high power led


Luís Torrão

Recommended Posts

boas

 

 

ok entao quer dizer q a propria fonte tem chassi de aluminio pra refrigerar os componentes.

sendo assim ta tudo dito coloca so a ventoinha.

olha mas mesmo assim se quiseres alterar a tua fonte e fazer uma fonte de corrente e se tiveres algum jeito para electronica eu ensino-t a alterar a tua fonte normal pra uma de corrente .

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 140
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

 

 

ok entao quer dizer q a propria fonte tem chassi de aluminio pra refrigerar os componentes.

sendo assim ta tudo dito coloca so a ventoinha.

olha mas mesmo assim se quiseres alterar a tua fonte e fazer uma fonte de corrente e se tiveres algum jeito para electronica eu ensino-t a alterar a tua fonte normal pra uma de corrente .

 

 

 

cumps joni

 

E quais são as vantagens disso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vantagens é q consegues ter uma fonte estabilizada na corrente e mesmo q haja oscilaçoes tanto no led como no circuito a corrente vai-se sempre manter igual e iss vai fazer q o led tenha mais efeciencia e durabilidade.

ficas com o mesmo tipo de fonte como tens nos holofotes mas uma parte nao é electronica.

 

 

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vantagens é q consegues ter uma fonte estabilizada na corrente e mesmo q haja oscilaçoes tanto no led como no circuito a corrente vai-se sempre manter igual e iss vai fazer q o led tenha mais efeciencia e durabilidade.

ficas com o mesmo tipo de fonte como tens nos holofotes mas uma parte nao é electronica.

 

 

 

 

 

cumps joni

Então se fizeres o favor manda-me lá o esquema por email ou explica como se faz que eu mesmo não entendendo arranjo que entenda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas aqui tens

 

fontedecorrentecosntantede18A_thumb.gif

 

dois pormenores.

como o regulador tem q ser ligado a uma placa dissipadora e o regulador em questao no chassi tem uma parte metalica e essa parte metalica é tbm o Vout do0 regulador convem usar uma mica e o parafuso q aperta o regulador tem q ter isolantes tbm,pra isolar o regulador da placa dissipadora.

outra coisa a resistencia q regula a corrente na carga tem q ter exactamente esse valor 0.7ohms e a potencia tem q ser acima dos 3W.se nao conseguires arranjar resistencia de 0.7ohms tenta arrnajar de menos valor e coloca em serie ate fazer 0.7ohms ou entao de maior valor em caso queiras ligar em pararelo.

alguma duvida diz.

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas aqui tens

 

fontedecorrentecosntantede18A_thumb.gif

 

dois pormenores.

como o regulador tem q ser ligado a uma placa dissipadora e o regulador em questao no chassi tem uma parte metalica e essa parte metalica é tbm o Vout do0 regulador convem usar uma mica pra isolar o regulador da placa dissipadora.

outra coisa a resistencia q regula a corrente na carga tem q ter exactamente esse valor 0.7ohms e a potencia tem q ser acima dos 3W.se nao conseguires arranjar resistencia de 0.7ohms tenta arrnajar de menos valor e coloca em serie ate fazer 0.7ohms ou entao de maior valor em caso queiras ligar em pararelo.

alguma duvida diz.

 

 

cumps joni

 

 

Obrigadinho pelo tempo que perdeste com isto, vou falar com um entendido e ver o que se arranja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já tinha falado fiz umas alterações nos holofotes a fim de melhorar algumas coisas, alterei a posição deles e poli os espelhos, instalei 2 ventoinhas no topo e como já tinha dito separei os transformadores, ficou a faltar a troca dos vidros de protecção que são escuros e cortam a luz, mesmo assim as diferenças são significativas.

De um modo geral nos dois aquários, as plantas parece darem se bem com este tipo de luz pois atingem as cores normais , e um indicador de boa luz é quando vemos as plantas de cale a curvarem-se como as rotalas, que alem de curvas estão vermelhas .

Podem dizer o que quiserem mas á uma coisa inquestionável, a qualidade da imagem, nitidez das cores é extraordinária quando comparada com a imagem que temos com tabelares sejam elas t5 ou T8 é como estar-mos a ver um filme em full HD, a ideia que dá é que não tem agua nenhuma.

 

 

 

dscf0840m.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dscf0845.jpg

 

 

dscf0851t.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dscf0855c.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dscf0862y.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

dscf0869b.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

dscf0877l.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

dscf0883v.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas questões para os entendidos em iluminação.

 

Atendendo que tinha o transformador indicado para o led ( falando do aquário pequeno) que seria de 32V e 1.7A = 54w , ora segundo sei este seria o valor do consumo geral , visto os transformadores só consumirem a potencia fornecida . correcto ?

Ora dentro destes 54w que outras soluções tenho tipo as T5, quantas seriam necessárias para iluminar um aquário com 45c x 45A x 32l e qual seria o custo energético ( atendendo que os balastro também consomem, mesmo os electrónicos), e de material? Qual seria o valor aproximado.

Quantos lúmenes teria com as ditas T5?

 

E esta pode ser mais virada para o pessoal das plantas.

 

Porque é que as plantas que tenho no aquário grande mesmo as que estão praticamente á sombra fazem a dita troca gasosa?

Algumas que eu nunca tinha visto como os fetos de java.

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas mais uma vez

 

tens ai os teus aquarios a bombar aforça toda gosto desse pearling.

parece-m q se estao a dar bem com os led´s.

em resposta ao teu ultimo post se tivesses uma fonte ideal pro projector construido nunca te ia gastar simplesmente 54W.tens q ver tbm as perdas de calor na propria fonte e claro se for uma fonte bem dimensionada e electronica vais ter mennos perdas do q uma fonte linear q é o teu caso.acontece exactamente com as fluorescentes o balastro tbm gasta e nao é pouco se for um magnetico.um balastro electronico pouco ou quase nada gasta mas tbm depende do balastro.neste caso podes tar a gastar perto de 60w no conjunto.

no caso das fluorescentes duas lampadas pll de 36w com 2900 lumens cada.

nao te dava os 54 mas dava-t mais 10w mais o balastro de 2x36w pll dava-t no maximo 70w de consumo.

ou entao uma de 24w mais uma de 36w com balastros ia pros 65w e com 4600lumens.

preços segundo um patrocinador daqui do forum na primeira opçao ficava-t as lampadas uma de 6500k e outra skywhite por 13.53€ mais dois suportes e dois clips por 3.84€ e mais o balastro por 17.24€ no total de 34.61 fora os portes e na segunda opçao uma de 24w 6500k mais uma de 36 skywhite por 13.70€ os suportes e clips por 3.84 e os balastros q devia ser um de cada pq tem potencias diferentes mas podes colocar o de 2x36w a lampada é q nao vai durar o tempo normal 17.24€e isso no total fica-t 34.78€.compensa mts mais comprar as duas lampadas de 36w.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas mais uma vez

 

tens ai os teus aquarios a bombar aforça toda gosto desse pearling.

parece-m q se estao a dar bem com os led´s.

em resposta ao teu ultimo post se tivesses uma fonte ideal pro projector construido nunca te ia gastar simplesmente 54W.tens q ver tbm as perdas de calor na propria fonte e claro se for uma fonte bem dimensionada e electronica vais ter mennos perdas do q uma fonte linear q é o teu caso.acontece exactamente com as fluorescentes o balastro tbm gasta e nao é pouco se for um magnetico.um balastro electronico pouco ou quase nada gasta mas tbm depende do balastro.neste caso podes tar a gastar perto de 60w no conjunto.

no caso das fluorescentes duas lampadas pll de 36w com 2900 lumens cada.

nao te dava os 54 mas dava-t mais 10w mais o balastro de 2x36w pll dava-t no maximo 70w de consumo.

ou entao uma de 24w mais uma de 36w com balastros ia pros 65w e com 4600lumens.

preços segundo um patrocinador daqui do forum na primeira opçao ficava-t as lampadas uma de 6500k e outra skywhite por 13.53€ mais dois suportes e dois clips por 3.84€ e mais o balastro por 17.24€ no total de 34.61 fora os portes e na segunda opçao uma de 24w 6500k mais uma de 36 skywhite por 13.70€ os suportes e clips por 3.84 e os balastros q devia ser um de cada pq tem potencias diferentes mas podes colocar o de 2x36w a lampada é q nao vai durar o tempo normal 17.24€e isso no total fica-t 34.78€.compensa mts mais comprar as duas lampadas de 36w.

 

 

cumps joni

 

 

Sempre com a resposta na ponta da língua lol

Por esse preço ate era rapaz para mandar vir isso e fazer uma comparações, de quem é que são esses preços ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á parte electrica o joni, já te deu resposta, se bem que acho que o consumo no "transformador" seja mais elevado, só a ventoinha devem ser 4-6W, mais as perdas no transformador e nas pontes de rectificação (se teem de ser refrigeradas é porque geram bastante calor, se geram calor é porque consomem energia para o gerarem) eu diria que pelo menos 10W são consumidos no transformador.

 

quanto ao pearling nas plantas mesmo " á sombra" é devido á baixa troca gasosa existente no aquário, que leva á saturação em oxigénio da água, se o nivel de produção de oxigénio é muito elevado, toda a agua fica saturada, e assim, qualquer actividade fotossintética resulta em pearling.

 

Este aumento de fotossintese e de processos asociados acontece devido ao pico espectral do led no azul, que condiciona o metabolismo das plantas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

está correcto justme,claro q os consumos podem ser mais elevados eu dei assim um valor por baixo mas pode mt bem ser mais elevados :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':discuss_gathering:' /> .speedguppy se tiveres um multimetro e se esse multimetro tiver amperimetro podes saber o quanto gasta o conjunto do led´fonte.ligas o amperimetro em series com o primario da fonte e vez quantos amperes ta a consumir.depois é so fazer contas.P=VxI

 

 

cumps jioni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

lolll sempre q possa tou sempre lá hehehehe.

 

sao preços da aquaeden.

 

 

 

cumps joni

 

Já agora importas-te de me esclarecer qual a importância dos CRI

Outra duvida , 36w x2 + o balastro = 70w , estes 70w é um consumo inferior á potencia das lâmpadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ups sorry sao 72W + o balastro perto dos 80W nao chega a isso.o CRI ou IRC em portuga q é indice de reproduçao de cores O CRI (Color Rendering Index, algumas vezes também chamado de Color Rendition Index) é a habilidade de uma fonte luminosa em reproduzir com fidelidade as cores de vários objetos por ela iluminados. O melhor rendimento possível de uma fonte luminosa é 100, enquanto que o pior rendimento é 0. por isso quanto maior for o CRI mais eficaz é a lampada em reproduzir as cores naturais .

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ups sorry sao 72W + o balastro perto dos 80W nao chega a isso.o CRI ou IRC em portuga q é indice de reproduçao de cores O CRI (Color Rendering Index, algumas vezes também chamado de Color Rendition Index) é a habilidade de uma fonte luminosa em reproduzir com fidelidade as cores de vários objetos por ela iluminados. O melhor rendimento possível de uma fonte luminosa é 100, enquanto que o pior rendimento é 0. por isso quanto maior for o CRI mais eficaz é a lampada em reproduzir as cores naturais .

 

 

cumps joni

 

80w Já pesa e não acredito que a diferença de luz seja muita, mas no entanto vou tentar saber o consumo daquilo ao certo e depois logo se vê.

Li em algum lado que estes led´s tem um CRI = ou superior a 80, isso é bom ou mau comparado com um pll ou t5?

 

( esta também é para o just_me)

Relativamente aos transformadores porque as opiniões são divergentes deixo aqui 2 comentários que me foram passados 1 por uma pessoa que trabalha em electrónica e outro por um utilizador aqui do fórum que trabalha na área das energias renováveis.

Os 2 dizem que os transformadores no máximo consome a sua potencia máxima ou seja os amperes x a voltagem.

A pessoa que trabalha em electrónica diz ainda que ate pode nem ser bem assim mas raramente é contabilizavel por ser muito pequena, o que existem realmente é perdas de rentabilidade ( digo eu que serão as que se transformam em calor) , relativamente ao aparelho que nele esta ligado não aproveitar esse rendimento, afirma ainda que os transformadores são dos aparelhos eléctricos mais eficientes energicamente .

Como sempre as opiniões são divergentes, e os ignorantes como eu sempre mais baralhados.

Posso ainda acrescentar , e aqui é um pouco especulação do que tenho lido pela net , os balastros antigos consomem 20% na energia gerada e que os electrónicos 5%, ainda é uma beca dito assim 5% nem parece muito mas feitas as contas ….

Então isto é verdade ou mentira. Estas duvidas serão as duvidas de muita gente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á parte electrica o joni, já te deu resposta, se bem que acho que o consumo no "transformador" seja mais elevado, só a ventoinha devem ser 4-6W, mais as perdas no transformador e nas pontes de rectificação (se teem de ser refrigeradas é porque geram bastante calor, se geram calor é porque consomem energia para o gerarem) eu diria que pelo menos 10W são consumidos no transformador.

 

quanto ao pearling nas plantas mesmo " á sombra" é devido á baixa troca gasosa existente no aquário, que leva á saturação em oxigénio da água, se o nivel de produção de oxigénio é muito elevado, toda a agua fica saturada, e assim, qualquer actividade fotossintética resulta em pearling.

 

Este aumento de fotossintese e de processos asociados acontece devido ao pico espectral do led no azul, que condiciona o metabolismo das plantas.

 

Então a não ser que possa existir uma grande concentração de co2+oxigénio em conjunto, isto porque o meu drop ta sempre no amarelo , e mal corto o co2 passa a azul.

É possível ter concentração das 2 coisas em excesso?

 

Se a cor do led é 7500k como é que o pico é no azul ?

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se o CRI do led fica acima dos 80% é bom.depende das pll e das t5.penso q existem no minimo de CRI de 80% e no maximo de 90%.aquele codigo q tem as t8 t5 e pll e outras indica o CRI da lampada e a cor.tipo 865 quer dizer q é uma lampada com CRI de 80% e cor de 6500k.

é mt mais watts mas tbm tens mais lumens.enquanto q o led tem 4000 lumens certo?essas duas lampadas de 36W tem na totalidade 5600lumens, parece q nao mas sao mais 1600 lumens.

 

 

o transformador em si tem poucas perdas em calor mas tem ,mas a propria rectificaçao e estabilizaçao das fontes teem perdas de calor significativamente.as fontes lineares tem a vantagem de serem fontes limpas ou seja conseguem ter tensoes e correntes quase perfeitas e com pouco ruido as unicas desvantagem é o tamanho e tbm o aquecimento dos componentes de rectificaçao e regulaçao.as fontes comutadas ou chaveadas tem a vantagem de ser pequenas nao aquecerem mt e a desvantagem de as tensoes nao serem mt puras .

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se o CRI do led fica acima dos 80% é bom.depende das pll e das t5.penso q existem no minimo de CRI de 80% e no maximo de 90%.aquele codigo q tem as t8 t5 e pll e outras indica o CRI da lampada e a cor.tipo 865 quer dizer q é uma lampada com CRI de 80% e cor de 6500k.

é mt mais watts mas tbm tens mais lumens.enquanto q o led tem 4000 lumens certo?essas duas lampadas de 36W tem na totalidade 5600lumens, parece q nao mas sao mais 1600 lumens.

 

 

o transformador em si tem poucas perdas em calor mas tem ,mas a propria rectificaçao e estabilizaçao das fontes teem perdas de calor significativamente.as fontes lineares tem a vantagem de serem fontes limpas ou seja conseguem ter tensoes e correntes quase perfeitas e com pouco ruido as unicas desvantagem é o tamanho e tbm o aquecimento dos componentes de rectificaçao e regulaçao.as fontes comutadas ou chaveadas tem a vantagem de ser pequenas nao aquecerem mt e a desvantagem de as tensoes nao serem mt puras .

 

 

cumps joni

 

Pois nisso também tens razão, mas tive de levantar o holofote que as plantas não se estavam a sentir bem , se calhar com mais 1600 ainda vou ter de subir mais aquilo.

 

Ainda acho que á outra diferença, que é termos os ditos 5600 lúmenes que não são incidido para baixo mas sim a volta de toda a lâmpada, que reflectidos pelos reflectores não deve ser bem a mesma coisa que 4000 lúmenes enviados num anglo muito curto e dirigidos unicamente para baixo .

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

80w Já pesa e não acredito que a diferença de luz seja muita, mas no entanto vou tentar saber o consumo daquilo ao certo e depois logo se vê.

Li em algum lado que estes led´s tem um CRI = ou superior a 80, isso é bom ou mau comparado com um pll ou t5?

 

( esta também é para o just_me)

Relativamente aos transformadores porque as opiniões são divergentes deixo aqui 2 comentários que me foram passados 1 por uma pessoa que trabalha em electrónica e outro por um utilizador aqui do fórum que trabalha na área das energias renováveis.

Os 2 dizem que os transformadores no máximo consome a sua potencia máxima ou seja os amperes x a voltagem.

A pessoa que trabalha em electrónica diz ainda que ate pode nem ser bem assim mas raramente é contabilizavel por ser muito pequena, o que existem realmente é perdas de rentabilidade ( digo eu que serão as que se transformam em calor) , relativamente ao aparelho que nele esta ligado não aproveitar esse rendimento, afirma ainda que os transformadores são dos aparelhos eléctricos mais eficientes energicamente .

Como sempre as opiniões são divergentes, e os ignorantes como eu sempre mais baralhados.

Posso ainda acrescentar , e aqui é um pouco especulação do que tenho lido pela net , os balastros antigos consomem 20% na energia gerada e que os electrónicos 5%, ainda é uma beca dito assim 5% nem parece muito mas feitas as contas ….

Então isto é verdade ou mentira. Estas duvidas serão as duvidas de muita gente!

 

CRI => a 80 é bom, mas obviamente depende de led para led.

 

nas t5, varia entre os acima de 70 acima de 80 e acima de 90, normalmente indicado no proprio codigo da lampada como o jonny indicou.

 

Os 2 dizem que os transformadores no máximo consome a sua potencia máxima ou seja os amperes x a voltagem.

 

isto é verdade, mas para os valores de entrada e não de saida. claro que podes fazer os dois testes e ligar o transformador ao contrario...

 

quanto ás perdas no transformador. um transformador ideal não tem perdas, mas na realidade sofre perdas por todos estes efeitos:

 

Winding resistance

Current flowing through the windings causes resistive heating of the conductors. At higher frequencies, skin effect and proximity effect create additional winding resistance and losses.

Hysteresis losses

Each time the magnetic field is reversed, a small amount of energy is lost due to hysteresis within the core. For a given core material, the loss is proportional to the frequency, and is a function of the peak flux density to which it is subjected.[38]

Eddy currents

Ferromagnetic materials are also good conductors, and a core made from such a material also constitutes a single short-circuited turn throughout its entire length. Eddy currents therefore circulate within the core in a plane normal to the flux, and are responsible for resistive heating of the core material. The eddy current loss is a complex function of the square of supply frequency and inverse square of the material thickness.[38] Eddy current losses can be reduced by making the core of a stack of plates electrically insulated from each other, rather than a solid block; all transformers operating at low frequencies use laminated or similar cores.

Magnetostriction

Magnetic flux in a ferromagnetic material, such as the core, causes it to physically expand and contract slightly with each cycle of the magnetic field, an effect known as magnetostriction. This produces the buzzing sound commonly associated with transformers,[27] and can cause losses due to frictional heating.

Mechanical losses

In addition to magnetostriction, the alternating magnetic field causes fluctuating forces between the primary and secondary windings. These incite vibrations within nearby metalwork, adding to the buzzing noise, and consuming a small amount of power.[39]

Stray losses

Leakage inductance is by itself largely lossless, since energy supplied to its magnetic fields is returned to the supply with the next half-cycle. However, any leakage flux that intercepts nearby conductive materials such as the transformer's support structure will give rise to eddy currents and be converted to heat.[40] There are also radiative losses due to the oscillating magnetic field, but these are usually small.

 

desculpa ser em inglês, mas tirei directamente da wikipedia, para não estar a perder muito tempo com isso, está bem escrito por isso aproveitei.

 

Um transformador de potência de centrais de transformação não ultrapassa os 98% de eficiencia...transformadores caseiros são "ligeiramente piores"

 

Já agora, podes dizer aos teus amigos outro dado, as perdas de energia na distribuição e transformação electrica, são devidas, em 40-50% á parte da transformação.

 

De qualquer maneira, e voltando á pratica, tens sempre a ventoinha, que até deve ter escrito quanto consome... e nao deve ser abaixo dos 4-6W. Depois tens as perdas no transformador em si que até podem ser desprezaveis, se quiseres ignorar todas estas pequenas perdas, mas depois tens as pontes de rectificação, que não é por acaso que teem esses dissipadores e uma ventoinha a retirar calor. experimenta travar a ventoinha e meter um dedo no dissipador, e vê lá se não está quentinho (TEM CUIDADO onde metes os dedos!!!, não é para todos fazerem, é só para quem sabe o que está a fazer, e para ter cuidadinho na mesma).

 

 

Então a não ser que possa existir uma grande concentração de co2+oxigénio em conjunto, isto porque o meu drop ta sempre no amarelo , e mal corto o co2 passa a azul.

É possível ter concentração das 2 coisas em excesso?

 

Se a cor do led é 7500k como é que o pico é no azul ?

 

co2 e oxigénio não são espécies concorrentes na água, ou seja, nada impede os dois de estarem em concentrações elevadas.

 

Mas a concentração de CO2 está muito longe da saturação de CO2 na agua, dá para dissolver muito mais CO2, um exemplo, as aguas carbonatadas que quando agitas libertam CO2.

Por outro lado o O2 está em saturação ou próximo disso (há sempre trocas na superficie), e a prova é o pearling.

 

Quanto ao azul e aos 7500K,vê o pdf que linkei aqui no tópico, (http://www.philipslumileds.com/pdfs/DS63.pdf) tem lá o espectro tipico dos leds brancos, todos eles são feitos assim, emissão no azul e conversão parcial da emissão pelos fosforos em amarelo, verde e vermelho, de acordo com a curva. o teu olho mistura tudo e vê branco.

 

Basta reparares na pagina 13 á 16, e tens como se fazem as diferentes temperaturas de cor. A emissão é sempre no azul e depois converte-se mais ou menos azul em verde amarelo e vermelho. e assim parece-te um branco mais frio ou mais quente. O espectro é sempre similar, em termos de distribuição, mas desigual em termos de potência, e muito diferente do espectro solar. Dai duvido que o CRI seja 80% ou superior...num led de 7500K, se fosse num de 3000, acredito que sim. aliás, tambem podes ver nessa

 

 

 

Pois nisso também tens razão, mas tive de levantar o holofote que as plantas não se estavam a sentir bem , se calhar com mais 1600 ainda vou ter de subir mais aquilo.

 

Ainda acho que á outra diferença, que é termos os ditos 5600 lúmenes que não são incidido para baixo mas sim a volta de toda a lâmpada, que reflectidos pelos reflectores não deve ser bem a mesma coisa que 4000 lúmenes enviados num anglo muito curto e dirigidos unicamente para baixo .

 

o "não se estarem a sentir bem" é um efeito combinado do espectro e da distância.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isto é verdade, mas para os valores de entrada e não de saida. claro que podes fazer os dois testes e ligar o transformador ao contrario...

 

justme explica lá isso melhor?

 

de resto ta tudo dito valeu a correcçao do CRI nos 70% .pensei q as lampadas T5 e as PLL nao tinham valores abaixo dos 80% pensei q fosse só as T8 mas tass.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do transformador ao contrario é que tb não entendi, mas vou medir o consumo entre os 220v e o transformador .

 

uma obs..

 

Ventoinhas tem todas escrito 12v 0,14A = 1,68w isto já tinha confirmado com o multímetro noutros equipamentos , mas como também depende da fonte vou testar naquela também.

 

Bolas voltei a editar isto…

As ventoinhas que eu uso não todas as ventoinhas no geral .

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se pegares apenas num transformador (não estou a falar nas pontes rectificadoras) e aplicares a tensão ao secundário que normalmente sai no secundário...o que obtens no primário?

 

idealmente um transformador pode ser utilizado do primário para o secundário ou do secundário para o primário sem qualquer problema.

 

clarificando, estou só a falar desta parte da tua fonte (o tansformador em si), a parte parecida com isto:

220px-Transformer.filament.agr.jpg

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais