Algas verde-azuladas


prates

Recommended Posts

Viva,

 

O que é que posso fazer???

 

Desde que mudei o meu aquário de casa e por consequência de lugar, à cerca de 1 mês, que ainda não deixei de ter estas algas. Mesmo depois de limpar o vidro e o cascalho, elas voltam a aparecer no espaço de 1 ou 2 dias. Mesmo as plantas mais centrais ficam cheias destas pestes. São daquelas algas que se soltam ao toque. Ultimamente tenho observado umas bolhinhas brancas (quase transparentes) no meio.

 

O que já fiz:

 

-Tenho 5 limpa vidros.

-Durante o dia, periodo sem luz artificial, tapo o aquário

-Já puz resina no filtro

-Tenho mudado mais vezes a água (1 a 2 vezes por semana)

-Tenho o aqua (100l) razoavelmente plantado e povoado

 

Desde já obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva essas duas compactas tem que temperatura de cor?

 

as power tem 18000º k e as life penso que tenham 3000º k

 

essas compactas são para uso caseiro?? não devem chegar aos 2000º k

 

ou seja tens metade da iluminação sem uso para as plantas, ok

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo quase todas as lojas que as têm e mesmo por consulta de catálogo, as life glo, são consideradas as melhores lampadas do género, abrangem um maior espectro do que as outras e tem cerca de 1600 lumens.

 

As compactas que tenho são de 20w e 6400k cada. Continuo a achar que não está assim tão mau!! O que acham??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não está mal, até porque 6400K é mais pro azul do que pro vermelho.

Qual o fotoperiodo?

Disseste que durante o dia tapas o aquario, portanto ele fica às escuras.

E durante a noite?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante a noite fica cerca de 12 horas ligado com a luz que já referi. Comecei a tapá-lo porque a zona de maior proliferação é junto do vidro que dá para a luz da janela. Mas agora fica às escuras 12 horas e o problema continua. Também pensei no excesso de nutrientes e puz mais plantas de crescimento rápido, que têm crescido imenso, tal como as algas, o que não devia acontecer. Todos os outros valores da água estão normais. ph-6,8, gh-7, t-27º, nitritos-0.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já sei qual é o teu problema:

tu dissestes:

 

Tenho mudado mais vezes a água (1 a 2 vezes por semana)  

-Tenho o aqua (100l) razoavelmente plantado e povoado  

 

isso vai te meter os nitratos a 0 (presumo que estavas a falar de nitratos e não de nitritos, deve ter sido lapso teu...).

 

Ora com nitatos a 0 é uma tremenda vantagem para essas algas, repara elas conseguem usar o azoto atmosférico N2, as plantas e outras algas, só conseguem usar o azoto em poucas formas NH4, NO3, NO2, mas nunca nunca conseguiriam usar o azoto atmosférico (N2), geralmente quando se tem a água sem nitratos (o teu caso), estas aparecem, já que a concorrência não tem as mesmas armas...

 

não se trata de espectro, se soubesses quantas espécies existem dessas algas azuladas, bom o número pode ser maior que todas as espécies de mamiferos que já existiram na TERRA! (mamutes incluidos), portanto haveria sempre uma que gostaria das tuas lampadas...

:)

elas andam aí no ar como bactérias em forma de cisto ou esporos, e sobrevivem milhões de anos em hibernação...

 

soluções?

arranja KNO3, ou aumenta a comida dos peixes, ou muda menos vezes a água...(no caso da água da companhia não conter o tal nitrato)

:)

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem à noite apercebi-me que o número de bolhinhas que existem no meio das algas, aumentou bastante, estando a começar a aparecer em algumas plantas.

 

Pelo que li noutros tópicos aqui do forum, parece-me tratar-se de qualquer bactéria ou fungo. Parece-vos prejudicial para os peixes/plantas? Como é que as posso eliminar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bolhinhas?

 

deve ser oxigénio, afinal é o que elas produzem...

 

Sim meter eggeria ajuda, mas não mais que outras plantas de rápido crescimento, e só servem de ajuda se tiveres alguns nitratos (podes experimentar meter 1 barra fragmentada para plantas de vaso, só uma barra, com os fragmentos enterrados junto a algumas plantas..

 

pode ser que assim tenhas um pouco mais de nitratos na água quando esta barra se dissolver...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais