pfarrius

Membro
  • #Conteúdo

    24
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Brazil

Tudo publicado por pfarrius

  1. Boa noite Obrigado a todos pelas opinióes! Foram-me extremamente úteis. Desde ontem está a trabalhar em meu aquario um aquecedor de 300w sarlo e está dando conta do trabalho com sobras.
  2. Obrigado, não pretendo arriscar muito. Mas ainda assim farei testes periodicamente para verificar a qualidade da água...
  3. Obrigado pelas repostas. Vou começar com esse filtro e analisar a qualidade da água, então. Vou colocar os peixes já nesse domingo. Talvez substiua posteriormente esse filtro por um mais potente...
  4. Ok! E quanto a manter também uma bomba submersa? Há algum problema?
  5. Boa noite Montei um aqua de 210 litros (brutos) para poecilideos e pus um filtro externo Atman 650 l/h. Será suficente para esses peixes? Tenho uma bomba submersa e gostaria de colocá-la também (apenas com a placa que a sustenta, sem pôr placas biológicas em todo aqua), principalmente, por que gostaria de desligar o filtro à noite e deixar apenas a bomba (por causa do ruído do filtro). Seria um absurdo? Me ajudem!
  6. Agradeço pela profusão enorme de respostas e informações, mas o caso é que agora estou ainda mais confuso. De tudo que foi dito, penso até que o consumo entre ambos deva ser semelhante. Apenas me parece que o esforço do de 300w deva ser menor. Quanto a possibilidade de aquecer demais se houver algum problema, penso que tenho um termostato muito bom e antigo, que nunca apresentou nenhum defeito. Portanto não me preocupo com isto. Tendo em vista a celeuma criada pela minha dúvida ainda não comprei o referido aquecedor. Enquanto isto meu aquário já está montado e ciclando, no aguardo de minha decisão quanto ao aquecimento. De modo que, talvez seja melhor adquirir o de 300w pela pela mínima diferença de preço e pela possível superioridade de desempenho em relação ao de 200w, por exemplo. Nos próximos dias devo me decidir e finalmente comprar um deles. Por enquanto sou todo ouvidos à saudável discussão aqui travada... Obrigado!
  7. Boas, amigos portugueses Ontem montei meu novo aqua de 210 litros e agora o estou deixando ciclar para após pôr os peixes (poecilideos ovovivíparos). Estou à procura de um bom tronco de madeira para colocar em meu aqua com musgo de java a cobri-lo. Como pus apenas substrato neutro (pedrinhas de rio) estou com dúvida em relação ao efeito acidificante que esse tronco poderá dar à agua, visto que preciso manter um ph levemente alcalinho para meu guppys, molinésias e platys. Penso em colocar uma camada de pedras de dolomita acima daquelas já lá estão. Pergunto-lhes se terá o efeito esperado de contrapor a acidez do tronco que está por vir. Senão, o que posso fazer? Obrigado! PS: já agora lhes dou os parabéns pela ótima vitória contra a Coréia do Norte que está sendo construída agora.
  8. Boas, Obrigado pelas respostas. Pretendo manter a uma temperatura de 26°. Acho que para poecilideos está dentro da média. Talvez seja melhor um de 300w, como disseram, até mesmo pelo consumo de energia. Vou comprar amanhã, mas ainda não me decidi. Se alguém tiver um argumento imbatível a favor de um dos dois...
  9. Bom dia, Alguém pode me dizer se para um aqua de 210 litros, um aquecedor de 200w basta? Nunca tive um aquário tão grande... Obrigado!
  10. Obrigado a quem respondeu e leu meu tópico. Já agora estou vendo um filtro externo de 750 l/h para pôr junto com as bombas submersas, visto que guppys e outros poecilideos gostam bastante de aeração forte. Valeu!
  11. Boa noite, amigos portugueses! Recém comprei um aquário de 200 litros. Pretendo, inicialmente, utilizar duas bombas submersas Sarlos 180 l/h para a filtragem. Daqui a alguns meses, talvez, adquira um filtro externo. O que vocês acham? Será um aquário para poecilideos (guppys, molinésias,...) e coridoras, botias,...
  12. Obrigado Maseumaseu! Vou deixá-los na maternidade pelo menos até um mês e meio. Depois os colocarei no aqua principal gradativamente, para testar. Acho que assim não terei problemas. Ademais, os alevinos de molinésia já nascem maiores do que os de guppy e acho que também do que os de plattys. A propósito, passou-se já uma semana e tenho 18 alevinos bem formados desenvolvendo-se no aqua maternidade (sem baixas!). Tenho os alimentado apenas com ração própria para alevinos. Obrigado a todos! Boa aquariofilia pra vocês também!
  13. Obrigado pela resposta, André Creio mesmo que não terei problemas mantendo as TPAs freqüentes. Aproveito o ensejo para saber também a partir de quando tu (ou quem queira responder) acha(m)(s) que posso inserir os alevinos no aquário principal (que é medianamente plantado)...
  14. Bom dia, amigos portugueses! No último dia 07/03 (domingo) nasceram entre 15 e 20 alevinos de molinésia mármore ou dálmata (não sei o nome pelo qual vocês conhecem). Antes disso, felizmente, separei a fêmea e a pus em uma "caixa" plástica de 30l, onde pus vários obstáculos (como plantas, pedras e etc) para impedi-la de devorá-los logo após o parto. Prontamente, passado o parto, a recoloquei no aquário de origem e retirei os obstáculos, a exceção de algumas plantas e pedras, para que os alevinos pudessem ter mais espaço. Pergunta: Não pretendo colocar nenhum tipo de filtragem nesse aquário/caixa, mas fazer TPAs a cada três dias para manter a qualidade da água, além de colocar mais plantas. Será o suficiente para o desenvolvimento dos alevinos? Por favor, me ajudem nessa nova empresa.
  15. Boa tarde Alguém sabe se tem problema adicionar sal em aquário de molinésias onde também vivam coridoras? Li em um site que pode matar as coridoras... Alguém?
  16. Obrigado João, vou dar uma pesquisada para saber se é interessante pra mim essa mudança.
  17. Obrigado a todos pelas respostas! Mas e quanto ao consumo de energia? Alguém sabe se dá muita diferença entre um e outro sistema? (Tens razão, Mindgirl, às vezes quando não consigo fazer as TPAs no tempo correto o aquário fica com um cheiro de peixe mesmo. (Hehehe) )
  18. Obrigado Orionte! Mas com o filtro externo eu também preciso fazer trocas parciais de água freqüentemente? Ou nem preciso? Pode ser muito mais prático se não tiver necessidade...
  19. Boa tarde, amigo portugueses. Recorro à vossa sabedoria para me auxiliar nessa questão. Possuo um aquário de dimensões 80X40X30 (96 litros, creio) e tenho apenas filtro biológico e bomba submersa funcionando nele. Além disso, a cada duas semanas faço trocas parciais de água, em torno de 30% do volume útil. Tenho aquários há uns oito anos e nunca utilizei filtro externo. É realmente necessário para um aquário dessas dimensões? Faz tanta diferença assim? Sendo necessário, ele consome muito mais energia do que um sistema simples de bomba submersa? Descumpem pelo bombardeio de questionamentos, mas gostei tanto desse fórum e tenho tanta vontade de aprimorar a qualidade/praticidade do meu aquário que venho pedir ajuda. Agradeço desde já!