes comparar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais