Conselhos


Recommended Posts

decidi passar agora que ja ( penso eu ) adquiri alguma experiencia...tenho um pequeno aqua de apenas 30 l á uns 5 meses...e gostaria de passar para 1 um pouco maior estilo 120*40*50..ou algo parecido.....tenho lido algumas coisas por aqui...mas ainda ando um pouco confuso e indeciso.....

o que gostaria é que me dessem algums conselhos..

o aqua que quero montar é como ja disse de 120...gostaria de plantar algumas plantas

tenho reparado que por aqui com um pouco de paciencia e sorte se arranjam alguns bons negocios....visto os preços em lojas as vezes serem gigantes para a carteira de qualquer um´

o que gostaria de saber era que tipo de aqua arranjar.....com coluna seca....sem coluna seca......que tipo de filtro ...interno ..externo...de fundo

...a nessecidade de co2..ou não para as plantas....etc etc...

 

 

gracias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário com 120*40*50 tem 240L brutos.

 

Para filtragem queres um filtro que te faça 1000L/h ou superior pois deves virar a água do aquário pelo menos 4 vezes por hora. Dependendo dos peixes que vais colocar podes ter que ir até às 10 vezes por hora na filtragem.

 

Para plantas precisas de boa luz. Regra geral 0,5W por cada L de água para plantas pouco exigentes. Idealmente 1W por litro de água.

 

Para o resto das tuas dúvidas tens um link lá em cima que diz pesquisar... é muito util e vais ver que existem muitos colegas que já perguntaram o mesmo que tu estás a perguntar agora. Assim fica mais fácil para ti teres a maior parte, senão mesmo a totalidade das tuas duvidas esclarecidas.

 

Boa sorte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verdade que tambem não fui muito expecifico nas minhas duvidas....fui muito abrangente...e vou por isso por uma de cada vez a medida que surgam...

pedras e rochas?...sei que não se deve por rochas nem pedras calcarias...pois vai alterar em muito o ph....agora a questão que ponho é ....não persebo nada de quimica de rochas!!...como verificar se são ou não calcarias....pratico mergulho....posso por pedras ou rochas do mar no aquario....tambem moro no campo...e a minha zona (sesimbra) é bastante vasta de pedras ...poderei utilizar algumas?

 

 

já agora...como convencer a mulher a ir na conversa de aumentar o aqua?:):) :(cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora...como convencer a mulher a ir na conversa de aumentar o aqua?:D:) :(  cheers

Aqui está a maior dúvida de todas :):)

 

Escreve uma carta ao Pai Natal e pede-lhe para a colocar no correio :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora...como convencer a mulher a ir na conversa de aumentar o aqua?:):) :(  cheers

 

Permite-me! :D Posso não perceber nada de aquários, mas da gestão desta coisa percebo eu! :D

 

É simples mas moroso, levá-la a gostar dos aquários mais do que tu. A minha mulher apresentou-me aos aquários com um peixe dourado. Para ela estava mais que bom... Andei 2 anos a dizer que devíamos começar um aquário "a sério"... sim, 2 anos... como?

 

Levá-la às lojas, mostrar-lhe sites, apresentá-la a espécies e à pouco tempo enchemos 80L de aqua... disse-lhe que aquele aqua é o dela, ela escolhe os peixes, eu trato da manutenção, etc... Depois a maravilha da maternidade: "Sabes - disse eu - temos o antigo aqua parado. Com uma luz, um aquecedor podíamos criar mollys!" E já temos o aqua de 20L quase pronto a receber os futuros papás... 2 meses depois dos 80L já há planos para um cubo com água salgada e um king size daqui a uns anos em local da casa já escolhido.

 

Resumindo, em vez de ser o teu hobby, passar a ser o vosso hobby... mas devagarinho... muito devagarinho... apresenta-lhe a beleza deste mundinho e se correr bem vai gostar mais do que tu :)

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não te posso ajudar, comprei 4 vulcanicas e dou-me bem com elas, mas mexem-se pouco e não comem. :( Agora a sério, não te sei ajudar nesse ponto.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quimica das rochas???

Olha pelo que eu conheço da orogenia da zono (quimica do solo, constituição do mesmo), não deves por nada desta zona num aquário de água doce. por muito que fervas vais ter sempre restos de sal misturado nas rochas, além de que o solo aqui não é muito bom. é sedimentar e deveria ser metamórfico que são os solos mais estáveis a nivel quimico.

Para veres se uma rocha é calcárea podes comprar um pouco de HCl (ácido clorídrico) e deitares um pouco sobre a rocha, mas acho que também funciona copm vinagre.

 

No outro ponto, o da mulher concordo plenamente com o Vlad. A minha mulher também não achava muita piada aos aquários e ela começou pelo mais dificil. Marinhos. Hoje adora e vamos visitar lojas com alguma frequencia. Já lá vão 3 anos a adorarmos as mesmas coisas... Tempo e paciência foi a minha receita ideal...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, qualquer coisa mar... nem pensar! Para veres se as pedras sao boas experimenta o truque do limao - espremes um pouco de sumo de limao na pedra , se fizer bolhas nem pensar... se nao podes tentar!

Eu no meu aqua tenho 2 pedras comuns , mas a mais bonita e uma vulcanica pois e todas esboracada , os peixes adoram adar por la , nao foi cara... 10euros,tem cerca de 15cm de altura.

A nivel de filtros ,apos 2 aquas com filtro interno, convenci o meu marido a comprar um de 260l com filtro de decatacao, para mim e muito mais simples e nao tenho nenhum material a mostra..... tenho um bebe com 15 meses muito mexilhao!Claro que te roba algum espaco no aqua , mas a nivel de preco compensou bastante.

Quanto a convenceres a mulher...eu convenci o marido..... comecei por um de 15l com guppies e platis , plantas artificiais, comecaram a nascer bebes e nos a vemos as suas mamas a come-los! Ao fim de 2 meses comprei um kit por 59euros da aquapor...ao fim de 2 meses novamente ...um de 260l plantado!Vai com ela visitar as lojas e deixa ser ela a escolher os peixes, ma maternidade para as mulheres e linda!

 

 

Cump,Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos no que respeita a convencer as "caras-metade" estamos todos de acordo... com tempo e paciência vai lá :roll:

 

A minha também foi assim... comecei com um aqua de 60L e ela ia comigo à loja ver os peixes e enamorou-se pelos guppies.

Daí por uns tempos os meus peixes começaram a pedir um aquário maior pois as suas tendencias agressivas começaram a fazer-se notar no de 60L.

Passei então para um aquário de 200L e entreguei o de 60L à minha mulher para ela colocar guppies.

Daí a ela querer um aquário maior foi um passo e eu aproveitei a deixa para aumentar o meu também :lol:

 

Situação actual:

1 aquário de 250L com ciclideos africanos (meu)

1 aquário de 250L plantado e com guppies (da minha mulher)

1 Aquário de 120L a preparar para receber kribensis (meu)

1 Aquário de 60L nú, para quarentena de peixes e plantas e hospital/maternidade sempre que necessário.

 

Previsto no futuro quando mudarmos para uma vivenda... uma sala só com aquários :arrow:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

 

Este forum é sobre aquariofilia e não sobre relações matrimoniais, mas já agora, porque é que será que todos nós casados em todo o mundo temos sempre a sensação que casamento não é compatível com aquariofilia... :roll::arrow::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

 

Este forum é sobre aquariofilia e não sobre relações matrimoniais, mas já agora, porque é que será que todos nós casados em todo o mundo temos sempre a sensação que casamento não é compatível com aquariofilia...  :roll:  :oops:  :evil:

Pq ninguem quer meter agua :lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

 

Este forum é sobre aquariofilia e não sobre relações matrimoniais, mas já agora, porque é que será que todos nós casados em todo o mundo temos sempre a sensação que casamento não é compatível com aquariofilia...  :evil:  :lol:  :oops:

Ora deixa lá ver...

 

Água no chão...

Equipamentos "feios" e barulhentos no chão da sala...

Comidas caseiras que resultam em peças de cozinha (tachos, gavetas de arca, etc) de uso exclusivo...

Vermes :roll:

Humidades...

"monos" gigantescos no meio da sala que não dá para arredar...

Vidros com algas e que não se podem limpar por dentro...

"interdição" de quimicos de limpeza nas proximidades do aquário...

Frascos com liquidos identificados como perigosos à mão de semear...

Muitos litros de água...

 

São boas razões não? Para quem não sabe nada de aquariofilia, são suficientes para um : "Nem penses que vais meter um aquário de 200L cá em casa!"

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

 

Este forum é sobre aquariofilia e não sobre relações matrimoniais, mas já agora, porque é que será que todos nós casados em todo o mundo temos sempre a sensação que casamento não é compatível com aquariofilia...  :evil:  :lol:  :oops:

Ora deixa lá ver...

 

Água no chão...

Equipamentos "feios" e barulhentos no chão da sala...

Comidas caseiras que resultam em peças de cozinha (tachos, gavetas de arca, etc) de uso exclusivo...

Vermes :roll:

Humidades...

"monos" gigantescos no meio da sala que não dá para arredar...

Vidros com algas e que não se podem limpar por dentro...

"interdição" de quimicos de limpeza nas proximidades do aquário...

Frascos com liquidos identificados como perigosos à mão de semear...

Muitos litros de água...

 

São boas razões não? Para quem não sabe nada de aquariofilia, são suficientes para um : "Nem penses que vais meter um aquário de 200L cá em casa!"

 

Ainda não parei de rir! Quase que dá vontade de pedir aos administradores uma área de aconselhamento matrimonial para amantes de aquariofilia! :lol:

 

(Pssst... já arranjei um sitio no escritório para começar a montar aquários pequenos ;) com a total concordância da minha cara metade claro!)

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xiiii o que eu fui fazer!!......

era só uma questãozinha...pequenina..!

acho que no meu caso vou mesmo que ter paciencia e andar bem devagar.....a minha companheira ja deve de andar a sonhar com as minhas ideias ...e até se arrepia quando lhe faço dar um passeiozito numa loja de aquariofilia..

 

Nova questão...

ter um aqua com coluna seca !....de que vale?....funciona bem?..ou é mais para agua salgada..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe ... lançaste a confusão S-Bay... é que quase todos nós passamos pela fase de convencer a cara-metade (ou os pais para os mais novitos) :)

 

Respondendo à questão da coluna seca.

A coluna seca usa-se quando usas uma sump (com as vantagens e desvantagens de usar uma sump).

A vantagem é que com aquários furados, fazes a recolha de água por overflow, dando-te muito mais segurança em caso de falha de luz e garantes um nível de água sempre constante.

A desvantagem é que roubas espaço ao aquário.

 

Pessoalmente tenho um aquário de ciclideos malawi com uma coluna seca. Desta forma tenho perto de 250L brutos de volume no aquário, mais 100L brutos de volume de filtragem, tudo servido por duas bombas de 1000L/h.

 

Claro que depois uma esponja me custa 30€, mas também é uma esponja com 50*50*10 (Comprimento*largura*espessura)

São opções :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.