Meu 1º Aquário... ajuda é valiosa!!!


Recommended Posts

ja pedi ajuda para passarem o topico para o sitio que propuseste para alguns adminstradores/moderadores...

 

Veremos se irão responder ás minha preces... :P

 

Em relação ao nitritos elevados com o NO2 a 0,9 ROSA , nao é vermelho..

 

O que devo fazer? TPA's?

 

Ou está a decorrer o ciclo normal do aqua?

Soube pelo que tenho lido que num ciclo , existe um pico de nitritos.. espero ajudas e que o topico seja movido de forma a obter mais ajudas de pessoas mais experientes no assunto.

 

Cumprimentos, :bs_quesexclaim:

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 105
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

O que devo fazer? TPA's?

 

Penso que uma generosa tpa já te vai ajudar um bocado, aliás tpas frequentes é sempre bom quando tiveres fauna então é fundamental...

 

pH : 8 ;(

 

A meu ver este é o valor mais preocupante, visto teres plantas e akadama suponho que não tenhas ideias de meter africanos, pois com esse ph é o recomendado...

 

Um membro ajudou-me no msn , que me disse que puderia ser a pedra difusora circular que tenho no aqua com a bombar de ar..., como a tinha posto enterrada na akadama , pode ser essa a causa de ter nitritos na água...

 

Lá no fundo ele tem a sua razão pois a difusora a mexer com o fundo levanta o lixo acumulado no fundo subindo certos valores nos quais os nitritos estão incluídos, mas visto ser uma montagem recente não deve ser por ai pois os detritos no fundo devem ser poucos ou nenhuns... Já agora acho que podes muito bem viver sem essa pedra difusora basta uma boa circulação à superfície para tirares essas bolhas artificiais que ficam tão mal...

 

O filtro será insuficiente para o aquário?Grande questão, se assim for irei ainda amanha compra um eihem externo...

 

Sem dúvida que é insuficiente, se realmente podes arranjar um externo então te digo que já devia estar montado não só pelo caudal mas pela capacidade de material filtrante e afins...

 

espero ajudas e que o topico seja movido de forma a obter mais ajudas de pessoas mais experientes no assunto.

 

Não se trata de pessoas mais experientes ou menos experientes mas sim nas secções certas, se o sub fórum diz primeiros passos certamente terá lá muita gente na tua situação e certamente alguém que já passou por isso recentemente te vai tirar essas duvidas, neste sub fórum como o nome indica o pessoal vem ver fotos e vídeos como tal vais passar ao lado de muita gente, fazendo todo o sentido é só usar a lógica senão não fazia sentido haver sub fóruns era tudo ao monte, claro que irás obter respostas aqui mas certamente irás obter menos e não te preocupes que o moderador irá mover o teu tópico é só uma questão de tempo...

 

O meu conselho é não stresses os primeiros dias de vida do aqua nem vale a pena estares a gastar testes porque vai ser desequilíbrios atrás de desequilíbrios, espera uns tempos e quando maturar ai sim tomas providências, neste hobby a paciência é fundamental portanto mantém a calma e por favor faz um favor a ti próprio e desliga essa bomba de ar que só te está a consumir luz visto teres plantas não precisas uma bomba de ar elas próprias irão fornecer esse oxigénio mas a seu tempo, mantém a calma e goza o aquário e acima de tudo diverte-te os aquários são para aliviar o stress não para aumentar...

 

cumpz

Editado por PauloAgra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualizar o tópico e a precisar de muita ajuda...

 

Por favor , peço a todos que me possam ajudar!!

 

Hoje mesmo fui á loja e comprei um KIT da SERA de testes , sendo os testes os seguintes:

 

kH , gH , NO2 & pH .

 

Valores testados hoje mesmo :

 

Kh : 6ºdkH

 

gH : 10ºdgH

 

pH : 8 ;(

 

NO2 : 5,9

 

A situação é grave mesmo, tenho o NO2, nao é vermelho... é ROSA mesmo , fiz o teste e fiquei bastante desiludido , o resto acho que está dentro do normal , visto ainda nao ter nenhuma FLORA, o PH testei a água que sai da torneira e está exactamente igual à agua do aquário.. é de 8... :bs_quesexclaim:

 

O NO2 , eh k me está a preocupar.. eu nao meti comida no aquário.. a fazer ciclo.. devia de o ter feito?Ou devia ter metido apenas um peixe para ciclar?

O filtro será insuficiente para o aquário?Grande questão, se assim for irei ainda amanha compra um eihem externo...

Deverei fazer TPAS mais frequentemente?? ainda nao o fiz desde que tenho o aquário montado que é desde a Quarta.Feira passada.Penso que nao seja muito tempo , quando eh recomendado 1 vez por semana.

Um membro ajudou-me no msn , que me disse que puderia ser a pedra difusora circular que tenho no aqua com a bombar de ar..., como a tinha posto enterrada na akadama , pode ser essa a causa de ter nitritos na água...

 

Aguardo sugestões de como devo proceder para manter o aquario pronto a ter peixes.. ainda nao é desta :P

 

Peço que me ajudem mesmo....

 

Aguardo as vossas respostas....

 

 

O problema é que neste momento está a 5.9 o NO2, incrivel como é que possa estar ou o que possa estar a causar tal situação.

Paulo obrigado pela explicações e realmente foste esclarecedor e toda a gente é da opinião de que as pedras difusoras com bombas de ar, ficam mal.. eu por acaso gosto do efeito que faz.. são gosto! ;)

Mas sim , segui o teu conselho e neste momento já se encontra desligada...

Amanha mesmo quando chegar a casa irei fazer um TPA, aconselham a fazer quanto com os valores que tenho?

o pH medi o que vem directamente da rede e é mesmo pH de 8, é exagerado.. gostaria de ter neons e peixes que provavelmente andariam num pH por volta dos 6.5 , 7!

Existe forma de contornar o pH de forma a baixar?

Ja li que a trufa no filtro pode ajudar a baixar o pH, ja li que nozes postas no aquário também têm o mesmo efeito.. produtos quimicos pelo que li para o mesmo efeito penso que não é o mais aconselhável pelo que tenho visto...

 

Aguardo futuras ajudas de como melhorar o meu aqua para ter a tão desejada FAUNA.

 

Cumprimentos ,

 

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodolfo,

 

Aqui espero que tenhas mais opiniões.

 

Já viste a data de validade do teste de ph?

 

compara o pH do teu aquário com o da torneira, mede os dois, é estranho estar tão alto, ainda mais estando montado desde quarta-feira.

 

Eu por acaso não tenho grandes chatices com o pH (bato 3X na meidra).

 

Tu metes-te o produto para baixar o pH. Será que não houve troca do produto?

 

Compra outro para mudar o pH, desta vez de outra marca.

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tinha reparado, mas descobri agora que a sera tem um laboratório online, vou esprimentar com os meus aquários.

 

Vai á página da sera:

 

sera laboratório

 

Escolhe SERA Laboratório.

 

Até podes registar-te, para ficares com a evolução.

 

São 3 Passos

Onde diz: Favor seleccionar um biótopo ou tipo de aquário, escolhe:

 

Aquário comunitário. Aparece do lado direito uma sugestão de fauna(peixes)

 

Faz seguinte - Teste Rápido

 

Favor inserir os dados de teste de água medidos no seu aquário:

 

Escreves os valores que tens dos testes.

 

Depois o programa dá te conselhos no final.

 

Espera mais um dia depois de teres parado a bomba, muda uns 15cm de altura de água e amanhã medes outra vez.

 

E podes sempre comparar os testes de pH do teu aquário e da água da torneira para teres uma ideia, não desesperes.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tinha reparado, mas descobri agora que a sera tem um laboratório online, vou esprimentar com os meus aquários.

 

Vai á página da sera:

 

sera laboratório

 

Escolhe SERA Laboratório.

 

Até podes registar-te, para ficares com a evolução.

 

São 3 Passos

Onde diz: Favor seleccionar um biótopo ou tipo de aquário, escolhe:

 

Aquário comunitário. Aparece do lado direito uma sugestão de fauna(peixes)

 

Faz seguinte - Teste Rápido

 

Favor inserir os dados de teste de água medidos no seu aquário:

 

Escreves os valores que tens dos testes.

 

Depois o programa dá te conselhos no final.

 

Espera mais um dia depois de teres parado a bomba, muda uns 15cm de altura de água e amanhã medes outra vez.

 

E podes sempre comparar os testes de pH do teu aquário e da água da torneira para teres uma ideia, não desesperes.

 

cumps

Susana

 

Sim o pH realmente está alto e medi directamente da torneira e deu exactamente a mesma cor, azul bébé , ou seja, 8 ;)

Mas o meu problema esta no NO2, que estava a 5.9 ou seja no maximo... que quer dizer que o aquario esta extremamente poluido.. nao percebo é porque, visto nao ter nenhum peixe ainda e nao meti nada que possa subir o NO2 , acho eu!!

Aguardo as vossas opiniões...

 

Acabei agora mesmo de mudar cerca de 40% da água do aquário com água da torneira... espero que amanha ja se note diferenças no NO2 e no respectivo pH da água o que nao acredito , visto o pH da torneira ser de 8 :(

 

Neste momento tirei 40% da água será necessário introduzir novamente um acondicionador de água? o Nitrivec por exemplo da SERA , que foi o que usei.. quando o montei?

 

Aguardo ajudas...

 

Cumprimentos,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém tratares a água sim.

 

Mas essa água precisa de algum produto para baixar o pH.

 

Estar poluído pode ter sido da pedra de ar, estar enterrada na akadama.

 

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém tratares a água sim.

 

Mas essa água precisa de algum produto para baixar o pH.

 

Estar poluído pode ter sido da pedra de ar, estar enterrada na akadama.

 

cumps

Susana

 

 

Só nao acertas é o euromilhões susana, o teste pH que tinha comprado numa loja nas caldas onde inicialmente fui a essa loja compra-lo e alterar o outro filtro BOYU que era o que tinha na altura para nao ter tanto caudal , porque era muito forte para o meu aquario fazendo 1100l/h com um tubo em silicone numa das saidas e mangueira da EIHEM rijo com varios furinhos que realmente funcionou...

Mas vendaram o teste de pH com a data de VALIDADE de 4-09.

Parece impossível.. a loja até tinha bom aspecto e bastante variedades de materiais e peixes, e venderam-me o pH fora da validade....

Era de ir lá fazer barulho mesmo.. ou reclamar... nao acham?

 

Obrigado pela dica.. entao neste momento irei abrir o outro pH que tinha reservado da SERA com o kit que comprei de varios testes na loja em leiria, para ver qual será o pH da água real...

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.H. de ( o melhor é plantares o aquario, aguardares que acidifique (tendencia natural dos aquarios) e claro o melhor é mesmo colocar um tronco.

 

 

O No2 está alto porque o teu aquario é novo. Não metas nenhum peixe enquanto isso não descer, nem faças TPAs. As TPAs só farias se tivesses peixes. Como o NO2 está a esse nivel tão alto significa que o ciclo já vai a meio. Quando baixar abaixo de 0.5 mgl ja podes pensar em por um peixe. começa com um peixe, depois na proxima compra leva dois, e podes ir aumentando e vendo o que mais gostas.

 

O NO2 desce naturalmente, com acção de bacterias e não com trocas de água. A unica coisa que tens que fazer é esperar...

 

claro que podes ter neons, mas junto com esses peixes do genero tubarão poderá não ser uma boa mistura, mas depende.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva.

 

O aquário está no inicio, n tens peixes por isso n percas a cabeça muito com esses valores. Vão andar meio instáveis durante um tempo.

Quanto ao pH se eventualmente fores para um filtro externo, com uma turfazinha dentro isso desce para valores que te permitam mais diversidade de escolha para a fauna. Como está actualmente ficas melhor servido com viviparos, já que sem duvida vão-se sentir melhor.

 

Quanto a iluminação, n sei que marca é ou se é adequada mas se n for o caso compra uma própria para aquários. Eu apostaria numa de 10000k, é uma espécie de compromisso para este tipo de aquários. Com essa luz (20W) vais ter de te cingir a plantas de pouca luz e crescimento vai ser mais lento, mas está descansado que a coisa cresce, demora, mas cresce. Mas pensa assim, tens menos dores de cabeça, menos trabalho, menos algas. Com menos luz as plantas são menos exigentes...ideal para começar.

à medida que vais aprendendo ai podes começar a pensar em coisas mais avançadas como CO2, mais luz etc etc

 

E nada de peixes para já. Vai com calma escolhendo o o que queres e la para o fim do mês vai começando a introduzir aos poucos.

 

espero ter ajudado

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodolfo,

 

Afinal o teste estava fora de prazo, ainda bem assim pelo menos a culpa é do teste. Então medes o pH, dás mais tempo ao aquário para maturar/estabilizar e ficas quieto no resto, não mudas luz, não metes CO2. Isso já tem substrato e akadama, cuidado com a fertilização líquida que compras-te, qualquer dia arranjas um problema bem chato chamado algas. As tuas plantas devem estar a sentir-e por causa da temperatura, afinal estão nos 18º graus. Não metas turfa, ainda não sabes o teu pH, eu tenho ideia que a akadama baixa o pH. Senão ainda vais ter de andar a subir, tens de pensar que aquário vais fazer, para adaptares às necessidades dos teus peixes.

 

Mete mas é o termóstato isso é que está mesmo a faltar.

 

E vais ver que isso fica pronto, mais rápido do que pensas.

 

Começa mas é a pensar na fauna que vais querer, para depois pensares isso por fases para ires colocando semana a semana no aquário.

 

E a perguntar, pergunta, pergunta mas não fiques com dúvidas.

 

Nota: a mangueira com vários furinhos, deve ser aquilo que vulgarmente se chama de chuveiro.

:priere:

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é que dizes? :S

 

Hoje mesmo mudei a água do aquário cerca de 40% da agua e meti o resto da torneira para baixar o NO2, e agr o que devo fazer?

Se estava em ciclo como eh posso retomar ao ciclo inicial então?

Que cena.. tinha lido que se o NO2 estivesse acima de 5.9mg estaria bastante poluido entao deveria ser feitos TPA's , e foi o que fiz...

 

Então nao devo fazer mais nenhum TPA's?

 

Já nao percebo nada :S

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não. Entendeste mal. as pessoas que fazem TPAs quando há NO2 ou amonia é porque têm peixes lá dentro, logo está a fazer TPAs para salvar os peixes, senão morrem por evenenamento. fizeram asneira e agora estão a tentar corrigir.

 

como não tens peixes, não tens nada para salvar. Não deves fazer TPAs porque nesta fase tens poucas bacterias, deves deixa-las trabalhar. O NO2 é tratado pelas bacterias, sem necessidade de fazer TPA.

 

quando tiveres o aquario maturado, e peixes lá dentro, vais fazer TPAs semanais, mas é para retirar o NO3, pois não existe forma eficiente de retirar o NO3.... já o NO2, muito venenoso, tens que deixar esse trabalho para as bacterias, elas resolvem-te isso, e assim que apareça algum elas consomem logo. as bacterias que tratam da amonia e dos nitritos (NO2) são tuas aliadas e tens que te lembrar delas ao mexer no aquario/trocar água/lavar o filtro/meter novos peixes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodolfo,

 

Tem calma contigo.

 

Houve o que o Quo te escreve que ele além de ter jeito para escrever sabe bem o que diz :thumbup3:. E outros foristas que por aqui passam.

 

Faz lá o teste do pH e conta, porque com essa akadama toda e substrato, mesmo com esse TPA, eu mando o palpite que esse pH. até deve estar bom, vá lá conta e já agora mede também o pH da torneira para ficares a saber.

 

Desta vez com a mudança de água metes lá para dentro algum líquido? Diz aí qual se metes-te, se não metes-te não te preocupes.

 

 

Sem stress, a aquariofilia é um hobby para relaxar :mellow: O que custa é montar o primeiro.

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu tambem sou novo nestas coisas da aquariofilia gostaria de saber se posso ter neons e guppys juntamente com barbos-tigre?

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu tambem sou novo nestas coisas da aquariofilia gostaria de saber se posso ter neons e guppys juntamente com barbos-tigre?

 

Perguntas bem.. também estou no inicio e sinceramente nao sei se podes ou nao tê-los.

 

Abraço

 

Daki a pouco vou dar noticias sobre o pH , espero que sejam boas...

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho novidades e acho que são boas até :P

 

o pH da água da rede aqui de minha casa, realmente é mesmo de 8.0 :):( :(

 

A parte má , devido ao facto de aquando de querer fazer TPA's frequentemente quando tiver peixes será dificil manter o pH nos 7 ou até mesmo menos...

Aguardo sugestões além da turfa, como por exemplo , tratamento quimico aconselham para o baixar?

 

Vamos por partes agora,

 

Fiz agora mesmo o da agua da rede, num frasco da sera juntei 4 gotas do teste e puff... 8.0 :( cor azul clarinho )

O teste de pH ao aquario depois de a muda de água de ontem de cerca de 30% , o pH está realmente com um tom esverdeado mais acentuado do que o da água da rede, ou seja é possível que esteja a baixar... ou pelo menos está mais baixo que a água normal da rede que está sempre a 8.0 depois de 4 testes.. deu sempre o mesmo...

O meu palpite pela cor do pH do aquário está nos 7.8 , 7.6 na melhor das hipoteses.. porque tem um tom esverdeado.. mas embora esteja azulado também...

Existe algum teste além da SERA mais fiável... para ser mais exacto ainda?

 

Outra dúvida que surgiu agora dentro do aquário...

 

Neste momento o tronco, e uma das plantas estão com algo mesmo esquisito que trouxe da loja neste momento numas das extremidades apareceu isto como prova.. deixo a foto para os mais experientes me explicarem o que possa ser e se é alarmante...

 

img0087dj.jpg

 

img0089nw.jpg

 

 

 

Nesta foto , pretenfo saber o que possa ser , akelas pintas brancas que tenho no fundo juntamente com a akadama que dantes nao tinha e apareceu somente naquele sitio.. será poluição da akadama?

 

img0088bj.jpg

 

E agora uma foto geral do aquário... ATENÇÃO a bomba de ar e o devido difusor já estão parados e nao está a funcionar... somente gostei desta foto e vou por aqui para verem ;)

 

img0085y.jpg

 

Aguardo respostas , e espero que me ajudem.... o melhor possível.. :)

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu também sou novo nestas coisas da aquariofilia gostaria de saber se posso ter neons e guppys juntamente com barbos-tigre?

 

Os barbos tigres tem tendência a morder barbatanas, vão adorar as dois guppys, não convém misturar as duas espécies.

 

 

Podes meter umas rasboras arlequim com cores idênticas, uns nariz bêbado, etc.

cumps

 

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodolfo,

 

Isso branco não estou mesmo a ver o que possa ser. Mas da akadama não é.

 

Em relação a depois fazer os TPA, não te preocupes se o aquário estiver com bons valores não são 10% de água, cerca de 12L que vão alterar em 120L.

 

Já esta a ficar quente essa água?

 

Como ves já esta a baixar esse pH.

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodolfo,

 

Isso branco não estou mesmo a ver o que possa ser. Mas da akadama não é.

 

Em relação a depois fazer os TPA, não te preocupes se o aquário estiver com bons valores não são 10% de água, cerca de 12L que vão alterar em 120L.

 

Já esta a ficar quente essa água?

 

Como ves já esta a baixar esse pH.

cumps

Susana

 

 

O termostato já está montado e a funcionar, 150w da JAGER :music_singguitar: agora é esperar até aquecer, tenho algumas duvidas.. devo deixa-lo sempre ligado?

Ele auto desligasse quando atingir a temperatura desejada??

 

O que sucedeu no tronco ja o retirei e voltei a lava-lo e desapareceu...akelas cenas brancas que tinha.. o termostado e comprei um frasco grande da SERA de Aquatan , para tratamento da agua visto ter feito um TPA quando nao o devia ter feito e estava em ciclo...

 

Cumprimentos...

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termostato fica sempre ligado.

 

ele liga e desliga-se. Metes o termómetro no lado contrário e ves qual a temperatura que marca no termómetro, não te regules pelos termóstato, podes ter de fazer um ajuste no termóstato para cima ou para baixo na temperatura, aquilo é só rodar.

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da água, normalmente a água embalada no rótulo diz qual é o pH. Tenho ideia que a água engarrafada anda à volta de 6.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodolfo,

 

Tem calma contigo.

 

Houve o que o Quo te escreve que ele além de ter jeito para escrever sabe bem o que diz :). E outros foristas que por aqui passam.

 

eu não tenho jeito para escrever. há gente que é mestre nisso. Eu bem que tento aprender truques, mas como leio pouca literatura, excepto livros tecnicos... estou muito longe. Não tenho jeito =|

 

obrigado pelo teu apoio :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.