high power led


Luís Torrão

Recommended Posts

  • Replies 140
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu gostava mesmo de ver uma representação gráfico do espectro de luz imitido por esse LED.

Não posso negar que visualmente está muito bom...

 

Na verdade não tem tanta claridade, visualmente ate acho mais bonito ao vivo porque faz zonas de sombra que não se percebem na foto.

Aproveito para frisar o que já disse anteriormente estes holofotes não dão tanta luz como o holofote que eu fiz, é só reparar neste pormenor o pinhal tem 30cm de altura e o outro aquário tem 45cm e muito mais claridade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas esses projectores não são o que fazem uso do mesmo LED de 50W?

A fotografia foi tirada com flash?

 

Os led´s do holofote tem a diferença de serem de 6500k, julgava eu que como tendo reflectores de origem seriam melhores, afinal não , são mesmo do chinês lol

 

A fotografia foi tirada sem flash, o que mudou foi o tempo de exposição na maquina, enquanto no aqua pequeno consigo ter tempos de exposição muito mais rápidos, onde nem preciso de usar tripé, neste já tenho que usar tripé. Para fazer comparações posso logo á noite tirar uma foto a cada um os dois com os mesmos tempos de exposição, iso e F para veres a diferença .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então temos

ISO 100

Tempo 1/60

Abertura F2.8

É obvio que ao vivo não se vem tão escuros principalmente o pinhal mas é para terem uma noção da diferença entre os holofotes de compra e o que eu fiz .

Também desliguei as luzes de fundo que uso para fotografar.

Não editei as imagens podem fazer download e verificar os detalhes.

 

 

dscf0745u.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dscf0730l.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello, sem grande tempo para comentar, mas os leds podem ser os mesmos mas simplesmente a tensão de alimentação pode ser inferior, menos luminosidade e menos calor, maior vida para os leds. alias, (pode ser eu que não consiga vfer, mas não se vê refrigeração activa nos leds do projector. Podes sempre tentar medir a tensão e potência que é entregue á placa nos projectores e no teu para comparar utilizando um multimetro.

 

medir á entrada dos 220V não é correcto porque diferentes transformadores podem ter diferentes consumos no primário para diferentes potências no secundário (eficiencia).

 

se queres comparar os dois(projector chinês e o teu), convem colocar os dois a iluminar o mesmo objecto e a máquina á mesma distância... a intensidade luminosa tem variações grandes com a distância...se não me engano varia inversamente (teoricamente) com o quadrado da distância.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello, sem grande tempo para comentar, mas os leds podem ser os mesmos mas simplesmente a tensão de alimentação pode ser inferior, menos luminosidade e menos calor, maior vida para os leds. alias, (pode ser eu que não consiga vfer, mas não se vê refrigeração activa nos leds do projector. Podes sempre tentar medir a tensão e potência que é entregue á placa nos projectores e no teu para comparar utilizando um multimetro.

 

medir á entrada dos 220V não é correcto porque diferentes transformadores podem ter diferentes consumos no primário para diferentes potências no secundário (eficiencia).

 

se queres comparar os dois(projector chinês e o teu), convem colocar os dois a iluminar o mesmo objecto e a máquina á mesma distância... a intensidade luminosa tem variações grandes com a distância...se não me engano varia inversamente (teoricamente) com o quadrado da distância.

 

É verdade os transformadores dos holofotes não são iguais ao que eu mandei fazer nem de longe, a tenção e a amperagem é diferente, o que mandei fazer tem 2.5A e 32v DC os do holofote tem 1.7A 36V, o fabricante diz 28-40v ( não entendo muito bem isto).

Agora o que eu sei é que realmente os holofotes aquecem uma beca e o meu mesmo com a ventoinha desligada não , nem o transformador aquece , mas também esta refrigerado e é um transformador de bobine rectificado.

Antes de lá ter posto os holofotes de compra experimentei o meu e achei diferença mas agora já é um pouco complicado fazer o teste que falas, mas tens toda a razão era a maneira mais correcta. Talvez quando trocar a corrente que os segura faça isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ja desde o inicio q venho a ler este topico e na altura nao dei a minha opiniao pq o pessoal andava todo em guerra , mas como as coisas se acertaram vou hoje postar.

sobre os holofotes em questao nao vou dizer nada pq ja ta tudo dito e ia gasta raqui do meu latim pra nada loll.

s´vou dizer q o projecto é porreiro mas isso dos leds ainda tem q desenvolver mais um bocado ate chegarem a um patamar equi8valente ou melhor do q as hqi e flourescente de alta efeciencia.

o q vim aqui dizer e antes q os leds vao ha vida é o seguinte.

 

 

deixa-m ver se entendo.

compras-t 2 holofotes de 50w ja feitos q sao aqueles do link no fim do primeiro post certo?

e depois compras-t um led tbm de 50w como aquele q o link q o justme colocou certo?

os leds q usam os holofotes e o led q compras-t sao os mesmos?

quero q me confirmes isso pra te poder ajudar melhor nas fontes pra isso.

speedd dizes tu no inicio q o led q usa o holofote q fizes-t trabalha com uma tensao de 28a31vdc e uma amperagem de 1.8A certo?e mandas-t fazer um transformador de 32V 2.5A pra ele certo?

por acaso puses-t uma resistencia pra te limitar a corrente pros 1.8A ?

senao puses-t aconselho-t a meter uma pq senao esse led nao te dura mt tempo.depois se quiseres saber o valor eu digo-t.

o q queres dizer com trnsformador de bobine rectificado?tas a falar de um trnsformador normal com ponte rectificadora certo?

 

justme

isso da tensao vs luminosidade nao é mt bem assim.a corrente é q manda.existe uma tensao minima de trabalho do led e abaixo dessa tensao o led apaga.podemos ter leds com menos tensao de trabalho e mais corrente de consumo e com mais luminosidade.podes mt bem colocar um fonte de alimentaçao de 50v nesse led de 30V.se a corrente de trabalho do led nao for excedida ou seja os 1.8A a tensao nunca sobe acima da tensao de trbalho do led mesmo q a fonte seje de 50V ou seja nao ultrapassa os 32V, e a luminosidade vai ser a mesma .agora se a corrente passar acima dos 1.8A a tensao tbm vai subir e rapidamente , a luminosidade tbm e ai o aquecimento vai ser tal ate um ponto q a junçao vai queimar e o led vai à vida.se diminuires a corrente abaixo de 1.8A a luminosidade vai descer mas a tensao vai-se manter nos 32V ate o led quase se apagar.

 

os transformadores q usamos nas nossas casas e nao so, monofásicos tem todos a mesma tensao de trabalho q é 220V AC e diferentes correntes de trabalho (consoante o equipamento para q este foram confinados)no enrolamento primário,isto claro estou a falar de transformadores bobinados.depois o secundario é consoante a tensao e a corrente do equipamento em questao.dava pra medir a potencia dos leds atraves do primario mas as contas eram mais dificeis por isso pra saberes consumos totais do led convem fazer mediçoes no secundario do transformador.se quiseres saber a potencia q os leds tao a consumir com um multimetro em V metes as pontas em paralelo com o led e a fonte de alimentaçao e registas os Volts.depois colocas o multimetro em amperimetro e metes as pontas em serie com o led e o transformador e medes a corrente q o led ta a consumir de momento.depois é so fazer contas.segundo a lei de ohm (tantas vezes me atormentou este homem no tempo da escola lollll)a potencia é igual á tensao V multiplicada pela corrente I ou seja P=VxI. e prontos e ja podes fazer comparaçoes entre um led e outro.

 

desculpem la o testamento e espero nao confundir nimguem mas se alguma coisa nao tiver bem mandem bitaites mas saudaveis lolll.

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, epa temos de começar a escrever menos lol

O led que comprei não é igual a ao do link, é este

http://cgi.ebay.com/High-Power-50W-Warm-Wh...=item3efdab1a71

O holofote é este http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewIt...:EOIBSA:ES:1123 que é o mesmo do inicio.

Ou seja o led dos holofotes é diferente do led que mandei vir á parte.

 

Tu esta certo nas contas , o transformador é bobinado com ponte rectificadora e sim tem potencia a mais porque inicialmente fazia conta de ligar 2 led´s em lugar de um, ate sou rapazinho para lhe por a resistência , mas no próximo , este vou esperar que arda lol, quer dizer arder não arde porque também não aquece, mas é possível que dure menos tempo.

A claridade que vou perder com a resistencia também não me assusta muito porque tive de levantar o holofote um bocado grande , é da maneira que o volto a baixar, pela razão que já explicai anteriormente e porque o desgraçado do gupy que lá está com ele mais baixo não saia de baixo do filtro, agora já lá anda mais contente.

Estes led´s tem uma duração muito mais limitada do que os tradicionais , que julgo de ser de 100.000 horas contra 50.000horas , aqui já li muita coisa controversa, mas tenho a certeza que será bem mais limitada pois estes ledes tem uma película gelatinosa de fósforo que ao tacto parece borracha que se estraga com o tempo.

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

justme

isso da tensao vs luminosidade nao é mt bem assim.a corrente é q manda.existe uma tensao minima de trabalho do led e abaixo dessa tensao o led apaga.podemos ter leds com menos tensao de trabalho e mais corrente de consumo e com mais luminosidade.podes mt bem colocar um fonte de alimentaçao de 50v nesse led de 30V.se a corrente de trabalho do led nao for excedida ou seja os 1.8A a tensao nunca sobe acima da tensao de trbalho do led mesmo q a fonte seje de 50V ou seja nao ultrapassa os 32V, e a luminosidade vai ser a mesma .agora se a corrente passar acima dos 1.8A a tensao tbm vai subir e rapidamente , a luminosidade tbm e ai o aquecimento vai ser tal ate um ponto q a junçao vai queimar e o led vai à vida.se diminuires a corrente abaixo de 1.8A a luminosidade vai descer mas a tensao vai-se manter nos 32V ate o led quase se apagar.

 

não concordo totalmente, vamos por partes.

 

a corrente é q manda
depende... se a tensão é limitada ou não, pela fonte.

 

existe uma tensao minima de trabalho do led e abaixo dessa tensao o led apaga

correcto, é a tensão para existir passagem de electrões pelos materiais da junção.

 

podemos ter leds com menos tensao de trabalho e mais corrente de consumo e com mais luminosidade

corecto, depende da maneira como a junção é construida. ou seja, das dimensões fisicas da junção e dos dois materias que a compoem.

 

podes mt bem colocar um fonte de alimentaçao de 50v nesse led de 30V.se a corrente de trabalho do led nao for excedida ou seja os 1.8A a tensao nunca sobe acima da tensao de trbalho do led mesmo q a fonte seje de 50V ou seja nao ultrapassa os 32V, e a luminosidade vai ser a mesma

 

correcto, limitas pela corrente.

 

agora se a corrente passar acima dos 1.8A a tensao tbm vai subir e rapidamente , a luminosidade tbm e ai o aquecimento vai ser tal ate um ponto q a junçao vai queimar e o led vai à vida

 

correcto, mas para isto acontecer vais ter que ter sempre um aumento de diferença de potencial no led. E ainda, a fonte tem de ser capaz de fornecer esta diferença de potencial.

 

se diminuires a corrente abaixo de 1.8A a luminosidade vai descer mas a tensao vai-se manter nos 32V ate o led quase se apagar.

 

correcto. para cada tensão tens uma corrente máxima que o led puxa, podendo obviamente limitar a mesma abaixo desse valor.

 

no entanto... podes fazer a limitação pela tensão de trabalho.

 

ou seja, analizando a formula para o calculo da resistência a colocar:

 

R=(Vs-VL)/I

 

em que VS é a tensão que a fonte consegue fornecer, e VL é a tensão ideal de funcionamento do LED.

 

daqui resulta que se Vs=VL, ou seja, a tensão fornecida pela fonte é igual á tensão ideal de trabalho do led, então R = 0

 

ou seja, a corrente é limitada pela tensão.

 

no caso de não teres resistencia, como é este caso, a tensão e a corrente são limitados pelo transformador, por via de limitação de tensão fornecida pelo transformador.

 

quais os perigos? se exisitir um aumento de tensão á entrada do transformador, podes ter um aumento á saida do mesmo e com isto danificar o led (se o transformador não for primeiro, ou um fusivel).

 

isto obviamente é valido para apenas um led por transformador.

 

para mais do que um led por transformador, há outras questões a ter em conta.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bocado off do assunto, isso que estão a explicar em termos demonstrativos é um pouco com o que se passa com os transformadores do xines, dizem que são 12v e debitam 19 para compensar a falta de amperes , corrijam-me se estou enganado .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

entao quer dizer q nao precisa de resistencia pra limitar a corrente pros 1.8A?nao te esqueças q o transformador em questao em condiçoes normais dá os 32V e 2.5A contra os 31V maximos e 1.8A do led.tem a tensao acima e entao a corrente nem falemos.

mesmo q nao aqueça o tempo de vida do led vai ser reduzido e mt a nao ser q o led aguenta uma corrente maxima do valor q o transformador debita mas tbm temos q ver q essa corrente maxima nao pode ser constante mas sim por breves periodos de tempo.o led pode nao parecer q aqueça mt mas na junçao quase de certeza q deve tar a uma temp bastante elevada.

 

speed qualquer transformador rectificado sem regulador de tensao positiva neste caso ,a tensao é sempre maior em vazio do q em carga.ou seja num transformador de 12v em vazio teres 19v é normalissimo. mas ao colocares uma carga de 12v a tensao do trnsformador vai baixar pros 12v .claro se a corrente de trbalho da carga for abaixo da corrente maxima debitada pelo transf.se a corrente da carga for superior á corrente maxima debitada pelo trnsformador a tensao deste vai começar a diminuir.isto é so pra teres umas luzes nao vou aprofundar pq senao tass a sair um bocado ao assunto principal do topico.

 

deixo-t aqui o valor da resistencia q deves colocar pra te limitar a corrente.tem q ser uma resistencia de 1.6 ohms com 6w de potencia.como nao esxiste resistencias de 1.6 opta uma pelo valor acima mais aproximado q é 1.8ohm.isto tbm se adapta á potencia da resistencia sempre acima do valor indicado nunca abaixo.

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao quer dizer q nao precisa de resistencia pra limitar a corrente pros 1.8A?

eu não disse isso :discuss_gathering:

 

 

nao te esqueças q o transformador em questao em condiçoes normais dá os 32V e 2.5A contra os 31V maximos e 1.8A do led.tem a tensao acima e entao a corrente nem falemos.

 

concordo que neste caso deva ser utilizada. O ideal era ter uma fonte que pudesse ser controlada ou em tensão ou em corrente, ou dimensionada para o que se pretendia.

 

Ao colocar a resistência vais notar que o led vai baixar a iluminação e ainda vai ser significativo. Por outro lado vai durar bastante mais.

 

Adivinha para onde vai a energia que estava a ser consumida pelo led a gerar luz e calor...vai só gerar calor na resitência. mais um factor de perda de eficiência.

 

quanto á temperatura, verifica no pdf o comportamente tipico de um led em relação á eficiencia vs temperatura.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Just_me , eu conheço esses ledes ate já tive com um na mão, as temperaturas não sei se é correcto fazer comparações porque o material com que são feitos não tem nada á ver uma coisa com a outra.

Mas posso adiantar que no meu DIY a temperatura nas costas do led, entre o led e o dissipador é de 41º , medi com um sensor de pc para processadores mesmo entre o dissipador 6 o led , com a ventoinha ligada .

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joniclicks, diz me lá se estou enganado , segundo a tua ordem de ideias se em vazio tenho 19 mas ao ligar passa a 12 quer dizer que no meu caso em vazio tenho 32 ligado devo ter 24 , ou seja se não tivesse mais amperes isto nem funcionava , mesmo assim 24v com 2.5A vai aos 60w, o que eu duvido.

Foi a confusão que me fez dês do inicio, as fontes que o vendedor tem são de 28-40v 1.5A , mas á por ai outras que dizem que também funcionam com menos voltes e mais amperes , uma das que vi diz 18v 3A para leds de 50w .

Bem de qualquer forma vou medir aquilo com o led ligado depois digo alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Just_me , eu conheço esses ledes ate já tive com um na mão, as temperaturas não sei se é correcto fazer comparações porque o material com que são feitos não tem nada á ver uma coisa com a outra.

Mas posso adiantar que no meu DIY a temperatura nas costas do led, entre o led e o dissipador é de 41º , medi com um sensor de pc para processadores mesmo entre o dissipador 6 o led , com a ventoinha ligada .

 

a tabela de variação com a temperatura pode não ser igual, mas é certamente similar, já que a resposta deste tipo de junções com a temperatura não varia muito. quanto mais fresco, melhor.

 

joniclicks, diz me lá se estou enganado , segundo a tua ordem de ideias se em vazio tenho 19 mas ao ligar passa a 12 quer dizer que no meu caso em vazio tenho 32 ligado devo ter 24 , ou seja se não tivesse mais amperes isto nem funcionava , mesmo assim 24v com 2.5A vai aos 60w, o que eu duvido.

 

neste caso não é assim tão linear. o melhor é medires mesmo, mas se as especificações que pediste são 32V, o mesmo deve dar perto de 32V em funcionamento e não em vazio.

 

O melhor é mesmo medires.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joniclicks, diz me lá se estou enganado , segundo a tua ordem de ideias se em vazio tenho 19 mas ao ligar passa a 12 quer dizer que no meu caso em vazio tenho 32 ligado devo ter 24 , ou seja se não tivesse mais amperes isto nem funcionava , mesmo assim 24v com 2.5A vai aos 60w, o que eu duvido.

Foi a confusão que me fez dês do inicio, as fontes que o vendedor tem são de 28-40v 1.5A , mas á por ai outras que dizem que também funcionam com menos voltes e mais amperes , uma das que vi diz 18v 3A para leds de 50w .

Bem de qualquer forma vou medir aquilo com o led ligado depois digo alguma coisa.

 

 

 

boas

 

ai q grande salsada q tas a fazer speed.lolll

diz-m la pq é q vais ter 24 volts depois com a carga ligada?onde fosses buscar essa ideia?o trnsformador nao é de 32v?deixa-m ver se me sei explicar melhor.

as fontes de alimentaçao simples nao reguladas medindo a tensao em vazio tem sempre mais uns volts do q o valor q elas dao em carga.ou seja uma fonte de 12 volts 1A nao regulada tens la´sopunhamos 18,19v em vazio , mas quando lhe metes uma carga de 12 v ate 1A a tensao na fonte baixa pros 12v e estabiliza nesses 12 v ,pq é a tensao q o transformador trabalha em carga.mas se colocares uma carga de 12V e 2A a tensao do transformador vai baixar pq nao consegue fornecer os 2A so 1A e pra tentar equilibrar baixa a tensao.ao isso acontecer tas a sobrecarregar a fonte e podes queima-la.depois existem as fontes reguladas q usam um regulador q geralmente sao os LMxxxx onde a saida na fonte é exactamente a mesma tanto em vazio como em carga.

existe fontes com varias tensoes e amperagens pra varios tipos de leds.exactamente se fizeres as contas 18Vx3A vai te dar precisamente 54W.

eu tenh um led da osram de 8W q trabalha com tensoes de 3.5V e com correntes de 2.5A.

ja por isso q existem fonte proprias pra leds q sao fontes reguladas e estabilizadas tanto na tensao como na corrente e tbm existem umas inteligentes q consoante a carga q lhe colocas regula a corrente automaticamente e assim nao precisas de colocar resistencias pra limitares a corrente nos leds.

espero q tenhas percebido.

o teu led neste momento com a fonte q tem ligada ta a consumir 80W.é mt fruta pra um led de 50W.ta a trablhar mais de 50% acima do funcionamento normal desse led.por iss ja sabes nao vais ter led por mt tempo.nao te esqueças q esses 30W a mais sao transformados a maior parte em calor e nao em luminosidade.

 

 

justme

 

eu não disse isso

 

pois deu-m a entender q sim .lolll

 

concordo que neste caso deva ser utilizada. O ideal era ter uma fonte que pudesse ser controlada ou em tensão ou em corrente, ou dimensionada para o que se pretendia.

 

Ao colocar a resistência vais notar que o led vai baixar a iluminação e ainda vai ser significativo. Por outro lado vai durar bastante mais.

 

Adivinha para onde vai a energia que estava a ser consumida pelo led a gerar luz e calor...vai só gerar calor na resitência. mais um factor de perda de eficiência.

 

quanto á temperatura, verifica no pdf o comportamente tipico de um led em relação á eficiencia vs temperatura.

 

ora exactamente ja por iss q existem fonte proprias para leds sao mais caros mas a vida do leds é aproveitada ao maximo tanto como a efeciencia.

pode nao ser significativo pois a luminosidade q tava a ter nao era normal ao funcionamento do led pois ele ta a trabalhar em situaçao extrema.as perdas neste caso sao cerca de 6w de perdas em calor na resistencia.

exactamente mas nao é isso q queremos?q dure mais ?

sim ai perdemos efeciencia mas nao no led mas em todo o conjunto.ja por isso temos q projectar uma fonte com as carecteristicas iguais ao led pra haver o minimo de perdas em calor possiveis.por iss q é preferivel comprar uma fonte propria para leds.

 

sim ja vi iss da temperatura é normal quanto mais frio se encontrar a junçao mais luminosidade e mais durabilidade logo mais efeciencia.iss acontece em mts mais coisas tipo o processador de um PC.quanto mais frio tiver mais efeciente ele é.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo a desconfiar de 2 coisas , a fonte não é nada do que pedi ou o led veio enganado e é de 80w ou 100w , como o aspecto é exactamente o mesmo neles todos não sei se consigo saber mas como conheço o vendedor á uns tempos vou lhe perguntar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais