Nitratos a zero!!!


nuno_79

Recommended Posts

Boas,aquario de canto este é o meu aquario , já passou por várias fazes, umas melhores outras piores, de momento e após uma tpa hoje de manha reparei que num dos cantos do aquario e após aspirar a areia para limpeza da mesma, verifiquei que começam a aparecer cianobactérias por baixo da areia e junto ao vidro, isto vem no seguimento da minha maior preocupação que são os niveis de nitrato no meu aquario, adiciono diariamente 10 ppm de nitrato, 20 ppm de potássio e em relação aos fosfatos os niveis mantem se nos 1 ppm de modo que só adiciono quando vejo que é necessário, agora a minha questão é a seguinte para onde vão os 10 ppm diários de nitrato que adiciono? visto que quando faço o teste tenho sempre a 1 ppm ou muito raramente 2,5 ppm, estará este problema relacionado com a recente aparição das ciano? e aconselhável aumentar os ppm de nitrato? o teste que uso para medir não está estragado pois já verifiquei, alguem me ajuda a entender este fenomeno? tenho tido a ajuda de alguns amigos aqui do forum e tambem eles acham isto tudo muito estranho!!! sendo assim fica aqui a questão para ver se alguem já passou pelo mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10ppm de nitratos são 10mg/l de nitratos... ou seja, sendo um aquario de 300L... estás a colocar 3g de NO3.

 

Olhando para as plantas todas que tens, 3g por dia não é nada...

 

Sabendo que as plantas ainda por cima querem o NO3 por causa do N e que a maior parte do peso do NO3 são os oxigénios, rapidamente chegas á conclusão que 10ppm não é uma enormidade...e que é muito estranho que desapareça.

 

Especialmente com as plantas que tens em primeiro plano

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, se estás com uma boa iluminação, bom CO2 (boa distribuição e dissolução) e carrega um pouco mais na fertilização. Não deixes passar as plantas andar com "fome". uma boa tpa semanal resolve qq eventual excesso que tenhas feito durante a semana.

 

Qt as ciano..algo esporadico em lugares mais escondido e "anaeróbico", como debaixo do areão, acho que n deve ser encarado como preocupante. o problema é se começar a alastrar.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto há coisas que só visto... o teste de nitratos sempre coloquei de parte estar estragado pois apesar de dar sempre zero ou pouco mais, quando fazia o teste com a mistura caseira de nitratos dava sempre o máximo, logo pos de parte a hipotese de estar estragado pois reagia... hoje e como precisava de testes, comprei o de no3 da API e qual não é o meu espanto quando me dá 160 ml de nitratos... fiquei em pãnico, voltei a fazer o teste.. mesmo resultado... fiz com agua da torneira e deu 10 ml... tambem não estava a espera... fiz uma TPA de 50% e novo resultado passado 2 horas e novamente 160 ml de nitratos... tou tramado ou oito ou oitenta, antes sem nada agora com um exagero destes... algas só tenho green spots nas plantas , pedras e vidros, em relação aos peixes os ottos tem vindo a morrer mas os ramirezis, as cory, os escalares , os sae, os cardinais , chineses e tetra limão continuam bem... aguardo sugestões da vossa parte para este caso bicudo??????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ml não é medida de nitratos...vê lá se isso não precisa de uma conversão qualquer.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim...tem de haver qq coisa errada, por que com valores de 160mg/l a água estaria impropria para peixes...além do que terias de ter estado a fertilizar desalmadamente para csg esses valores.

Se a maioria dos peixes estão bem...morrer um peixe ocasionalmente é normal (acho que não existe ng que possa gabar-se do contrario), qd começas a ter mortes diárias inexplicavelmente é que é indicio q algo vai mal.

 

 

Green sopts - da-lhe um pouco mais nos fosfatos. Vou voltar a referir, desde que faças uma tpa semanal generosa (50%), n vais ter problema de eutrofização do sistema e n vais ter problemas com algas (pelo menos por problemas de fertilização)

 

Só uma consideração... um aquário plantado anda, a meu ver, em torno de triangulo (fertilização, luz e CO2) em que provavelmente o factor mais dificil de controlar será o CO2 (quantidade ideal e a sua distribuição). Penso que estás a cometer um pequeno erro, (até pq eu em tempos cometi o mesmo erro) que e "viver" obsecado com os testes e os valores da água. Acredita, isso leva qq um quase à locura. Os testes que existem dão uma ideia muito geral e n são muito fiáveis. A melhor maneira de veres se tudo esta bem é olhares para os teus peixes e as tuas plantas (e a existencia ou inexistencia de algas).

Se os teus peixes comem e respiram saude, se as plantas crescem e as algas n são dor de cabeça o biotopo está equilibrado e não vale apena tentar a andar ver se os mg/l são y ou x qd "o que vem no manual" diz que devia ser Z.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falo em ml refiro-me a ppm, sei que não é o mesmo mas neste caso penso, corrijam-me se estiver errado, que não seja relevante, de qualquer forma fiz o teste várias vezes e deu sempre a ultima cor da escala do teste, testes efectuados:

 

- agua do aquario antes da tpa- 160

- agua do aquario depois de tpa de 50%- 160

- agua da rede- 10

-agua engarrafada-5

 

com o teste da elos dava-me zero ou pouco mais com este da API dá-me o maximo da escala, o que me intriga é que os peixes aparentemente estão normais, passeiam-se pelo aquario e na hora da refeição procuram o comer, o que fazer, comprar novo teste ou pedir na loja para analisarem a agua com o teste de nitratos?

 

Desde já o meu obrigado ao pessoal que tem participado.

cumps

Nuno Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno...

Algo de estranho se passa com esse teste.. De certeza que estás a fazer com as dosagens certas? .. Não há para ai nenhum valor que possa estar enganado? ..

 

Eu levava a agua a uma loja para me fazerem o teste de Nitratos... Ou então ve lá se alguem te empresta um e tiras as duvidas...

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quando falo em ml refiro-me a ppm, sei que não é o mesmo mas neste caso penso, corrijam-me se estiver errado, que não seja relevante

É sempre relevante... mas adiante.

 

, de qualquer forma fiz o teste várias vezes e deu sempre a ultima cor da escala do teste, testes efectuados:

 

- agua do aquario antes da tpa- 160

- agua do aquario depois de tpa de 50%- 160

- agua da rede- 10

-agua engarrafada-5

Fácil... das duas, uma:

 

Ou tens mais do que 160 ppm de NO3 no teu aquário, ou o mesmo está estragado ou não estás a seguir as instruções à risca.

Em todo o caso, para um despiste do teste faz assim: Pega num copo ou algum reservatório de volume pequeno e retira um copo cheio de água do aquário para um outro recipiente maior (uma garrafa, um jarro ou uma panela, por exemplo). De seguida coloca 9 copos de água da torneira ou engarrafada. Deverás obter uma concentração de NO3 entre os 25 e os 50 ppm (este último no caso de teres mais do que 160 ppm de NO3 no teu aquário).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre relevante... mas adiante.

 

Ok, sempre associei ppm como se fosse ml mas sei que não é o mesmo apesar de ter a ideia que não fosse relevante, afinal sempre é.

 

 

Fácil... das duas, uma:

 

Ou tens mais do que 160 ppm de NO3 no teu aquário, ou o mesmo está estragado ou não estás a seguir as instruções à risca.

Em todo o caso, para um despiste do teste faz assim: Pega num copo ou algum reservatório de volume pequeno e retira um copo cheio de água do aquário para um outro recipiente maior (uma garrafa, um jarro ou uma panela, por exemplo). De seguida coloca 9 copos de água da torneira ou engarrafada. Deverás obter uma concentração de NO3 entre os 25 e os 50 ppm (este último no caso de teres mais do que 160 ppm de NO3 no teu aquário).

 

Ok, amanha já faço o teste, mas supondo que sempre tenho uma concentração de nitratos a rondar os 160 ppm o que fazer de imediato? e os peixes será que apesar da aparente normalidade estao a sofrer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ppm podes aproximar em aquariofilia a mg/L,

 

teoricamente devias fazer trocas de agua...

 

mas os 160 é o maximo da escala desse teste? se não é... com a troca de agua de 50% que fizeste o valor deveria ter imediatamente descido bastante.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem tive a trabalhar e só hoje pode fazer novamente os testes, e qual não é o meu espanto que das duas vezes que fiz o resultado são 20 ppm!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ou eu tou a ficar maluco ou como os testes foram comprados na sexta e tiveram ao sol(no Carro) os resultados poderiam estar alterados naquele dia... amanha faço novamente testes, tenho fertilizado apenas com micros á noite e nitrato de potássio e fosfatos de manhã, vamos ver se sa coisas estabilizam, um abraço e obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais