high power led


Luís Torrão

Recommended Posts

Hello "joni",

 

devia ter separado melhor a minha resposta anterior, esta parte:

 

Ao colocar a resistência vais notar que o led vai baixar a iluminação e ainda vai ser significativo. Por outro lado vai durar bastante mais.

 

Adivinha para onde vai a energia que estava a ser consumida pelo led a gerar luz e calor...vai só gerar calor na resitência. mais um factor de perda de eficiência.

 

quanto á temperatura, verifica no pdf o comportamente tipico de um led em relação á eficiencia vs temperatura.

 

era destinada ao speedgupy.

 

 

pode nao ser significativo pois a luminosidade q tava a ter nao era normal ao funcionamento do led pois ele ta a trabalhar em situaçao extrema.as perdas neste caso sao cerca de 6w de perdas em calor na resistencia.

 

a resposta até incrementos significativos se potência é quase linear, exponencial é a curva de declinio da junção, especialmente se não for acautelada a parte da temperatura da junção.

 

exactamente mas nao é isso q queremos?q dure mais ?

 

sim, e que o sistema seja eficiente.

 

sim ai perdemos efeciencia mas nao no led mas em todo o conjunto.

nem vejo a questão da eficiencia de outra maneira, senão a do conjunto, não adianta nada ter uma tecnologia que a partir de um ponto seja muito eficiente, mas que precise de complementos muito pouco eficientes. A eficiencia deve ser sempre vista como um todo.

 

ja por isso temos q projectar uma fonte com as carecteristicas iguais ao led pra haver o minimo de perdas em calor possiveis

concordo

 

por iss q é preferivel comprar uma fonte propria para leds.

 

depende, podemos também projectar os leds e a montagem para se adequar a fontes mais standard, mais baratas e mais eficientes por estarem massificadas.

 

 

sim ja vi iss da temperatura é normal quanto mais frio se encontrar a junçao mais luminosidade e mais durabilidade logo mais efeciencia

correcto

 

.iss acontece em mts mais coisas tipo o processador de um PC.quanto mais frio tiver mais efeciente ele é.

 

+-, nos processadores não basta arrefecer para ter ganhos de eficiencia, é preciso também mexer depois nas condições de funcionamento.

 

 

 

já agora...

 

ate sou rapazinho para lhe por a resistência , mas no próximo , este vou esperar que arda lol, quer dizer arder não arde porque também não aquece, mas é possível que dure menos tempo.

 

antes de "arder", pifar, como quiseres chamar, vais notar (ou não, já que é gradual) uma perda de luminosidade muito mais rápida.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 140
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

 

nao tou a entender.

pq é q dizes isso?

 

 

 

cumps joni

 

Se não aquece , acho que isto assim com tanta potência a mais devia aquecer bem mais , e o aquecimento não é significativo, ou então o dissipador da Intel é mesmo muito bom.

De qualquer forma tive a medir o transformador, os dados correctos são 31,6v e 2A, bem abaixo do que tinha pedido , mas á aqui uma questão na altura tinha pedido com 3 saídas individuais uma de 32v uma de 36v e uma de 12v onde tenho ligado o dissipador da fonte e o dissipador do led, serão estes amperes a dividir pelas 3 saídas ? É que se forem então também papão amperes . ( digo eu )

 

Fiz aqui um edit dum pormenor, a ventoinha do led não estava ligada , quando medi ( estupidez minha)

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tens ai uma foto do transformador?

se a tensao é de 31.6V 2A com carga a historia ja é outra.isso ja prefaz uma potencia de 63W.por iss q nao o notas a aquecer mt.

tás á espera de q?esse dissipador foi feito pra processadores e os processadores aqueçem e mt!!por isso isso com um led ainda por cima com um dissipador desses quase q nem notas o aquecimento.

penso q nao mas so me mostrando o trnsformador é q sei te dizer isso.

 

 

justme ta tudo dito tamos de acordo. :sign_welcome:

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tens ai uma foto do transformador?

se a tensao é de 31.6V 2A com carga a historia ja é outra.isso ja prefaz uma potencia de 63W.por iss q nao o notas a aquecer mt.

tás á espera de q?esse dissipador foi feito pra processadores e os processadores aqueçem e mt!!por isso isso com um led ainda por cima com um dissipador desses quase q nem notas o aquecimento.

penso q nao mas so me mostrando o trnsformador é q sei te dizer isso.

 

 

justme ta tudo dito tamos de acordo. :sign_welcome:

 

 

cumps joni

 

 

ok logo a noite tiro uma foto disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

esse led custou 24.99 dolars americanos ou dolar de hong kong?

 

 

cumps joni

 

custou 28.57euros ja com portes 35 USD

 

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewI...em=400122390628

 

é o eylane , luckzdl@hotmail.com

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

essas fotos nao dao bem pra ver mas com mt esforço la consegui mais ou menos ver o q tens ai.diz-me uma coisa e tu tens 3 saidas?pq pelo q vejo so tens 2.

tens uma saida de 12v e outra supostamente de 32v.nao tens mais nenhuma saida.e sao saidas separadas por isso pelas pontes retficadoras a saida de 12v da-t pra ai 1A e a de 32V da-t os 2A.mas tbm nao te posso confirmar pq tinha q ver as caracteristicas do transformador e a referencia das pontes rectificadoras.agora 3 saidas nao tens a nao ser q tenhas uma saida em AC.

 

posso saber quanto des-t por essa fonte?

fazia-t uma coisa mt melhor mas tass.lollll

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

essas fotos nao dao bem pra ver mas com mt esforço la consegui mais ou menos ver o q tens ai.diz-me uma coisa e tu tens 3 saidas?pq pelo q vejo so tens 2.

tens uma saida de 12v e outra supostamente de 32v.nao tens mais nenhuma saida.e sao saidas separadas por isso pelas pontes retficadoras a saida de 12v da-t pra ai 1A e a de 32V da-t os 2A.mas tbm nao te posso confirmar pq tinha q ver as caracteristicas do transformador e a referencia das pontes rectificadoras.agora 3 saidas nao tens a nao ser q tenhas uma saida em AC.

 

posso saber quanto des-t por essa fonte?

fazia-t uma coisa mt melhor mas tass.lollll

 

 

 

cumps joni

 

sim uma das saidas ficou em AC , são aqules dois cabos com manga retractil que nao ficaram ligados.

 

 

Não paguei isso foi uma troca de serviços lol .

 

ainda tas a tempo de fazer uma é uma questão de valores.

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

e qual é a finalidade dessa saida em AC?

a saida em AC ta separada da saida dos 32v?ou seja a saida AC ta ligada directamente ao trnsformador e nao tem mais nada ligada a essa saida do transformador?

 

 

ahhh ok sendo assim tass bem.lollll

 

diz-m as tensoes com q keres trabalhar e as amperagens e eu dou-t um orçamento.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

e qual é a finalidade dessa saida em AC?

a saida em AC ta separada da saida dos 32v?ou seja a saida AC ta ligada directamente ao trnsformador e nao tem mais nada ligada a essa saida do transformador?

 

 

ahhh ok sendo assim tass bem.lollll

 

diz-m as tensoes com q keres trabalhar e as amperagens e eu dou-t um orçamento.

 

 

cumps joni

 

A finbalidade era ligar mais tarde um led de 80w, mas como mudei de ideias ficou assim.

 

30v 1.8A axo que seria o mais correcto para o led ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ok percebi .

 

mas so keres essa tensao com essa amperagem nada mais?

terá sempre q levar a resistencia para protecçao do led mesmo q seja minima.por causa das variaçoes de tensoes na rede como já disse o justme.

pq arranjar um transformador de 30V 1.8A nao é facil so mandando fazer de encomenda.mas isso depois logo se vê.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ok percebi .

 

mas so keres essa tensao com essa amperagem nada mais?

terá sempre q levar a resistencia para protecçao do led mesmo q seja minima.por causa das variaçoes de tensoes na rede como já disse o justme.

pq arranjar um transformador de 30V 1.8A nao é facil so mandando fazer de encomenda.mas isso depois logo se vê.

 

 

cumps joni

 

O meu problema dês do inicio foi mesmo esse , por isso mandei fazer este . vocês percebem melhor que eu disso, vê lá isso como achares melhor.

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

o q tava a pensar fazer era uma fonte de corrente constante .

e o q isso é?

consigo regular a corrente pra uma carga em questao e estabiliza-la.posso meter a carga q quiser e a corrente é sempre a mesma.é o q se usa nas fontes proprias pra leds.

a fonte q tu keres só keres essa tensao nao keres uma tensao de 12v pros ventiladores?

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

o q tava a pensar fazer era uma fonte de corrente constante .

e o q isso é?

consigo regular a corrente pra uma carga em questao e estabiliza-la.posso meter a carga q quiser e a corrente é sempre a mesma.é o q se usa nas fontes proprias pra leds.

a fonte q tu keres só keres essa tensao nao keres uma tensao de 12v pros ventiladores?

 

 

cumps joni

sim, se nao for pedir muito. lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tive a analizar aqui no ebay os produtos q o vendedor tinha.e cheguei á conclusao q nao vale a pena fazer a fonte.eles vendem o led de 50w mais o driver por uma bacatela.olha ve ai.

http://cgi.ebay.com/1x-High-Quality-50W-Wh...=item5d29d0e9ad

 

 

cum ps joni

 

Já tinha visto, mas só vi depois de comprar este, na altura esses não me tinham aparecido, é a vida.

 

Já agora aproveito para dizer uma coisa, desmontei os 2 holofotes, os vidros que tem na frente são de cor dai parecer que dão menos luz, a diferença ainda é significativa, vou mandar cortar 2 vidros claros para aquilo.

Também poli os reflectores que pareciam oxidados e já reflectem melhor e desacoplei os transformadores da parte de cima dos holofotes, assim já posso meter uma ventoinha por cima daquilo, visto ser o próprio chassis daquilo a fazer a dissipação de calor.

Também mudei a posição deles, em lugar de estarem sobre o comprimento do aquário ficaram sobre a largura , as diferenças são significativas pois o aquário tem 1m por 50cm o que dificulta a iluminação com holofotes que é sempre muito dirigida, mas de qualquer forma é possível que venha a ajudar com uma florescente na parte de traz do aquário , que é a parte mais sacrificada.

Foi um pouco ousado tentar passar dos 180w para 100w, se bem que tenho mais luz visível mas menos uniforme.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

pois so depois da noiva casada é q nao faltam pretendentes lollll.

agora pro proximo projector q fizeres compra esse kit sai-t mt mais barato do q fazer uma fonte.

isso por acaso nao eram vidros á prova de raios UV?

será bom tira-los?

pois esses reflectores q veeem com esses projectores sao assim um bocado pro baço fizes-t bem.

tinhas dito q eles aqueciam mt e fizes-t tbm bem em por a fonte ao relento e colocares uma ventoinha.mas diz-m la uma coisa nao tinha nenhum regulador fixado no chassi?

pois convem q o aqua fique a maior parte coberto com iluminaçao pq senaom ja sabes.

pois ha sempre consequencias nestas mudanças para leds.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

pois so depois da noiva casada é q nao faltam pretendentes lollll.

agora pro proximo projector q fizeres compra esse kit sai-t mt mais barato do q fazer uma fonte.

isso por acaso nao eram vidros á prova de raios UV?

será bom tira-los?

pois esses reflectores q veeem com esses projectores sao assim um bocado pro baço fizes-t bem.

tinhas dito q eles aqueciam mt e fizes-t tbm bem em por a fonte ao relento e colocares uma ventoinha.mas diz-m la uma coisa nao tinha nenhum regulador fixado no chassi?

pois convem q o aqua fique a maior parte coberto com iluminaçao pq senaom ja sabes.

pois ha sempre consequencias nestas mudanças para leds.

 

 

cumps joni

 

 

Era suposto os ledes emitirem UV ?

Que regulador te referes ?? resistência não tinha lá nada , ta o led directo á fonte .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OPSSS

 

 

sorry com tanta coisa tava a confundir com as hqis lollll.

entao nao percebi pq eles meteram um vidro de cor ainda por cima reduz a luminosidade.

Mas a fonte como é construida?

transformador e ponte rectificadora ou fonte comutavel (fonte electronica)?

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há leds que emitem uv, mas são feitos especificamente para isso, esses não.

 

 

Foi um pouco ousado tentar passar dos 180w para 100w, se bem que tenho mais luz visível mas menos uniforme.
:puppydogeyes:

 

mas não foi só por passares para led's... :)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OPSSS

 

 

sorry com tanta coisa tava a confundir com as hqis lollll.

entao nao percebi pq eles meteram um vidro de cor ainda por cima reduz a luminosidade.

Mas a fonte como é construida?

transformador e ponte rectificadora ou fonte comutavel (fonte electronica)?

 

cumps joni

 

é uma fonte electrónica ( acho eu) precedida com essa , mas não é essa .

 

http://www.excelsys.com/industry_segment/images/DSC_0201.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há leds que emitem uv, mas são feitos especificamente para isso, esses não.

 

 

:puppydogeyes:

 

mas não foi só por passares para led's... :)

 

 

Pois é verdade eu sou uma pessoa ousada por natureza lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais