TARTARUGA SELVAGEM


Recommended Posts

Obrigada rodibrike e Tankado, como entretanto ninguém respondia à minha pergunta acabei por resolver o assunto e já não tenho mais dúvidas.

 

Luisa Fonseca

 

Sempre as ordens, se alguma vez tiveres alguma duvida podes-me mandar por pm (eu venho ao forum todos os dias), se te souber ajudar é na boa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uaaaau, ver 3 mochos mortos ? Nao é pra todos, hein ? Visto que sao animais voadores ... Ah ! ainda por cima em apenas dois dias x)

sim morrem atropelados, tu como deves ser da cidade nao deves saber os habitos da nossa fauna, eles voam mas caçam no solo tambem, e os farois encandeiam a visao das rapaces nocturnas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada rodibrike e Tankado, como entretanto ninguém respondia à minha pergunta acabei por resolver o assunto e já não tenho mais dúvidas.

 

Luisa Fonseca

 

resumindo, ficou com a tartaruga? certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é para manter em cativeiro, foi resgatado porque se encontrava em perigo, provavelmente procurava um local para hibernar quando foi visto e deixado dentro de um tanque de água gelada, parecia morto, todo esticado e muito mole, quando o tirámos da água estava inerte, depois abriu a boca e pareceu ficar a respirar sofregamente durante algum tempo, foi posto ao sol onde se deixou ficar, não se mexia, não andou nem fugiu, uma hipótese era deixá-lo ali mas possivelmente não se safava por estar tão débil, o curso de água mais seguro fica longe e ele não parecia em condições de se deslocar ou defender, nem dos gatos que andam por ali, nem das pessoas.

Como tinha de voltar para Lisboa trouxe-o comigo, coloquei-o num terrário improvisado e ele Hibernou, desde que acordou tem-se alimentado com elementos recolhidos na natureza, caracóis, minhocas e outros insectos.

Devolvido à natureza, só para Setembro, vou deixá-lo na ribeira de onde deve ter vindo, a questão é que até lá tenho de lhe proporcionar uma alimentação equilibrada, mas ele parece só gostar de insectos e peixe, principalmente caracóis e minhocas. Ainda não comeu nenhum dos frutos ou vegetais que lhe ofereci era mais fácil se eu conseguisse saber exactamente o que prefere na área dos vegetais.

 

Luisa Fonseca

 

 

Cada um diz o que sabe e pelos vistos nenhum sabe bem o que diz, para que raio quero eu um cágado? Dava-me menos trabalho ter deixado o bicho morrer dentro do tanque, mas isso era o mesmo que o matar, uma vez que podia salvá-lo.

Leiam, porque se perco tempo a escrever não é por não ter mais que fazer, podiam ter ajudado quando precisei.

Se fosse de estimação não dava trabalho, comia flocos, camarões e granulado.

Se quisesse ficar com ela habituava-a a comida comercial ao invés de andar por aí a apanhar insectos vivos e manda-los para dentro de água, não perdia tempo com tópicos e na pior das hipóteses dizia-vos que já a tinha entregue às autoridades.

Decidi que a levava de volta onde pertence, em Setembro, até lá come o mesmo que vai encontrar depois.

Não a entrego a ninguém, por isso não percam tempo a mandar MP's.

Por sinal, tirando um ou outro membro, a maioria está muito preocupada no facto de uma pessoa ficar ou não com um animal selvagem, na realidade eu estou mais preocupada é com o animal.

Se ele tivesse morrido no tanque não havia tanto pretexto para opinarem, mas fiquem à vontade!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada um diz o que sabe e pelos vistos nenhum sabe bem o que diz, para que raio quero eu um cágado? Dava-me menos trabalho ter deixado o bicho morrer dentro do tanque, mas isso era o mesmo que o matar, uma vez que podia salvá-lo.

Leiam, porque se perco tempo a escrever não é por não ter mais que fazer, podiam ter ajudado quando precisei.

Se fosse de estimação não dava trabalho, comia flocos, camarões e granulado.Se quisesse ficar com ela habituava-a a comida comercial ao invés de andar por aí a apanhar insectos vivos e manda-los para dentro de água, não perdia tempo com tópicos e na pior das hipóteses dizia-vos que já a tinha entregue às autoridades.

Decidi que a levava de volta onde pertence, em Setembro, até lá come o mesmo que vai encontrar depois.

Não a entrego a ninguém, por isso não percam tempo a mandar MP's.

Por sinal, tirando um ou outro membro, a maioria está muito preocupada no facto de uma pessoa ficar ou não com um animal selvagem, na realidade eu estou mais preocupada é com o animal.

Se ele tivesse morrido no tanque não havia tanto pretexto para opinarem, mas fiquem à vontade!

 

Luisa Fonseca

 

Eu tenho uma tartaruga de estimação e para tua informação as vezes tambem lhe dou insectos vivos. ( se gostares mesmo destes animais o trabalho que estes te dão não custa a aguentar)

Concordo que a mantenhas durante um tempo sem que dês a alguma instituição, desde que depois a devolvas ao meio onde a encontraste.

Só mais duas coisinhas

1- tenta que ela tenha o menor contacto contigo possivel, pois se ela se afeissoar a ti/pessoas, á a possibilidade de quando estiver no seu habitat outra vez, se vir pessoas ir ter com elas, em vez de fugir, o que pode ser perigoso para ela.

2- Tem atenção onde apanahas tant a comida vegetal ou animal(convem que seja num sitio mais isolado possivel) pois podem(tanto as "ervas" como insectos) estar contaminados.

 

Cumprimentos Raael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas pessoalmente nao esta a ajudar o animal, repteis sao opurtunistas e o cagado vai associar humanos a comida

 

eu nao me importo que ajude o animal, so nao acho que seja experiente a esse ponto, daí as pessoas dizerem para entregar a uma instituiçao de conservação ja que eles têm os meios e formação para tal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas pessoalmente nao esta a ajudar o animal, repteis sao opurtunistas e o cagado vai associar humanos a comida

 

eu nao me importo que ajude o animal, so nao acho que seja experiente a esse ponto, daí as pessoas dizerem para entregar a uma instituiçao de conservação ja que eles têm os meios e formação para tal

 

Foi por isso que disse para não deixar que ela se abitue a ele, até acho que ele até a deve assustar de proposito, para ela ver que humanos "não são boa companhia".

 

Para alem disso, se ele/ela for rpd na sua libertação o animal não tem tempo de perder o medo das pessoas( por norma acho que estes animais são timidos).

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai aserio em vez de resolverem o problema so pioram-.-

 

 

se sao assim tao amigos da vida selvagem entao deitem se ao lixo, mas num ecoponto para serem reciclados .

 

acho bem o que fizeste podes é fazer uma breve pesquisa na net acerca dessa especie e areas portuguesas habitadas por ela . As autoridades se for perciso ainda vendem o bicho pa ganhar algum...ao menos se fosse levava-o a um parque biologico ou jardim zoologico e ate esses mesmos por vezes nao têm as condiçoes certas para o animal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai aserio em vez de resolverem o problema so pioram-.-

 

 

se sao assim tao amigos da vida selvagem entao deitem se ao lixo, mas num ecoponto para serem reciclados .

 

acho bem o que fizeste podes é fazer uma breve pesquisa na net acerca dessa especie e areas portuguesas habitadas por ela . As autoridades se for perciso ainda vendem o bicho pa ganhar algum...ao menos se fosse levava-o a um parque biologico ou jardim zoologico e ate esses mesmos por vezes nao têm as condiçoes certas para o animal.

 

O que ele fez está certo do meu ponto de vista, mas não te esqueças que se a tartaruga começar a ver os humanos como fonte comida, não vai ser de veras bom para o animal.

Mais uma coisinha, eu acho que ele/ela não deve pesquisar coisa nenhuma sobre de onde existe aquela especie de trataruga, mas sim liberta-la onde a encontrou. (conserteza que de onde esta veio há mais e conseguem lá habitar)

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Tenta ter mais "tento na escrita".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto desculpa la senhor mas enerva as pessoas qnd pedem ajuda mrs vezes urgente e as pessoas discutem outras coisas . :P

 

 

Mas existem sites de parques naturais que sao fidedignos e la consta as especies que habitam nessa area e caso existam cagados ao libertar-los lá , sendo um dos habitats naturais deles poderam se habituar caso nao seja um animal domestico e mesmo assim poderá a habituar-se a alimentar-se como os individuos da mesma especie.

Como foi dito o cagado foi encontrado num tanque pode ate ter sido alguma pessoa que n tinha as condiçoes necessarias e te-lo libertado ai.Nunca se sabe...

Mas cada um sabe de si mesmo. Neste caso eu tentaria criar o maximo possivel o habitat natural dessa especie bem como a sua alimentaçao no estado selvagem ate o animal estar bem saudavel e ai liberta-lo num local apropriado visto que esse animal foi encontrado nesse local nessas condiçoes nao parece ser ai esse tal habitat certo.Esse é o mesmo processo que as autoridades fazem mas pode ter o prazer de fazer voce caso tenha as condiçoes certas para o manter.

Uma vez passei num local de bicicleta e encontrei 3 ras verdes , e esse local estaca completamente destruido pois ai iria ser feita uma auto estrada o cursoo de agua tinha desaparecido entao trouce-as para casa criei um habitat o maximo parecido com o selvagem alimenteias e por sorte a minha duas delas reproduziram-se e entao deixei os crescer um pouco e coloquei-os todos num terreno que e dos meus pais que contem muitos cursos de agua e continha individuos da mesma especie mas devido a um incendio tudo estava destruido nao se via nenhuma ra e algumas encontravam se mortas mas com o passar do tempo a vegetaçao cresceu e a alguma biodiversidade ja era notoria entao decidi liberta-las ai e agora tem la varias populaçoes dessas mesmas ras.

 

No caso da alimentaçao pode dar desde plantas comestiveis , insectos, moluscos , peixe e fruta .

 

comprimentos :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, falem no ICN é tudo muito bonito se este respondesse, ou soubesse onde encaminhar os animais... ia perder tanto tempo no ICn que chegava a Dezembro e o pobre animal ainda estava em casa da Luísa, ou esta a tratar de uma série de papeis... ou então, e muito provavelmente, diziam para o soltar na natureza... o ICN ainda faz muito pouco....

 

O que aconselho realmente é: Peixe (de preferência de água doce, se possível), caracóis (adoram, há no habitat e são excelentes a nível de proteínas e a nível nutricional), insectos (excepto moscas domésticas ou melgas.... costumam ter algumas contaminações (pesticidas, etc...) e nas verduras, eles quando são jovens comem poucas, tal como as tartarugas que é possível ter em casa, portanto vai só experimentando, cenoura semi-cozida, pera, maçã... poucos verdes, no geral, espinafres, alface etc, não ajudam bem nos intestinos, ou prendem ou soltam...

 

De resto o menor contacto possível, e tentar que este viva o mais selvagem possível (se tiver um jardim ou um espaço ao ar livre, solta-lo de vez enquando, como cágado, não necessita de água constantemente (cuidado com os pesticidas), e é isso ;) em Setembro com liberdade e pronto :)

 

Habitue-o acima de tudo a ser ele a apanhar a comida e a procura-la, se tivesse um aquário com guppys (eu sei que e cruel), mas guppys bebes, são a melhor forma de o ensinar a perceber a vida na natureza ;)

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Pedro Almeida,

 

O Cágado está no exterior, na parte de trás da casa onde não costumamos ir muito, tem um aquário de 80 litros com Sump. No interior, tem o fundo com areia e basaltos que lhe permitem estar escondido dentro de água ou apanhar sol quando quiser, não tem luz artificial nem aquecimento.

Quando apanho algum insecto, que por aqui não faltam nem em quantidade nem em variedade, atiro-o, de preferência ainda vivo, lá para dentro e vou embora, fora os que sempre vão caindo como é natural no campo.

Optei por colocar bastantes plantas de superfície idênticas às que se podem encontram na zona de onde veio, esporadicamente esborracho um caracol e passo-o por Spirulina, lá não terá disso mas decerto encontra outras coisas melhores por instinto.

 

Não acredito que, se o entregasse às autoridades de Monsanto, eles se dessem ao trabalho de o levar para a região de onde veio e para me deslocar a Castelo Branco fica mais perto levá-lo à sua origem. Em Setembro que é quando vou de férias.

 

De resto, só espero que enquanto este aqui esteve muitos outros não tenham já sido capturados por alguém menos atento que eu, ou tenham morrido ao atravessar uma estrada.

 

Mas "prontes" cada um com a sua estupidez e com a minha posso eu bem!!!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Pedro Almeida,

 

O Cágado está no exterior, na parte de trás da casa onde não costumamos ir muito, tem um aquário de 80 litros com Sump. No interior, tem o fundo com areia e basaltos que lhe permitem estar escondido dentro de água ou apanhar sol quando quiser, não tem luz artificial nem aquecimento.

Quando apanho algum insecto, que por aqui não faltam nem em quantidade nem em variedade, atiro-o, de preferência ainda vivo, lá para dentro e vou embora, fora os que sempre vão caindo como é natural no campo.

Optei por colocar bastantes plantas de superfície idênticas às que se podem encontram na zona de onde veio, esporadicamente esborracho um caracol e passo-o por Spirulina, lá não terá disso mas decerto encontra outras coisas melhores por instinto.

 

Não acredito que, se o entregasse às autoridades de Monsanto, eles se dessem ao trabalho de o levar para a região de onde veio e para me deslocar a Castelo Branco fica mais perto levá-lo à sua origem. Em Setembro que é quando vou de férias.

 

De resto, só espero que enquanto este aqui esteve muitos outros não tenham já sido capturados por alguém menos atento que eu, ou tenham morrido ao atravessar uma estrada.

 

 

Mas "prontes" cada um com a sua estupidez e com a minha posso eu bem!!!

 

Luisa Fonseca

claro, e se nao tentar nunca acreditará

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, falem no ICN é tudo muito bonito se este respondesse, ou soubesse onde encaminhar os animais... ia perder tanto tempo no ICn que chegava a Dezembro e o pobre animal ainda estava em casa da Luísa, ou esta a tratar de uma série de papeis... ou então, e muito provavelmente, diziam para o soltar na natureza... o ICN ainda faz muito pouco....

 

O que aconselho realmente é: Peixe (de preferência de água doce, se possível), caracóis (adoram, há no habitat e são excelentes a nível de proteínas e a nível nutricional), insectos (excepto moscas domésticas ou melgas.... costumam ter algumas contaminações (pesticidas, etc...) e nas verduras, eles quando são jovens comem poucas, tal como as tartarugas que é possível ter em casa, portanto vai só experimentando, cenoura semi-cozida, pera, maçã... poucos verdes, no geral, espinafres, alface etc, não ajudam bem nos intestinos, ou prendem ou soltam...

 

De resto o menor contacto possível, e tentar que este viva o mais selvagem possível (se tiver um jardim ou um espaço ao ar livre, solta-lo de vez enquando, como cágado, não necessita de água constantemente (cuidado com os pesticidas), e é isso :D em Setembro com liberdade e pronto :)

 

Habitue-o acima de tudo a ser ele a apanhar a comida e a procura-la, se tivesse um aquário com guppys (eu sei que e cruel), mas guppys bebes, são a melhor forma de o ensinar a perceber a vida na natureza :)

 

 

loooooooooooooooooooooooooooooool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, falem no ICN é tudo muito bonito se este respondesse, ou soubesse onde encaminhar os animais... ia perder tanto tempo no ICn que chegava a Dezembro e o pobre animal ainda estava em casa da Luísa, ou esta a tratar de uma série de papeis... ou então, e muito provavelmente, diziam para o soltar na natureza... o ICN ainda faz muito pouco....

Fala por experiência própria?

é que da minha experiência não é nada assim. Das vezes que os contactei vieram ou no dia, ou no dia seguinte e encaminharam os animais.

 

Mas sim, é sempre mais simples compactuar com a ilegalidade do que tentar levar as coisas a bom porto e fazer o esforço para que corra bem.

 

 

Se não quer falar com o ICNB, contacte os Vigilantes da Natureza em vigilantesnatureza@gmail.com e de certeza que eles ajudam no caso.

 

Agora manter ilegalmente um animal em casa, com a desculpa de que os outros não fazem, é compactuar com o crime, mas cada um sabe de si...

 

E se precisar de boleia para o cágado para Castelo Branco, posso sempre levá-lo e soltá-los nas barragens da minha quinta (na Orca, perto do Fundão) juntamente com os outros que por lá moram...

Editado por José Pedro

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José Pedro,

 

Acalma o ânimo rapaz, porque razão te entregava o cágado? Para o soltares na barragem da tua quinta? Para que queres lá o cágado se o posso deixar no local onde o encontrei, ou na ribeira mais próxima...

Não sei porque presumes que estaria melhor na tua mão que na minha, tive outras ofertas para o levarem a muitos outros lados, tantas que resolvi que era melhor não o entregar a ninguém, desculpa se não confio em ti, nem nos outros, da mesma forma que nem tu, nem a maior parte dos outros, confiaram em mim.

 

Agora a boa notícia para ele é que, ao invés de ir em Setembro, vai já no próximo fim-de-semana, sou um reles ser humano que se recusa a fazer uma viagem de 250 Km só para levar um cágado à sua origem no dia seguinte a ter acordado da hibernação, ou andar 50 Km que sejam para o levar a uma instituição que o vai colocar num sitio qualquer, lamento, acho que já fiz muito em o ter tirado do tanque e cuidado dele, não me pesa a consciência, mas concordo que sou tão reles que não faço sacrifícios, nem gasto gasolina só por um cágado, crucifiquem-me à vontade, levo-o agora porque tenho de lá ir, mas por razões bem mais importantes que a pressa de o levar.

 

Se têm conhecimento que é moda manter espécies autóctones em cativeiro é porque há por aí gente bem pior que eu. Para esses o que tenho a dizer, mas porque não gosto particularmente de cágados, é que acho mais fácil manter uma espécie comum, dessas que se vendem nas lojas e que comem ração, do que este que me obrigou a apanhar insectos vivos, detesto insectos, estou ansiosa por me ver livre dele e ao mesmo tempo feliz por ter conseguido, depois de tudo isto, manter um cágado selvagem em boas condições.

 

Acho que nem tu, nem a maior parte dos membros que aqui postaram têm uma única palavra a dizer, porque se limitaram a apontar-me o dedo, não responderam às minhas dúvidas, este tópico fui eu quem o abriu, no intuito de minorar os estragos, só por isso acho que já fiz bem mais que os que, afinal, nada de proveitoso fizeram...

 

Deixo duas perguntas que iria fazer mais tarde mas, por favor, respondam só se quiserem de facto ajudar:

 

Primeira questão:

Antes de ser atirado para o tanque, o cágado vinha da direcção de um local onde existem alguns poços, mas nenhuma ribeira, os terrenos são de cultivo, por ali mora muita gente, crianças principalmente, há estradas e carros.

O local onde tenciono deixá-lo é numa ribeira muito bonita, cheia de vida e plantas, montes de esconderijos, água limpa e fica no meio do mato.

 

Devo deixá-lo no local onde foi encontrado?

Ou levo-o a esta ribeira que fica a 4 Km do local mas onde me parece ficar muito mais seguro?

 

Segunda questão:

Quando foi resgatado viajou dentro de uma caixa de gelados com um bocadinho de água, como já tinha dito, foi numa situação de emergência porque eu tinha de voltar rapidamente para Lisboa e não tive tempo de preparar nada, mas desta vez com calma é possível fazer melhor, principalmente porque agora faz muito calor, alguém me pode dar uma sugestão em que possa confiar? Sem ser apenas deitar ideias para o ar? Porque imaginação também eu tenho!

 

A quem vier por bem, obrigada!

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Luisa.

 

É de louvar a atitude que teve. Na região onde moro, acontece por vezes o mesmo, chegando ao ponto de encontrar (durante a época das chuvas), cágados na rua onde moram os meus pais.

Por 2 vezes, tentei entregar os animais nas autoridades competentes, já que, pensava eu serem as pessoas certificadas para tratar do caso.

Na primeira vez tive sucesso, entreguei o animal, foi colocado à minha frente numa caixa de cartão tendo eu recebido a indicação de que a bióloga estava a chegar e iria acompanhar o caso.

Por curiosidade ou estupidez minha, no dia seguinte fui visitar as mesmas autoridades, apenas para me informar em que ribeira é que o iriam depositar, pois gostava de ver a re-entrada do animal no seu habitat. Quando cheguei às instalações, verifiquei que a caixa e cartão estava no mesmo sítio com o animal lá dentro. Quando inquiri o representante da autoridade, foi-me dito que a bióloga tinha-se esquecido. Prontamente trouxe o animal comigo e deixei na ribeira mais afastada da povoação.

 

Na 2ª vez, voltando a ser estúpido, pensei que tudo não tinha passado de um mal entendido, e como não quis de forma alguma introduzir uma espécie autóctone em casa, voltei a entregar nas autoridades competentes, tendo-me desta feita dirigido à representação distrital da mesma.

Quando entreguei o animal, qual não foi o meu espanto quando me disseram que "vinha mesmo a calhar" porque tinha morrido um dos cágados que tinham no lago dessa mesma representação distrital.

 

Ora, será qualquer um destes o procedimento correcto das autoridades que, como muitas pessoas aqui dizem, são competentes e formadas para ajudar os animais?

 

Lembro-vos que até à bem pouco tempo, o trabalho de muitos guardas florestais era abater espécies que predavam espécies cinegéticas( quem mora no alentejo deve saber do que estou a falar.)

 

Alimente o animal da melhor forma, e assim que for possível, liberte-o no seu meio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

luisa fonseca ...

 

creio que o melhor é deixar o cagado na ribeira mais afastada , do que no sitio onde o encontrou. pela sua descrisao, parece-me mais segura. a proxima pessoa que o encontrar pode nao ter os mesmo cuidados de voce teve. se ele nao gostar do sitio, pode ter a certeza que ele muda-se ( vantagem de ter a casa as costas, lol ).

 

transportar o animal, creio que nao seja necessario agua. mas dado o calor que temos, talvez seja boa ideia refresca-lo pelo caminho. molha-lo algumas vezes durante a viagem. nao sei se o seu carro tem ar condicionado, se for o caso, nao acho necessario refresca-lo. depende mesmo da temperatura do interior do carro durante a viagem. umas horas fora de agua nao o vao desidratar ... mas o calor em excesso ...

 

 

boa sorte para o cagado.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luisa

 

Tal como não confia em mim (e com toda a razão visto não me conhecer de lado nenhum), eu também não confio nos seus cuidados, nem na sua decisão de não fazer 50kms.

É que caso não saiba, bastava um simples telefonema e eles iam lá recolher o animal a sua casa.

Mas pronto, foi a sua decisão e teimosia de o manter e não o entregar.

 

Quanto às suas perguntas, vejo que já lhe responderam.

 

Boa viagem até às terras da Beira.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, este deve ser o meu último “olá” neste tópico, vim só para actualizar e encerrar esta aventura.

 

Passaram-se 3 semanas exactamente desde que o cágado foi libertado, espero que já esteja bem longe do local onde o deixámos e que não volte a cruzar-se com mais ninguém.

 

Ainda em casa preparando uma mala de viagem toda "DIY":

 

56e1f2034e59ac6db174c375587690701g.jpg

 

5adef9d352f71ac13942f7bb291a10871g.jpg

 

No início apanhámos um susto, a ribeira onde o íamos deixar estava quase seca, mas depois soubemos que pouco mais abaixo ia dar a um açude e decidimos deixá-lo por ali, num laguinho onde havia peixes minúsculos e imensos "Alfaiates" entre outros insectos, para reinicio seria bastante fácil a adaptação à alimentação:

 

87166a78b01fa05f4286265aa8e5c9fd1g.jpg

 

Em silêncio o cágado foi entregue ao seu elemento:

 

0d00a54b801fc76602c75a9d3da86d6b1g.jpg

 

Primeiro ficou uns instantes muito sossegadinho:

 

1aa739ee2d55e889e62f18d8bbb13bca1g.jpg

 

De repente desapareceu por entre as algas e não o voltámos a ver:

 

759fe1f6c7fcb5fefce8062f208aac2d1g.jpg

 

A MINHA TURMA CC que foi para confirmar que ele ficava bem entregue:

 

7aead8fae4a314eacf6a51a7222935451g.jpg

 

E um pouco da paisagem, ambiente que, ainda que fosse o meu desejo, jamais conseguiria proporcionar a cágado nenhum:

 

c3523378001725497388b5fdd884d3611g.jpg

 

Pensem nisto, se realmente gostam dos animais, não lhes tirem o prazer de viver num local paradisíaco em troca de um aquário, por maior que seja.

 

Quanto a nós, missão cumprida sem baixas nas tropas!

 

 

Razão por editar: Inserir as imagens, obrigada pela ajuda.

Editado por Luisa Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá luisa!

 

tenho acompanhado esta aventura, e não posso deixar de a felicitar por tudo!

desde ter ajudado o pobre cágado, a ter "aturado" quem só disse mal, a ter apanhado os insectos (dos quais partilho a aversão!), e por fim a ter decidido a coloca-lo num sitio melhor!

admiro-a por tudo isso! fez sem duvida uma grande BA! parabéns!

 

 

Ohhhhh... Não aparecem fotos... :character0050:

 

Com o photoshop apareciam, este é o MediaFire, alguém sabe como traduzir isto em imagens?

 

Luisa Fonseca

 

quanto às fotos, basta ir ao link do mediafire, clicar em cima de cada imagem com o lado direito do rato onde diz "copiar endereço da imagem" e esse é o link a utilizar bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.