Tpa's Assistidas


Recommended Posts

Boas...

 

comprei um balde de lixo de jardim de 120L (daqueles com rodinhas), uma bomba de água e mangueira e agora tenho o sistema de trocas de água facilitado. Certo que ainda tenho que carregar com dois bidons de 40 por cada TPA mas, a reposição é agora mais fácil.

 

no entanto gostaria de esclarecer uma situação:

 

no dia anterior à TPA, encho o recipiente de água e deixo-o quieto por 24h

é suficiente? devo colocar a bomba de ar a arejar a agua? estas 24h são suficientes para a evaporação do cloro?

 

obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

comprei um balde de lixo de jardim de 120L (daqueles com rodinhas), uma bomba de água e mangueira e agora tenho o sistema de trocas de água facilitado. Certo que ainda tenho que carregar com dois bidons de 40 por cada TPA mas, a reposição é agora mais fácil.

 

no entanto gostaria de esclarecer uma situação:

 

no dia anterior à TPA, encho o recipiente de água e deixo-o quieto por 24h

é suficiente? devo colocar a bomba de ar a arejar a agua? estas 24h são suficientes para a evaporação do cloro?

 

obrigado desde já

 

Olá

 

Sinceramente não sei se será suficiente as 24h, embora a superficie de evaporação seja grande.

Uma coisa é certa qq bomba de circulação ou de ar , qq coisa que mexa a agua, vai ajudar imenso.

 

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Sinceramente não sei se será suficiente as 24h, embora a superficie de evaporação seja grande.

Uma coisa é certa qq bomba de circulação ou de ar , qq coisa que mexa a agua, vai ajudar imenso.

 

Cumps

CLeitão

 

ok... obrigado... se calhar a bomba de circulação que já está lá dentro é suficiente?!

a questão é que normalmente fala-se em bombas de ar... presumo então que seja apenas por fazer movimentação de àgua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok... obrigado... se calhar a bomba de circulação que já está lá dentro é suficiente?!

a questão é que normalmente fala-se em bombas de ar... presumo então que seja apenas por fazer movimentação de àgua...

 

Pois o objectivo é eliminar o cloro, agora o que mexer mais a agua parece-me que seja o melhor.

Bombas de circulação versus bombas de ar, potencias ???, nunca mais acabava a conversa :puppydogeyes: .

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pessoalmente, utilizo um sistema idêntico ao teu. Podes ver aqui. Além de fazer movimentar a água dentro do reservatório durante algumas horas, uma de movimento, outra em repouso, isto durante 24 horas, ainda tem a vantagem de não ter de levantar o Jerrican acima do aquário, para meter a água. Basta levantar a mangueira de saída que a bomba faz o resto do serviço. Para quem faz Tpa's todos os dias, em diversos aquários, dá um jeitão e poupa muita dor de costas.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pessoalmente, utilizo um sistema idêntico ao teu. Podes ver aqui. Além de fazer movimentar a água dentro do reservatório durante algumas horas, uma de movimento, outra em repouso, isto durante 24 horas, ainda tem a vantagem de não ter de levantar o Jerrican acima do aquário, para meter a água. Basta levantar a mangueira de saída que a bomba faz o resto do serviço. Para quem faz Tpa's todos os dias, em diversos aquários, dá um jeitão e poupa muita dor de costas.

 

Cumps.

 

Davs

 

Pois... eu já reparei na diferença... :D

é que 90 Litros em cada TPA... ui... especialmente quando são aquelas de dois em dois dias... ainda não recuperaste duma e já tás a levar com outra :mrgreen:

 

de qualquer forma, reparo que a minha bomba é fraquinha... tive 30 minutos agarrado à mangueira à espera que a reposição de água acabasse :cry:

repareia ainda que, quando o nivel de água no contentor desce, a bomba pareçe que vai rebentar... muito barulho nyah akilo tem niveis minimos de agua para funcionar em condições?

 

aproveito para agradecer as respostas até agora :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de qualquer forma, reparo que a minha bomba é fraquinha... tive 30 minutos agarrado à mangueira à espera que a reposição de água acabasse :smilecolros:

repareia ainda que, quando o nivel de água no contentor desce, a bomba pareçe que vai rebentar... muito barulho :) akilo tem niveis minimos de agua para funcionar em condições?

 

Boas

 

30 minutos para 90 lts de água é mesmo muito pouco. Eu despejo 25 lts em pouco menos de 2! Se calhar a bomba faz aquele barulho que parece que vai rebentar porque está acima do nível de água do reservatório. Deve estar abaixo desse nível, para que a água entre nela por gravidade. De qualquer modo, no meu sistema, fica sempre um pouco de água que não é reposta! É a que fica na mangueira, quando no Jerrican já não há mais. Como não há água a "empurrar" a que está na mangueira, a bomba não consegue elevá-la. É sensivelmente meio litro. Desde que o Jerrican está cheio até que fica vazio, o caudal de saída é sempre o mesmo.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar a bomba faz aquele barulho que parece que vai rebentar porque está acima do nível de água do reservatório. Deve estar abaixo desse nível, para que a água entre nela por gravidade.

 

não é esse o caso... a bomba está mesmo no fundo do reservatório e permanece sempre submersa. noto é que à medida que o reservatório vai vazando, o caudal de saída vai diminuindo e o barulho vai aumentando.

 

o teu sistema pareçe-me bastante bom... a bomba que usas é de máquina de lavar? pode ser submerso? pareçe-me que seria mais rápido se optasse por uma bomba semelhante... mas também não quero levantar o substrato todo com o causal de água :smilecolros:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
não é esse o caso... a bomba está mesmo no fundo do reservatório e permanece sempre submersa. noto é que à medida que o reservatório vai vazando, o caudal de saída vai diminuindo e o barulho vai aumentando.

 

o teu sistema pareçe-me bastante bom... a bomba que usas é de máquina de lavar? pode ser submerso? pareçe-me que seria mais rápido se optasse por uma bomba semelhante... mas também não quero levantar o substrato todo com o causal de água :)

 

cumps

 

 

Boas

 

Já com algum atraso na resposta, não tenho recebido notificações de novas respostas de tópicos no fórum, quando o solicito...cá vai a dita:

 

O facto do caudal diminuir quando já tem pouca água, é normal. Há menos pressão de água! Quanto ao barulho ir aumentando, isso não percebo porquê! Alguma deficiência na bomba?

 

A bomba que uso no meu sistema é de máquina de lavar mesmo. Submersa nem pensar! Além disso como a ia colocar dentro do Jerrican sem lhe abrir mais um buraco? Apesar do caudal do meu "sistema" ser bastante forte, não levanta o substrato. Apenas temos de estar sempre a "rodar" a saída da mangueira pela superfície da água. Se estiver sempre no mesmo sítio, aí sim, levanta substrato e de que maneira. Para reduzir o caudal,sempre se pode colocar uma torneira, de a poder estrangular um pouco a saída, mas isso quanto a mim, é desnecessário.

Antes de ter optado por esta bomba, tinha a ideia de colocar uma Eheim 1262 que anda aqui por casa. Isso sim levantava substrato, arrancava plantas e toda a decoração! Parecia um Tsunami! Despejava o Jerrican de 25 litros em 27 segundos, mais décima menos décima. Além disso, pelo valor de uma Eheim 1262, compram-se umas 20 bombas iguais às que utilizo. Ficou bem mais barato!

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.