Aqua de caixas vodafone


Recommended Posts

Olá a todos quero apresentar a minha engenhoca, concebida após tantas boas execuções de projectos semelhantes que via aqui no forum.
Fiz este mini aquario com o intuito de primeiro o oferecer a minha filhota (visto que ela me anda a pedir um ha imenso tempo e os € não abundam), e segundo para servir da maternidade para não ter alimento vivo no meu aquario da sala.


Tentei fazer simples e compacto. usei 2 caixas vodafone, gravilha fina, uma hygrophila polysperma(deve estar mal escrito) que os meus peixes dourados pensavam que era salada :s, algumas cerâmicas que tinha de sobra e um filtrinho de 120L/h do qual n me lembro a marca comprado aqui numa lojinha de animais. tudo cortado com uma faca aquecida em chama, uniões lixadas, colado com cianocrilato a.k.a. supercola. Tampas cortadas a medida.

A caixa principal tem furos num dos cantos inferiores através de onde a agua que atravesssa a gravilha passa, proseguindo por entre as cerâmicas e é depois devolvida através de um filtro com uma camara de esponja.


75708430.png

75708430.png

89936190.png

Espero que gostem.
Opiniões criticas aceitam-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Bom projecto, acho apenas que podias ter procurado aumentar a capacidade de materia filtrante .... sera la que vais ter a clonização de bacterias beneficas ao teu aqua, no entanto pelo espaço ainda podes por mais qq coisa por la.

 

No entanto está mto bom ... pena n teres tirado fotos do DIY ... a malta procura sempre ajuda com estes bons projectos caseiros.

So servira de maternidade mesmo?

 

Ao nivel da agua .... passado ela pelo substrato não irá originar depósitos no substrato de materias que ao longo do tempo deviam ser assim captadas pelo filtro?

 

O que pode acontecer é teres um substrato sujo ou um substrato que possa alojar restos de alimento ou folhas mortas e que depois possa originar problemas.

 

DIz como isso vai correndo ... gostei mto ... talvez um dia peça ai ajuda ao mestre de obras sobre dicas para fazer um :sleepiness2:

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola João obrigado ainda bem que gostaste.

 

Realmente devia ter tirado fotos mas estava tão entretido que me esqueci completamente.

 

Respondendo as tuas questões. A cerâmica que esta no aqua é toda a que disponho de momento e aqui não tenho onde a compre sem ser por correio, mais tarde vou preencher, de qualquer forma eu creio que no substrato especialmente por onde a agua filtra também a gravilha será colonizada por bactérias. ( estou correcto? )

Já em relação ao substrato entupir, como em qualquer aquario com filtragem de fundo esse vai de certeza acabar por ser um problema, não imagino no entanto que seja curto prazo e logo que ele surja nada como refazer o layout.

 

Em principio vai apenas ser para maternidade, mas se tiver sucesso com os alevins pretendo remover as femeas para este aquario e fazer dele a sua morada.

 

Uma ideia que eu tenho também é de adicionar bolhas de ar sob a cerâmica( ja que um primo meu me vai oferecer um compressor que ele tem a mais, para oxigenar e porventura favorecer a colonização de bacterias benéficas aumentar o fluxo de saida através do efeito de sucção e nivelar mais os niveis de agua dos dois compartimentos. ---> Será boa ideia?

Editado por Solrac_lx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim o substrato ira ter bacterias tambem a oxigenação depende do que esse filtro conseguir fazer.

 

Ao nivel das ceramicas ... acho que quanto menos se mexer melhor ... ate na lavagem não devemos mexer mto para não matar um grande numero de bacterias. O que pode acontecer é se colocares a oxigenação abaixo do substrato é a suspensão de algumas particulas que por lá andem, mas bem colocada pode ajudar na circulação da agua e assim na filtragem ... ou então colocas essa cascata de modo a que ela faça também uma boa oxigenção na agua e ajude também na circulação da agua que por si ajudara na filtragem. Acho que só testanto mesmo ....

 

Como vais fazer com o aquecimento? Bem colocado era na Sump não tirando litragem ao Nano.

 

Ao nivel das ceramicas podes por alguma esponja ou lã filtrante caso queiras.

Ha projectos DIY que utilizam esponja de cozinha amarela, mas separada da verde. É uma ideia barata tambem.

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou experimentar colocar a saída de ar sob a cerâmica então, ali não levanta poeira para dentro do aqua de certeza.

termostato não penso pelo menos por enquanto.

Já em relação a esponja de cozinha ja ouvi dizer que é muito pouco durável e resistente e tenho lâ de vidro aqui em casa que optei por não usar por achar que a gravilha faria o mesmo serviço.

 

De qualquer forma obrigado pela contribuição, vou tentar ir mantendo isto actualizado com a evolução da coisa ^^

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom projecto. Eu próprio ando a contruir algo semelhante com cubos destes... Mas uma bateria com 3 Cubos+1Sump para camarões.

 

Como colaste os teus cubos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Lixei as arestas de contacto com a mesma lixa grossa que usei para desbastar a caixa depois de cortada, e colei com a boa velha da super cola. segundo ali aqui pelo fórum não é tóxica.

 

Se precisares de qualquer coisa com o teu projecto "apita".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais