Início do ciclo do azoto


Joao Cunha

Recommended Posts

Pois bem, tenho o aquário já montado. Só me falta plantar o que vou la meter e colocar mais uma pedrita.

 

Tenho a água ainda muito suja devido a poeiras da areia fértil que coloquei mas estas vão-se depositando lentamente no fundo (lá para amanhã à tarde já devo ter visibilidade suficiente para plantar).

 

Disseram-me para não ligar o filtro enquanto a água não estivesse mais ou menos nítida porque pôr o filtro a limpar esta poeirada toda era esforço a mais para ele e podia causar danos nas limpezas seguintes já com os habitantes lá dentro. Eu acreditei, e assim o fiz. Tenho o filtro desligado e estou à espera que aquilo fique mais limpo.

 

Amanhã vou comprar as ditas plantinhas e vou começar a jardinagem.

 

Ainda não coloquei produtos de tratamento de água porque tenho o filtro desligado.

 

A questão que coloco é a seguinte:

 

Como não tenho o filtro ligado e a água ainda está muito suja, devo esperar que a sujidade despareça um pouco mais e só depois ligo o filtro e coloco os produtos de tratamento de água (Sera Aqutan e Sera Nitrivec)?

 

Depois de os colocar, passado quanto tempo de funcionamento é que devo colocar uma Corydora para ajudar no ciclo?

 

Quanto às TPA's, quantas devo fazer por semana num aquário novo como este de 55L brutos e 40L práticos? A limpeza com aspirador deverei fazer de quanto em quanto tempo?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui, tantas dúvidas...e todas tão facilmente respondidas apenas com uma pesquisa aqui http://www.aquariofilia.net/forum/search.php e escrevendo ciclo do azoto...ou manutenção...

 

Mas pronto, como estou a trabalhar a esta hora, tá tudo sossegado e tou com vontade de escrever, tás cheio de sorte... :wink::evil::evil:

 

Planta o que quiseres e coloca lá a pedra que queres pôr.

 

Coloca carvão activado no filtro (nem sequer disseste que filtro tinhas) e liga o filtro. Ao fim de 2 semanas, tira o carvão.

 

Abre o filtro e limpa-o 1 vez por semana. Convém ser aquando da TPA e assim usas a água que tiraste do áqua para o limpar.

 

Coloca o Sera Nitrivec. Poupa o Aquatan, sem peixes, num precisas. O aquário estando aberto, o cloro evapora naturalmente. Quando tiveres peixes, ou deixas a água nova a repousar uns dias, ou atiras para o áqua a água e o Aquatan.

 

Deixa o aqua sem peixes aí umas 2 semanas e vai pondo doses minimas de comida todos os dias, para ajudar ao ciclo.

 

Ao fim das 2 semanas, atira lá para dentro um Pleco ou um Ancistro. São bem resistentes.

 

Deixa passar 1 mês só com um peixe lá dentro, depois vais pondo peixes aos poucos, assim 1 ou 2 por semana, para a colónia de bactérias ter tempo de se equilibrar.

 

Corydoras são peixes de cardume, no minimo, 4 por aqua. No teu caso, morriam em pouco tempo se as usasses para ciclar. Se quiseres, coloca-as daqui a 1 mês.

 

A limpeza com aspirador/sifão deves fazer aquando das TPA's, 1 vez por semana. Usas o sifão para limpar o fundo e ao mesmo tempo retirar 10% de água. Ou aspiras e depois retiras 10% de água.

 

Segue a regra: 1 cm de peixe adulto por litro de água.

 

 

 

Eu sei o que custa ter um áqua vazio ou apenas com plantas, tive o meu de 150cm na sala, quase 1 mês sem peixes, 1 mês com um ancistru e apenas a semana passada coloquei 6 peixes que retirei do meu aqua de 60 cm, para ajudarem ao ciclo, depois de ter feito um monte de testes à água, a ver se era seguro. Daqui a algumas semanas, voltam para onde estavam e vou comprar novos habitantes.

 

Mas acredita, é melhor teres calma agora do que depois andares aqui a criar posts a dizer que tens peixes doentes ou a morrerem como tordos, por teres sido apressado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é o FLUVAL Internal Power Filter 3plus, de 6W e faz 700L/h.

 

Então vou seguir os passos do krushandkill. Vou tratar de ir comprar as plantas e a pedra e vou meter tudo la dentro. Depois, ligo o filtro mas vou pegar numa meia de vidro de senhora, meto carvão, entalo entre as duas placas do filtro e ligo aquilo. Coloco o Sera Nitrivec e o Aqutan e depois de duas semanas tiro a meia com o carvão. Duas semanas não é demasiado para o carvão? Já não perdeu o efeito nessa altura? Após isto meto um peixe resistente lá dentro e dou-lhe de comer as quantidades normais de comidas para ele? 2 flocos por peixe?

De qualquer forma, depois vou tratar de fazer uma TPA por semana e lavo o filtro com água que retiro do aquário. Quanto tiro de água? 25%?

 

O que consideras doses mínimas de comida? 1 floco por dia? Não se vai depositar no fundo e ficar lá a fazer sujidade?

 

PS: O Nitrivec e o Aqutan têm um período no início em que se vai adiciando uma quantidade fixa por dia. Passado esse período colocam-se apenas aquando as TPA's. Faço o mesmo mesmo sem os peixes correcto? Coloco-os quando fizer as TPA's por semana certo?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tu ao menos leste tudo o que escrevi??? É que fazes perguntas que já respondi no meu testamento...vamos lá outra vez:

 

O filtro é o FLUVAL Internal Power Filter 3plus, de 6W e faz 700L/h.

Então vou seguir os passos do krushandkill. Vou tratar de ir comprar as plantas e a pedra e vou meter tudo la dentro. Depois, ligo o filtro mas vou pegar numa meia de vidro de senhora, meto carvão, entalo entre as duas placas do filtro e ligo aquilo. Coloco o Sera Nitrivec e o Aqutan e depois de duas semanas tiro a meia com o carvão. Duas semanas não é demasiado para o carvão? Já não perdeu o efeito nessa altura?

---- não te preocupes, aquilo tem um prazo de uso de 2 ou 3 meses, diz na caixa. O resto, tudo certo. Mas escusas de pôr o carvão dentro de uma meia, aquilo vem dentro de uma rede própria, é só passar por água da torneira para tirar algum pó mais solto e está pronto a usar.

 

Após isto meto um peixe resistente lá dentro e dou-lhe de comer as quantidades normais de comidas para ele? 2 flocos por peixe?

--- depende se o peixe fôr comilão. O ideal é dar uma quantidade que o peixe possa comer em 2 minutos. Para 1 peixe, dás pouquinho. 2 flocos grandes ou uns 6 pequenos, depende do bicho. Mas não fales em numero de flocos, pensa em dar-lhe comida que o peixe vá comer num instante, mas tem de ser pouco, não queiras matá-lo por excesso de comida.

 

 

De qualquer forma, depois vou tratar de fazer uma TPA por semana e lavo o filtro com água que retiro do aquário. Quanto tiro de água? 25%? ---

Tiras 10%. No teu caso, 4 lt. Se retirares um garrafão de 5lt, também num é grave. É que 4 lt é dificil de medir. Eu uso um daqueles baldes da esfregona, tem uma escala. Colei uma fita cola na zona da escala dos 5 lt, nunca falho.

 

 

O que consideras doses mínimas de comida? 1 floco por dia? Não se vai depositar no fundo e ficar lá a fazer sujidade?

--- Vai, mas as bactérias dão conta dela. Acaba por se transformar em adubo para as plantas. Faz como se estivesses a alimentar um peixe, com pouca comida. Se puseres demais, tens picos de nitratos (como já te explicaram num outro post teu)...

 

 

 

PS: O Nitrivec e o Aqutan têm um período no início em que se vai adiciando uma quantidade fixa por dia. Passado esse período colocam-se apenas aquando as TPA's. Faço o mesmo mesmo sem os peixes correcto? Coloco-os quando fizer as TPA's por semana certo?

---- Exacto, mas podes poupar no aquatan, sem peixes não é preciso. O Nitrivec, se leres a embalagem, vem lá explicado que aquilo é um liquido com bactérias benéficas. Ao seguires as doses que vem escrito na embalagem, estás a criar a colónia de bactérias que vai estabilizar o teu aquário e a prepará-lo para receber e manter peixes.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Excelente! Obrigado pela tua perda de tempo krushandkill.

 

Só mais uma pequena coisa. Os 4L/10% de água que retiro por semana será só durante o prazo em que estou a preparar o aquário para os habitantes ou vou continuar a fazer a mudança desta quantidade de água todas as semanas? Ou quando tiver os peixes lá dentro devo de fazer mais? Como por exemplo 25%.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as semanas. Vai-te habituando à ideia. :twisted:

No dia em que tiveres de fazer uma TPA de mais de 10%, é porque fizeste uma asneira muito grande, ou tens um problema grave no aqua e tens de o resolver. Não queiras chegar a esse ponto.

 

Aproveita e coloca este link nos favoritos do teu browseerr internet:

http://faq.thekrib.com/pt/

 

Tem tudo e mais alguma coisa que possas pensar sobre aquas. Já te dá uma boa ajuda e tira-te muitas dúvidas que tenhas ou que te possam aparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as semanas. Vai-te habituando à ideia. :wink:  

No dia em que tiveres de fazer uma TPA de mais de 10%, é porque fizeste uma asneira muito grande, ou tens um problema grave no aqua e tens de o resolver. Não queiras chegar a esse ponto.

 

Olá!

 

Qual o mal de fazer tpa's de 20%? eu faço-as vai para 3 anos 2 a 3 vezes por semana e até agora tudo vai bem nos meus aquarios. como se trata de 60 litros de água num volume de 300 nem me preocupo em aquecê-la e não uso nada de quimicos para acondicionar! nitritos 0,05 ppm e nitratos a 5 ppm que é aquilo que a torneira fornece...

 

Conclusão: tpa's de 20% não implicam ter feito asneira, quanto muito evitam o acumular de amonia/NO2/NO3 no áqua...

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o aquário com 40L de água lá dentro. O meu filtro, o qual já indiquei o modelo, diz na caixa que faz 700L/h.

 

Já tenho o aquário cheio com as plantas bem plantadas julgo eu. Mas agora que a poeira já assentou, a água mantém-se bastante turva, mesmo com o carvão no filtro e já está a filtrar à cerca de 2 horas.

 

É normal um filtro tão potente para esta litragem demorar tanto tempo a limpar-me o aquário?

 

PS: O meu medo disto tudo é que a água nestas condições se estrague e traga problemas para as plantas.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as semanas. Vai-te habituando à ideia. :wink:  

No dia em que tiveres de fazer uma TPA de mais de 10%, é porque fizeste uma asneira muito grande, ou tens um problema grave no aqua e tens de o resolver. Não queiras chegar a esse ponto.

 

Olá!

 

Qual o mal de fazer tpa's de 20%? eu faço-as vai para 3 anos 2 a 3 vezes por semana e até agora tudo vai bem nos meus aquarios. como se trata de 60 litros de água num volume de 300 nem me preocupo em aquecê-la e não uso nada de quimicos para acondicionar! nitritos 0,05 ppm e nitratos a 5 ppm que é aquilo que a torneira fornece...

 

Conclusão: tpa's de 20% não implicam ter feito asneira, quanto muito evitam o acumular de amonia/NO2/NO3 no áqua...

 

abraços

 

Se calhar no meu post faltaram as palavras "no teu caso"...reparaste no volume do aqua do jnc? "Quanto às TPA's, quantas devo fazer por semana num aquário novo como este de 55L brutos e 40L práticos?"...--- pouca água, logo, mais do que 10% de TPA, as variáveis iam ser muitas e se ele fizer uma TPA de 20%, ia tirar metade da água do aqua. Assim, se ele alguma vez tirar um volume maior do que 10%, ou foi por ter feito uma asneira, ou tem um problema grave no aqua e fez isso para resolver (nitratos a mais, doença, temperatura da água, virou um frasco de comida)...:wink:

 

 

jnc, não te preocupes, isso melhora. Pode demorar uns dias a ficar cristalina. Não faz mal nenhum às plantas a poeira na água. A ideia da ciclagem, filtragem, bacterias, TPA's é que a água se "estrague" mesmo. Ou melhor, que envelheça. É sinal que o aqua está estabilizado.

Tens de aprender a ter paciência, senão vais fazer alguma asneira, do tipo comprar e atirar para o aqua 20 peixes de uma vez... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se calhar no meu post faltaram as palavras "no teu caso"...reparaste no volume do aqua do jnc? "Quanto às TPA's, quantas devo fazer por semana num aquário novo como este de 55L brutos e 40L práticos?"...--- pouca água, logo, mais do que 10% de TPA, as variáveis iam ser muitas e se ele fizer uma TPA de 20%, ia tirar metade da água do aqua. Assim, se ele alguma vez tirar um volume maior do que 10%, ou foi por ter feito uma asneira, ou tem um problema grave no aqua e fez isso para resolver (nitratos a mais, doença, temperatura da água, virou um frasco de comida)...:wink:  

 

 

 

Olá!

 

Continuo a discordar, 20% de 300 litros ou de 40 litros, continua a ser 20%. Não está em causa litros mas sim percentagem!

 

No volume dado, 20% são 8 litros, 1 balde! o que em termos práticos torna-se fácil acondicionar! uma pedra difusora lá dentro, um termostacto para aquecer e 24 horas depois aquário com ela! Atenção que num volume pequeno as variações de temperatura podem se fazer sentir muito mais que num volume grande.

 

Quanto à "poeira", esta acabará por desaparecer e tal como o membro krushandkill disse acerca da paciência, ela é o segredo da aquariofilia...

 

 

Abraços

 

p.s. atenção à manutenção do filtro! normalmente o pessoal tende a pensar que o filtro se limpa sozinho... hehehehehehehe

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

Só um pormenor... um Pleco nesse aquário é demais!

Os plecos crescem muito, e em 40L dentro em breve vais ter que procurar nova casa para ele. É que o bicho cresce muito mesmo!

 

Embora seja um peixe que até simpatizo, mas nunca comprei pelas dimensões que atinge (20 a 30Cm)

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já passou uma semana e três dias e os nitratos continuam bastante elevados!

 

Tenho posto o Sera Nitrivec e o Sera Aqutan nas proporções certas. Já fiz a TPA e retirei os 4L que o krushandkill me aconselhou.

Tenho as plantas todas em ordem, bem plantadas e a crescer bem. O filtro também esta a filtrar bem porque a água já está completamente cristalina.

 

É natural ao fim de uma semana e três dias ainda ter o pH a 8-8,5 e os nitratos a 40mg/L (vermelho-escuro)?

 

Só para a próxima quarta-feira é que faz duas semanas que o tenho montado e é aí que vou por o Ancistro lá dentro.

 

Mas o meu medo é mesmo o nível de pH e dos nitratos. Ao fim deste tempo é normal estes valores?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

A unica forma eficaz que conheço para baixar nitratos é com troca de água frequentes. Mas se ainda não ha nada no aquario é um pouco estranho os nitratos estarem tão altos!

No meu comunitario de 120L com bastantes peixes precisa de 3 semanas sensivelmente para chegar a esses valores de nitratos!

Alguma coisa no aquario deve estar a fazer isso! materia organica em algum lado em decomposição??

O PH também me parece bastante elevado, e não me lembro de alguem em algum ponto do país dizer que o PH da torneira tinha esses valores!

Se da torneira não sai com esses valores, só pode ser o aquário a fazer subir o PH.

Não está nada la dentro de origem calcária? rochas ou areão?

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O PH também me parece bastante elevado, e não me lembro de alguem em algum ponto do país dizer que o PH da torneira tinha esses valores!

 

Olá

 

eu vivo em Setubal e nas minhas torneiras a água sai com um ph de 8!

 

Já agora e segundo o gráfico extraido no http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle

 

 

n-cycle.gif

 

o 1º pico de nitratos irá ocorrer entre a 2ª e a 6ª semana da montagem

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira-me que andaste a pôr comida a mais no aqua...não te desleixes nas tpa's, se fôr preciso, faz 2 vezes por semana e coloca menos comida ou pára mesmo de colocar.

Com o ancistru ou outro resistente, isso vai ao sitio. O ph está alto, mas ao ciclar o aqua, é normal. A água da minha torneira sai a 8, mas nos meus aquas está a 7.0. :wink:

Com peixes, plantas e um tronco (mais tarde até podes colocar CO2), isso vai baixando aos poucos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem por isso. Tenho posto 1 floco de comida por dia. Faço uma TPA por semana onde lavo o filtro com os 4L de água que tiro do aquário e coloco os novos 4L com o respectivo tratamento de Aqutan e Nitrivec.

 

Não vejo o que possa estar a fazer de mal :(! Mudei de aquário e meti plantas naturais a ver se arrumava com o sofrimento dos peixes e mesmo assim vejo as coisas a darem para o torto.

 

Não tenho sorte nenhuma :wink:.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma camarada, muita calma...estás a fazer tudo bem então, é só esperares...

Tens posto as doses certas de Nitrivec? Guardas a garrafa de Nitrivec no frigorifico? Se sim a tudo, basta esperares então.

 

Eu sei que custa olhar para um aqua sem peixes, eu tive quase 2 meses um aqua de 150cm, na sala, sem água, enquanto estava a preparar tudo, a ler tudo o que podia aqui e a ganhar experiencia com os outros 2 de 60cm que tenho.

Esse aqua maior passou 1 mês sem peixes, apenas plantas, pedras e um tronco. Passou outro mês apenas com 1 ancistru. Mas agora tenho lá 5 neons e 1 molly preta (daqui a umas semanas saiem), o ancistru, muitos caracois e caramujos, 2 Ottocinclus, 2 Botias palhaço(entraram na semana passada) e coloquei hoje 2 Kribensis. Até agora, com muita calma e paciência, está tudo a correr bem:wink:

 

Se quando puseres o ancistru, passarem 2 semanas e os nitratos estiverem altissimos, pedes ajuda. Depois pode-se começar a tentar descobrir o que se passa ainda e sendo necessário, de certeza que não hão-de faltar pessoas por aqui dispostas a fazer uma vistoria in loco com uma visita ao teu aqua...tendo lanche, voluntario-me já! :wink:

 

EDIT: que areia fértil é essa que puseste no aqua? Já agora, coloca o Setup completo do aqua. E fotos, consegues tirar e depois colocar aqui?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups. Só não guardo a garrafa (pequena) de Nitrivec no frigorífico :wink:.

 

Quanto às doses do mesmo, tenho posto as correctas. Dizia que era até ao sétimo dia para colocar uma certa quantidade por dia e assim o fiz. Agora só acrescento mais nas TPA's e tendo em conta que são de 4L, o que se acrescenta dele é muito pouco mesmo.

 

Custa-me ver o aquário assim mas como tinha os peixes no antigo a sofrer com uma cambada de nitratos, vê-lo de novo a valores tão elevados deixa-me triste porque só queria dar um bom habitat aos peixes.

 

No que diz respeito à areia fértil, era uma que estava metida num aquário do balcão da Ornimundo e o rapaz, que me dá a entender ser o que percebe mais de peixes lá, disse que não era necessário substracto para se meter lá plantas. Segundo ele, a areia é muito rica em ferro.

 

Deixarei aqui o setup assim que tirar as fotografias para que as possa meter para vocês verem.

 

PS: Visita in loco por mim tudo bem. Eu faço o lanche :lol:.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups. Só não guardo a garrafa (pequena) de Nitrivec no frigorífico surprised.

 

Não leste a embalagem...aquilo são bactérias num líquido, numa garrafa fechada e isolada do ar (reparaste que vem bem fechadinha?)...como é que fazes com antibioticos liquidos? Frigorifico, certo? ;)

Ainda devem estar vivas...espero! Também, daqui a pouco acaba e compras outra.

 

Nas 2 semanas, ancistru lá para dentro. Mais 2 semanas e vês se isso não fica melhor. Não te desleixes nas TPA's e limpeza do filtro. Uma sinfonagem do areão de vez em quando, para remover lixo depositado e apanhar à mão as folhas soltas ou mortas.

 

Suponho que a areia seja a Floraplant...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia não tinha nome. Vinha num saco transparente. A verdade é que eles têm lá muitas plantas metidas nisto, sem substracto, e elas aguentam-se nas perfeições.

 

As minhas também vão andando bem. De vez em quando lá aparece uma folhita morta mas de resto está tudo ok.

Não me disseram para usar nenhum produto para tratar as plantas. Fui informado que a areia só por si era mais que suficiente para manter as plantas saudáveis. É verdade? Confio mais em vocês do que na palavras deles :twisted:.

 

Amanhã o Ancistru salta lá para dentro.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso depende das plantas que tens..... mas acho que devias informar te sobre as plantas que tens no site www.tropica.com . se quiseres utiliza um fertilizante liquido (tropica master grow) pois vais estar a dar-lhe os elementos necessários para o seu crecimento saudavel como ferro, magnesio, manganes,zinco, etc . Pois as plantas podem aguentar-se pelo menos um mes só das suas reservas e passado esse tempo começam a morrer.........informa te com os senhores da naturline , loja especializada em aquariofilia e plantas vai ao site www.naturline.pt ou então poês um tópico aqui no forum na secção da naturline....

 

 

UM ABRAÇO JOAO

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei agora de fazer a minha segunda TPA no aquário novo. Retirei 4L de água, com os quais fiz os testes (já saberão os resultados à frente) e lavei o filtro (também vos vou mostrar o aspecto do filtro mesmo depois de lavado).

 

Como tinham pedido, tenho aqui umas fotos do aspecto do meu aquário.

 

Setup:

 

:shock: Aquário Juwel 60L teóricos / 40L reais;

:( FLUVAL Internal Power Filter 3plus, de 6W e faz 700L/h;

:D Areia castanha, fértil, da qual desconheço a marca;

:D Termostato da FULVAL também mas não sei a potência porque deitei a caixa dele ao lixo :?;

:D 1 Lâmpada Power-Glo 15W (segundo a caixa, favorece o crecimento das plantas);

:P Quanto às plantas, não vos sei dizer os nomes delas.

 

Fotos:

 

dsc007672tf.th.jpg

 

dsc007709dg.th.jpg

 

Que acham do meu aquário? Feio? Alguma coisa lá dentro que não deveria estar?

 

Vou-vos agora mostrar o que fui observando enquanto fazia a TPA.

Comecei por limpar o filtro com os 4L de água que retirei e o resultado foi este:

 

dsc007765vs.th.jpg

 

Aquelas manchas amareladas nos cantos são mau sinal?

 

Seguidamente fiz os teste à agua e o resultado a nível de nitratos foi catastrófico como da última vez. 40mg/L! Não pode ser normal. Tenho colocado as quantidade correctas de SERA Nitrivec e de SERA Aqutan mas mesmo assim, após duas semanas de ciclagem ainda apresenta níveis elevadíssimos de nitratos!

 

No frasco do SERA Nitrivec diz que em caso de nitratos elevados, deve-se adicionar 50ml por cada 100L de água. Ainda não o fiz porque o krushandkill disse para esperar agora duas semanas com o Ancistrus lá dentro.

 

Vejam vocês mesmos os resultados dos testes que fiz:

 

dsc007744jb.th.jpg

 

Elevado não?

 

Outra coisa que vos queria mostrar é o caule de uma planta bastante frágil, da qual não sei o nome:

 

dsc007736lj.th.jpg

 

Qual poderá ser o problema dela?

 

Muito bem, disse o que podia e sabia sobre o meu aquário. Segui as regras do krushandkill à risca e como dito, hoje é dia de meter lá o Ancistrus. Já adicionei os produtos aos 4L de água nova e vou agora passar para lá para dentro o bichinho.

 

Abraço e obrigado a quem tem ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso tens um tronco pequeno dentro do aqua? Se não tens, arranja um, o peixito gosta de andar agarrado à madeira.

Vai indo, com calma, sem desesperos nem pressa. Vai fazendo as TPA's direitinhas, até podes fazer 2 por semana, se ao fim de uma semana com o peixito, os nitratos continuarem altos. Faz a sinfonagem do fundo.

Pouquinha comida ao bicho, de preferencia, daquelas pastilhas que se afundam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não pus nenhum tronco. Não tinha e também o aquário que tinha em mente fazer não incluia isso. Mas também acho que já não tenho espaço suficiente para isso.

Não tenho dessas pastilha :wink:. Só tenho mesmo comida em flocos.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.