qualidade dos discus nas lojas.


Esgalha

Recommended Posts

Ena ena! :roll: O tópico ainda mexe!

 

Daqui vejo os meus 2 aquários de 20L. Num deles 22 lindos alevins de molly nadam alegremente. Foi a minha prima "ninhada". Adorava daqui a dois ou três anos conhecer profundamente estes peixes e quem sabe mais duas ou três espécies e reproduzi-los com qualidade. Dão-me mais prazer estes 20L do que o comunitário e dava-me ainda mais gozo saber que uma qualquer entidade podería dizer que o que aqui tenho era bom peixe, fruto de bom trabalho e de saber que alguém o comprava numa loja e que íamos estar todos felizes e contentes.

 

Depois de se ter falado de tudo isto, parece-me haver vontade em que aconteça qualquer coisa, a questão é:

 

Qual é o próximo passo? O que é que podemos fazer?

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então deixem-me dar uma achega :

 

Sintomas e sinais são na prática a mesma coisa :Num sentido mais estrito sinais são os primeiros sintomas que geralmente são menos evidentes.

 

A palavra quarentena significa um período de 40 dias que era a sua duração incicialmente. Eu diria que 2 semanas seria o ideal para manter os peixes em observação .

No entanto, conhecendo as principais doenças dos Discus e nomeadamente a sua fisipatologia e o ciclo do parasita é possível establecer algumas regras para comprar Discus .

- Não comprar peixes magros ( olhar de frente para o peixe e verificar se o plano dos olhos não é demasiado saliente ou se existe massa muscular na cabeça e não apenas uma crista ossea pronunciada ; olhar o peixe de lado e ver se o esqueleto não "sobresai" )

- Não comprar peixes com buracos na cabeça ou erosão da linha lateral

- Não comprar peixes apaticos ,escuros , com barbatanas fechadas e que não se interessam pela comida

- Não comprar peixes assustados que< se tentam sempre esconder num canto do aquário

- Não comprar peixes com aperculos assimetricos ,ou muito abertos ou com excesso de muco nas guelras ,ou que respirem acelaradamente

- Não comprar peixes com manchas esbranquiçadas ( ver o peixe de frente e num angulo de 30º) ou com feridas ou barbatanas ratadas

- Não comprar peixes com olhos enevoados

- Não comprar peixes com olhos muito grandes relativamente ao tamanho.

 

Todas as lojas têm alguns Discus menos saudáveis no seu Stock, muitas vezes porque não têm coragem de os eutanasiar.

Este mês escrevi um artigo sobre Spironucleose ( Este é o verdadeiro nome da Doença e não Hexamitíase porque não existe um parasita do Género hexamita nos peixes ornamentais ,mas sim do Género Spironucleus)e uma das conclusões importantes é que se esta doença não for diagnosticada precocemente e se não se fizer o tratamento com a dose correcta ,durante o tempo necessário, chega-se a um ponto em que a doença não é reversível e o peixe nunca mais recuperará apesar de poder viver alguns meses .

Não existem Discus que não tenham Spironucleus portanto não vale a pena deixar de comprar um Discus que aparente estar perfeitamente saudável, sem nenhum dos sintomas atrás referidos, mesmo se o peixe estiver no mesmo aquário com um peixe com a Spironucleose declarada.

É diferente ter Spironucleus no intestino em numero baixo e controlado pelo sistema imunitário ,do que ter Spironucleose ,o que significa que os parasitas se multiplicaram e muitas vezes já invadiram outros orgãos através da corrente sanguínea por lesão da paredeintestinal.

O que temos é que os comprar nas melhores condições e depois continuar a dar-lhes boa qualidade de água , alimentação adequada variada e frequente e evitar sobrepopulção e outrs factores de Stress .

 

As análises aos peixes na sua maioria são feitas post mortem o que não é nada agradável para os aquariofilistas. :roll:

É claro que podemos fazer raspagens de pele e pequenas biopsias da pele ,barbatanas e branquias . Quantos de vós estão dísponiveis para pagar uma consulta ao domicilio (cerca de 60 € )ou levar o peixe ao Vet e depois pagar uma analise dessa sabendo que um exame anatomopatologico ,incluido a biopsia podera custar 45 € e que o resultado demoraria cerca de 8 dias .

A leitura, a troca de informação, a observação cuidada dos peixes , o bom maneio ( boa qualidade de água , boa nutrição )e a realização de testes permitem evitar muitos erros e corrigir a maioria das situações antes delas se complicarem.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-vos dar-me uma achega da mentalidade Portuguesa !

 

Um dia eu e o meu "sócio", que temos também o gosto pela Aquariofilia de muitos anos, nos perguntámos, porque é que as lojas estão sempre a importar e não compram cá.

 

Então resolvemos investigar a possibilidade de constituir uma empresa de Aquacultura Portuguesa.

 

Infelizmente, como a maior parte de vós o dinheiro não há e pessoalmente este ano já mudei 3 vezes de emprego, o que torna as coisas muito complicadas. :)

 

Portanto resolvemos investigar, apoios, subsidios, bancos e empresas financeiras. Recebemos respostas desde, "E se chove ?" - acho que este não entendeu que Aquacultura não é igual a Pixicultura, a, "Se ao fim de um mês tiverem lucro", e a, "Então e o balanço ?" :roll:

 

Conclusão, como Portugal não é um país produtor e nunca houviram falar de tal coisa, não existe apoios nesta área e então em Aquacultura, em que a maior parte fica com os olhos tortos muito menos. :?

 

Portanto a não ser que o pessoal se endivide até aos cabelos, mantenha 2 empregos para pagar as contas e trabalhe até se estafar. Não há projecto que resista ! :x

 

Isto tudo para agora eu perguntar, O que será preciso para criar uma Associação ? Quem se disponibilizará para criar as regras e avaliar criadores ? Quem entra com os euros ? O que é que é preciso para legitimar a Associação ?

 

Se alguém tiver alguma ideia diga !

 

Triste estou eu de ainda não têr visto comentários dos criadores que conheço ! :)

 

Cumprimentos !

 

P.S.- Obrigado pelo esclarecimento sobre as doenças de Discus e sobre as análises. Todos os dias aprendemos !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Infelizmente tens toda a razão no que toca à mentalidade portuguesa. Em vez de se olhar para o provavel sucesso, olha-se para o provavel fracasso... por alguma razão os espanhois se fartam de fazer dinheiro. Se gostam da ideia, investem, só fazem contas um par de anos depois... no minimo.

 

Isto tudo para agora eu perguntar, O que será preciso para criar uma Associação ?

 

Tanto quanto sei não é dificil, isto se estiveres a indagar sobre a dificuldade logistica. Penso que é tipo a criação de uma sociedade, mas sem a parte financeira.

 

Quem se disponibilizará para criar as regras e avaliar criadores ?

 

Aqui sim, começam as dificuldades. Não diria regras, mas standards. Alguém tería de definir patamares de qualidade. Se um criador quería chegar ao patamar seguinte, tería de cumprir os requisitos. Quais são? Sou novo demais nestas andanças para ter uma vaga ideia, mas uma associação sería capaz, entre os seus membros de o fazer.

 

Quem entra com os euros ?

 

Não é preciso muito dinheiro para manter uma associação no inicio. O dinheiro é necessário conforme as ideias surgem. O inicio de uma coisa deste género é possível com quotas dos sócios, assumindo que a adesão é num número razoável. Se o aparecimento de uma associação deste género tivesse como principal objectivo promover a qualidade das criações com os tais requisitos e aproximar os criadores dos lojistas, então o cash flow criado entre associados, associação e lojistas permitiria alguma sustentabilidade. Não deixa de ser arriscado mas eu não gosto do discurso "então e se chove" que tu ouviste.

 

O que é que é preciso para legitimar a Associação ?

 

Uma escritura ou algo similar. Isto no que toca a legitimar perante o Estado. No que toca a legitimar social e comercialmente: calma, ponderação, alteração de mentalidades.

 

Tudo isto ía demorar tempo. Um núcleo central não sería benéfico por exemplo, dado que era necessário que vários pontos de uma associação tratassem do contacto com os lojistas ao nível local. Sería necessária muita mobilidade por parte dos associados de forma a ter uma estrutura o mais descentralizada possível.

 

Quem sabe se as associações existentes não estaríam interessadas em ajudar a definir os requisitos para a criação das espécies que os seus associados tratam? Penso que existem associações para Guppies, Killifish e talvez outros que eu desconheço.

 

São só ideias... mas penso que deveríamos continuar a falar.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No nosso país somos muito calculistas, mas não sem razão...

 

É que somos um país muito pequeno e como dizia a dhfenix não somos produtores, somos consumidores! Temos 10 milhoes de potenciais clientes, enquanto que em Espanha são alguns milhoes mais.

Se um espanhol quiser ir a uma loja a 200Km de casa, gasta combustivel.

 

Se nós quisermos ir a uma loja a 200km de casa, gastamos combustivel, pagamos portagens, temos autoestradas em obras durante km seguidos com uma faixa de rodagem, filas, etc. E ir por estradas secundárias quando se transportam animais vivos e mais ou menos frágeis é complicado.

 

O problema é este... em Espanha abres uma loja/negócio e logo se vê. Se tiveres prejuizo será por pouco tempo.

Em Portugal ou abres para teres lucro daí a 2 ou 3 meses ou vais à falência e ainda tens que pagar impostos por cima!

 

Com este tipo de situação o discurso dos bancos e afins é sempre pela negativa e procuram logo as hipoteses de fracasso!

Com o tempo, este tipo de mentalidade enraiza e todos nós a temos.

 

Em relação à associação:

 

Antes de mais convêm saber isto:

- Qual seria o seu objectivo concreto?

- Que tipo de articulação teria com as associações existentes?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Discordo e concordo, em parte.

Na minha opinião existem boas e más lojas bem como bons e maus peixes, no meu caso, os discus, sei onde adquirir razoaveis/bons exemplares.

Quem estiver descontente importe directamente dos produtores, não há nenhuma lei que o proíba.

NUNCA tive problemas com peixes recem-adquiridos.

Este verão morreram-me 6 casais de discus, de uma bateria, por razões técnicas. Portanto sei o que é morrerem peixes.

Montar uma empresa de criação de peixes não é tarefa facil em Portugal pelos custos inerentes e pela concorrencia da Asia.

Não se iluda quem pense que vende um peixe mais caro por ser Português. O comerciante, de modo geral, compra em caso de igualdade o mais barato.

Quem produzir peixes de qualidade COM PREÇO não terá problemas em vendê-los.

Para quem produz peixes por "hobbie", se a qualidade e preço dos mesmos for razoavel penso que não tem dificuldade em vendê-los.

A mim uma loja da capital já me recusou a compra de discus, sem ver os peixes, invocando que não comprava a clientes . Excelente justificação possivelmente no futuro vai comprar pois deixei de ser cliente :shock: .

Uma associação para já parece-me desnecessario.

PRODUZAM PEIXES DE QUALIDADE A BAIXO PREÇO QUE CLIENTES NÃO FALTAM, ASSIM FUNCIONAM AS ECONOMIAS DE MERCADO.

Um abraço

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que nunca foi dito que o peixe criado em Portugal sería mais caro que o importado, muito pelo contrário.

 

Produzir peixes de qualidade a baixo preço. O preço é fácil, mas quem garante a qualidade? Existe sempre o prestigio e o bom nome claro está e tiro o meu chapéu a quem o tem, fruto do seu trabalho.

 

Esta discussão, por muito que possamos querer leva-nos a algum lado se estivermos empenhados em ir a algum lado. Uma posição derrotista tem como consequência uma derrota certa.

 

As lojas comprarem a um e não comprarem a outro é certamente resolvida por uma associação.

 

As últimas duas questões do Darius: isso sim, dá que pensar! Se conseguirmos responder podemos começar a pensar em levar este tópico mais além em termos de discussão. Eu não me atrevo a responder para já, mas era capaz de parar um bocadinho para pensar nelas em vez de dizer que não vale a pena, que as coisas são assim e pronto.

 

Mas isto sou eu, ingénuo idealista e optimista. Eram precisos muitos mais.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que nunca foi dito que o peixe criado em Portugal sería mais caro que o importado, muito pelo contrário.

 

Peixe criado em Portugal é mais caro que o importado !!!!!

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com todo o respeito e sem pontos de exclamação... na minha frase falo num futuro possível: sería. Eu não falo dos preços que os criadores portugueses praticam até porque não os conheço, nem aos criadores, nem aos preços.

 

Acredito no entanto que é possível fornecer peixe nacional às lojas portuguesas a um preço competitivo.

 

Acredito que é possivel para o bem de todos, fazê-lo com qualidade, porque certamente existe muita qualidade na aquariofilia em Portugal, senão este fórum não era como é.

 

Não vou discutir questões de português escrito quando há tanto mais para falar que não isso, portanto e porque não vejo quorum para manter uma discussão saudável, retiro-me.

 

Se alguém pretende que este assunto seja discutido de uma forma séria e positiva, contacte-me por mp. Estou disponivel e interessado em fazê-lo.

 

Um abraço a todos e Boas Festas para os utilizadores do fórum e respectivas familias

 

Ricardo Vladimiro

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Estou totalmente de acordo com João Machado e já ando nisto há mais de 15 anos. Durante cerca de 5 anos fiz criação de escalares, mas em serie e o que me levou a abandonar esta criação foi a dificuldade de os colocar, pois chegava a ter para vender à volta de 200 escalares juvenis, com cerca de 3 meses e quasi que os tinha que oferecer.

Acabei por me entender com um importador que compreendeu a minha situação. Mas de qualquer maneira foi ao preço de importação.

Por exemplo vendia a 30$00 e mais tarde via-o a ser vendido numa loja a 200$00, ou mais.

Também me custou muito ver os meus peixes a serem mal tratados depois de ter tanto carinho com eles quando nasceram.

Depois, virei-me para os discus tive cerca de 2 anos de insucesso que serviu para criar conhecimento e calo.

Há cerca de 5 anos que faço criação por passatempo e não com o fito comercial, mas mesmo assim um discu até ser vendido dá uma cerca luta e despeza.

Nesta altura estou com menos tempo disponivel e talvez menos paciência embora cada desova para mim é uma vitoria.

Mas voltando à criação em Portugal penso que não seja rentavel porque não podemos competir com o exterior principalmente com a Asia.

Como sou amigo de um importador tenho a possibilidade de compreender um pouco os meandros da importação, principalmente da Asia.

Se temos os discus com preços em conta mais não é pelo facto de para cá só virem os peixes que sobram das remessas e que têm menos qualidade.

Os criadores asiaticos exportam os seus melhores peixes para o Japão, Formosa ou Coreia de Sul. Então aqueles que têm menos qualidade ou que é criado à base de hormonas é que sai para a Europa ou outros países,

Também tive conhecimento que que certos importadores não importam directamente dos criadores mas sim de angariadores que vão junto dos criadores a apanham as sobras.

Também sei que da Alemanha que para mim são os que dão mais confiança e boa qualidade existem muitos que importam dos antigos paises de leste e depois exportam como sendo criação deles e por vezes criadores com nome já bem conceituados.

E finalmente sei que algumas lojas não nos compram os peixes para nós não sabermos a margem de lucro que têm na venda,

Para já fico-me por aqui que já me estendi demais.

Até sempre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ó Rui... esse é o ponto fulcral!

 

Tu tinhas 200 escalares e obviamente é dificil colocares isso tudo num mercado como Lisboa por exemplo até porque a maioria das lojas compra 4, 5 e não querem muitos mais.

Mas se houvesse hipotese de colocares os teus escalares em todo o país provavelmente os 200 que tinhas não chegariam.

 

O que o importador faz é exactamente isto... colocar em todo o país, graças aos contactos que existem.

Mas temos que ver que isto importa em logistica complicada pois é preciso transportar os peixes e ir entregar porta a porta caso contrário não se vendem.

 

É preciso também dar garantias a quem compra, normalmente uma garantia de 48h e repor os especimens mortos à chegada.

Além disso é necessário garantir um fornecimento constante a um preço competitivo.

 

Obviamente que a associação que temos falado não teria estrutura para isto daí eu ter perguntado quais os objectivos e como se coordenaria com as associações existentes :?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Só para uma pequena informação.

Há dias mantive uma conversa com companheiro de aquariofilia e totalmente vocacionado para os discus que me informou ter estado na Alemanha, há pouco numa feira de discus e que nessa feira foi vendido um discu por 7000,00 euros, e que o mesmo era oriundo da Malásia.

E esta?

A vossa opinião

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Grande Problema é que os lojistas importam discus de 2 e 3 escolha dos exportadores e vendem-nos como discus de 1 escolha caros e pouco recomendaveis. Já me juntei a various amigos e fizemos tanto importações do oriente Penang e Hong Kong e da almenha, sempre importamos peixes de 1 escolha que são muito mais baratos que os peixes que vendem nas lojas e até hoje não perdi um unico Peixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal e continuações de BOM ANO :x-mas::smilecolros::x-mas:

 

Estou contente por ver, que existe uma forte discussão :agrue: , para melhorar as condições existentes no mercado. Sendo isto bom para nós e especialmente para os animais"peixes no caso". Pois melhores condições significa menos mortes chainsaw , melhor qualidade bigsmile , e melhor preço. :lol: . Mas o que eu penso faltar, é de uma maior união cheerssurprised , conheçam-se melhor e quem sabe com o tempo, podem se juntar :smilecolros: pois" a união faz a força". Tenho visto que existem boas propostas falta é comcretisar estas. ;) Por isso muita coragem e boa sorte.Não se deixem levar :2gunfire:starwarsyikes , E claro que alguem que esteja solitario dificilmente chega longe cabecadura mas com boas ideias e união quem sabe. cheers:popcorn: "um por todos e todos por um" #musica:multi:;) BOAS IDEIAS e BOA SORTE

bang:idea::smilecolros::idea: banana rock #musica banana rock

Filosofar e facil, dificil e ficar simples

Quem tudo quer tudo perde, quem tudo perde tudo quer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais