Aqueciemnto Aqua 210 litros


Recommended Posts

Bom dia,

 

Alguém pode me dizer se para um aqua de 210 litros, um aquecedor de

200w basta? Nunca tive um aquário tão grande...

 

Obrigado!

 

 

1w\litro

como o teu aqua nao vai ter exactamente 210 litros esta bom esse termostato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ainda não compraste compra de 300W porque para alem de não esforçares tanto o termostato poupas na eletrecidade porque demora menos aquecer a agua logo esta menos tempo ligado.

A diferença de preço de 200W para 300W não é muita.

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aquário de 260 litros, tenho um jagger 250w que serve para aquários até 600 litros.

Tenho a temperatura do aqua a 29º sem problema nenhum. O único problema que parece haver é de inverno. A casa é fria e para obter os 29º tenho que regular para os 32º. Mas isso são outras histórias... e muitos €€€ na electricidade... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas respostas. Pretendo manter a uma temperatura de 26°.

Acho que para poecilideos está dentro da média.

 

Talvez seja melhor um de 300w, como disseram, até mesmo pelo consumo de

energia.

 

Vou comprar amanhã, mas ainda não me decidi. Se alguém tiver um argumento imbatível

a favor de um dos dois...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o de 300W vais gastar menos electrecidade e não esforças tanto o termostato, por isso para alem de compensar na factura da EDP o preço de um e outro na maior parte das loja é igual e vai ter um maior tempo de vida utíl.

Queres mais argumentos???

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Queria só dizer a toda a gente que pensa que um termostato de 300W gasta menos do que um de 200W para aquecer o mesmo volume de água... está errada.

 

Gastam exactamente a mesma energia. Se por um lado, o termostato de 300W fica menos tempo ligado, quando o mesmo está ligado gasta mais 50% de energia do que um termostato de 200W.

No total, a energia necessária para aquecer e manter um dado volume de água a uma dada temperatura é exactamente a mesma. E a mesma pode-se calcular sabendo o calor específico da água que é aproximadamente 1 caloria/ g ºC.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo, e acho que não pode ser calculado de maneira nenhuma visto que o tempo que demoram a aquecer a agua vai depender de vários factores como a temperatura ambiente da divisão altura do ano altura do dia. Por isso mesmo que se façam cálculos o tempo que um termostato demora a colocar a água à temperatura pretendida nunca vai ser o mesmo.

Apesar de achares que não tenho razão concordas que pelo menos a nível da vida útil do termostato é mais rentável comprar o de 300W certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Discordo, e acho que não pode ser calculado de maneira nenhuma visto que o tempo que demoram a aquecer a agua vai depender de vários factores como a temperatura ambiente da divisão altura do ano altura do dia. Por isso mesmo que se façam cálculos o tempo que um termostato demora a colocar a água à temperatura pretendida nunca vai ser o mesmo.

Primeiro de tudo rapaz... quem é que fala em tempos? Eu estou a falar em energia gasta... que é o que tu pagas, não o tempo que um electrodoméstico está a consumir electricidade. Ou achas que um termostato de 300W ligado 2 horas gasta menos que um de 200W ligado 3 horas?

 

Apesar de achares que não tenho razão concordas que pelo menos a nível da vida útil do termostato é mais rentável comprar o de 300W certo?

Eu não acho que não tens razão, eu tenho a certeza, pois caso contrário estás a dizer que a termodinâmica em particular, e a ciência em geral está errada.

 

Quanto ao nível da vida útil, se para ti fôr pura e simplesmente baseado no tempo que um termostato está ligado, então um termostato de 200W para aquecer e manter um mesmo volume de água em condições idênticas vai estar mais tempo ligado do que um de 300W...

Mas já agora, uma vez que os termostatos funcionam com calor e não com temperatura (são coisas distintas, apesar da maior parte das pessoas achar que são o mesmo) para regulares a temperatura de 200 litros de água poderás ter mais problemas com um termostato de 300W.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...OK

Importaste de explicar isso melhor?

Sempre a aprender :)

 

Já agora quanto há vida útil, teoricamente se é mais potente esforçasse menos para fazer o mesmo trabalho do que um mais fraco logo faz menos esforço o que mais uma vez teoricamente faz durar mais tempo.

Digo teoricamente porque nunca fiz o teste...

Editado por filipegordo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

 

Primeiro de tudo rapaz... quem é que fala em tempos? Eu estou a falar em energia gasta... que é o que tu pagas, não o tempo que um electrodoméstico está a consumir electricidade. Ou achas que um termostato de 300W ligado 2 horas gasta menos que um de 200W ligado 3 horas?

 

 

Eu não acho que não tens razão, eu tenho a certeza, pois caso contrário estás a dizer que a termodinâmica em particular, e a ciência em geral está errada.

 

Quanto ao nível da vida útil, se para ti fôr pura e simplesmente baseado no tempo que um termostato está ligado, então um termostato de 200W para aquecer e manter um mesmo volume de água em condições idênticas vai estar mais tempo ligado do que um de 300W...

Mas já agora, uma vez que os termostatos funcionam com calor e não com temperatura (são coisas distintas, apesar da maior parte das pessoas achar que são o mesmo) para regulares a temperatura de 200 litros de água poderás ter mais problemas com um termostato de 300W.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Pelo que eu entendo (como leigo) isto está correcto.

A energia gasta será aproximadamente a mesma!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com os que dizem que gasta o mesmo.

 

A menos que a casa seja muito fria, também concordo que é suficiente. (aliás, se for suficiente é também mais seguro, pois se "colar" não tem capacidade para aquecer tanto)

 

Discordo que um de 200 se vá "esforçar" mais. Não é propriamente um sistema mecânico, estar ligado mais tempo não tem grande influência (até porque como está mergulhado em água a 26ºC não atinge grandes temperaturas)

 

Eu tenho um termofiltro com resistência de 210W e dá para um aquário de 840 L (a casa não é fria e a minha temperatura "alvo" não ultrapassa os 24-25 ºC)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço pela profusão enorme de respostas e informações, mas o caso é que

agora estou ainda mais confuso.

 

De tudo que foi dito, penso até que o consumo entre ambos deva ser semelhante.

Apenas me parece que o esforço do de 300w deva ser menor.

 

Quanto a possibilidade de aquecer demais se houver algum problema, penso que tenho um

termostato muito bom e antigo, que nunca apresentou nenhum defeito. Portanto não me preocupo com isto.

 

Tendo em vista a celeuma criada pela minha dúvida ainda não comprei o referido aquecedor.

Enquanto isto meu aquário já está montado e ciclando, no aguardo de minha decisão quanto ao

aquecimento. De modo que, talvez seja melhor adquirir o de 300w pela pela mínima diferença de preço

e pela possível superioridade de desempenho em relação ao de 200w, por exemplo.

 

Nos próximos dias devo me decidir e finalmente comprar um deles. Por enquanto sou todo ouvidos à saudável

discussão aqui travada... Obrigado!

Editado por pfarrius
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite

 

Obrigado a todos pelas opinióes! Foram-me extremamente úteis.

Desde ontem está a trabalhar em meu aquario

um aquecedor de 300w sarlo e está dando conta do

trabalho com sobras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.