Meu 1º Aquário... ajuda é valiosa!!!


Recommended Posts

Estou aqui :)

 

Já mudei o aquário , o layout.. tirei o tronco que tinha inicialmente e meti troncos red moor wood está com muito melhor aspecto..eeheh!

 

Já comprei mais umas cryptocoryne parva e outra plantas roxa que gostei dos tons...

 

Já esta tdo plantado e no sítio..

 

Adicionei mais uma dose de 40ml de Sera nitrivec aconselhado pela loja e vou deixar a ciclar mais 2 semanas no maximo.. irei controlar os valores a ver se o NO3 baixa porque o tenho altissimo mesmo...

 

Entre estas duas semanas , ja tenho uma calha de iluminação em vista de 3x39w com suportes laterais para deixar o aquario completamente destapado e ando a ver se arranjo um filtro eihem externo para melhorar o fluxo de água.. porque tenho quase a certeza que os valores que tenho devesse ao facto do filtro nao ter muito caudal.. nao sei !! espero pelas vossas opiniões..e ajuda, claro!

 

Cumprimentos a todos, e venham daí sugestões..

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 105
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Entao ninguem me ajuda , na duvida se realmente o meu filtro da SERA de 120L é insuficiente para o meu aquário, porque assim estabelecia prioridades.. ou seja, comprava 1º o filtro externo e depois sim a iluminação...

 

Cumprimentos e aguardo ajudas... porque ainda à pouco fiz o teste do NO2 e estava acima de 5.9 para variar... cor vermelho forte.. ou seja muito poluido quando nao tenho peixes..

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro é suficiente. A mudança de filtro interno para externo tem a ver com a manutenção e espaço no aquario. sendo assim aconselhado os externos. A mudança de filtro deve ser feita com bastante cuidado, podes matar peixes... vais ter que passar um tempo, com os dois filtros a funcionar, ou passar as materias filtrantes do filtro antigo para o novo.

 

em plantas, na minha opiniao em especies mais faceis e com folhagem mais interessante, eu preferiria anubias (atençao ao genero de anubia) em vez de cryptocorynes. sao incomparavelmente mais belas!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao , neste momento tenho o aqua montado á practicamente 2 semanas, cometi o erro de fazer uma TPA , quando nao o devia ter feito porque estaria em ciclo.. e neste momento sempre que faço o teste de no2, dá sempre o maximo possivel , ou seja, extremamente poluido e com demasiados nitratos , penso que seja isso.. e nao sei o que fazer para o contornar...

 

Neste momento , ja estão há 2 dias no aquário , os troncos red moor wood que meti.. e estão os dois com um muco branco que os cobre por completo.. nao há volta a dar para ser retirado de alguma forma?

 

O pH finalmente está nos 7.5 , ja nao é mau.. já desceu alguma coisa...

 

Achas que a vasta poluição que tenho no aquário nao se deve á insuficiencia do caudal do filtro?

 

Cumprimentos.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao , neste momento tenho o aqua montado á practicamente 2 semanas, cometi o erro de fazer uma TPA , quando nao o devia ter feito porque estaria em ciclo.. e neste momento sempre que faço o teste de no2, dá sempre o maximo possivel , ou seja, extremamente poluido e com demasiados nitratos , penso que seja isso.. e nao sei o que fazer para o contornar...

 

bom tu estás a confundir nitritos (NO2) com nitratos (NO3).

 

Para resolver os nitritos (NO2) a unica coisa que tens que fazer é esperar, ou sequeres acelerar compra acelerador de ciclo.

 

Os nitratos (NO3) é já uma coisa diferente, e com tratamento diferente

 

Neste momento , ja estão há 2 dias no aquário , os troncos red moor wood que meti.. e estão os dois com um muco branco que os cobre por completo.. nao há volta a dar para ser retirado de alguma forma?.

A mesma coisa, a unica coisa que tens que fazer é... ESPERAR. Isso desaparece dentro de 2 a 3 semanas.

 

enquanto esperas isso tudo, vai-te divertindo com as plantas e o layout.

 

O pH finalmente está nos 7.5 , ja nao é mau.. já desceu alguma coisa...

ehhh... pH normalissimo. Claramente vai acidificar com o tempo. Que peixes vais meter ai. Grande parte dos peixes suportam esse pH. Se bem que é sempre fixe ter o pH neutro. Futuramente o teu aquario vai acidificar. pelo que terás a situação de muitos, tentar alcalinizar a água. Não deves fazer nada quanto a isto, e nem te preocupes demasiado.

 

Achas que a vasta poluição que tenho no aquário nao se deve á insuficiencia do caudal do filtro?

 

Não, nada se deve ao caudal do filtro. o caudal influenciaria a limpeza do aquario. Achas que o filtro tem pouco caudal para o aquario em questão? Estás a respeitar a potencia do filtro em relação à litragem do aquario?!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro em questão é este que se encontra na foto :

 

 

img0050ps.jpg

 

 

Link's uteis sobre o filtro em questão para me darem a vossa opinião...

 

http://pet4you.net/index.php/peixes/agua-d...on-fil-120.html

 

http://www.sera.de/index.php?id=835&L=5

 

Depois digam-me, se realmente este filtro neste momento é suficiente para o meu aquário de 80x30x45 !!

 

Aguardo as vossas opiniões...

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Venho dar noticias...

 

Não são boas...os nitritos nao há volta a dar... continuam no maximo e nao baixam de maneira nenhuma..

 

Comprei hoje o teste da amónia para ver como estava.. e está pelo menos com 0,5 (cor verde) com algum tom amarelado... mas é verde! Ou seja nao está bem.. porque devia estar a 0.

 

Nao sei mais o que fazer e tou tentado a desmontar tudo, retirar tudo e voltar a reconstruir com substracto novo aproveitando a akadama claro.. nao sei mais o que fazer porque tanto o NO2, NH4/NH3 estão ambos altos e nao há meio de baixar... eu bem adiciono nitrivec da sera para baixar...mas nada...

 

Que acham que possa ser?!?!

 

Devo demonstar o aqua?

 

Cumprimentos.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(vou responder sem ter lido todo o tópico, pelo que não sei como estás a fazer o ciclo)

 

Não tens um caudal nada fraco para o aquário em questão (700L/H), portanto, não é por aí...

 

Mas tens um problema mais grave, mas que se trata facilmente: impaciência...lol. O ciclo demora cerca de um mês...Tu começaste há 2 semanas...Tem calma, que a coisa vai lá...Ainda por cima fizeste uma TPA, o que pode ter atrasado o ciclo.

 

Espero que andes a por um floco de comida todos os dias, de forma a manter o ciclo activo e criares o máximo de bactérias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(vou responder sem ter lido todo o tópico, pelo que não sei como estás a fazer o ciclo)

 

Não tens um caudal nada fraco para o aquário em questão (700L/H), portanto, não é por aí...

 

Mas tens um problema mais grave, mas que se trata facilmente: impaciência...lol. O ciclo demora cerca de um mês...Tu começaste há 2 semanas...Tem calma, que a coisa vai lá...Ainda por cima fizeste uma TPA, o que pode ter atrasado o ciclo.

 

Espero que andes a por um floco de comida todos os dias, de forma a manter o ciclo activo e criares o máximo de bactérias...

 

Realmente sou um bocado impaciente neste aspecto , talvez seja disso , certo? Tenho que deixar assentar as coisas...

 

Nao, eu realmente nao tenho posto flocos de comida , é isso ?

 

Pensei que metendo o nitrivec e o aquatan para acondicionar a água bastasse, porque os flocos é para quem recorre ao método de não usar quimicos.... então pronto a cada dia ke passa irei por então uma folha por dia...

 

Ja meti uma ou duas vezes penso eu, e o que noto eh que ficam todas no fundo do aquário..

 

Vou começar a fazer isso então.

 

Obrigado aos dois..

 

Espero que isto do flocos e o TEMPO vá ao lugar, ando deserto para meter vida no aquário e nunca mais ;)

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(vou responder sem ter lido todo o tópico, pelo que não sei como estás a fazer o ciclo)

 

Não tens um caudal nada fraco para o aquário em questão (700L/H), portanto, não é por aí...

 

Mas tens um problema mais grave, mas que se trata facilmente: impaciência...lol. O ciclo demora cerca de um mês...Tu começaste há 2 semanas...Tem calma, que a coisa vai lá...Ainda por cima fizeste uma TPA, o que pode ter atrasado o ciclo.

 

Espero que andes a por um floco de comida todos os dias, de forma a manter o ciclo activo e criares o máximo de bactérias...

 

Quando te referes ao facto de ter feito uma TPA , atrasei o ciclo.. então parto do principio que nao devo fazer TPA's, visto nao ter peixes ainda no aquário... é isso?

Na loja onde costumo ir, falei nos valores que tinha de nitritos e aconselharam logo a fazer TPA cerca de 20% da água do aquario todas as semanas... foi o que fiz na quarta feira...

 

Já nao percebo nada então.. :)

 

Sei que as plantas precisam de olieog "qualquer coisa" já nao recordo no nome em concreto, e para isso só resolvendo com TPA's, tou num impasse, com practicamente 2 semanas e poucos dias de ciclo e na dúvida se devo ou nao fazer TPA's semanais e adicionar parcialmente nitrivec aquando da muda de água...

Espero que me possam elucidar sobre o assunto , porque leio umas coisas e dizem outras e eu fico completamente sem saber o que fazer neste momento..

A questão dos flocos de 1 por dia para criar bacterias é necessário usando o nitrivec na mesma?

Espero que me possam ajudar a explicarem-me de uma forma concreta e precisa ;)

 

Agora deixo uma foto do aspecto geral do aquário que por acaso, venho a notar que a água está bastante límpida e bastante nitída... nao sei se é bom sinal senão....

 

Espero que gostem , e comentem ssf ;)

 

img0092zl.jpg

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém para ajudar no que referi no post anterior?

 

Espero que alguem me ajude...

 

Hoje comprei mais duas plantas que sinceramente me esqueci de perguntar o seu nome, se me puderem ajudar agradecia.

 

Ficam as fotos para verem...

 

img0097fl.jpg

 

img0099b.jpg

 

img0098aj.jpg

 

Espero que me possam dizer o nomes destas plantas para puder me informar mais ao pormenor sobre elas, e me ajudarem sobre a minha duvida no post anterior.

 

Obrigado a todos :coffee:

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tens a certeza que podes mergulhar o termóstato todo?

 

Tens de ver nas instruções.

 

Normalmente mete-se ao alto.

 

Numa ponta o termóstato na outra o termómetro.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho visto varios aquários com ele submerso e acho que nao existe problema, mas no meu caso eu fi-lo porque as tampas do aquário em cima batem com o termostato ao alto e nao delimita o limite de água onde diz no termostato, quando tiver a calha de iluminação suspensa, ja o irei por na vertical :P

 

Em relação ás minhas duvidas, ninguem me pode dar uma ajuda?!

 

Cumprimentos,

 

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando te referes ao facto de ter feito uma TPA , atrasei o ciclo.. então parto do principio que nao devo fazer TPA's, visto nao ter peixes ainda no aquário... é isso?

Na loja onde costumo ir, falei nos valores que tinha de nitritos e aconselharam logo a fazer TPA cerca de 20% da água do aquario todas as semanas... foi o que fiz na quarta feira...

 

Já nao percebo nada então.. ;)

 

Sei que as plantas precisam de olieog "qualquer coisa" já nao recordo no nome em concreto, e para isso só resolvendo com TPA's, tou num impasse, com practicamente 2 semanas e poucos dias de ciclo e na dúvida se devo ou nao fazer TPA's semanais e adicionar parcialmente nitrivec aquando da muda de água...

Espero que me possam elucidar sobre o assunto , porque leio umas coisas e dizem outras e eu fico completamente sem saber o que fazer neste momento..

A questão dos flocos de 1 por dia para criar bacterias é necessário usando o nitrivec na mesma?

Espero que me possam ajudar a explicarem-me de uma forma concreta e precisa :animal_fish:

 

Agora deixo uma foto do aspecto geral do aquário que por acaso, venho a notar que a água está bastante límpida e bastante nitída... nao sei se é bom sinal senão....

 

Espero que gostem , e comentem ssf banana rock

 

img0103j.jpg

 

Neste momento, está mesmo com mostra a foto... espero é que me possam ajudar no que postei anteriormente.

 

Aguardo ajudas..

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta com bom aspecto. :animal_fish:

 

Agora faz os testes outra vez.

 

Metes-te bactérias, acho que não precisas de meter flocos de comida.

 

 

Trocas de água – TPAs:

 

Tpa's, Ajudem...Aconselhem...Partilhem experiencias...

 

 

Tpa's Assistidas, Manualmente icon_;).gif

 

 

Como mudar a água do aquário?

 

 

Arranque de um novo aquário:

 

Ciclo da água

Ciclo da água

 

 

Início do ciclo do azoto

 

 

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à planta com tons vermelhos, é uma Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia). Requer alguma luz. A outra, eu tenho, mas nunca fixei o nome, não sei porquê. Não vi bem como a tens colocada, mas não é uma planta de enterrar. Vai ao site da Tropica que tens lá muita informação sobre as plantas. Vê os videos que dão muitas dicas.

Não metas o termómetro no vidro da frente. Eu acho que é mais uma coisa a estragar a visão principal do aquário.

 

Quando se tem os nitritos altos, deve-se fazer uma TPA. Mas é quando o ciclo já estiver acabado. Enquanto o ciclo estiver a decorrer, não se deve fazer TPAs, de forma a que as bactérias não se percam. Nesta altura, não faz mal nenhum sujar o aquário, é esse o objectivo do ciclo. Acho que deves continuar a colocar comida, mesmo utilizando o nitrivec. Apenas crias mais bactérias, o que não tem mal nenhum...Depois dos nitritos baixarem até zero e os nitratos baixarem para níveis menos perigosos, podes colocar o primeiro peixito (tem que ser resistente)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda dos dois, sim neste momento vou deixar o aquário repousar mesmo estas 2 semanas que faltam para completar um mês de ciclo e depois aí sim , faço novamente os testes a tudo no aquário e à água da rede, para puder demonstrar aqui os valores de cada uma e o que devo fazer para melhorar se alguma coisa estiver errada.

 

Tenho à agradecer a vossa ajuda, e cada vez estou mais com o bixinho.. neste momento só penso em comprar um de 150cm, porque ai tenho espaço à vontade...eheheh!

 

Mas não, vou me deixar por enquanto com o que tenho e ver como resulta tudo, espero que me possam ajudar em tudo...

No inicio do mês devo receber a calha de iluminação e só depois irei tentar me aventurar no CO2 caseiro, a ver como me saiu.. mas antes disto tudo quero estabilizar a água.. porque quero meter um peixinho ou outro e que ele dure e dure :whocares:

 

 

Cumprimentos,

 

Rodolfo Rodrigues

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do CO2, pode bem esperar.

 

Olha eu realmente não costumo (bato na madeira) ter grandes problemas a manter a água, não sou a melhor pessoa para ajudar. Hoje fui fazer um TPA aos meus aquários, e com grande espanto a água do grande estava com muito bons valores. Mas também é certo que estava a cheio de plantas flutuantes e outras plantas normais e as plantas ajudam muito a equilibrar a água, minha opinião. O dos camarões nem vi, estava a precisar de água nova.

 

Não andes para aí a meter muito fertilizante líquido.

 

Se morasses mais perto era bem mais fácil.

 

Não desanimes já estiveste bem mais longe.

 

Só por curiosidades esse teu filtro interno tem o que lá dentro? Metes-te alguma coisa para as bactérias se fixarem?

 

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já te disse ou outra pessoa, mas é preferível estar repetido do que não estar: durante o tempo do ciclo deves colocar comida todos os dias, de forma a manteres o ciclo a funcionar como deve ser...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do CO2, pode bem esperar.

 

Olha eu realmente não costumo (bato na madeira) ter grandes problemas a manter a água, não sou a melhor pessoa para ajudar. Hoje fui fazer um TPA aos meus aquários, e com grande espanto a água do grande estava com muito bons valores. Mas também é certo que estava a cheio de plantas flutuantes e outras plantas normais e as plantas ajudam muito a equilibrar a água, minha opinião. O dos camarões nem vi, estava a precisar de água nova.

 

Não andes para aí a meter muito fertilizante líquido.

 

Se morasses mais perto era bem mais fácil.

 

Não desanimes já estiveste bem mais longe.

 

Só por curiosidades esse teu filtro interno tem o que lá dentro? Metes-te alguma coisa para as bactérias se fixarem?

 

cumps

Susana

 

 

Nao, o fertilizante liquido deixei de por.. porque reparo que as plantas tão com outra cor e já nao têm manchas amarelas nem buracos o que acho que é bom sinal.. por isso parei com a fertilização liquida da sera que tenho..

Realmente também gosto é de ver um aquário com bastantes plantas... fica logo com outro aspecto. bigsmile

Neste momento ja fiz uma pequena alteração no layout.. no que diz respeito à posição do tronco.. acho que está mais engraçado agora...Vou tirar melhores fotos com uma máquina de qualidade para mostrar com clareza como ele está..

 

Em relação aos materias que o filtro tem, é dividido em três partes... de baixo para cima segue-se:

Esponja filtrante preta ; Carvão Activo ; e Materiais Ceramicos um pouco maiores do que vinham com o filtro (na loja disseram que era bem melhor para as bacterias se fixarem...

 

Só tenho uma dúvida..tenho lido pelo fórum que o Carvão nao se deve deixar mais que um mês no filtro, é verdade?

Se sim, o que posso meter no meio do filtro sem ser o carvão? Turfa? :D

 

Aguardo sugestões, se estou errado ou certo quanto à situação do carvão

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já te disse ou outra pessoa, mas é preferível estar repetido do que não estar: durante o tempo do ciclo deves colocar comida todos os dias, de forma a manteres o ciclo a funcionar como deve ser...

 

Sim , tenho estado a por um floco por dia no aquário mesmo com a introdução no inicio do nitrivec, tenho estado a fazer o que mandam bigsmile

 

A ver vamos \o/

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activado aconselha-se a estar no aquário quando acabas de fazer um tratamento aos peixes e queres retirar os vestígios de medicamentos, ou quando tens alguma coisa a tingir a água...Acho (espero que alguém possa confirmar ou negar), que também pode ajudar para baixar a amónia...Podes retirar e colocar cerâmicas, por exemplo. A turfa pode colorir um pouco a água e baixar o pH (não sei se é o pretendido ou não).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activado aconselha-se a estar no aquário quando acabas de fazer um tratamento aos peixes e queres retirar os vestígios de medicamentos, ou quando tens alguma coisa a tingir a água...Acho (espero que alguém possa confirmar ou negar), que também pode ajudar para baixar a amónia...Podes retirar e colocar cerâmicas, por exemplo. A turfa pode colorir um pouco a água e baixar o pH (não sei se é o pretendido ou não).

 

Sim a minha intenção é usar a turfa para baixar o pH , porque o tenho entre 7.5 a 7.8 possivelmente... com o teste da SERA deu um verde a tombar para o azul , mas em constraste com a água da rede que é claramente de 8.0 já se nota a diferença :)

 

Se não o fizer, uso o carvão por um mês e retiro e penso meter turfa ou mesmo as ceramicas como me aconselhaste...

 

Espero que mais pessoas me possam ajudar e dar as vossas opiniões para o melhoramento do mesmo :dance:

 

Cumprimentos a todos.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rodolfo,

 

Devias ter no filtro lã de vidro, uma coisa que quase parece algodão branca.

 

Agora não te faz muita diferença, mas ajuda muito a limpar as impurezas do aquário. Isso devias meter sempre.

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.